Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Hoje, Tp Link é um fabricante de produtos de rede com base na China que pretende ser um dos três primeiros no mercado global. Ele fabrica uma gama completa de produtos, incluindo roteadores para uso doméstico. Graças ao seu forte compromisso com P&D e a nova tecnologia Wi-Fi 6, estes roteadores se destacam no mercado.

Este fabricante trabalha constantemente há mais de vinte anos, onde a qualidade da construção se reflete em cada um de seus produtos. Por esta razão, cada vez mais casas têm um router TP Link. Além disso, eles são projetados para serem configurados por todos os tipos de usuários, mesmo aqueles sem conhecimento de informática. Então, se você quer comprar um, você está com sorte, nós temos muito a lhe dizer.




As coisas mais importantes

  • A primeira coisa que você precisa ser claro é sobre que tipo de roteador você está procurando. Este fabricante lhe oferece múltiplas possibilidades: deco, Wi-Fi Mesh ou mesh Wi-Fi, wireless, cartão SIM ou com fio.
  • Você também deve considerar para que você vai usá-la ou que tipo de conexão você precisa. Com os roteadores 3G/4G, por exemplo, você tem a possibilidade de ter sempre uma conexão com a Internet onde quer que você esteja.
  • Não esqueça as portas USB multifuncionais, um dos critérios básicos de compra. TP Link tem modelos com portas USB 2.0, portas USB 3.0 e até modelos com ambas as opções.

Router TP Link: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre um router

TP Link Se você está pensando em comprar um router TP Link home, há uma série de coisas a ter em mente. Não esqueça que existem modelos diferentes de routers e que nem todos eles têm as mesmas características ou oferecem o mesmo desempenho. Por esta razão, nesta seção nós nos propusemos a responder as principais perguntas que os compradores deste tipo de dispositivo tendem a ter.

trabajando en oficina

Os roteadores TP Link garantem a melhor conexão para que você possa realizar suas atividades de trabalho de casa, mantendo o mesmo nível de produtividade e até mesmo aumentando-o. (Fonte: lightfieldstudios: 134051506/ 123rf.com)

Que tipos de routers TP Link existem?

Atualmente, existem diferentes tipos de routers TP link para a casa. Os tipos mais importantes que você pode encontrar no mercado são o conjunto de roteadores Deco ou OneMesh para wifi doméstico inteiro, roteadores wireless, roteadores 3G/4G e roteadores com fio.

Na tabela abaixo, nós apresentamos as principais vantagens e desvantagens de cada um desses tipos:

Tipos de routers TP link Faixa de conexão Sistema de conexão Qualidade da conexão Custo aproximado
Deco -Provê a mesma velocidade de conexão em toda a casa -Todos os dispositivos Deco instalados formam uma rede unificada com o mesmo nome -Os dispositivos conectam-se automaticamente ao Deco que oferece a melhor conexão -Fornece conexões sem atraso a mais de 100 dispositivos, mesmo em redes lotadas - Este sistema é bastante caro - Em uma casa de vários andares, vários nós precisam ser instalados, o que aumenta o custo
One Mesh -Mantém uma única rede Wi-Fi que cobre cada canto da casa e elimina pontos mortos -Não há necessidade de substituir os dispositivos Wi-Fi existentes - O roteador e os extensores de rede compartilham um único nome Wi-Fi - Sempre escolhe o caminho de conexão mais rápido para seus dados - O custo é menor do que a rede mesh da Deco -No entanto, como foi projetado para uma função específica, é mais caro do que construir um sistema de roteador mais extensores Wi-Fi
Roteador sem fio -Incorpora antenas internas ou externas que estendem a cobertura -Realiza as mesmas funções que um roteador convencional e, além disso, inclui as funções de um ponto de acesso sem fio -alguns modelos de banda dupla atingem taxas de transferência de dados de 4804 Mbps -No entanto, não conecta os mesmos dispositivos ou obtém a mesma velocidade que um roteador TP Link convencional -Custa mais que um roteador convencional
Roteador 3G/4G -Oferece conectividade com a Internet em qualquer lugar inserindo o cartão SIM -Pode ser usado como roteador portátil sem a necessidade de fibra ou ADSL -Conecta até 64 dispositivos sem fio ao mesmo tempo -Em movimento, a conexão através de redes 4G não é estável - A tarifa móvel contratada pode ser esgotada e não ter acesso à Internet
Roteador com fio - Alcance limitado ao cabo -Proporciona maior segurança à navegação na rede do que a conexão Wi-Fi -Permite ser conectado com 100% da banda contratada -É o mais acessível

O que posso fazer com um router TP Link?

Algumas vezes, devido à ignorância, podemos ignorar as muitas possibilidades oferecidas por um roteador TP Link. Aqui nós explicamos alguns dos mais interessantes que você pode configurar para que você possa tirar o máximo proveito disso:

  • Uma rede Wi-Fi 5G: para aproveitar ao máximo as conexões de fibra ótica, como no TP Link AC1200. Isto resulta em maiores velocidades de transmissão de dados, assim como maior estabilidade.
  • Acesso remoto ao roteador TP Link: permite que você gerencie a configuração a partir de outro computador. A maioria dos routers, como o TP Link TL WR841N, oferece esta funcionalidade. Um usuário normal pode não achar essa possibilidade útil, mas há pessoas que precisam saber o status de sua rede a qualquer momento para seu trabalho ou segurança.
  • Criar uma conexão wifi para convidados ou amigos: Isto permite uma nova rede paralela à rede doméstica. Esta funcionalidade está disponível na maioria dos modelos, tais como o TP Link Archer C6.
  • Limite a largura de banda de cada computador: Isto ajuda a evitar que um computador abrande os outros. Como o TP Link TL-WR841n, um dos routers mais clássicos.

O que é a tecnologia Wi-Fi 6 e que vantagens ela traz para um roteador TP Link?

A tecnologia Wi-Fi 6 é um padrão de transmissão sem fio que corresponde ao Wi-Fi 802.11ax. Não é uma nova maneira de se conectar à Internet, mas uma atualização do Wi-Fi 5 ou 802.11ac. Esta atualização incorpora melhorias que a tornam mais eficiente e menos sedenta de energia. Ele também apresenta um melhor gerenciamento multi-dispositivo. Esta certificação está disponível nos roteadores TP Link há vários anos. Na tabela a seguir, detalhamos as muitas vantagens que um roteador TP Link equipado com a tecnologia Wi-Fi 6 pode oferecer a você. E também suas desvantagens:

Vantagens
  • Baixa latência quando muitos dispositivos acessam o roteador graças às tecnologias OFDMA e MU-MIMO
  • Nenhuma interferência na rede devido à tecnologia Color BSS
  • Velocidade atinge 9,6 Gbps (Wi-Fi 5 a 7 Gbps)
  • Banda de freqüência dupla: 2.4 GHz e 5 GHz
  • Maior duração da bateria devido à tecnologia Target Wake Time (TWT)
  • Maior segurança da rede devido ao protocolo WPA3
  • Compatibilidade retroativa
  • Melhor realidade aumentada, streaming e IoT
  • Maior conectividade Wi-Fi em lugares lotados
Desvantagens
  • Os routers com esta tecnologia são mais caros
  • É necessária uma conexão de banda larga Gigabit
  • Faixa de rede menor em comparação com a rede de 5 GHz: os sinais são interrompidos se houver uma obstrução entre o router e o dispositivo

O que são tecnologias MU-MIMMO e Beamforming em um router TP Link?

TP Link melhorou seus roteadores Wi-Fi 6 com tecnologia avançada MU-MIMMO e tecnologia Beamforming para otimizar o desempenho geral da rede sem fio. As duas tecnologias estão relacionadas porque trabalham juntas nos roteadores domésticos TP Link.

A tecnologia MU-MIMO permite que um roteador TP Link Wi-Fi se comunique com vários dispositivos simultaneamente. Eles podem enviar e receber dados na melhor banda disponível. Isto reduz o tempo de espera para os dispositivos conectados receberem o sinal sem fio e aumenta a velocidade da rede. Atualmente, os roteadores Archer C2600 e Archer VR2600 estão equipados com a tecnologia MU-MIMO.

Também, a tecnologia Beamforming que detecta a localização dos dispositivos conectados e concentra a força do sinal em direção a eles. Desta forma, as conexões sem fio são otimizadas nessa direção, proporcionando uma conexão sem descontinuidades. Assim, os dispositivos conectados à rede doméstica sempre têm Internet. Os roteadores TP Link Archer C9 ou Archer C80 possuem esta tecnologia.

router blanco de alta velocidad

Isto melhora a experiência do usuário de redes wifi domésticas, que desfrutam de ótimo desempenho em todos os seus dispositivos sem atrasos. (Fonte: Kittichai Boonpong: 75434025/ 123rf.com)

Um router TP Link aumenta a eficiência da distribuição wifi?

As características Smart Connect e Airtime Fairness aumentam a eficiência dos roteadores TP Link no desempenho geral da rede. Com ambas as características, você pode desfrutar de uma experiência wifi mais suave e sem atrasos.

É verdade que com muitos dispositivos conectados à mesma banda, o desempenho é reduzido. Assim, graças ao Smart Connect, um roteador TP Link pode escolher a melhor banda wifi disponível e menos congestionada para que cada dispositivo possa atingir seu potencial máximo. Além disso, ele monitora o status de cada dispositivo para determinar se ele se beneficiaria de ser remanejado para uma banda diferente.

Airtime Fairness, por outro lado, é uma tecnologia bastante comum nos mais recentes roteadores TP Link. Este recurso aumenta o desempenho geral da rede e evita que dispositivos mais lentos desacelerem toda a rede.

Quando a tecnologia de proteção contra raios em um router TP Link é ativada?

Um choque elétrico que atinge a tomada onde nosso roteador está conectado, na forma de um pico de energia, pode causar uma falha. Felizmente, a tecnologia de proteção contra raios profissional, incorporada em alguns roteadores TP Link, foi projetada para evitar que estes surtos elétricos penetrem no interior do dispositivo.

Esta tecnologia é ativada quando há elementos da natureza, como descargas atmosféricas de até 6000V. Assim, mesmo com mau tempo, você pode desfrutar da Internet em casa com paz de espírito. O roteador TP Link TD-W9977 incorpora esta tecnologia.

chico configurando conexión

Graças à tecnologia Smart Connect, o roteador determina automaticamente se um dispositivo deve ser conectado à banda de 2,4 ou 5 GHz, fornecendo a melhor velocidade para cada dispositivo e distribuindo de forma otimizada os dispositivos para cada rede. (Fonte: Kittichai Boonpong: 75430583/ 123rf.com)

O que é Controle dos Pais em um router TP Link e para que serve?

Controle dos Pais em um roteador TP Link é uma ferramenta de gerenciamento inteligente que permite a você definir qual conteúdo está disponível para seus filhos e quanto tempo eles podem ficar online. Esta ferramenta de gerenciamento está incluída em alguns modelos como TP Link AC1900 ou TP Link Archer MR200.

Com base nas próprias necessidades dos pais, o Controle dos Pais pode ser usado para gerenciar as seguintes categorias:

  • Filtragem de Conteúdo: restringe o acesso a conteúdo considerado inadequado para crianças de uma certa idade, como pornografia e violência.
  • Restrição de tempo: para que as crianças não possam acessar a Internet durante certas horas (por exemplo, enquanto estão fazendo seus deveres de casa), ou para restringir seu tempo de conexão nos fins de semana.
  • Restrição do site: com este recurso você pode limitar o acesso de seus filhos a sites específicos e redes sociais. Desta forma, você pode prever situações perigosas para eles, tais como bullying ou phishing.
  • Monitoramento: isto permite que você saiba quais sites e aplicações seus filhos estão usando. Desta forma, você pode controlar a pegada digital deles.

Critérios de compra

Na hora de comprar um router TP Link, é essencial que você leve em conta uma série de critérios a fim de selecionar aqueles que melhor se adaptem aos seus gostos e necessidades. Para tornar o processo de seleção mais fácil para você, nós selecionamos o que consideramos ser o critério mais importante:

Dual band

Roteadores básicos normalmente transmitidos apenas na banda de 2,4 GHz. Em contraste, os roteadores TP Link de banda dupla oferecem a flexibilidade de duas redes dedicadas (transmitindo sinais nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz simultaneamente) e garantem desempenho sem fio completo.

Como a banda de 5 GHz está menos congestionada, além de ter menos interferência e ruído, ela permite que velocidades mais altas sejam alcançadas através do uso de múltiplos canais, oferecendo maior taxa de transmissão. Com roteadores de banda dupla você encontrará uma cobertura maior de 2,4 GHz e também, velocidades mais altas e menos saturação de 5 GHz. Atualmente, Archer C6, AC1900 ou Archer MR200 são banda dupla.

chica trabajando en computadora

Tarefas simples como enviar e-mails ou navegar na web são tratadas pela banda de 2,4 GHz. E tarefas de largura de banda intensiva, tais como jogos online ou transmissão de vídeo HD, são processadas pela banda de 5 GHz. (Fonte: fizkes: 131415241/ 123rf.com)

Portas USB multi-funcionais

Muitos usuários não as usam por ignorância, mas alguns roteadores TP Link têm portas USB embutidas para conectar outros dispositivos.

Roteadores mais antigos só têm portas USB 2.0, como o roteador TP Link TL-MR3420. No entanto, este fabricante também oferece roteadores com portas USB 3.0, tais como o TP Link Archer C2300. Esta opção é sem dúvida mais rápida e permite que mais dispositivos sejam conectados. Além disso, alguns roteadores, como o TP Link Archer C3200, têm ambas as opções. Aqui estão os usos mais importantes para estas portas USB em um router TP Link:

  • Conectar dispositivos tais como impressoras
  • Crie um servidor com uma pendrive ou disco rígido
  • Conecte um modem 4G
  • Carregar outros dispositivos (telefones celulares, tablets)
  • Atualizar o firmware do próprio roteador

Portas Gigabit

Se você está procurando comprar um roteador, você vai querer checar para portas Gigabit Ethernet. Mesmo que sua conexão com a Internet seja muito menor, você deve sempre tentar comprar um roteador com portas Ethernet com a maior velocidade possível. Você só será capaz de navegar na velocidade máxima da sua conexão, mas a maior largura de banda lhe dará melhor desempenho ao conectar múltiplos dispositivos.

Um roteador TP Link Gigabit não só oferece conexão via Wi-Fi, mas também através de suas conexões LAN. Você pode conectar dispositivos de alta corrente, tais como computadores, consoles de jogos ou TVs via cabo. O Link Archer MR600 ou Archer C3200 são roteadores TP Link Wi-Fi com portas Gigabit.

Você sabia que anos atrás o Google se encontrou em uma situação única porque um garoto de 12 anos tinha inadvertidamente investido 100.000 euros via anúncios do Google? Tudo porque ele queria se tornar um youtuber. Você consegue imaginar seus pais?

Dispositivo All-in-One

Este dispositivo combina a banda de 5GHz com a banda de 2.4 GHz fornecendo uma largura de banda de 600 Mbps. Isso permite que você execute tanto tarefas de baixa largura de banda como o envio de e-mails na banda de 2.4GHz quanto tarefas mais intensivas como o streaming na banda de 5GhZ. Ele também lhe permitirá acessar a Internet através de uma conexão ADSL, cabo ou fibra.

Além disso, este tipo de roteadores TP Link, executam o trabalho de diferentes dispositivos de conectividade como modem ADSL, roteador ou switch . Portanto, você não tem que comprar vários dispositivos para acessar e compartilhar conexões de Internet de alta velocidade. O router TD-W8980 é um dispositivo All-in-One.

router de alta velocidad

Além disso, os roteadores All-in-One são equipados com portas USB multifuncionais, para que os usuários possam compartilhar impressoras, arquivos e recursos em sua rede local ou na Internet. (Fonte: Kittichai Boonpong: 78520899/ 123rf.com)

Protocolo WPA3

Para maximizar a segurança do seu Wi-Fi, o TP Link está incorporando a tecnologia WPA3 em seus dispositivos. WPA3 é o mais recente protocolo de segurança que fornece criptografia de senha mais segura e proteção aprimorada contra ataques de força bruta para proteger seu Wi-Fi doméstico.

Aqui estão as novas características que este padrão de segurança incorpora aos routers TP Link:

  • Encriptação de senha mais forte
  • Melhor proteção contra ataques de força bruta: utiliza o protocolo Simultaneous Authentication of Equals (SAE), prevenindo ataques à conexão sem fio, mesmo quando sua senha é fraca
  • Novas capacidades para melhorar a segurança cibernética em redes pessoais

Antenas internas ou externas

Antenas são muito importantes nos roteadores TP Link, especialmente considerando que hoje em dia a maioria das conexões é via Wi-Fi. Alguns modelos de roteadores TP Link têm apenas antenas internas, outros têm antenas externas e outros têm ambas. No entanto, em nenhum caso isso significa que a qualidade da conexão será pior.

É importante saber quais são as diferenças entre as antenas internas e externas. Na tabela a seguir, nós indicamos os mais significativos:

Antenas internas antenas externas
- Elas estão localizadas dentro do router 

- O sinal é distribuído igualmente em todos os lugares

- Não é necessário orientar a antena para que o sinal chegue melhor a um determinado lugar

- Todas as áreas recebem o sinal com a mesma qualidade

-Eles estão em vista - Eles são melhores para enviar o sinal para áreas remotas

- A antena precisa ser orientada para levar o sinal para um lugar específico

-As áreas onde a antena não está apontando recebem um sinal de qualidade inferior

Resumo

Um roteador TP Link permite que vários dispositivos via cabo, ADSL ou conexão Wi-Fi tenham acesso à Internet. Além disso, este pequeno dispositivo oferece muitas possibilidades: criar listas negras de dispositivos que você não quer conectar ao seu roteador, bloquear o acesso a certos websites e até mesmo configurar o roteador a partir do seu telefone celular de uma forma simples e gratuita.

TP Link é uma boa opção entre a grande variedade de roteadores domésticos no mercado. O importante é que você esteja claro sobre que tipo de roteador você quer e para que você vai usá-lo. Além disso, se você priorizar aqueles que oferecem maior velocidade, ou se você optar por uma melhor cobertura para que o sinal chegue a cada canto de sua casa.

Esperamos ter ajudado você a chegar mais perto do roteador que você está procurando. Se sim, não se esqueça de nos deixar um comentário ou compartilhar este artigo sobre mídias sociais!

(Fonte de imagem em destaque: Comparar Fibra: mhA3QOXME5M/ unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas