Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Quem não precisou de um termômetro em algum momento deste ano? No entanto, nem todos sabem qual é o melhor termômetro para suas necessidades. A grande variedade de termômetros no mercado torna muito difícil a escolha de um ou de outro.

Qual é o melhor termômetro, como você usa cada um deles, quais são as suas vantagens e desvantagens? Não se preocupe, aqui você tem todas as respostas a estas perguntas e muito mais. Se você é um daqueles que acham difícil decidir, aqui nós tornamos isso muito fácil para você. Preste muita atenção!




A coisa mais importante

  • O termômetro é um instrumento usado para medir a temperatura. É usado tanto na área da saúde para descobrir se temos febre e estamos doentes, como também para controlar a temperatura dos alimentos ou mesmo do ambiente.
  • O monitoramento da temperatura corporal é muito importante em caso de doença, e um bom termômetro é essencial para isso.
  • Há uma grande variedade de termômetros e, dependendo das características que precisamos, teremos que escolher um tipo ou outro. Alguns dos fatores a serem levados em conta são material, precisão, velocidade, facilidade de visão ou som e preço.

Termômetro: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre termômetros

Antes de você decidir qual termômetro comprar, aqui estão algumas informações relevantes que nós achamos que você deve saber. Além disso, nós respondemos as perguntas mais frequentemente feitas pelos usuários.

Um termômetro é um instrumento usado para medir temperatura. (Fonte: Rawpixel: 117111742/ 123rf.com)

O que é exatamente um termômetro?

Um termômetro é um instrumento usado para medir a temperatura. Nós encontramos diferentes formulários e aplicações, dependendo do tipo de termômetro de que estamos falando.

As aplicações mais comuns são: termômetros ambientais (eles medem a temperatura do ambiente), termômetros corporais (eles medem a temperatura do corpo) e termômetros de cozinha (eles são feitos para medir os alimentos ao cozinhar). Neste artigo nós focamos principalmente em termômetros corporais.

Acredita-se que o primeiro termômetro tenha sido inventado em 1592 por Galileu Galilei, que o chamou de "termoscópio". Sua função era medir a temperatura ambiente e para isso ele projetou um instrumento na forma de uma haste com uma lâmpada que foi introduzida em um pote de água. Mudanças na temperatura do ar dentro da haste fizeram com que a água do jarro subisse ou caísse, dependendo da temperatura.

Que tipos de termômetros existem e como eles são usados?

Há duas classificações principais de termômetros: termômetros analógicos e termômetros infravermelhos, também chamados de termômetros remotos ou sem contato. Existem dois tipos de termômetros analógicos: os termômetros digitais e aqueles com um líquido dentro.

Dentro da classificação dos termômetros infravermelhos, nós também encontramos diferentes tipos de termômetros, dependendo de como cada um deles é usado. Nesta tabela, nós resumimos os principais tipos de termômetros e como cada um deles é usado para medir a temperatura corporal.

Termômetro analógico Termômetro infravermelho
Subtipos Mercúrio, Gálio, Álcool, Digital Pistola, termômetro de orelha
Utilização Colocar na axila, boca, virilha e esperar alguns minutos Colocar a uma distância da testa, ou no ouvido

Nós não podemos esquecer de mencionar outros termômetros com outras funções, tais como termômetros de cozinha ou termômetros ambientais. Graças à tecnologia atual, há alguns termômetros que podem ser conectados a um aplicativo em nosso telefone celular, e isto também pode ser muito conveniente.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de termômetro?

Abaixo está uma tabela de vantagens e desvantagens dos termômetros analógicos.

Vantagens
  • Mais preciso
  • Mais confiável
  • Fácil de transportar
Desvantagens
  • Demora alguns minutos
  • Alguns contaminam
  • Mais difícil de ler

Agora, aqui está uma tabela de vantagens e desvantagens dos termômetros infravermelhos.

Vantagens
  • Rápido: leitura fácil e imediata
  • Não tóxico e não poluente
  • Pode ser medido à distância
  • Aviso sonoro
Desvantagens
  • Não tão confiável
  • Menos preciso
  • Mais difícil de transportar

Que tipo de termômetro é mais seguro?

Alguns termômetros, como o termômetro de mercúrio, são tóxicos e poluentes, portanto não são totalmente seguros. O termômetro analógico digital ou o termômetro infravermelho são considerados muito mais seguros, pois não causam nenhum dano em caso de quebra.

Nós também nos referimos à segurança quando falamos em medir a temperatura de pessoas que podem ter um vírus, o que é contagioso. Se precisarmos tomar a temperatura de outras pessoas, em uma situação como o coronavírus, não devemos chegar muito perto para evitar o contágio. Neste caso, o mais seguro seria o termômetro de infravermelho da arma.

O monitoramento da temperatura corporal é muito importante em caso de doença, e um bom termômetro é essencial para isso. (Fonte: Kuznecova: 113060902/ 123rf.com)

Quando é considerado uma febre?

A temperatura corporal normal de uma pessoa adulta saudável (18-40 anos de idade) está entre 36,4°C e 37,2°C, embora haja algumas pessoas que podem ter uma temperatura corporal ligeiramente mais baixa, em torno de 35,8°C. É importante ter em mente que a temperatura corporal varia ao longo do dia e, portanto, podemos dizer isso:

  • Pela manhã, uma temperatura maior que 37,2 ºC é considerada febre.
  • À tarde, por outro lado, uma temperatura superior a 37,7 ºC.

Entretanto, alguns décimos de uma febre (máxima de até 37,5ºC) acima da temperatura corporal normal é considerada uma febre de baixo grau.

Uma febre de 40°C ou mais é considerada uma febre de emergência, o que pode significar uma infecção ou doença grave, sobre a qual devemos consultar nosso médico o mais rápido possível.

Onde você coloca um termômetro?

Os termômetros analógicos podem ser colocados em diferentes partes do corpo. Embora as mais comuns sejam na axila (temperatura axilar) e na boca (temperatura oral), a temperatura corporal também pode ser medida em outras partes do corpo, como o reto (temperatura retal), virilha (temperatura da virilha) ou vagina (medida vaginal).

O termômetro de infravermelho é colocado na testa e o termômetro de infravermelho do ouvido é colocado no ouvido.

Existe uma grande variedade de termômetros, e dependendo das características que precisamos, teremos que escolher um tipo ou outro. (Fonte: Krivonos: 85281236/ 123rf.com)

Por que alguns termômetros são colocados na axila?

Como mencionado acima, a axila é um dos lugares mais comuns para medir a temperatura corporal com um termômetro analógico. Embora existam várias possibilidades de medição de temperatura, a axila é o local mais conveniente e de fácil acesso.

A temperatura retal, por exemplo, é muito mais precisa, mas muito mais complicada. Além disso, medir a temperatura na axila pode ser mais higiênico do que medir a temperatura em outras partes do corpo.

Onde eu posso comprar um termômetro?

Há muitos lugares onde você pode comprar um termômetro de temperatura corporal hoje em dia, de farmácias a qualquer supermercado ou pela internet. Em qualquer supermercado, como consumo, mercadona, lidl ou mesmo em algumas lojas como a ikea.

Se você preferir fazer sua compra online, você pode fazer isso em sites como a Amazon ou mesmo em farmácias online.

Se você está procurando por um termômetro de sala, você pode obtê-lo em lojas como Leroy Merlin, Worten ou também online, em sites como a Amazon.

As aplicações mais comuns são: termômetros de ambiente, termômetros de corpo e termômetros de cozinha. (Fonte: Agnor: 117003691/ 123rf.com)

Qual é o melhor termômetro para bebês?

O melhor termômetro para bebês é o termômetro de boneco e funciona como um termômetro digital na forma de um boneco. Ele contém um display que indicará a temperatura corporal do seu bebê e é muito confiável, fácil de usar e perfeito para bebês!

Nós também podemos usar o termômetro de pistola, pois é muito fácil e confortável para os bebês usarem. Entretanto, ele é um pouco menos preciso do que o termômetro falso.

Critérios de compra

Se você tiver que comprar um termômetro, você deve levar em conta alguns aspectos importantes para escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Agora, vamos falar sobre algumas propriedades a serem consideradas antes de sua decisão final. Eles são os seguintes:

Material

O material de um termômetro, especialmente de termômetros analógicos, é um fator muito importante a ser considerado.

Se falamos de termômetros analógicos, podemos diferenciar entre três materiais: mercúrio, gálio e álcool.

  1. Mercúrio. É composto de um bastão de vidro leve com mercúrio líquido dentro. Se o vidro quebrar, o mercúrio pode ser prejudicial aos seres humanos, bem como altamente poluente, já que estamos falando de um metal tóxico. Além disso, este é um metal muito poluente para o meio ambiente, e é por isso que ele já está proibido na maioria dos países.
  2. Gálio. Assim como o termômetro de mercúrio, ele também é feito de uma haste e um metal. Ao contrário do mercúrio, o gálio é muito menos tóxico.
  3. Álcool. O termômetro com álcool tem a mesma aparência que os anteriores com a diferença de que ele substitui os metais por álcool. Em caso de quebra, o álcool simplesmente evaporaria e não teria qualquer toxicidade.

Se falamos de outros tipos de termômetros, tais como termômetros infravermelhos, o material não é tão importante de se considerar, pois eles não são feitos de nenhum material perigoso.

Termômetros analógicos podem ser colocados em diferentes partes do corpo. (Fonte: Zwanzger: 134798189/ 123rf.com)

Precisão

Ao comprar um termômetro, você deve pensar em quão preciso você precisa que ele seja. Dependendo de suas necessidades e uso pretendido, escolha o termômetro que melhor lhe convier. Você não precisa da mesma precisão em um termômetro de cozinha que você precisa em um termômetro corporal para seu próprio uso ou em um termômetro para fins médicos.

Por exemplo, se você estiver procurando por termômetros analógicos de alta precisão, nós recomendamos termômetros analógicos, ou seja, termômetros digitais, de mercúrio, de gálio ou de álcool. Termômetros infravermelhos ou remotos são um pouco menos confiáveis e menos precisos do que os acima.

Velocidade

A velocidade com que a temperatura é obtida também será um fator a ser considerado. Assim como a precisão, vai depender do que você quer usar o termômetro. Se você precisar tomar a temperatura corporal de muitas pessoas em um curto período de tempo, então você vai precisar de um termômetro que seja mais rápido e lhe dê resultados imediatos. Um bom exemplo seria um termômetro de arma.

Por outro lado, se for para ser usado em ocasiões isoladas, recomendamos que você não dê muita ênfase à velocidade do termômetro. Neste caso, estaríamos mais interessados em um termômetro analógico, por exemplo, um termômetro digital ou de álcool seria uma boa opção.

O termômetro é um instrumento indispensável que não deve faltar em casa. (Fonte: Pankov: 135766546/ 123rf.com)

Facilidade de visão e som

Estes aspectos também são muito importantes e estão relacionados com os critérios de compra acima. Se você precisar fazer muitas leituras de temperatura em um curto período de tempo, será melhor se o seu termômetro tiver, por exemplo, uma grande tela para facilitar e acelerar a leitura.

Além disso, se você for deficiente visual, termômetros com visor também podem ser muito úteis para você. Finalmente, um termômetro que alerta você quando a gravação é concluída também pode tornar sua tarefa muito mais fácil.

Preço

Os termômetros mais baratos são os termômetros digitais, embora estes sejam mais lentos. Se você está procurando um termômetro que seja fácil de ler, rápido e confortável, então o preço aumenta consideravelmente. Neste caso, um termômetro infravermelho pode ser uma opção muito boa, embora não tão barata.

Para mostrar as diferenças de preço entre os diferentes tipos de termômetros, aqui está uma tabela com as faixas de preço.

Analógico Digital, Mercúrio, Gálio, Álcool Pacifier Pistola Termômetro de ouvido
Faixa de preço (em euros) 4-12 13-18 17-26 29-50

Sumário

Em conclusão, um termômetro é uma ferramenta essencial que não deve faltar em casa. Seja para levá-lo com você em uma viagem, para levar a temperatura do seu bebê e detectar febre em caso de doença, para cozinhar receitas deliciosas ou mesmo para medir a temperatura de um quarto, um termômetro pode ser uma grande ajuda.

Embora existam muitos tipos de termômetros no mercado atualmente, é muito importante considerar alguns fatores como material, precisão, velocidade, etc. antes de tomar sua decisão final. Não se esqueça de considerar alguns desses critérios para escolher o melhor termômetro para as suas necessidades!

(Fonte da imagem em destaque: Dragan: 123924515/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas