Imagem de um tripé para celular.
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

34Horas investidas

8Estudos avaliados

78Comentários coletados

Com o avanço da tecnologia, a qualidade das câmeras dos smartphones está cada vez mais próxima de uma câmera profissional, nesse sentido, o tripé para celular está se tornando um acessório muito procurado.

Outro motivo para a popularidade do tripé de celular é o interesse de pessoas comuns em atuarem como produtoras de conteúdo para a internet. Independente do seu objetivo, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o acessório.




O mais importante

  • Você encontra dois modelos de tripés para celular. O modelo tradicional possui estrutura rígida e pernas extensíveis e deve ser apoiado sobre uma superfície plana. O segundo modelo possui estrutura articulada e pode ser usado em qualquer superfície.
  • Geralmente, um tripé para celular é compatível com qualquer modelo de smartphone, mas é importante checar se o modelo em questão é compatível com o tamanho e peso do celular. Um acessório incompatível não oferece a segurança necessária ao aparelho eletrônico.
  • Você encontra modelos de tripé para celular que podem ser controlados a distância via conexão Bluetooth. Caso o acessório não ofereça essa funcionalidade, você deve ajustá-lo antes de começar a fotografar e filmar.

Tripé para celular: nossa recomendação dos melhores produtos

Quem utiliza o smartphone para fotografar e filmar, precisa de um tripé para celular para aproveitar ao máximo a câmera do smartphone. Como existem muitas opções de tripés para celular, selecionamos as melhores segundo especialistas e consumidores:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre o tripé para celular

O tripé para celular é um acessório necessário para quem deseja fotografar e gravar vídeos com estabilidade, seja com objetivo profissional ou não. Saiba mais sobre os diferentes modelos de tripé para celular e descubra qual o melhor para você.

Imagem de um homem utilizando um tripé para celular na produção de um programa de televisão.

O tripé para celular pode ser usado em contexto profissional ou amador. (Fonte:
Gordon Cowie/ Unsplash)

Qual a finalidade de um tripé para celular?

O tripé para celular é um acessório que serve para melhorar a qualidade da fotografia e filmagem, pois mantém o smartphone em uma posição estável, seja na vertical ou horizontal, resultando em imagens com melhor estabilidade.

O acessório é ideal para as pessoas que produzem conteúdo para redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram, mas também pode ser utilizado com outros objetivos, como em videoconferências profissionais.

Quais são os prós e contras de um tripé para celular?

Quando o assunto é tripé para celular, a principal vantagem é a versatilidade deste acessório. Você consegue ajustar a posição, altura e ângulo do celular, sendo que alguns modelos podem ser controlados via Bluetooth.

Outra vantagem é que esse acessório é compacto e pode ser carregado em uma bolsa ou mochila para onde você desejar.

Em relação às desvantagens, destacamos que nem todos os modelos de tripé são compatíveis com qualquer smartphone. Além disso, alguns não captam imagens e vídeos na posição vertical, embora todos funcionem na posição horizontal.

O tripé para celular é um acessório pequeno e não suporta muito peso, portanto, você deve checar o peso suportado e levar em consideração o peso de outros acessórios como lente, microfone e iluminação.

Devo investir em um tripé para celular tradicional ou articulado?

Existem dois modelos de tripé para celular, o modelo tradicional e o articulado. Para descobrir qual é o melhor para você, é necessário entender as características e funcionalidades.

O tripé convencional possui estrutura rígida e pernas extensíveis, portanto deve ser apoiado em uma superfície plana, caso contrário, pode derrubar o celular. Esse modelo tem como diferencial o ajuste de altura do smartphone.

O tripé articulado possui estrutura móvel e pode ser posicionado em diferentes superfícies e em ângulos diferenciados. Embora seja mais versátil, esse modelo tem um ponto negativo: não oferece ajuste de altura.

Compare as duas opções na tabela abaixo:

Tripé tradicional Tripé articulado
Estrutura Rígida e com pernas extensíveis Móvel e com pernas articuladas
Resultado esperado Fotos e vídeos com qualidade profissional Fotos e vídeos criativos
Estrutura Metálica Plástica
Ponto negativo Precisa ser apoiado em uma superfície plana Não oferece ajuste de altura

Qual é o tripé para celular indicado para uso profissional?

Quem deseja utilizar o tripé para celular com propósito profissional, deve optar por um tripé tradicional, pois esse modelo oferecerá muito mais estabilidade na hora de fotografar ou filmar, graças à rigidez da estrutura e contrapeso entre as pernas.

Esse modelo também possui ajuste de altura, perfeito para qualquer ocasião. Para finalizar, o design de um tripé para celular tradicional também é mais sofisticado, enquanto o outro modelo é mais moderno.

Qual é o tripé para celular levar em viagens?

Para os aventureiros e viajantes, recomendamos a compra de um tripé para celular articulável. Esse modelo permite realizar vídeos e fotos mais dinâmicos, por causa dos ajustes e diferentes ângulos que o acessório oferece.

Além disso, esse modelo pode ser acoplado em qualquer superfície, ou seja, você poderá colocá-lo em um galho de árvore que não terá problema algum. Além disso, a estrutura plástica é mais resistente ao calor e à umidade.

Imagem de um tripé com um celular encaixado.

Um tripé para celular é um excelente equipamento para fotografar e filmar em suas viagens. (Fonte: Razvan Cristea/ Unsplash.com)

Qual a relação entre modelo de smartphone e tripé para celular?

O tamanho e peso do smartphone podem influenciar na escolha de um tripé para celular, pois dependendo do tamanho e peso desse acessório, a estabilidade e segurança do celular estará comprometida.

Tudo é questão de bom senso, se o seu smartphone é tamanho extra grande, você não pode esperar que um tripé para celular compacto será capaz de suportar o dispositivo móvel. Busque especificações técnicas e considere não só o peso do smartphone, mas de outros acessórios como luz de selfie, microfone e lente.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor tripé para celular

Para que você encontre um tripé para celular compatível com seu smartphone e que entregue as funcionalidades que você procura neste acessório, é preciso analisar e comparar algumas características no momento da compra, como as listadas abaixo:

Compatibilidade com o smartphone

O primeiro critério de compra refere-se à compatibilidade do smartphone com o tripé de celular. Geralmente, o acessório é universal, ou seja, compatível com todos os modelos, mas dependendo do tamanho e peso do celular, pode ocorrer incompatibilidade.

Importante enfatizar que o tripé precisa suportar o celular sem dificuldade, caso contrário, o tripé pode tombar e danificar seu smartphone. Não deixe de levar em consideração os outros acessórios utilizados como lente, microfone e ring light.

Peso do tripé

Além de procurar um tripé para celular compatível com o peso do smartphone, é importante analisar o peso do acessório.

Alguns modelos são muito leves, outros são mais pesados. A questão é encontrar um modelo que ofereça máxima estabilidade para o celular, mas que não seja desconfortável para carregar na mochila.

Inclinação

É muito importante checar se o tripé oferece inclinação na horizontal e vertical, pois quanto maior a versatilidade do acessório, maiores as possibilidades de fotografar em ângulos criativos.

A posição vertical destaca o interlocutor em vídeos e é perfeita para vídeos e fotos em estilo retrato. Já a posição horizontal capta melhor os detalhes do cenário.

Embora todos os modelos carreguem o celular na posição horizontal, nem todos seguram o celular na vertical. Comprar um modelo com apenas um ângulo pode limitar bastante a sua experiência.

Imagem de um tripé de celular.

Quanto maior a versatilidade do tripé para celular, melhor o investimento. (Fonte: Jeroen den Otter/ Unsplash.com)

Suporte para câmera

Sugerimos que você procure um tripé de celular que permita conectar seu smartphone e também uma câmera profissional convencional. Além disso, procure um modelo compatível com uma câmera de ação.

Alguns modelos oferecem suporte flexível e outros oferecem diferentes encaixes. Normalmente, o tripé tradicional oferece a possibilidade de conectar a outros dispositivos, enquanto o tripé articulável não.

Segurança do smartphone

Por último, mas não menos importante, gostaríamos de ressaltar a importância de escolher um tripé para celular que ofereça segurança e deixe o smartphone bem encaixado, para não correr o risco do dispositivo escorregar e cair.

Como os smartphones são aparelhos caros, o risco de o aparelho cair e danificar a estrutura ou tela ou mesmo quebrar não deve ser corrido. Antes de comprar, teste o produto, encaixe seu celular e certifique-se que o acessório oferece máxima estabilidade.

Caso compre o produto pela internet, busque informações técnicas e leia avaliações de profissionais e outros consumidores.

Resumo

Neste guia de compra você percebeu que é perfeitamente possível encontrar um tripé para celular adequado para seu smartphone que seja compatível com suas necessidades. Para encontrar esse modelo é necessário avaliar algumas características do produto.

A pesquisa valerá a pena, pois um tripé de celular pode elevar a qualidade dos seus vídeos e fotos, sem profissionais ou amadores. Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o produto. Sucesso em sua compra.

(Fonte da imagem destacada: Adesh Bankar/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas