Imagem mostra um celular exibindo a página de download do WhatsApp junto com notas de dinheiro.
Ultima atualização: 29 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você acaba de chegar ao artigo que explica cada detalhe sobre como funciona o WhatsApp Business. Se deseja saber tudo sobre essa versão para pequenas empresas do principal aplicativo de mensagens do momento, fique conosco!

O WhatsApp Business apresenta vários recursos especiais para quem deseja alavancar seu pequeno negócio. Os principais, é claro, são sobre a comunicação com os clientes. Confira nas próximas linhas do nosso artigo as informações completas!




Primeiro, o mais importante

  • O WhatsApp Business tem uma interface muito similar à do WhatsApp, o que faz dele intuitivo e fácil de usar. O download também é bastante simples.
  • Se você está começando um negócio de pequeno porte, os recursos do WhatsApp Business podem te ajudar a alavancá-lo e conquistar clientes.
  • Uma importante ferramenta do WhatsApp Business é a possibilidade de receber pagamentos. As taxas são similares às do uso físico de um cartão de crédito.

Tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp Business

Selecionamos as dúvidas mais comuns sobre o WhatsApp Business e preparamos respostas para elas. A seguir, você descobre se a versão do aplicativo é ideal para alavancar seu negócio

Imagem mostra uma pessoa usando um smartphone.

O WhatsApp Business pode aumentar as suas vendas. (Fonte: afra32 / Pixabay.com)

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido pelo WhatsApp para ajudar pequenos empresários. Ele possui recursos exclusivos que facilitam as vendas e tornam o relacionamento com o cliente mais simples.

A interface do WhatsApp Business é similar à do WhatsApp convencional e a maior parte dos recursos também. As diferenças estão nas possibilidades novas, como a exibição de um perfil comercial, que ele oferece.

Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito e, portanto, não há motivos para que você não dê ao menos uma chance a ele!

Você sabia que o WhatsApp Business existe desde 2017, mas a possibilidade de fazer vendas diretamente pelo aplicativo surgiu apenas em outubro de 2020?

O WhatsApp Business é fácil de usar?

Por ter a mesma interface que o WhatsApp tradicional, o WhatsApp Business é um aplicativo muito fácil de usar.

Para baixá-lo, você precisa apenas entrar na respectiva loja de seu sistema operacional, seja ela a PlayStore ou a AppStore. Após o download, é só instalar e começar a usar.

Se você já possui uma conta prévia do WhatsApp, é possível optar por migrar todos os contatos, mensagens e arquivos para o WhatsApp Business. Não há como ter as duas versões instaladas em um mesmo chip: É preciso optar por uma ou outra.

O WhatsApp Business também tem a versão Web, o que permite o acesso em computadores, não apenas em smartphones.

Imagem mostra uma pessoa olhando atentamente para um celular enquanto usa um notebook.

Com o WhatsApp Business fica mais fácil conseguir seus primeiros clientes. (Fonte: Vlada Karpovich / Pexels.com)

Quais os principais recursos do WhatsApp Business?

O principal destaque do WhatsApp Business é a quantidade de recursos que o aplicativo apresenta para empresários. Selecionamos os principais:

  • Catálogo de produtos: É possível criar um catálogo de produtos dentro do WhatsApp Business. No cadastro, já se insere preço, descrição e foto de cada item, facilitando o envio para clientes.
  • Mensagens personalizadas: O WhatsApp Business permite a criação de mensagens personalizadas para situações específicas como momentos de ausência e respostas a perguntas frequentes.
  • Etiquetas de organização: Com o WhatsApp Business, você consegue etiquetar seus contatos de acordo com o status da negociação em andamento. Exemplos são “produto pago” e “produto enviado”.
  • Estatísticas: Uma função exclusiva do WhatsApp Business é a visualização de estatísticas do aplicativo, como quantidade de novos contatos recebidos e porcentagem de mensagens respondidas.
  • Envio de anúncios: Quem possui uma página no Facebook pode fazer uma integração com o WhatsApp Business para que os anúncios sejam enviados pelo aplicativo de mensagens. Esse é o único recurso pago.

É possível receber pagamentos pelo WhatsApp Business?

Sim, é possível. Desde o final de 2020, o WhatsApp habilitou em sua plataforma a possibilidade de enviar e receber pagamentos, facilitando muito a vida de empresários.

As taxas do pagamento no WhatsApp Business são similares às das maquininhas de cartão.

Você precisa apenas fazer um cadastro completo com os seus dados, o que já é necessário para usar o WhatsApp Business, e adicionar a sua conta bancária e cartões de crédito. O sistema de pagamentos do aplicativo é administrado no Brasil pela Cielo.

A partir daí, basta clicar em “aceitar pagamento” sempre que precisar receber dinheiro de alguém e logo terá o valor debitado em sua conta. Na versão empresarial, com CNPJ, há uma taxa similar à do uso físico de um cartão de crédito.

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business oferece uma série de recursos únicos. Deles, o mais útil é o catálogo de produtos, que torna muito fácil o acesso de potenciais clientes ao que você vende.

É possível contar também com ferramentas de marketing como a análise de estatísticas que te ajudam a entender o desenvolvimento do seu negócio.

Todos esses recursos, porém, são limitados, e te ajudam principalmente se você estiver começando em seu negócio. Caso já esteja mais avançado e com uma cartela de clientes definida, o WhatsApp Business pode ser redundante.

O WhatsApp Business é, portanto, uma ferramenta muito boa para quem está começando ou tem um negócio caseiro, como venda de bolos ou de roupas de fabricação própria, mas acrescenta pouco a comércios de maior porte.

Confira uma tabela com as principais vantagens e desvantagens do WhatsApp Business:

Vantagens
  • Possui ferramentas que facilitam a comunicação com clientes
  • Auxilia na coleta de estatísticas
  • Permite pagamentos
  • É uma ótima ferramenta para quem tem um negócio caseiro
Desvantagens
  • Pode ser redundante para negócios já estabelecidos
  • Anúncios são pagos e podem afastar os clientes

Resumo

Se você está começando um novo negócio e deseja facilitar a sua comunicação com os clientes, o WhatsApp Business pode ser uma ferramenta muito interessante. Intuitivo e com interface amigável, ele te ajuda a alavancar as vendas.

Para quem já possui um negócio consolidado, as ferramentas do WhatsApp Business podem não ser tão interessantes. Porém, ele permite o recebimento de pagamentos, o que é ótimo independente do seu volume de vendas.

(Fonte da imagem destacada: Benjamin Dada / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas