Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Uma tendência crescente é a crescente adoção de portas USB tipo C pelas marcas em seus dispositivos tecnológicos. É visto como o futuro conector universal que diferentes tipos de dispositivos irão adotar. Enquanto por enquanto, dispositivos de médio e alto nível integram-no, há um grande número de carregadores tipo C no mercado para escolher.

Introduzido em 2015, espera-se que ele substitua as outras portas que conhecemos, portanto a compreensão de suas características e tipos é relevante. Especialmente porque, embora a padronização esteja sendo procurada com este novo formato, nem todos os conectores tipo C são iguais. Isso torna ainda mais valioso saber como eles funcionam para escolher o tipo C carregador certo para nossos dispositivos.




Mais importante

  • Os carregadores tipo C referem-se ao uso de um novo formato de porta USB conhecido como USB tipo C ou USB-C. No entanto, também existem carregadores tipo C com cabos híbridos. Estes têm uma conexão USB-C para o dispositivo e um conector USB tradicional no carregador.
  • Sua principal vantagem é a capacidade de fornecer dados e energia em velocidades mais altas em comparação com outros tipos de conectores no mercado. Isto permite o carregamento rápido de dispositivos como celulares e tablets.
  • Um fator importante a ser considerado é o padrão que o próprio conector tem associado a ele, pois isso terá impacto na velocidade de transferência de dados. Nem todos os carregadores tipo C darão o mesmo desempenho. Portanto, é importante verificar as especificações dos carregadores para escolher o mais adequado.

Tipo C carregador: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os carregadores tipo C

É verdade que os conectores USB tipo C, e por sua vez os carregadores tipo C, já estão no mercado há alguns anos. No entanto, ainda há confusão sobre seu uso e desempenho. À primeira vista, parece que é apenas um carregador com entrada USB tipo C, mas quando você verifica as especificações, você pode encontrar diferenças entre elas. Para facilitar sua decisão, esclarecemos algumas das principais dúvidas que podem surgir no momento da compra.

Os carregadores tipo C referem-se ao uso de um novo formato de porta USB conhecido como USB tipo C ou USB-C. (Fonte: Jianye Li: 86368532/ 123rf.com)

O que é um tipo C carregador e quais são seus benefícios?

Um tipo C carregador é essencialmente um carregador que tem portas USB tipo C. Isto o torna compatível com uma gama de benefícios que vêm com conectores USB-C, mas somente se estes tiverem os padrões necessários. Por sua vez, carregadores com portas USB tradicionais que vêm com cabos híbridos USB tipo A para USB tipo C podem ser considerados carregadores tipo C.

O principal a se notar sobre os carregadores tipo C é que qualquer vantagem, além de sua propriedade reversível, se resumirá às especificações que o cabo USB-C possui. A seguir está uma lista das vantagens e desvantagens dos carregadores tipo C.

Vantagens
  • Velocidades de transferência de dados e energia mais altas que os conectores tradicionais, se tiver um padrão diferente do USB 2.0
  • Conector reversível
  • Alguns modelos permitem o carregamento de múltiplos dispositivos ao mesmo tempo
  • A maioria dos modelos suporta tecnologias de carregamento rápido
  • Maior integração em dispositivos móveis de médio e alto nível
  • Tamanho de porta menor, o que beneficia sua integração em dispositivos atuais, especificamente computadores que procuram ser mais finos.A maioria dos carregadores tem sistemas inteligentes de detecção de capacidade de carga, o que protege contra dispositivos de sobrecarga.
Desvantagens
  • Nem todos os conectores USB-C suportam os mesmos tipos de padrões USB
  • Necessidade de verificar a compatibilidade com o equipamento.

Que tipos de carregadores tipo C estão no mercado?

Há um grande número de carregadores tipo C e suas principais diferenças são as especificações padrão e a capacidade de carga. Além disso, precisamos considerar o quanto nossos dispositivos são compatíveis com as características oferecidas. Portanto, a maneira mais fácil de categorizá-los é pelas especificações que eles têm.

Existem carregadores com portas USB-C, embora a grande maioria da indústria esteja em um período de transição, portanto é comum ver carregadores com portas USB tradicionais e um conector USB-C. O principal diferencial é qual protocolo está associado a ele, pois isso afetará a taxa de transferência de dados. Estes podem ser USB 2.0, 3.0 ou 3.1.

Por sua vez, existem carregadores específicos para laptops, que se caracterizam por ter uma maior capacidade de carga, já que são dispositivos mais exigentes. Consequentemente, existem modelos de carregadores tipo C que incluem carregamento simultâneo, compatível com celulares e laptops.

Se eu quiser: Devo considerar:
Carregar dispositivos móveis ou similares O padrão associado com o conector do carregador tipo C. Até agora existem 3 tipos principais de padrões integrados em conectores USB-C: USB 2.0, USB 3.0 e USB 3.1. Cada um tem velocidades de transferência de dados diferentes associadas a ele, então você deve preferir aquele que é compatível com o seu dispositivo para obter o máximo dele.
Carregando laptops A potência de carga que o tipo C carregador fornece, escolhendo aquele que é mais compatível com o seu computador. Capacidades de carga mais baixas podem levar a problemas de carga insuficiente. Além disso, existem modelos de computadores que só funcionam com carregadores originais, portanto verifique a compatibilidade com a marca e modelo.
Carregamento rápido O tipo de tecnologia de carregamento rápido com a qual seu dispositivo é compatível, e que está embutido nos carregadores tipo C. Existem 3 tipos de fontes de tecnologias de carregamento rápido: marcas de dispositivos eletrônicos (como Huawei, Samsung, OnePlus), empresas de tecnologia como USB-IF ou Qualcomm (com USB Power Delivery e Quick Charge), e finalmente, alguns dos próprios fabricantes de carregadores, como Anker com Power IQ ou Aukey com AiPower. Portanto, verifique as especificações para ter certeza de que o dispositivo se beneficiará da Carga Rápida.
Carga simultânea Um tipo C carregador com múltiplas conexões. Se tiver entradas de diferentes tipos, permite que uma variedade de dispositivos seja carregada.
Carregar meu dispositivo do carro Um tipo C carregador projetado para o carro que é compatível com o dispositivo.
Cuidar da porta USB-C Um carregador magnético tipo C, pois seu design incorpora um acessório que se conecta à porta USB-C do dispositivo, e o protege do pó ou desgaste. Verifique a compatibilidade com o dispositivo que você deseja carregar.

O que significa para um tipo C carregador ser reversível?

Mais do que apenas uma propriedade dos carregadores tipo C, a reversibilidade é uma das principais características dos conectores USB tipo C. Basicamente, isso significa que eles podem ser conectados a dispositivos de qualquer forma, dado o seu design oval simétrico. Em comparação, aqueles que só têm uma maneira correta de se conectar e funcionar. Isto torna tal recurso prático e conveniente, especialmente ao conectar ou carregar dispositivos com luz limitada.

Esta singularidade de ser totalmente reversível também está associada ao objetivo de tornar a porta USB-C um conector universal, pois não importa de que forma você conecte, ela ainda funcionará. E ao contrário do conector Lightning da Apple, que embora também reversível é exclusivo dos produtos Apple, a porta USB-C já está se expandindo para outros dispositivos. Está até sendo usado pela Apple no carregador para alguns modelos de MacBooks.

Quais são as diferenças entre um tipo C carregador e um carregador micro USB?

Basicamente, a principal diferença entre um tipo C carregador e um carregador micro USB é o tipo de conector que eles usam. Os carregadores tipo C usam conectores reversíveis USB-C, geralmente em ambos os lados, mas os cabos USB-C para USB-A estão disponíveis. Os carregadores Android tradicionais, por outro lado, usam o conector micro USB com seus dispositivos.

tipo C carregador Carregador com micro USB
Formato do conector USB-C micro USB
Suporte padrão conectores USB-C podem suportar até USB 3.1, e em breve serão USB 3.2. Isto significa que pode haver conectores USB-C com padrão USB 2.0, pois às vezes há fabricantes que optam por fazê-lo para não aumentar os custos os conectores Micro USB suportam apenas até USB 3.0. E eles são retrocompatíveis com versões antigas.
Dispositivos que os usam a maioria dos dispositivos móveis high-end e certos computadores usam novas portas tipo C. Mas lentamente os conectores USB-C estão começando a se tornar mais difundidos dentro de diferentes tipos de dispositivos Presente na maioria dos dispositivos móveis de baixo custo. Ele tem sido o padrão na fabricação de dispositivos Android por anos, mas espera-se que seja substituído pelo conector tipo C.

Que tipos de dispositivos funcionam com carregadores tipo C?

Por enquanto, os maiores adotadores deste novo formato de conexão são os telefones celulares do sistema operacional Android de alto nível. Embora existam alguns celulares de médio alcance incorporando esta tecnologia no mercado. Ao mesmo tempo, dada a resolução dos organismos europeus de pressionar por um padrão de carregamento universal, espera-se que lentamente mais dispositivos móveis integrem este tipo de porta e, portanto, sejam compatíveis com carregadores tipo C (1, 2)

  • Telefones celulares com especificações USB 2.0: Estes são dispositivos móveis de médio alcance e até high-end, onde os fabricantes incorporam o conector tipo C apenas para seu formato, ou seja, sem padrões diferentes de outros dispositivos móveis no mercado.
  • Telefones celulares com especificações USB 3.0 e acima: Estes são telefones celulares que funcionam sob os padrões USB 3.0 ou 3.1, que permitem maiores velocidades de transferência de dados. Neste caso, especialmente com o USB 3.1, os benefícios dos conectores Tipo C estão sendo explorados. Exemplos disso são o Google Pixel, OnePlus 8 Pro e Samsung Galaxy S20.
  • Laptops e outros: Embora a Apple ainda não tenha integrado o conector tipo C em seus telefones celulares, ela o adicionou a alguns novos computadores Mac e tablets. Outras marcas que incluem portas USB-C para carregar seus computadores incluem Huawei, Dell, Microsoft, Lenovo e HP, entre outras. No entanto, a compatibilidade deve ser verificada, pois existem dispositivos que só carregam com os carregadores tipo C da marca, tais como o HP Spectre X2.

Será cada vez mais comum que os celulares e laptops atuais venham com um conector tipo C, assim como outros dispositivos eletrônicos como o console Nintendo Switch. Mas, dado que levará tempo para se conseguir um conector universal. Ao escolher um tipo C carregador, é importante certificar-se de que as especificações sejam compatíveis com o seu dispositivo.

Que tipo de tecnologias os carregadores tipo C suportam?

Talvez este seja o ponto mais importante a considerar ao comprar um tipo C carregador. Foi explicado anteriormente que o ponto que diferencia os tipos de carregadores tipo C uns dos outros é o padrão associado a eles. Aqui estão as diferentes opções:

Padrão USB: Estes podem ser USB 2.0, 3.0 ou 3.1. Estes afetam a velocidade da transferência de dados. Portanto, USB 3.1 não é o mesmo que USB-C, pois o primeiro é um padrão e o outro um formato de conector, que em alguns casos são integrados juntos.

Tecnologias de empresas de tecnologia: Estas normalmente incluem suas próprias portas especiais. As mais populares são a Carga rápida da Qualcomm e o fornecimento de energia USB.

  • Carga rápida: Identifica inteligentemente a energia necessária para carregar um dispositivo de forma rápida e eficiente, tendo em mente a vida útil das baterias.
  • Fornecimento de energia USB: Um padrão que permite que mais energia seja fornecida com segurança e proteção. Mesmo desde o lançamento do Quick Charge 4, o Quick Charge 4 suporta o fornecimento de energia USB e usa a porta USB-C. Isto indica como as tecnologias estão sendo integradas em torno do novo formato USB-C.

Tecnologias de marcas de dispositivos móveis: Algumas marcas desenvolveram carregadores tipo C que suportam suas próprias tecnologias de carregamento rápido, tais como Huawei, Samsung e OnePlus.

Tecnologias de fabricantes de carregadores: Alguns fabricantes desenvolveram suas próprias tecnologias para agregar valor aos seus produtos. Essas tecnologias são similares e funcionam através da detecção de como carregar baterias da maneira mais eficiente e rápida, como Anker com Power IQ, Aukey com AiPower ou RavPower com iSmart 2.0.

Sua principal vantagem é a capacidade de fornecer dados e energia em velocidades mais altas em comparação com outros tipos de conectores no mercado. (Fonte: Alexshyripa: 111532219/ 123rf.com)

O que é a tecnologia USB Power Delivery em um tipo C carregador?

USB Power Delivery (ou USB PD) é um padrão de carregamento rápido desenvolvido pela USB-IF. O seu objetivo é diminuir os tempos de carga aumentando os níveis de potência entregues ao carregar um dispositivo. Sua grande vantagem é que ele atinge uma potência máxima de 100W. Além disso, ele usa portas USB-C, o que o torna um componente de certos carregadores tipo C.

Ele é integrado a dispositivos móveis iOS e Android compatíveis, e a certos computadores, dado o poder de carga que esta tecnologia permite. Nos carregadores tipo C, ele é indicado pelo seu nome, embora pareça uma porta USB-C normal. Portanto, devemos ter certeza de que nossos dispositivos são compatíveis com esta tecnologia e escolher carregadores tipo C que a incorporam.

Todos os carregadores tipo C são de carregamento rápido?

Embora um dos principais benefícios que se fala sobre conectores tipo C seja o aumento da velocidade de transferência, quando colocados em uso isso não é totalmente verdade. O ponto principal está associado com o tipo de padrão que o conector USB-C possui. Isto porque nem todos os fabricantes adicionam o mesmo tipo de padrão, o que cria um mar de conectores USB-C no mercado.

No caso dos carregadores tipo C, a capacidade de carregamento rápido dependerá de como eles são fabricados.

Se eles tiverem o protocolo USB 2.0 associado a eles, não há diferença com outros carregadores tradicionais, já que a velocidade de transferência é a mesma. Se eles tiverem associados USB 3.0 ou USB 3.1, especialmente este último, eles podem ser considerados carregadores de carga rápida e aproveitar os benefícios dos conectores USB-C.

Por outro lado, os fabricantes podem usar seus próprios sistemas de carga rápida, seja em carregadores tradicionais ou de velocidade de transferência de carga rápida. Por exemplo, a Huawei tem carregadores com o símbolo USB 2.0, mas que incluem a tecnologia Quick Charge. O importante a considerar, se você não estiver usando um carregador tipo C original, é a compatibilidade com seus dispositivos nas especificações.

Um fator importante a considerar é o padrão que o próprio conector tem associado a ele, pois isto impactará a velocidade da transferência de dados.(Fonte: Kamontad123: 28059592/ 123rf.com)

Quanto tempo leva para carregar um carregador tipo C?

A resposta mais precisa a esta pergunta é que depende. Não apenas na potência de carregamento do carregador, mas também no tipo de tecnologia de carregamento rápido ou padrão USB que ele tem associado a ele. E finalmente, o quão compatível nosso dispositivo é com essas tecnologias. Portanto, nem todos os tipos de carregadores tipo C levam o mesmo tempo para carregar.

O que é uma regra geral é que quanto mais atual for o padrão USB associado, mais rápida será a velocidade de transferência de dados.

Também deve ser notado que marcas específicas às vezes funcionam melhor com produtos originais. Então, se quisermos escolher um tipo C carregador que possa fornecer o carregamento mais rápido possível, temos que escolher o carregador mais compatível relacionado às especificações do nosso dispositivo.

O que significa que um tipo C carregador é compatível com o Thunderbolt 3?

Thunderbolt 3 corresponde à versão mais atual do Thunderbolt, um padrão de transmissão de dados desenvolvido pela Intel que é popularmente usado pela Apple em seus laptops. A grande vantagem do Thunderbolt 3 é a alta taxa de transferência de dados, que se compara a 40 Gbps em comparação com os 10 Gbps do USB 3.1.

Esta última versão foi desenvolvida para que o Thunderbolt 3 integre o formato USB tipo C como um conector. Isto estende a compatibilidade deste protocolo para uma gama mais ampla de dispositivos e, em particular, harmoniza a compatibilidade dos computadores Apple com carregadores USB tipo C.

Critérios de compra

O desenvolvimento de tecnologias levará no futuro ao uso generalizado de portas USB tipo C nos dispositivos, tanto móveis quanto portáteis, que fazem parte do nosso dia-a-dia. E embora seja um conector que visa ser universal, há uma diversidade de características que podem torná-los diferentes uns dos outros. Portanto, saber como escolher o tipo C carregador certo para você é essencial. Aqui estão os fatores que desempenham um papel relevante ao comprar.

Compatibilidade

Em termos de compatibilidade, há 2 pontos a considerar. O primeiro, e o mais óbvio, é que o tipo C carregador é compatível com nossos dispositivos. Ou seja, verificar se temos uma entrada para um cabo tipo C em nossos dispositivos.

Por outro lado, devemos ter certeza de que o tipo C carregador, ou especificamente, o padrão que o cabo suporta, é o mais apropriado para o nosso dispositivo. Nem todos os cabos USB tipo C são os mesmos. Alguns têm diferentes padrões de transferência de dados associados a eles, o que permitirá que você tenha acesso a velocidades de transferência mais altas. Por exemplo, há fabricantes que incluem porta USB-C em seus dispositivos, mas com o padrão USB 2.0.

Dispositivos móveis de ponta começaram a integrar portas USB-C, o que introduziu uma variedade de carregadores tipo C no mercado. (Fonte: Romero: PRFFF0GGPEc/ Unsplash.com)

Velocidade de transferência

Dependendo do tipo de padrão suportado pelos cabos USB tipo C que você possui, a velocidade de transferência que o tipo C carregador pode fornecer irá variar. Portanto, você deve verificar as especificações para ver qual tipo é suportado pelo carregador desejado. Não apenas para poder escolher o certo, mas também para tirar proveito de velocidades mais altas se os seus dispositivos o permitirem.

  • 480 Megabits por segundo (Mbps): Esta velocidade está associada ao padrão USB 2.0, que está embutido na maioria dos carregadores de dispositivos móveis tradicionais. Este tipo de velocidade não é classificado como carga rápida, mas simplesmente tem o conector no formato USB tipo C sem a vantagem de velocidades de transferência mais altas.
  • 5 Gigabits por segundo (Gbps): Associado ao padrão USB 3.0, que, ao contrário do anterior, é considerado carga rápida. Ele tem uma taxa de transferência de dados 10 vezes mais rápida do que a versão anterior. É reconhecido por um símbolo "SS" no cabo USB, que se refere ao SuperSpeed.
  • 10 Gigabits por segundo (Gbps): Este está associado ao protocolo USB 3.1, que é o protocolo mais atual até hoje. É categorizado como carga super rápida, e é representado em carregadores com SS 10. Uma vez que suporta potências de carga de até 100 W quando se usa USB Power Delivery, ele é mais compatível para carregar laptops.

Tipos de tecnologias de carregamento rápido suportadas

Os fabricantes de dispositivos eletrônicos estão se adaptando ao novo formato USB em seu próprio ritmo. Uma das particularidades de certos carregadores tipo C para telefones celulares é que eles incluem o conector USB-C, mas têm suas próprias tecnologias de carregamento rápido associadas a eles, que são compatíveis apenas com certos modelos.

Por exemplo, a marca OnePlus tem carregadores tipo C para seus dispositivos que vêm com a tecnologia Warp Charge, que só é compatível com seus próprios modelos. Outros exemplos incluem marcas como a Huawei com SuperCharge, Samsung com Super Fast Charging ou Motorola com TurboPower, entre outras. De fato, o fato desses carregadores serem mais específicos da marca significa que é recomendado não carregar outros tipos de dispositivos com eles, pois eles poderiam causar problemas.

Por sua vez, os carregadores tipo C fabricados por terceiros integram suas próprias tecnologias de carga rápida. Estes visam uma maior compatibilidade entre os dispositivos que integram o conector tipo C. Mas por mais longa que seja a lista de modelos compatíveis, é importante lembrar que nem todos poderão usufruir das mesmas características.

Isto porque existem modelos com padrões mais antigos ou diferentes tipos de compatibilidade de padrões, o que só permitirá a cobrança convencional. Mesmo que o carregador indique que ele está carregando rapidamente. Portanto, é melhor preferir carregadores originais ou certificar-se de que o carregador desejado seja de fato compatível com sua própria marca e modelo.

Conectores USB-C que integram padrões USB mais atuais permitem a entrega de energia a dispositivos mais exigentes, o que leva à expansão dos carregadores tipo C para notebooks no mercado. (Fonte: Baumeister: RWxeE7wu1T8/ Unsplash.com)

Poder de carga

Em termos de escolha de um tipo C carregador, é importante rever as especificações de carga do carregador desejado. E embora seja óbvio que mais poder irá fornecer mais carga, isto estará sempre dentro dos limites das especificações de nossos produtos. Na maioria dos casos de carregadores tipo C móveis, eles têm sistemas inteligentes incorporados que protegem contra sobrecarga e garantem que eles fornecem a energia necessária com segurança.

No caso de laptops, é preciso ter mais cuidado com a compatibilidade de carga, pois as tensões erradas podem não carregar ou podem danificar os dispositivos.

Os conectores tipo C associados a padrões USB mais atuais permitem que a energia seja fornecida a dispositivos mais exigentes. E com mais marcas adotando este tipo de conector, os carregadores tipo C para laptops estão em ascensão. Mas, é importante verificar se o poder de carga é suficiente e compatível com nossos dispositivos. Por exemplo, se seu laptop requer 60 W, um carregador com capacidade máxima de 30 W não funcionará.

Número e tipo de entradas

Há uma vantagem óbvia em ter um carregador tipo C com mais de uma conexão. Especialmente se houver limitações de acesso de energia ou se você tiver mais de um dispositivo que precise ser carregado. Mais entradas criam maior eficiência ao serem capazes de carregar mais de um dispositivo de cada vez com um único carregador e plug in use.

Por outro lado, existem carregadores tipo C que incluem vários tipos de conexões. Além da porta USB tipo C, elas também podem incluir portas USB tradicionais, tornando-as acessíveis e ideais para uma ampla gama de dispositivos eletrônicos. Estes, por sua vez, podem ser usados por cabos híbridos com uma conexão USB tradicional, mas com um conector USB-C na outra extremidade. Isto aumenta a compatibilidade com uma gama mais ampla de equipamentos.

Outro tipo de conexão encontrada nos carregadores tipo C são aqueles especificamente para carregamento rápido. As mais populares são as portas USB Power Delivery que usam portas USB-C ou portas especiais para o Quick Charge da Qualcomm. Isto é útil se você tem diferentes dispositivos eletrônicos que você quer cobrar que são compatíveis com estas tecnologias.

Resumo

Embora ainda haja muita confusão sobre o uso de portas USB tipo C, sua compatibilidade com vários tipos de dispositivos eletrônicos está crescendo. Especialmente porque se espera que ele se torne o conector universal do futuro. Como tal, podemos esperar que os carregadores tipo C se tornem uma parte essencial de nossas vidas diárias.

Além disso, sua natureza reversível e alto suporte para tecnologias de carregamento rápido oferecem mais pontos, sendo a capacidade de velocidades de carregamento mais rápidas sua maior vantagem. Entretanto, isto está sujeito ao tipo de padrão que os carregadores tipo C suportam, portanto permanecerá uma área cinza até que haja uma maior padronização neste ponto.

Esperamos que este guia tenha sido útil. Se você gostou, deixe-nos um comentário e compartilhe-o em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Adutskevich: 67419119/ 123rf.com)

Referências (5)

1. Risk & Policy Analysts Limited. Study on the Common Charger 2.0 [Internet]. DIGITALEUROPE and the Mobile & Wireless Forum; 2019 [2021Mar8].
Fonte

2. Ipsos, Trinomics. Impact assessment study on common chargers of portable devices. https://op.europa.eu/en/web/eu-law-and-publications/publication-detail/-/publication/c6fadfea-4641-11ea-b81b-01aa75ed71a1. European Commission; 2019 [2021Mar8].

3. Saunders B. USB Type-C System Overview: Enabling connections for data, display and power [Internet]. USB Implementers Forum; 2019 [2021Mar8].
Fonte

4. USB Implementers Forum. USB Charger (USB Power Delivery). https://www.usb.org/usb-charger-pd. 2016 [2021Mar8].

5. Sadat A, Ahmad J, Jones KM. USB Type-C™ represents breakthrough connectivity [Internet]. Texas Instruments Incorporated; 2015 [2021Mar8].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudio oficial
Risk & Policy Analysts Limited. Study on the Common Charger 2.0 [Internet]. DIGITALEUROPE and the Mobile & Wireless Forum; 2019 [2021Mar8].
Ir para a fonte
Estudio de evaluación de impacto
Ipsos, Trinomics. Impact assessment study on common chargers of portable devices. https://op.europa.eu/en/web/eu-law-and-publications/publication-detail/-/publication/c6fadfea-4641-11ea-b81b-01aa75ed71a1. European Commission; 2019 [2021Mar8].
Presentación oficial de producto
Saunders B. USB Type-C System Overview: Enabling connections for data, display and power [Internet]. USB Implementers Forum; 2019 [2021Mar8].
Ir para a fonte
Especificaciones oficiales de producto
USB Implementers Forum. USB Charger (USB Power Delivery). https://www.usb.org/usb-charger-pd. 2016 [2021Mar8].
Artículo de evaluación de producto
Sadat A, Ahmad J, Jones KM. USB Type-C™ represents breakthrough connectivity [Internet]. Texas Instruments Incorporated; 2015 [2021Mar8].
Ir para a fonte
Resenhas