Imagem mostra um Xbox branco junto a um controle.
Ultima atualização: 24 de maio de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

26Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você quer comprar um novo console e ainda não está decidido sobre qual pode te proporcionar mais diversão? Saiba que o Xbox, da Microsoft, é uma excelente opção.

Nas próximas linhas desse artigo, nós falaremos tudo sobre o Xbox. Traremos informações sobre as suas gerações, principais jogos, falaremos sobre suas vantagens, desvantagens e muito mais. Fique atento e torne-se um grande conhecedor do assunto!




Primeiro, o mais importante

  • O Xbox já está em sua quarta geração e continua se atualizando para oferecer o máximo de tecnologia no que diz respeito à qualidade gráfica dos games.
  • Chamado de “netflix dos games”, o Xbox Game Pass permite que você jogue os principais títulos disponíveis para o console sem comprá-los. Basta pagar um valor mensal de assinatura.
  • Qualidade gráfica e desempenho, retrocompatibilidade e o Xbox Game Pass são algumas das vantagens do Xbox em relação à concorrência.

Os melhores Xbox: Nossas recomendações

Existem diferentes gerações e versões de Xbox disponíveis no mercado. A seguir, você encontra aquelas que valem a pena para a sua compra, além de alguns acessórios:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o Xbox

O Xbox é um dos consoles que dominam o mercado dos games há gerações. Nosso guia de compra tira as dúvidas mais frequentes sobre ele!

Imagem mostra uma pessoa jogando um game em uma grande televisão.

O Xbox pode oferecer diversão por muitas horas. (Fonte: One Shot/ Pexels.com)

Quais os diferenciais do Xbox?

Desde que foi lançado em 2001, o Xbox já passou por quatro gerações e seguiu em firme competição contra o Playstation, da Sony, e os consoles da Nintendo.

A Microsoft oferece hoje incríveis diferenciais para quem escolhe o Xbox. Além de consoles modernos e atualizados com o que há de mais tecnológico no mundo dos games, a conectividade e os benefícios se destacam.

O serviço Xbox Game Pass, chamado de “Netflix dos games”, permite acesso a qualquer jogo e a qualquer momento com uma assinatura mensal. A Xbox Network é uma rede completa de suporte que sempre auxilia os usuários.

Existe uma rica biblioteca de jogos para o Xbox e a Microsoft ainda oferece retrocompatibilidade, ou seja, os consoles mais modernos continuam rodando os títulos lançados para as gerações anteriores. Assim, você não perde os seus investimentos em games.

Você sabia que o Xbox foi o primeiro console lançado por uma empresa norte-americana desde o enorme fracasso do Atari Jaguar?

Quais as gerações do Xbox?

O Xbox já está em sua quarta geração. As duas primeiras são consideradas obsoletas, a terceira é ainda muito vendida e a quarta, recém-lançada, tem o auge da tecnologia e um preço muito alto.

  • Xbox e Xbox 360: As duas primeiras gerações do Xbox foram lançadas em 2001 e 2005, respectivamente. Fizeram muito sucesso, mas estão obsoletas e hoje são mais adequadas para quem gosta de “jogos retrô”.
  • Xbox One: Indicado para quem não quer gastar muito dinheiro, o Xbox One é a terceira geração do console. Há ainda as versões Xbox One S e Xbox One X. Ele não é mais fabricado, porém, muitas unidades ainda são vendidas e há compatibilidade com a maior parte dos jogos recém-lançados.
  • Xbox Series: A modernidade e a tecnologia estão no auge com o Xbox Series, lançado em 2020. Ele ainda tem preços muito elevados, mas levará muito tempo para precisar ser substituído, já que estamos no começo da geração.

Atualmente, a compra do Xbox One tem menor preço, porém logo os jogos lançados não serão mais compatíveis com ele. Apesar do alto investimento requerido, o Xbox Series é a melhor opção de compra.

Quais as vantagens do Xbox?

O Xbox não é o único console disponível no mercado e, por isso, você precisa compreender quais as vantagens e desvantagens que ele oferece em relação à concorrência.

A principal competidora da Microsoft é a Sony, uma vez que a Nintendo oferece consoles de categorias um pouco diferentes, como o Switch, com muitos títulos próprios.

Imagem mostra um controle de Xbox em destaque.

Muitas pessoas não gostam dos controles do Xbox. (Fonte: Mike M/ Pexels.com)

Quando comparamos as novas gerações de consoles de Xbox e Playstation, percebemos que o console da Microsoft leva uma pequena vantagem nas especificações técnicas. O Xbox Series X tem 12,15 teraflops, enquanto o Playstation 5 oferece apenas 10,28. O processamento gráfico e a velocidade de processamento são superiores.

A retrocompatibilidade superior do Xbox é uma vantagem, assim como o excelente Xbox Game Pass. A Sony tenta um contra-ataque com o PlayStation Plus, mas o serviço não oferece tantos benefícios.

Muitas pessoas não conseguem se adaptar ao controle do Xbox e, por isso, seguem preferindo o Playstation. O console da Sony também possui uma biblioteca de jogos exclusivos superior.

Confira uma tabela com as vantagens e desvantagens do Xbox em relação ao Playstation:

Vantagens
  • Melhor desempenho para rodar os jogos
  • Maior retrocompatibilidade de jogos
  • O serviço Xbox Game Pass é excepcional
  • O preço é um pouco menor
Desvantagens
  • Muitas pessoas não gostam dos controles
  • A lista de jogos exclusivos é inferior

Quais os principais jogos para Xbox?

O Xbox possui em sua biblioteca a maior parte dos jogos que são multiplataforma, ou seja, que não possuem contrato de exclusividade com nenhuma marca de consoles. Junto com o lançamento do Xbox Series, foi confirmado o novo título da franquia “Assassin's Creed”.

O Xbox conta com jogos da maioria das franquias famosas de games.

Dentre os jogos exclusivos para o Xbox Series, podemos destacar títulos como “The Medium”, “The Yakuza Remastered Collection”, “The Wild at Heart” e “Twelve Minutes”.

“Forza Horizon 4”, Grand Theft Auto V”, “The Witcher 3”, “Read Dead Redemption 2” e “Call of Duty: Warzone” foram eleitos como alguns dos melhores jogos para o Xbox One. Todos são de franquias famosas.

Ao comprar um Xbox, você sentirá falta apenas dos títulos de franquias famosas da Nintendo, como “The Legend of Zelda” e “Super Mario Bros”, que são exclusivos para os consoles da empresa japonesa, e de outras como “Gran Turismo” e do Spider-Man, ligadas à Sony e ao Playstation.

Critérios de compra: Fatores para escolher um Xbox

Não basta escolher um Xbox dentre os consoles disponíveis, é preciso escolher também um Xbox específico. Nós vamos debater agora alguns critérios que te ajudam a tomar uma decisão:

Versão

Nós já comentamos quais são as gerações do Xbox e falamos que a Xbox Series é a mais avançada. Porém, ela se divide em dois consoles diferentes.

O Xbox Series X é o console mais potente da Microsoft.

O Xbox Series X é o console mais avançado da Microsoft. Ele oferece melhor processamento, mais capacidade de rodar os jogos com perfeição e 1 TB de armazenamento. O preço, é claro, também é muito mais alto.

Por sua vez, o Xbox Series S é mais acessível. Não é tão potente graficamente e tem “apenas” 512 GB para armazenamento, mas já exerce muito bem a sua função.

Você pode fazer a sua escolha baseado em quanto dinheiro tem para investir e no quanto exige o máximo de desempenho do console.

Acessórios

A Microsoft inclui no pacote do Xbox um controle, um cabo HDMI e um cabo de alimentação. É possível que as lojas, porém, adicionem mais acessórios. Isso faz com que o custo-benefício da aquisição seja superior.

O pacote do Xbox pode incluir mais controles, acessórios como expansores de memória, volantes, headsets e até mesmo alguns jogos. A aquisição se torna assim mais atrativa, capaz até de facilitar a sua vida no futuro.

Cores dos controles

O Xbox não é um console com variações de design, a não ser quanto às diferentes versões. O que pode mudar, porém, é a cor dos controles.

Os controles do Xbox estão disponíveis em variadas cores e, caso você decida por um console que venha com acessórios extras, além dos que vêm na caixa, possivelmente poderá escolher como quer que seus joysticks sejam.

É possível manter a sobriedade do modelo básico ou viajar por muitas cores e desenhos!

Imagem mostra uma pessoa segurando um controle de Xbox.

Há vários formatos de controles para Xbox. (Fonte: Florenz Mendoza/ Pexels.com)

Garantia

Os consoles da Microsoft são vendidos com um ano de garantia, enquanto os acessórios como controles, cabos e dispositivos de armazenamento possuem cobertura de três meses contra possíveis defeitos.

Uma boa maneira de escolher um console para comprar é observar quais lojas oferecem garantia estendida. Assim, você pode passar a ter cobertura para o seu console não por um, mas talvez por dois ou três anos.

Se a loja for de confiança e oferecer uma garantia estendida, você terá grandes benefícios. Afinal, o investimento em um Xbox é altíssimo!

Resumo

O Xbox é um dos consoles que dominam o mercado. Ele é líder em tecnologia e em desempenho, com a nova geração Xbox Series apresentando tudo o que há de mais moderno no universo dos games.

Você pode optar por um Xbox Series (dividido nos modelos Xbox Series S e Xbox Series X) ou por um Xbox One, geração anterior. Existem ótimos títulos exclusivos para o console, além das franquias compartilhadas com Playstation e Nintendo Switch.

(Fonte da imagem destacada: Anthony / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas