Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

41Horas investidas

10Estudos avaliados

130Comentários coletados

Você adora imagens afiadas e de alto contraste? Então uma TV 4K pode ser algo para você. Porque com uma TV 4K você obtém uma imagem de alta resolução com uma variedade de cores que irá surpreendê-lo. Muitos amantes do cinema não querem mais perder a qualidade de uma TV 4K. Mas quais são os diferentes tipos? Qual TV 4K é a melhor para você?

Em nosso teste de TV 4K 2021 nós apresentamos a você os melhores e mais recentes dispositivos nas várias categorias. Nós também fornecemos informações importantes e respondemos a todas as perguntas relevantes sobre a tecnologia. Quer você escolha um modelo LED ou OLED, você encontrará as melhores TVs 4K do mercado.

Índice




O mais importante

  • As TVs 4K exibem seu conteúdo com nitidez e cor sem precedentes. Filmes e séries se tornam mais detalhados e realistas do que nunca.
  • A nova geração de consoles de jogos suporta a saída de imagens UHD, e com o aparelho de TV certo você estará pronto para qualquer coisa.
  • Seja antena interna ou recepção digital por cabo, os conjuntos 4K têm todos os sintonizadores necessários, portanto você não precisa de nenhum dispositivo adicional.

TV 4K: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar uma TV 4K

O que é uma TV 4K?

A principal diferença está na resolução e no número de pixels e, portanto, na nitidez máxima da imagem que pode ser exibida. Quanto mais pixels uma tela tiver, mais nítida será a imagem.

Até recentemente, os programas clássicos de TV eram transmitidos apenas em SD (definição padrão), o que corresponde a uma resolução de 720×480, ou 345600 pixels. Com 3840x2160 pixels, as TVs 4K têm 24 vezes mais pixels do que os conjuntos SD, então seu conteúdo parece nítido e vívido.

Entre SD e 4K há também os termos HD-ready e Full-HD. Com o tempo, os aparelhos de TV se tornaram cada vez maiores. O conteúdo em SD ficou cada vez menos atraente nas telas grandes. Para as crescentes exigências de qualidade, a transmissão em HD (Alta Definição) foi introduzida.

Aparelhos de TV rotulados como HD-ready podem desde então exibir o programa mais de duas vezes e meia como nítidos com um módulo HD e um cartão pré-pago.

Para a exibição ideal dos discos Bluray, você precisa de pelo menos uma TV Full HD, que tem seis vezes mais pixels do que um conjunto SD. Os conjuntos 4K têm exatamente quatro vezes mais pixels do que as telas Full HD.

Com uma TV 4K, você obtém a melhor imagem possível com a máxima nitidez e variedade de cores. Sua experiência de visualização será mais detalhada e realista do que nunca.

A tabela a seguir ajudará você a obter uma visão geral das designações e suas características.

Designação Resolução Contagem de Pixel
SD 720 x 480 345600
HD 1280 x 720 921600
Full HD 1920 x 1080 2073600
4K / UHD 3840 x 2160 8294400

Sim, ela existe. Coloquialmente e no comércio, os termos 4K e UHD são freqüentemente utilizados como sinônimos, mas isto não é 100% correto.

Nós ilustramos a pequena mas sutil diferença com uma pequena tabela:

Formato Resolução Relação de aspecto
4K 4096 x 2160 pixels 19:10
UHD 3840 x 2160 pixels 16:9

Você sabia que o termo "UHD" também inclui a resolução de 8K imagens? O sucessor designado para a resolução da imagem 4K é exibido com 7680 x 4320 pixels.

Quando é que uma TV 4K vale a pena para você?

Se você olhar ao redor na rede e no comércio varejista, você notará rapidamente que 4K sets estão em oferta para a maior parte. Mais e mais plataformas estão oferecendo seus programas em resolução 4K.

Além disso, mais e mais usuários estão transmitindo seus programas através de serviços como Netflix e Amazon. Estes serviços de streaming já oferecem uma parte crescente de seu conteúdo em 4K.

O Japão está trabalhando atualmente como pioneiro para oferecer seu programa de TV em 4K no futuro próximo, e este também será o caso na Alemanha a médio prazo.

Você também deve considerar que os dispositivos 4K sempre têm uma imagem melhor que os dispositivos Full HD devido à última tecnologia, mesmo que nenhum sinal UHD seja recebido.

Isto se deve ao espectro de cores mais amplo e a várias características, que discutiremos em mais detalhes abaixo. As TVs 4K são mais poderosas e oferecem a você a melhor imagem.

No mais tardar com a introdução do UHD Blueray players, o sinal de partida para uma nova geração de aparelhos de TV foi dado.

O que significa curva e que vantagens e desvantagens ela oferece a você?

Aparelhos de TV curvos oferecem várias outras vantagens além do design futurista, mas também algumas desvantagens. Nós resumimos isso para você na seguinte tabela:

Vantagens
  • Design
  • Maior campo de visão
  • Como espectador, você se sente mais atraído pela imagem
  • Menos perda de contraste nas bordas
Desvantagens
  • Reflexões
  • Preço mais alto

Esperamos que a tabela ajude você a decidir se você deve comprar uma TV curva (design curvo) ou uma TV plana (design plano).

Muster Hintergrund 4k

Com uma TV 4K, você obtém a melhor imagem possível com a máxima nitidez e variedade de cores. Sua experiência de TV será mais detalhada e realista do que nunca. (Foto: tommyvideo / pixabay.com)

Para quem uma TV 4K é particularmente adequada?

Agora você tem uma visão geral. Você agora se pergunta se você precisa mesmo de uma TV 4K? Como já mencionado acima, um conjunto de 4K é atualmente particularmente adequado para usuários de serviços de streaming com conteúdo 4K, tais como Netflix e Amazon Prime Video.

As novas gerações de consoles de jogos também são capazes de exibir seu conteúdo em 4K. Você provavelmente quer comprar uma TV que se mantenha moderna e contemporânea por muito tempo.

É por isso que uma TV 4K vale a pena para qualquer um que exige a mais alta qualidade de seu aparelho e quer se manter atualizado.

Que conexões tem um conjunto de 4K?

As conexões nos conjuntos 4K variam muito e às vezes são confusas. Aqui está uma lista das conexões mais importantes. Abaixo explicamos para que você precisa deles.

  • Conexões HDMI
  • Conexões de áudio
  • Conexões USB
  • Conexão LAN
  • Scart (raro)

Muitas vezes, apenas as conexões HDMI e as conexões de áudio para o seu sistema de som externo são relevantes para você. Por padrão, há várias conexões HDMI em seu dispositivo 4K para conectar dispositivos adicionais, como jogadores Bluray ou consoles de jogos.

No entanto, você frequentemente procurará em vão por conexões analógicas como Scart. A razão para isso é que as modernas conexões HDMI são capazes de atender a várias demandas ao mesmo tempo. Receptores (também chamados de sintonizadores) para cabo, satélite e DVB-T2 já estão freqüentemente incorporados.

Você encontrará a conexão LAN em todos os dispositivos com capacidade para Internet, que muitas vezes também são equipados com um receptor WLAN. Além disso, um dispositivo 4K tem uma ou mais interfaces USB para atualizações manuais do software e a função de gravação USB.

Qual distância de visualização é a correta?

A distância de visualização, ou seja, a distância entre você e a TV, tem um papel importante no prazer da TV. Idealmente, você deve se sentar longe o suficiente da TV para que você não possa ver pixels individuais, mas ainda possa ver todos os detalhes importantes.

Isto costumava ser um problema especialmente com TVs maiores, porque quanto maior a TV, maiores serão os pixels. A regra básica costumava ser a seguinte: Diagonal da tela x 2 = Distância mínima para sentar.

Isto agora está mudando com conjuntos de 4K. A resolução destes é tão grande que os pixels não são visíveis mesmo a uma curta distância sentada. A nova regra de ouro é, portanto, a seguinte: Altura da tela x 0,75 = Distância mínima de assento.

Com a nova regra, você geralmente acaba com uma distância de pouco menos de um metro. A experiência mostra, no entanto, que uma distância de 1,5 metros se sente um pouco melhor porque você não precisa virar a cabeça tanto. Além disso, essa distância geralmente se encaixa melhor no layout da sala.

Onde eu posso comprar uma TV 4K?

Os conjuntos 4K estão disponíveis tanto online quanto em lojas de varejo. Se você está bem informado e já sabe para onde quer ir ou seguir uma recomendação, você pode encomendar seu conjunto online. Isso economiza uma viagem para a cidade e dinheiro, porque o preço em um varejista online é muitas vezes mais barato do que o preço na loja.

Além disso, você não precisa se preocupar com o transporte e pode esperar pelo seu novo conjunto no conforto de sua própria casa no sofá enquanto você presta seus respeitos à sua antiga TV.

Se você quiser ver uma seleção de conjuntos ao vivo, nós recomendamos ir ao seu revendedor local ou loja de eletrônicos. Aqui você pode obter conselhos e obter informações.

Acima de tudo, você pode obter uma imagem realista do seu futuro dispositivo. Se você não tem certeza de qual TV você quer ou não tem tempo para reunir todas as informações você mesmo, você veio ao lugar certo.

Quais são os principais fabricantes de TVs 4K?

Agora há toda uma gama de fabricantes que produzem televisores 4K em uma grande variedade de designs e categorias de preço.

A seguir, oferecemos uma visão tabular dos fabricantes com os quais você não pode errar:

Fabricante Descrição
Samsung Primeiro é Samsung. A empresa sul-coreana é ativa em muitos campos de negócios, mas a maioria das pessoas provavelmente a conhece por seus dispositivos de alta qualidade no campo da eletrônica de consumo. Os smartphones e televisores compõem uma grande parte do portfólio da empresa e, portanto, a Samsung dedica amplos recursos para o desenvolvimento e melhoria destes produtos. A Samsung também foi um dos primeiros fabricantes a oferecer TVs em UHD ou 4K de qualidade e ainda tenta ficar um passo à frente de seus concorrentes.
Panasonic Também muito popular: Panasonic. Esta empresa de eletrônica de renome mundial existe há 100 anos e está sediada em Kadoma, Japão. Caracteriza-se por um portfólio de produtos muito amplo e fabrica, por exemplo, fotocopiadoras e aparelhos de fax, laptops ou sistemas de vigilância por vídeo. Desde 1952, a empresa também produz televisores - naquela época ainda a versão tubular com uma tela em preto e branco. Os atuais dispositivos 4K se caracterizam, em particular, por uma boa relação preço-desempenho com as últimas tecnologias de conexão. Como a Samsung, a LG também está sediada na Coréia do Sul. A empresa, cuja sigla significa Life's Good, é particularmente conhecida por seus smartphones, seus reprodutores de áudio e Blu-ray e seus televisores. LG é também um dos primeiros fabricantes a incluir produtos UHD em sua linha. O grupo eletrônico, fundado em Eindhoven em 1891 e agora baseado em Amsterdã, tem suas instalações de produção principalmente na Europa. Inicialmente, o foco era a fabricação de lâmpadas, mas a gama de produtos da Philips agora também inclui aspiradores de pó, sistemas de som e televisores, entre outros. Estes últimos se caracterizam acima de tudo por seu design plano e minimalista. Uma característica especial: tecnologia Ambilight - a parede atrás do aparelho de TV é iluminada para combinar com o programa de TV em execução.
Sony a Sony foi fundada em 1946 e está sediada em Minato, Tóquio. Inicialmente, a empresa se concentrou na produção de panelas de arroz, mas rapidamente mudou para a eletrônica de consumo. Nesta área, a Sony tornou-se conhecida principalmente por seu console de jogos Playstation. A empresa entrou no mercado de televisores 4K relativamente tarde, mas a qualidade de seus próprios dispositivos ainda pode acompanhar a de outros fabricantes. A qualidade de imagem da Sony é particularmente notável.

A empresa sul-coreana é ativa em muitas áreas de negócios, mas a maioria das pessoas provavelmente a conhece por seus dispositivos eletrônicos de consumo de alta qualidade.

Smartphones e televisores compõem uma grande parte do portfólio da empresa, por isso a Samsung usa muito conteúdo 4K.

A gama de conteúdo de 4K na televisão alemã ainda é relativamente pequena atualmente. A razão pela qual as emissoras alemãs tendem a focar em Full HD e HD-Ready em vez de UHD ou 4K é provavelmente devido aos altos custos de produção.

Uma produção em UHD, por exemplo, custa até 30% mais do que uma produção em Full-HD. Mesmo assim, temos uma pequena visão geral dos canais livremente disponíveis que transmitem em UHD e 4K

  • Fashion One 4K (moda)
  • Pearl.tv UHD (televendas)
  • QVC UHD (televendas)
  • UHD1 (Documentário e Estilo de Vida)

Canais como o ProSiebenSat. 1, RTL e ZDF ainda estão um pouco atrasados no momento, mas pelo menos mostram alguns programas selecionados em UHD de tempos em tempos.

Estes incluem, por exemplo, a próxima Copa do Mundo de Futebol 2022. Estes testes são feitos via HbbTV. Isto significa que os proprietários de uma TV 4K habilitada para internet podem acessar estas transmissões como um fluxo de vídeo com o toque de um botão.

Amigos do esporte podem ao menos assistir partidas de futebol em 4K através do canal de TV paga Sky. Em qualquer caso, você precisa de um receptor Sky+ Pro para isso.

Existe também conteúdo 4K para transmitir?

Se você quer assistir conteúdo em 4K, o streaming é definitivamente a opção mais produtiva. Os dois maiores provedores Netflix e Amazon Prime Video em particular se destacam aqui, pois cada vez mais oferecem seu conteúdo em 4K. Isto inclui séries como Breaking Bad ou Stranger Things.

Os requisitos mínimos para um fluxo de 4K agradável e suave variam de acordo com o fornecedor. É melhor descobrir sobre isso no site do seu provedor. Você pode encontrar os requisitos aproximados da seguinte forma:

  • Assinatura que suporta streaming em UHD
  • Velocidade estável da internet de pelo menos 25 megabits por segundo
  • Se streaming via PC/Mac: monitor de computador de 60Hz incluindo HDCP 2.2 e placa gráfica com capacidade para 4K
  • Se streaming via dispositivo externo (ex. PS4, Xbox): TV 60Hz incl. cabo HDMI de alta velocidade

Quais filmes eu posso comprar em 4K?

Além das séries mencionadas acima, há também uma grande variedade de filmes 4K, especialmente em Netflix e Amazon Prime Video, que você pode transmitir e, é claro, também comprar.

Novos filmes (Hollywood) são lançados em 4K de qualquer forma, e até mesmo algumas séries mais antigas são atualizadas usando a tecnologia apropriada.

A seguir uma pequena seleção de filmes que você pode comprar em 4K

  • Harry Potter
  • Bestas Fantásticas e Onde Encontrá-las
  • 50 tons de cinza
  • Mundo Jurássico: O Reino Caído
  • Solo: Uma História de Guerra nas Estrelas
  • A Matriz
  • Predador
  • Liga Justic
  • Todos os filmes do Universo Cinematográfico Maravilhoso

O que significa Smart TV em uma TV 4K?

O recurso Smart TV freqüentemente aparece na descrição do produto dos dispositivos, mas o que é na verdade? Com uma TV Smart, você pode se conectar à Internet via cabo ou Wi-Fi.

Dependendo do sistema operacional, sua TV inteligente permite que você navegue no navegador e use vários aplicativos e aplicações como mídias sociais, mensageiros (de vídeo) e serviços de streaming.

Tipo Descrição Preço
YouTube (Música) YouTube é o maior serviço de vídeo de seu tipo. De vídeos 8K a vídeos tutoriais e vídeos musicais, o YouTube oferece uma imensa seleção de conteúdo. Recentemente, o YouTube também lançou seu próprio serviço musical free
Netflix Netflix se posicionou como o maior serviço de séries e transmissão de filmes de todos. Grande parte do conteúdo tem resolução máxima e qualidade de som Taxa mensal
Maxdome Uma opção mais barata em termos de vídeo sob demanda e streaming, a Maxdome oferece. O serviço de streaming oferece mais de 50.000 e mais taxa mensal
Spotify Como o maior serviço de streaming de música de seu tipo, Spotify oferece uma enorme seleção de faixas de música com a melhor qualidade. Além disso, o serviço tem uma assinatura familiar, que permite ao usuário permitir que outras 4 pessoas utilizem o serviço também Taxa mensal

Você está impressionado com a grande variedade de tamanhos? Talvez você já esteja certo de que quer subir de tamanho desta vez. Mas será que ainda se encaixa na proporção e é saudável para os seus olhos?

Primeiro de tudo, seu gosto único decide o tamanho de sua TV. Talvez a sua TV não possa ser grande o suficiente para você. Ou você prefere se concentrar nos móveis com estilo com os quais você decorou seu quarto com amor?

O foco deve estar sempre em uma boa visão da imagem. Você deve ser capaz de ver o que está no aparelho de TV. Isso inclui escrever a partir de programas de notícias e entrevistas na TV. Como uma ajuda e regra geral, você pode usar a seguinte fórmula se você estiver indeciso:

Tela diagonal (em cm) x 2,5 = distância aproximada do assento.

Esta é uma tabela dos tamanhos de TV mais comuns com distâncias de assento recomendadas:

Tamanho Diagonal Passo do assento
32 polegadas 80 cm 2 m
40 polegadas 100 cm 2,5 m
42 polegadas 105 cm 2,63 m
55 polegadas 137,5 cm 3,44 m
60 polegadas 150 cm 3,75 m
65 polegadas 162,5 cm 4 m

Não se preocupe, aqui está a explicação simples: HDR significa High-Dynamic-Range e garante a profundidade de campo ideal.

Se você é um cinéfilo ou um viciado em séries, o HDR é um must-have para você. O HDR fornece contrastes acima da média. Quando você joga no console, o conteúdo parece ainda mais realista.

Para filmes, a superexposição causada pela luz solar, por exemplo, é compensada e o conteúdo da imagem parece ainda mais detalhado.

Além disso, o HDR fornece um espectro de cores mais amplo, o que simplesmente faz com que o conteúdo pareça mais natural.

O que significa upscaling?

Alguns dispositivos 4K têm uma função de upscaling. O material que não é transmitido em 4K é ampliado para um nível semelhante a 4K. Este termo também aparece em conexão com leitores de DVD ou Blu-ray. Você pode traduzir o termo como "atualização".

A qualidade do resultado muitas vezes depende do respectivo jogador. Somente jogadores 4K especiais oferecem uma imagem real dos 4K.

Você sabia que a função de redimensionamento é implementada por chips embutidos?

Estes chips funcionam com algoritmos específicos que podem escalonar tanto imagens em movimento em DVD quanto em Full HD para um formato de saída próximo a 4K.

O que significa UHD Premium?

UHD Premium é um selo lançado em 2016 pela UHD Alliance. A Aliança UHD consiste em vários estúdios de cinema e fabricantes de aparelhos de TV, como Samsung, LG Electronics, Sony, Walt Disney, 20th Century Fox e Netflix.

O objetivo deste selo é sinalizar uma certa qualidade mínima para os consumidores do setor 4K. Para este propósito, o dispositivo deve atender os seguintes requisitos

  • Resolução: Pelo menos 3840 x 2160 pixels
  • Profundidade da cor: Pelo menos 10 bit
  • Espaço de cores: BT.2020 e DCI-P3
  • Faixa dinâmica: SMPTE ST2084 EOFT

Entretanto, você não precisa necessariamente procurar por este rótulo, pois ele não foi capaz de se estabelecer como uma característica de qualidade uniforme no mercado. Ao invés disso, os fabricantes continuam a usar o termo 4K ou seus próprios rótulos.

O que significam HDR10, Dolby Vision, HDR10+ e HLG?

Todos os termos acima são os chamados formatos HDR. HDR, neste caso, significa High Dynamic Range. O formato indica quantos níveis de brilho um aparelho de TV pode exibir - quanto mais, melhores as gradações de cor e mais realista a imagem é para o telespectador.

Formato Descrição
HDR10 Atualmente o padrão na maioria dos televisores. O HDR10 foi desenvolvido em 2015 e é livre de licença. As TVs com HDR10 podem exibir 1024 níveis de brilho (10 bit), ao contrário das TVs convencionais que só podem exibir 256 níveis de brilho (8 bit). HDR10 usa metadados estáticos, ou seja, os valores de contraste são definidos uma vez no início do filme e depois permanecem durante todo o filme.
Dolby Vision Dolby Vision também foi desenvolvido em 2015. Ao contrário do HDR10, não é isento de licença, mas pode representar 4096 níveis de brilho (12 bit). Além disso, este formato utiliza metadados dinâmicos, ou seja, os valores de contraste são recalculados para cada imagem e assim aparecem ainda mais realistas. A desvantagem é que atualmente quase não há conteúdo para usuários domésticos e a maioria dos jogadores não suporta a tela de 12 bits.
HDR10+ HDR10+ foi anunciado pela Samsung em 2017. Como sucessor do HDR10, ele também é livre de licença e deve ser melhor do que o Dolby Digital. Ela também utiliza metadados dinâmicos. O formato se estabeleceu relativamente bem no comércio em pouco tempo e atualmente já está sendo usado por grandes provedores como a Amazon Prime Video.
HLG HLG significa Hybrid Log Gamma e foi desenvolvido em 2016 pela emissora britânica BBC e pela emissora japonesa NHK. A longo prazo, este formato HDR pode se tornar talvez o mais importante, pois, ao contrário dos formatos HDR descritos anteriormente, ele não foi projetado para a internet, mas para a programação clássica de TV, onde permite a reprodução de conteúdo 4K sem perda de qualidade

HFR é a abreviação de High Frame Rate. É um formato que suporta taxas de quadros de mais de 24 quadros por segundo. No jargão técnico, é frequentemente referido como "fps", que significa "frames per second" (quadros por segundo).

Até 2006, 24 fps para filmes 2D e 48 fps para filmes 3D eram o padrão comum (o chamado padrão Interop-DCP). Desde 2006, são possíveis até 60 fps para filmes 2D e 120 fps para filmes 3D (o chamado padrão SMPTE-DCP).

O formato HFR é usado principalmente para filmes de cinema digital e é particularmente eficaz para produções com movimentos rápidos, tais como programas esportivos ou filmes de ação. A maior taxa de quadros melhora a nitidez do movimento em particular e reduz qualquer julgamento.

Decisão: Que tipos de TVs 4K existem e qual é a mais adequada para você?

Nesta seção, nós vamos rever como as TVs 4K funcionam e explicar o que é o termo OLED.

TVs 4K/UHD com tela LED

Os conjuntos de LEDs pertencem ao grupo de telas LCD. As cores são produzidas com a ajuda de cristais líquidos, que deixam passar diferentes quantidades de luz, dependendo da sua orientação. Telas LED requerem uma luz de fundo.

Isto é branco em unidades convencionais e azul em unidades QuantumDot. Este último visa atingir o nível de imagem dos dispositivos OLED, e isto funciona muito bem em termos de variedade de cores e estabilidade de cores quando visto de lado. As áreas mais brilhantes são frequentemente exibidas ainda melhor do que nos aparelhos OLED, mas as TVs OLED estão à frente em termos de nível de preto e contraste.

TVs UHD com telas OLED

Os aparelhos OLED são a variante de luxo entre os aparelhos 4K. A diferença para as telas normais de 4K está na natureza dos LEDs. As TVs OLED funcionam com LEDs orgânicos.

Explicado de forma muito simples, isto significa que cada diodo emissor de luz individual age independentemente. Isto leva a uma maior plasticidade e profundidade de campo. Se tomarmos a imagem de uma linha do horizonte à noite, por exemplo, ela tem uma área clara e uma área escura.

Vantagens
  • Representação mais realista
  • Melhor nível de preto
  • Mais plasticidade
  • Melhor representação de contraste
Desvantagens
  • Maior preço de compra
  • Custos subseqüentes para calibrar as cores
  • Eficiência energética
  • Tempo de vida

A área de luz consiste das casas iluminadas e talvez da lua. A área mais escura do céu noturno é crucial aqui, porque se um ponto é completamente escuro, ou seja, preto, os LEDs orgânicos naquele ponto são desligados. O efeito positivo disso é que a imagem parece muito mais real e contrastiva.

Em princípio, entretanto, as TVs OLED também são um pouco mais caras e requerem mais manutenção do que as TVs convencionais 4K.

A cada poucos anos, as cores primárias vermelho, azul e amarelo têm que ser recalibradas. Além disso, os OLEDs consomem um pouco mais de energia e não duram tanto tempo quanto os LEDS convencionais.

Critérios de compra: Você pode comparar e avaliar as TVs 4K com base nestes fatores

  • Tamanho e peso
  • Consumo de energia
  • Projeto
  • QuantumDots ou OLED
  • Conexões
  • Opções de recepção e sintonizadores
  • TV inteligente e WLAN

Tamanho e peso

Nós já lhe dissemos que o tamanho da sua tela não é mais tão importante quanto era há alguns anos atrás quando se trata de distância sentada, devido à alta resolução.

No entanto, o tamanho tem um papel importante: ele tem que se adequar ao seu gosto pessoal, se encaixar no seu mobiliário e, é claro, se harmonizar com a sua carteira. Em geral, quanto maior o conjunto, mais caro ele é.

Há alguns anos atrás, o tamanho mais comum era uma tela com diagonal de 40 polegadas (aprox. 102 cm); hoje ele é mais como 55 polegadas (aprox. 127 cm).

É claro, há também conjuntos que vão além disso. Os modelos maiores para usuários domésticos atualmente incluem aparelhos de TV de até 75 polegadas (aprox. 191 cm). Antes de você comprar seu novo aparelho de TV, você deve medir exatamente se há espaço suficiente para o seu aparelho desejado.

Dependendo do tamanho, o peso da sua TV também irá mudar. Em média, isto varia de 10 a 50 kg. Os móveis, paredes e suportes de parede devem ser estáveis o suficiente para suportar o peso da sua TV.

Dica: Lembre-se também que os cabos conectados à parte de trás do conjunto sempre precisam de algum espaço extra.

Consumo de energia

Eficiência energética e sustentabilidade estão se tornando cada vez mais importantes. Neste contexto, os fabricantes são obrigados a rotular o consumo de energia de seus aparelhos. A etiqueta energética da UE para aparelhos elétricos é usada uniformemente para este propósito.

A classificação anterior composta de letras e sinais de mais era difícil de entender. Isto porque o sistema anterior foi introduzido em 1990 e, portanto, era comparativamente antigo.

Desde 2017, existe uma nova regulamentação que deve ser totalmente implementada no comércio até 2020, o mais tardar. Isto envolve uma escala de A a G. O rótulo A representa a maior eficiência energética e diminui gradualmente para G.

Para melhor visualização, as cores dos sinais são atribuídas às classes individuais. Por exemplo, o rótulo A é verde escuro, enquanto G é mostrado em vermelho profundo.

Nota: As Classes A e B são atualmente atribuídas muito raramente. Isto é para deixar "espaço para melhorias" para que mais sinais não tenham que ser usados o mais rápido possível. Boas microondas devem, portanto, ser marcadas com pelo menos um C.

Nós também recomendamos o uso de uma faixa de energia com um interruptor basculante para economizar eletricidade. Aparelhos no chamado modo standby consomem muita eletricidade no longo prazo. Além disso, seu dispositivo durará mais se você desconectá-lo da fonte de alimentação regularmente.

Beispielfoto Fernseher

Uma TV 4K é a adição perfeita para qualquer sala de estar. (Foto: TMSTBCH / pixabay.com)

Design

Acima já explicamos as diferenças entre plano e curvo. Há várias outras características de design além destas e do tamanho. Você pode escolher a cor da sua TV para combinar ou contrastar com os seus móveis.

Se você quiser que sua TV se misture discretamente na decoração, uma TV preta ou cinza escura é recomendada para combinar com móveis escuros.

Se você quer que sua TV 4K seja um verdadeiro destaque em seu interior e que seja vista como tal, você pode colocar uma TV com uma moldura escura com móveis de cor clara, por exemplo.

Alguns fabricantes oferecem destaques menores em termos de design. Veja como a tela é fina. Em alguns casos, o logotipo do fabricante é mantido muito pequeno e deliberadamente colocado de forma discreta.

A moldura em si tem freqüentemente bordas afiadas ou arredondadas. Vale a pena dar uma olhada mais de perto aqui, porque os detalhes completam o quadro geral.

Nanocristais (também chamados de QuantumDots) ou OLED?

Os LEDs normais já lhe dão uma imagem limpa. Cores brilhantes e altos contrastes já são padrão e as cores não mudam mesmo a partir de um ângulo de visão agudo.

Com OLED ou QuantumDots você pode alcançar um resultado ainda melhor. Tenha em mente que com uma TV OLED, a tecnologia QuantumDot não é mais necessária, pois ambas as tecnologias competem uma com a outra e têm um objetivo semelhante.

Grosso modo, ambas as tecnologias oferecem uma experiência de visualização mais imersiva. Os conjuntos podem exibir muito mais cores e contrastes. Isso torna o quadro mais vívido e detalhado.

Os conjuntos OLED têm um desempenho um pouco melhor por causa de seus LEDs orgânicos, mas eles custam um pouco mais.

O nível de preto e o contraste dos conjuntos OLED continuam incomparáveis, embora as TVs QuantumDot possam exibir áreas mais brilhantes com mais detalhes.

Conexões

Antes de tomar sua decisão de compra, você deve pensar sobre o número e o tipo de seus dispositivos de alimentação.

HDMI

Para consoles de jogos, jogadores Bluray e outros dispositivos como um stick Fire TV da Amazon, você precisa de um número correspondentemente grande de entradas HDMI.

Você está planejando comprar TV paga nos próximos anos? Você também precisará de um receptor para isso e, portanto, uma conexão HDMI gratuita adicional.

Você sempre pode esperar que novos dispositivos com capacidade HDMI cheguem ao mercado, por isso é aconselhável manter sempre uma porta HDMI livre.

Em uma emergência, entretanto, você também pode usar um divisor HDMI como um dispositivo adicional que lhe permite transformar uma conexão em várias interfaces.

USB

Se você quiser gravar o programa de TV, a função de gravação USB é recomendada. Preste atenção no tipo e número de conexões USB.

Com a ajuda dessas conexões, sua TV também pode reproduzir mídia do seu dispositivo de armazenamento externo. Isto é particularmente prático quando você quer assistir a filmes ou mostrar fotos de férias.

Conexão de áudio digital

O design compacto e elegante das TVs modernas levou a uma degradação geral da reprodução do som. Isto é simplesmente porque a qualidade sonora aumenta com o volume.

À medida que os conjuntos se tornam cada vez mais finos, este volume está faltando. Além disso, o som é geralmente emitido em direção à parte de trás para manter a moldura da tela o mais plana possível.

Então é útil que você possa melhorar a reprodução do som da sua TV conectando um dispositivo de áudio externo. Uma barra de som ou um sistema de home theatre pode ser usado para este propósito.

Para a conexão, você precisa de uma saída de áudio digital óptica. Esta conexão transmite o sinal de áudio com a ajuda da luz através de um cabo de fibra ótica. Você pode reconhecê-lo pela tampa através da qual a luz vermelha brilha.

Conexão Scart

Alguns fabricantes agora não incluem uma conexão Scart em seus dispositivos. No entanto, se você possui um console de jogo de geração mais antiga e quer continuar jogando com ele, você precisa absolutamente de uma conexão Scart.

O primeiro Nintendo Wii, por exemplo, não pode ser conectado via HDMI. O mesmo se aplica aos leitores de DVD e gravadores de vídeo mais antigos.

Nós não recomendamos um adaptador que converte HDMI para Scart. É difícil converter o sinal Scart analógico para que ele seja exibido sem erros no canal HDMI digital.

Ao comprar um dispositivo 4K, certifique-se de que ele tenha uma conexão Scart. Se você não tem certeza se seu dispositivo tem uma conexão Scart, verifique nossa tabela de comparação ou a respectiva folha de dados do produto.

Tomada de fone de ouvido

Se você quiser assistir a um programa à noite e não quiser incomodar ninguém, é muito prático se a sua TV tiver uma tomada de fone de ouvido. Mesmo que alguém na mesma sala queira se concentrar em seu trabalho, você pode desfrutar do som da TV através de seus fones de ouvido.

Opções de recepção e sintonizadores

Você sempre precisa de um sintonizador para receber os programas de TV usuais. Na tabela seguinte, você encontrará uma breve classificação das respectivas opções de recepção.

Tamanho Diagonal
32 polegadas 80 cm
40 polegadas 100 cm
42 polegadas 105 cm
55 polegadas 137,5 cm
60 polegadas 150 cm
65 polegadas 162,5 cm

Se você não tiver certeza, por favor, pergunte ao seu locador.

DVB-S(2)

Se eles lhe disserem que você pode usar a antena parabólica no telhado, sua TV precisa de um sintonizador DVB-S(2).

DVB-T2

Para recepção com uma antena interna ou externa, é necessário um sintonizador DVB-T2; o sinal DVB-T normal foi desligado no início de 2017.

Finalmente, deve ser notado que, entretanto, cada novo aparelho de televisão normalmente tem todos os tipos de sintonizadores. O termo comum para isso é afinador triplo e você deve tomar cuidado com isso antes de comprar.

Sintonizador gêmeo

O sintonizador gêmeo tem pouco a ver com o sintonizador triplo, apesar de uma certa similaridade na terminologia. Com um sintonizador duplo, você pode gravar o programa de um canal enquanto assiste ao programa em outro canal.

Então se o amor da sua vida quer ver um filme romântico com você enquanto seu tenista favorito está jogando a partida do ano, isto não é mais um problema para você se a sua TV tem um sintonizador duplo. Você grava a partida de tênis e aproveitam a noite juntos.

Smart TV e WLAN

Para serviços e aplicativos de streaming sem um dispositivo adicional, recomenda-se uma TV Smart 4K com capacidade para 4K TV.

Com uma TV habilitada para internet, você pode navegar na web através de um navegador ou se comunicar via mensageiro.

Algumas TVs só podem receber conteúdo da Internet via cabo LAN, então, por favor, certifique-se de que sua TV de escolha suporta a função WLAN.

Fatos que vale a pena conhecer sobre as TVs 4K

O que significa QLED?

Em 2017, a Samsung lançou seus novos modelos QLED. Quando você lê a palavra QLED, você provavelmente pensa diretamente no OLED. Essa é provavelmente exatamente a estratégia do departamento de marketing da Samsung.

QLED ≠ OLED

Acima eu expliquei o que é OLED, QLED não tem nada a ver com isso. QLED é apenas um novo nome para a tecnologia QuantumDot da Samsung. O Q significa QuantumDot, que é auto-explicativo. Você pode encontrar mais informações sobre o QuantumDot em Nanopartículas.

Qual TV 4K é a mais adequada para jogos e consoles de jogos?

Você é um jogador e se pergunta se uma TV 4K é para você? Resposta simples: sim, absolutamente. Com um conjunto de 4K, você está fazendo tudo certo quando se trata de jogos. O HDR permite que você experimente o jogo ainda mais intensamente através de uma maior profundidade de campo.

Se você joga (profissional e/ou online) jogos em seu console, sua TV também deve ser grande o suficiente. O atraso de entrada, ou seja, o tempo que a TV leva para captar o sinal do console, deve ser o mais baixo possível.

O número de hertz é secundário, pois os consoles de jogo transmitem a 30-60 FPS (quadros por segundo) e requerem apenas uma taxa de atualização de 60 hertz. Eu discuto o número do hertz e seu significado em mais detalhes abaixo.

Aqui está outra pequena lista das características que são relevantes para você como um jogador

  • 4K
  • HDR
  • Tamanho
  • Baixa defasagem de entrada

Se você prestar atenção a estes pontos, você irá experimentar seus jogos mais intensamente do que nunca.

Qual é o número do hertz e quanto significa?

O número do hertz descreve a taxa de atualização da sua TV. Isto é responsável por quantas fotos são exibidas por segundo. Isto determina se a imagem é exibida suavemente sem tremeluzir. Por exemplo, se a sua TV tem uma taxa de atualização de 100 hertz, uma imagem é repetida 100 vezes por segundo.

Os números de Hertz de diferentes níveis aparecem nas descrições dos produtos. Isto porque o desenvolvimento da imagem hoje funciona de acordo com novos processos otimizados. Portanto, em muitos casos um número elevado de hertz não é necessário, mas sim uma ferramenta de marketing.

Nuno AlvesRedaktionschef Technikportal
Antes de comprar ou usar a TV 4K, verificar a taxa de quadros (hertz) é altamente recomendado.

Para a reprodução simples de filmes e séries, 50 a 60 hertz é completamente suficiente. Para TVs 3D ou para jogos ou transmissões esportivas, taxas de quadros abaixo de 100 hertz podem levar ao embaçamento.
(Fonte: techbook.de)

Quantos centímetros é uma polegada?

A diagonal da tela geralmente é dada em polegadas. Abaixo está uma tabela com os tamanhos de TV mais comuns e a diagonal correspondente em cm. 1 polegada = 2,5 centímetros.

Tamanho Diagonal
32 inch 80 cm
40 inch 100 cm
42 inch 105 cm
55 inch 137,5 cm
60 inch 150 cm
65 inch 162,5 cm

Se você já assistiu a um filme do seu computador ou laptop via HDMI na sua TV, você sabe que ele geralmente funciona bem.

Portanto, sinta-se livre para usar sua TV 4K como um monitor de PC, porque ela é poderosa o suficiente para isso. Entretanto, se você tem maiores ambições quando se trata de jogos de PC, um monitor de PC 4K é mais adequado para isso.

Como funciona a gravação com uma TV 4K?

Quem ainda não experimentou isso? Um bom filme ou um jogo de futebol importante está chegando, às vezes até mesmo os dois ao mesmo tempo, e é o aniversário da avó. Agora você quer gravar o filme ou o jogo, ou de preferência ambos.

Se sua TV tem uma função de gravação USB e pelo menos um sintonizador duplo, você pode gravar ambos os programas com a ajuda de um disco rígido externo. Por favor, procure por estes recursos ao comprar sua TV 4K. Se a sua TV não tiver estes recursos, você ainda pode conectar um gravador de disco rígido via HDMI.

Como as diferentes versões HDMI diferem e o que significam as etiquetas?

Versões HDMI

As várias versões HDMI diferem nas seguintes formas, entre outras

  • Resolução da imagem
  • Representação a cores
  • Formatos de som suportados
  • Taxa de dados

A maioria dos dispositivos 4K mais novos são equipados com HDMI 2.0 ou 2.1. Por esta razão, trataremos apenas das versões relevantes 2.0 e 2.1 na comparação a seguir. Além disso, nós explicamos quando uma conexão HDMI da versão 2.1 faz sentido para você.

Tipo Cores máximas exibíveis Resolução máxima de imagem Taxa máxima de dados Formatos de som suportados
HDMI 2,0 1 bilhões (30 bit) 2160p 60 Hertz 18 Gigabit 8PCM, Dolby Digital, DTS, DTS HD, DTS X, MPEG, DVD-Audio, DSD (SACD), Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, Dolby Atmos
HDMI 2. 1 4400 milliards (48 bit) 4320p 60 Hertz 38 Gigabit 8PCM, Dolby Digital, DTS, DTS HD, DTS X, MPEG, DVD-Audio, DSD (SACD), Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, Dolby Atmos

Etiquetas

Nas conexões HDMI do seu aparelho de TV você encontrará muitas vezes etiquetas adicionais que não lhe dizem muito no início. Para lhe dar uma visão geral e ajudá-lo a decidir se você precisa das respectivas conexões, nós explicamos os rótulos mais importantes.

ARC (Audio Return Channel)

A conexão HDMI tem um canal de retorno de áudio. Isto significa que se você quiser conectar um dispositivo de áudio externo (por exemplo, barra de som ou receptor AV), você não precisa de um cabo adicional. Sua TV é capaz de passar o sinal de áudio de um console de jogos ou Bluray player diretamente para o seu sistema de som via HDMI.

MHL (Mobile High-Definition Link)

Esta designação é relevante para você se você quiser mostrar aos seus amigos ou familiares fotos ou vídeos de alta resolução do seu dispositivo Android. Existem adaptadores especiais para isso que têm um conector micro USB de um lado e um conector HDMI do outro.

DVI (Interface de Vídeo Digital)

Você pode conhecer a conexão DVI a partir da placa gráfica do seu computador. Se você quiser conectar seu PC à TV via HDMI e sua placa gráfica não tiver HDMI, você usa a conexão HDMI com selo DVI. Por favor, note que você precisará de um cabo adaptador DVI-HDMI.

Crédito de imagem: Designecologista / pexels.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas