Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

23Horas investidas

3Estudos avaliados

129Comentários coletados

A TV tem ocupado um lugar central na maioria das salas de estar por quase meio século. Nos últimos anos, os aparelhos de TV se tornaram verdadeiras maravilhas tecnológicas. O mercado de TV está em constante crescimento. Há cada vez mais novas funções, produtos e tecnicidades.

Muitas - mas não todas - inovações trazem vantagens reais. É por isso que escolher uma nova TV não é fácil. Ao comprar uma TV, vale a pena ter um mínimo de conhecimento técnico. Neste artigo nós incluímos os aspectos mais importantes e explicamos os termos técnicos que você precisa saber.




O mais importante

  • Ao comprar uma nova TV, não se deixe intimidar pelo número de diferentes modelos, tecnologias e tecnicidades. As características que sua nova TV deve ter dependem principalmente de seu uso pretendido e de suas preferências. Antes de comprar, seja claro sobre o que é importante para você em uma TV.
  • Atualmente, as Smart TVs são a solução mais avançada. Quase todas as TVs que os fabricantes lançaram nos últimos anos são inteligentes e já existem modelos muito bons a preços razoáveis.
  • Olhe também para o consumo de energia. Existe um selo de eficiência energética da UE para TVs para guiá-lo. Em qualquer caso, na última seção você encontrará uma série de critérios de compra para ajudá-lo a escolher a TV mais adequada às suas necessidades.

TV: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre TVs

Tanto em lojas de eletrônicos quanto em lojas online, o número de ofertas de TV pode ser esmagador. A busca pela TV certa é tudo menos simples. Todos os anos, os fabricantes de TV oferecem uma infinidade de novos dispositivos e por razões de marketing utilizam terminologia diferente. Mas o que realmente importa? Aqui está o que se deve ter cuidado ao comprar uma TV.

A TV toma o centro do palco na maioria das salas de estar. (Fonte: Dolgachov: 73727108/ 123rf.com)

Resolução: HD, Full HD, Ultra HD ou 4K?

Os compradores estão escolhendo aparelhos de TV cada vez maiores. Conseqüentemente, uma resolução mais alta também é necessária. A resolução é determinada pelo número de pixels horizontais e verticais exibidos na tela. Quanto mais pixels, mais nítida é a imagem e mais finos são os detalhes.

Resolution Type Pixels
HD Ready 1.366 x 768 pixels
Full HD 1.920 x 1.080 pixels
4K/Ultra HD 3.840 x 2.160 pixels
8K 7.680 x 4.320 pixels

4K ou UHD é o padrão para novos modelos de TV. Com HD Ready e Full HD, a distância correta entre o assento e a TV tinha que ser levada em consideração. Com uma TV 4K/UHD isso não importa mais tanto e você pode se aproximar mais. No que diz respeito ao conteúdo, o programa de TV clássico ainda é raramente transmitido no formato 4K/UHD, mas os portais de streaming o utilizam como padrão.

As telas 8K têm uma resolução quatro vezes maior do que 4K. O enorme poder de pixel também se reflete no preço. Os modelos ainda são muito caros e não há praticamente nenhum conteúdo na resolução de 8K. Vai levar muito tempo até que valha a pena comprar uma TV 8K.

Quais tecnologias de painel estão disponíveis?

Edge-LED, LED direto, QLED e OLED: estas abreviações confusas e similares basicamente descrevem apenas uma coisa: o painel instalado. Nas TVs LED, os pixels são iluminados por uma luz de fundo LED. Na verdade, depende do tipo e da qualidade dos LEDs, que varia muito entre diferentes modelos.

  • As TVs Edge-LED são mais baratas porque os pixels são iluminados a partir da borda do painel. Como resultado, a imagem não é tão brilhante e tem menos contraste.
  • O Direct-LED oferece retroiluminação total, o que garante iluminação uniforme e contrastes nítidos.
  • A tecnologia QLED é considerada um LED de luxo. Uma camada adicional de nanopartículas permite que os pontos de luz sejam iluminados diretamente na cor ao invés da luz branca, permitindo negros mais profundos, maiores níveis de contraste e cores mais limpas.
  • Tecnologia OLED. A melhor imagem é oferecida pela mais nova tecnologia, chamada OLED. Os diodos OLED são auto-iluminantes. Os diodos podem ser dimerizados e desligados individualmente. O resultado: preto perfeito e contrastes nítidos.

LED OLED
Nível de brilho Alto Médio
Contraste Médio Muito alto
Tempo de resposta ms µs
Ângulos de visão Médio Muito alto
Tempo de vida Alto Médio
Preço Baixo - Alto Alto - Muito alto

O que a HDR oferece?

As cores e os contrastes não dependem apenas do tipo de painel. O HDR (High Dynamic Range) tem sido o padrão em fotografia por muito tempo. Quando se fala em televisão, o HDR permite que as imagens tenham muito mais brilho, contraste e precisão de cor.

Existem quatro versões diferentes de HDR: HDR10, Dolby Vision, HLD e HDR10+. A maioria das TVs suportam apenas HDR10. Seria melhor comprar uma TV que suporte todas as versões.

Há alguns que acreditam que 4K e HDR são sinônimos, mas este não é o caso. Nem todas as TVs 4K podem lidar com HDR, mas a maioria dos novos modelos 4K UHD suportam isso.

As TVs inteligentes facilitam o streaming. (Fonte: Popov: 112391127/ 123rf.com)

O que é uma Smart TV e quais são as suas vantagens?

Smart TV ou Smart TV é basicamente o termo geral para aparelhos de TV modernos com funções e aplicações adicionais. Não há um padrão uniforme para as TVs Smart. Para cada marca, o termo Smart tem conotações diferentes. O que todas as Smart TVs têm em comum é que elas podem ser conectadas à Internet e que elas têm um sistema operacional.

A Smart TV pode ser descrita como o centro de entretenimento doméstico.

Bons modelos têm interfaces para USB, slots CI+ e conexões HDMI. Muitos dispositivos também têm a funcionalidade Bluetooth. Você pode ativar redes sociais como o YouTube, Facebook ou Twitter através da tela. Se você não quer passar sem a Amazon Prime, Sky, Maxdome e Netflix, uma Smart TV é a melhor escolha.

Abaixo está uma lista que resume as vantagens e desvantagens das TVs Smart:

Vantagens
  • A conexão de internet permite que você navegue como com seu computador ou Smartphone
  • Acesso a portais de streaming, música, jogos de vídeo online
  • Compatibilidade com seu Smartphone ou Tablet
  • É fácil de usar e instalar todos os tipos de aplicativos
  • São úteis para o trabalho. (por exemplo, como uma segunda tela para videoconferência ou apresentações)
Desvantagens
  • Possíveis bugs e incompatibilidades
  • Segurança de dados
  • Serviços e funções não podem ser usados se a conexão de internet for instável
  • A dependência de atualizações de software pode afetar a usabilidade

Quando é o melhor momento para comprar uma TV?

Existem diferentes teorias e abordagens. Nós resumimos os pontos mais importantes para você:

  • Normalmente, as empresas lançam os novos modelos em abril.
  • É melhor comprar os modelos mais antigos, que às vezes são até 50 % mais baratos.
  • Até o período de Natal, os preços caem continuamente.
  • No último trimestre, você pode economizar até 40% do preço inicial dos novos modelos.
  • Há muitas ofertas durante os períodos da Sexta-feira Negra e da Semana Cibernética.

Ao comprar uma nova TV, não se deixe intimidar pelo número de diferentes modelos, tecnologias e tecnicidades. (Fonte: Yeulet: 115390869/ 123rf.com)

Critérios de compra

Ao decidir em uma TV, é importante que você siga uma série de critérios de compra a fim de comprar o mais adequado às suas necessidades. Estes critérios estão listados abaixo:

Uso

O fator decisivo na escolha da TV certa é sem dúvida o uso que você quer dar a ela. Se você só usa a TV para assistir programas de TV, você deve certificar-se de que a TV tenha uma conexão de antena sintonizadora DV-T ou DVB-T2. Uma resolução HD Ready ou Full HD é suficiente para assistir à mídia pública.

Se você precisa da TV para transmitir, assistir esportes ou jogar videogames, as coisas mudam.

Se você quiser assistir Netflix, Amazon Prime, Sky ou outras plataformas de streaming, opte por uma TV inteligente com uma conexão de Internet e um sistema operacional correspondente. Nós recomendamos uma TV 4K. Os fãs de jogos precisam considerar a latência de entrada, o tempo de resposta e a taxa de atualização.

Para o máximo de diversão nos jogos, uma TV com alta resolução e capacidade HDR é necessária. Para os novos modelos Playstation ou XBox, a TV precisa ter o padrão HDMI 2.1.

Os recursos que sua nova TV precisa ter dependem principalmente do uso pretendido e de suas preferências. (Fonte: Rawpixel: 97155443/ 123rf.com)

Tamanho

Outra decisão importante é o tamanho da tela. Ela é determinada pela diagonal da tela em polegadas. Primeiro você tem que considerar as dimensões da sala e quanto espaço você quer dar à TV.

A maioria das telas mede entre 43 e 65 polegadas, mas a tendência é para TVs cada vez maiores.

A resolução tem que ser proporcional à diagonal da tela. Para uma TV grande, Full HD não é bom. A distância para a TV deve ser tradicionalmente cerca de três vezes a diagonal da imagem. Se a TV tem resolução 4K ou UHD, você pode se aproximar sem nenhum problema. Quando a TV é seu dispositivo principal, sua diagonal de tela deve ser de pelo menos 40 polegadas.

Os fabricantes equipam suas TVs de maneira diferente, dependendo do tamanho. Modelos menores geralmente não têm a mesma tecnologia que modelos maiores. A melhor tecnologia existe em certos modelos a partir de 55 polegadas.

Qualidade da imagem

Além do tamanho da tela, a qualidade da imagem é um dos fatores mais importantes na decisão de compra. Como mencionado acima, isso depende de vários fatores. Estes são a tecnologia do painel, a resolução e também a tecnologia HDR. A escolha da tela não depende apenas da preferência, mas acima de tudo do orçamento.

Aqueles que não estão dispostos a pagar os preços dos OLEDs high-end podem optar pela alternativa tecnicamente tão boa quanto a alternativa QLED, mas mais barata. Até 8K se estabelecer no mercado, as resoluções 4K e Full HD são boas opções.

Quando você está procurando comprar uma TV grande, nós recomendamos 4K para uma verdadeira experiência de cinema em casa. O HDR é uma grande melhoria na qualidade de imagem das TVs. Pode ser ainda mais significativo do que um aumento na resolução.

Quase todas as TVs que os fabricantes lançaram nos últimos anos são inteligentes e já existem modelos muito bons a preços razoáveis. (Fonte: Boggy22: 110294818/ 123rf.com)

Qualidade de som

O som é um componente muito importante da experiência multimídia. A qualidade da imagem é uma das variáveis fundamentais e o áudio é a outra. A evolução dos televisores mais finos e mais finos levou a uma redução na qualidade do som.

Algumas TVs têm tecnologias de aprimoramento de áudio, mas nós recomendamos complementar seu sistema de som com uma barra de som ou receptor AV e alto-falantes.

Conexões

As conexões de TV são outro aspecto que você não deve esquecer ao escolher uma nova TV. Há uma grande variedade de conexões diferentes e na maioria das TVs, as conexões são incorporadas ao próprio aparelho.

O tipo fundamental de conexão multimídia para vídeo e áudio é o HDMI. O HDMI 2.0 é atualmente a variante mais comum, embora o HDMI 2.1 (necessário para novos consoles) tenha sido introduzido.

Quanto mais conexões HDMI a TV tiver, melhor. Deve ter pelo menos três ou quatro. As portas USB são importantes para poder reproduzir arquivos de dispositivos externos e mídias de armazenamento. Certifique-se de que a TV esteja equipada com pelo menos duas.

Se você também quiser conectar sistemas de som externos que você pode controlar com o controle remoto da TV, você precisa de uma conexão ARC. Um receptor WLAN ou conexão LAN é uma obrigação para as TVs Smart, pois permite o acesso à Internet e, portanto, o uso de aplicativos e portais de streaming.

Para a recepção sem um receptor externo, você precisa de um sintonizador triplo (DVB-T para antena, DVB-C para cabo, DVB-S para recepção via satélite).

A resolução é determinada pelo número de pixels horizontais e verticais exibidos na tela. (Fonte: Popov: 39435761/ 123rf.com)

Eficiência Energética

Além das características e funções mencionadas acima, o consumo de energia da TV também deve ser levado em consideração. Desde 2010 existe uma etiqueta uniforme em toda a UE, semelhante à de máquinas de lavar e refrigeradores. Ele fornece informações sobre o consumo de energia no modo on e standby.

O tamanho e a resolução da tela também desempenham um papel importante. Uma TV grande com a mesma classe de eficiência que uma TV pequena consome, é claro, mais eletricidade. Olhar para o rótulo de eficiência energética não é apenas uma reivindicação. Ele fornece informações valiosas para a sua carteira e para o meio ambiente.

Sumário

É difícil acreditar que a televisão tenha dominado nossas salas de estar por mais de 50 anos. Da transmissão de filmes mudos em preto e branco para a Smart TV, muita coisa mudou. Mas então como agora, os usuários desfrutam da funcionalidade e entretenimento que uma TV oferece. Nem todos precisam das mesmas características e funcionalidades em uma TV.

Para ajudá-lo a escolher o dispositivo certo, nós explicamos e resumimos os critérios mais importantes neste artigo. Com este conhecimento, você será capaz de avaliar corretamente as opções quase infinitas. No final, tudo se resume a uma coisa: as suas necessidades.

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você a entender melhor as tecnologias e características e que ele o ajude a comprar uma TV adequada. Agradecemos seu feedback e obrigado por compartilhar o artigo com seus amigos ou em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Mariakraynova: 117533368/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas