Imagem de um ventilador USB
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Não importa se você trabalha em um escritório ou em home office, a chegada do verão diminui a concentração e produtividade no trabalho. Mas para resolver este problema é simples, você só precisa de um ventilador USB.

Conectado ao desktop ou notebook através da entrada USB, esse ventilador consegue refrescar o usuário e o computador. Continue a leitura para conhecer melhor o ventilador USB e descobrir qual modelo atende melhor às suas necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • Um ventilador USB não tem a mesma potência de um ventilador comum, tampouco o mesmo consumo de energia, que é cerca de 25 vezes menor. Um ponto positivo da baixa potência é a menor produção de ruídos.
  • Um ventilador USB não funciona apenas quando encaixado na entrada USB do computador. Alguns modelos também possuem bateria integrada.
  • O ventilador USB é um modelo portátil, que ocupa pouco espaço em sua mesa e pode ser colocado em qualquer posição em um ângulo de 360º, trazendo muito mais conforto enquanto você estuda ou trabalha.

Melhores ventiladores USB: nossas recomendações

Para encontrar o melhor ventilador USB do momento, você deve conferir nossa lista com as melhores opções de compra, de acordo com as avaliações de consumidores. Esperamos que m dos modelos abaixo o agrade:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre ventilador USB

Embora muitas pessoas gostem de ar condicionado, outras não se sentem bem com o aparelho de refrigeração artificial e preferem uma alternativa, como um ventilador tradicional ou o moderno ventilador USB, tema deste guia de compra.

Imagem de uma mulher olhando para um ventilador portátil.

O ventilador USB é a opção perfeita para uma mesa de trabalho. (Fonte: Olga Yastremska/ 123RF.com)

O que é um ventilador USB?

O ventilador USB é um modelo portátil que deve ser conectado ao computador desktop ou notebook através da porta USB. A fonte de energia do ventilador USB é o próprio computador, notebook ou mesmo smartphone.

O acessório consegue produzir um volume de vento satisfatório para apenas uma pessoa, possui baixo consumo de energia e é silencioso, ou seja, não compromete sua concentração e produtividade.

Quais são as características de um ventilador USB?

Um ventilador USB pode contar com uma base móvel que precisa ser posicionada na direção desejada, ou haste giratória, que conta com um giro de 360 graus, e é ideal para manter o ambiente mais fresco.

O princípio de funcionamento é exatamente o mesmo de um ventilador comum, o ventilador USB possui duas ou três pás que giram continuamente, produzindo vento em temperatura amena e direcionando o fluxo de vento ao ponto desejado.

Como a distância entre um ventilador USB e o usuário é pequena, este modelo não possui um controle remoto, como um ventilador comum. Inclusive, a maioria dos modelos contam com apenas uma velocidade, embora os modelos mais modernos ofereçam até três opções de velocidade.

Outra característica que chama a atenção em um ventilador USB é o design do produto. Existem opções em diferentes formatos, tamanhos e cores. Ou seja, você encontra opções de ventiladores USB para todos os gostos e bolsos.

Imagem de um ventilador USB.

Você encontra o ventilador USB com base fixa ou móvel.(Fonte: Mayuree Moonhirun/ 123RF.com)

Quais são as diferenças entre um ventilador comum e um ventilador USB?

O ventilador comum e o ventilador USB são produtos completamente distintos, tanto em relação ao volume de vento produzido, quanto potência, controle de velocidade, tamanho, design, entre outras características que você encontra na tabela comparativa abaixo:

Ventilador USB Ventilador tradicional
Ruído Silencioso Alguns modelos são silenciosos e outros produzem ruídos
Fonte de energia Cabo USB ou bateria interna Tomada
Dimensões Compacto Diferentes tamanhos
Consumo energético Cerca de 25 vezes menor do que um ventilador comum Depende do modelo escolhido
Potência da ventilação Refresca apenas o indivíduo e sua mesa de trabalho Refresca todo o ambiente

Quais são os diferentes modelos de ventilador USB?

Você encontra dois modelos de ventilador USB, com base fixa ou móvel. Ambos produzem uma corrente de vento limitada a cerca de dois metros de distância, no entanto um modelo com base fixa precisa ser direcionado, enquanto um modelo com base flexível direciona o vento em 360º.

Nossa recomendação é que você escolha um modelo com base fixa caso você tenha uma mesa de trabalho igualmente fixa, enquanto um modelo com haste flexível ou com bateria integrada funciona muito bem para quem muda de posição frequentemente.

Quais são as vantagens e desvantagens de um ventilador USB?

Assim como qualquer produto, existem vantagens e desvantagens associadas a um ventilador USB. Vamos começar pelas vantagens deste produto:

  • Refresca a mesa de trabalho e o indivíduo.
  • Não diminui sua concentração, pois não produz muito ruído.
  • Computador utilizado como fonte de energia e consumo energético baixo.
  • Preço bastante acessível.

No entanto, também existem algumas desvantagens associadas a compra de um ventilador USB, que podem ser determinantes em sua decisão de compra, portanto, é fundamental conhecê-las:

  • Durabilidade inferior.
  • Pouca eficácia quando está muito quente, pois o volume de vento gerado é baixo.
  • Alguns modelos são um pouco barulhentos.
  • Alguns modelos ficam com cheiro de queimado após algum tempo de uso.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor ventilador USB

O ventilador USB é um produto com finalidade específica, mas existe uma grande variedade de modelos com características distintas, pensando nisso, preparamos uma seção com os principais critérios de compra que devem ser comparados antes da aquisição de um ventilador USB.

Tamanho das hélices

Mesmo em um ventilador USB, o tamanho e quantidade de hélices podem influenciar no volume de vento produzido e pode determinar sua escolha, pois quanto maior o tamanho e quantidade de pás, maior a capacidade de ventilar o ambiente.

Imagem de um pequeno ventilador.

O tamanho das hélices influencia na quantidade de ar produzida pelo ventilador. (Fonte: Valery Fedotov/ Unsplash.com)

Potência

A potência de um ventilador USB não influencia apenas no consumo energético do equipamento, que geralmente é muito baixo, mas também na potência do equipamento e força do vento produzida pelas hélices.

Um modelo de ventilador USB com 2W possui potência moderada, que pode ser suficiente para refrescar em dias quentes. Um modelo mais potente do que 2W pode custar mais caro.

Controle de velocidade

Embora a maioria dos modelos de ventilador USB seja mais simples e ofereça apenas uma opção de velocidade, você encontra modelos mais modernos, que oferecem controle de temperatura em até três velocidades.

No entanto, assim como no critério de compra anterior, um modelo com controle de temperatura costuma ser mais caro, portanto, você deve decidir se está disposto a investir um valor superior.

Estrutura plástica ou metálica

Você encontra modelos de ventiladores USB confeccionados em plástico ou metal. Os modelos em plástico são mais comuns, simples, com resistência moderada e preço baixo.

Um modelo confeccionado em metal é um pouco mais resistente, o que reflete na durabilidade do equipamento, que também apresenta um valor superior ao modelo de plástico.

Com ou sem bateria recarregável

Enquanto a maioria dos modelos de ventilador USB funciona quando conectado a um computador, outros modelos podem ser conectados a uma tomada e você também encontra opções que possuem bateria recarregável.

A vantagem do ventilador USB com bateria integrada é a possibilidade de utilizar o equipamento mesmo quando o computador estiver desligado. Novamente, modelos com bateria integrada custam mais caro do que modelos convencionais.

Regulagem de altura e ângulo

Alguns modelos de ventilador USB possuem regulagem de altura e ângulo que permitem que você direcione o vento produzido pelo ventilador para onde desejar, conforme a necessidade.

Em relação ao ângulo, alguns modelos oferecem possibilidade de rotação em cerca de 360 graus, o que garante a flexibilidade do equipamento. Sempre avalie essas características e escolha a opção mais versátil.

Design

Além do aspecto funcional de um ventilador USB, o aparelho também possui um apelo estético, nesse sentido, você também deve analisar o design do produto e encontrar um modelo no formato e tonalidade que goste e que combine com sua mesa de trabalho.

Você encontra desde modelos mais básicos, nas cores preta ou branca, a opções modernas, em diversas opções de cores como rosa, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, entre outras tonalidades.

Imagem de um ventilador.

Você encontra modelos de ventilador USB simples e sofisticados. (Fonte: Siniz Kim/ Unsplash.com)

Resumo

Com a leitura deste artigo, você conheceu as características e funcionalidades de um ventilador USB e como alguns quesitos como potência, formato, tamanho, material, controle de velocidade e design podem influenciar no momento da compra.

Esperamos que os critérios de compra o ajudem a encontrar o modelo ideal. Não deixe de checar nossa seção de sugestões de compras, pois existem opções bastante diferenciadas, mas bem avaliadas pelos consumidores, que você pode comprar. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Call me Fred/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas