Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

105Comentários coletados

Os termômetros de mercúrio parecem ser uma coisa do passado, e ainda mais depois de 2020. Os modelos infravermelhos estão aqui para ficar. Estes tipos de termômetros são vistos em hospitais e em casas. Por que uma mudança tão drástica?

Estes termômetros podem lhe oferecer respostas e soluções para situações cotidianas. Se você está trabalhando em medicina, você provavelmente os conhece muito bem. Se você quer saber quais são as melhores opções, este guia de compras irá ajudá-lo - não perca!




A coisa mais importante

  • Os termômetros infravermelhos têm diferentes usos. Certifique-se de ter o certo à sua frente, dependendo para que você pretende usá-lo.
  • Muitos destes termômetros oferecem uma variedade de características que não serão úteis para você e só farão você gastar mais do que precisa. Você deve sempre ler as especificações deles.
  • Não só são úteis para fins profissionais ou de trabalho, mas também são muito práticos para a vida cotidiana.

Termômetro infravermelho: nossas recomendações

Guia de compra: O que você deve saber sobre termômetros infravermelhos

Comprar tal produto não é uma questão de escolher a primeira opção que aparece em um site online. Na verdade, há aqueles que preferem fazer uma avaliação tangível. A verdade é que há uma variedade de fatores a serem considerados. Portanto, nós responderemos as perguntas mais frequentes sobre termômetros infravermelhos.

tomando la temperatura

As margens de erro dos termômetros para uso médico ou doméstico variam de ±0,1°C a ±0,3°C. (Fonte: Thanakorn Hormniam: 150545630/ 123rf.com)

[/caption

O que é o termômetro infravermelho e quais são as suas vantagens?

O termômetro infravermelho é um instrumento usado para medir temperatura sem ter que estar em contato com a superfície a ser medida. Na tabela a seguir mostraremos as vantagens e desvantagens destes dispositivos:

Vantagens
  • É possível medir a temperatura à distância
  • Permite conhecer a temperatura da superfície quase instantaneamente
  • Dependendo do seu uso, estes termômetros são capazes de medir amplas faixas de temperaturas negativas e positivas
  • Alta precisão e praticidade
  • Ele tem uma alta sensibilidade para detectar qualquer mudança na temperatura
Desvantagens
  • Deve ser bem calibrado, pois é mais suscetível a fatores ambientais
  • Permite medir apenas a temperatura externa do objeto
  • Em usos industriais, não permite medir temperaturas em superfícies metálicas brilhantes ou polidas. Ou através de superfícies transparentes

Como funciona o termômetro infravermelho e como ele é usado?

Pode ser dito que todos os objetos e corpos têm radiação infravermelha. Isto varia de acordo com a temperatura. Portanto, seguindo este princípio, o que um termômetro infravermelho faz é medir estas radiações e, de acordo com uma série de algoritmos, calcular a temperatura. Estes dispositivos consistem de um sensor, um sistema óptico e um sistema de cálculos para determinar os graus.

O sistema óptico é equipado com um ponteiro laser. Isto indica ao usuário o ponto exato na superfície a ser medida. A tela ou sensor deve ser colocado a uma certa distância da superfície a ser medida. O termômetro é projetado para receber o sinal térmico da superfície. Desta forma, ele fornece as informações desejadas.

Quais são os usos do termômetro infravermelho?

É verdade que tais instrumentos se tornaram populares durante a pandemia de Covid-19, especialmente para medir a temperatura em espaços públicos compartilhados. Entretanto, a realidade é que eles podem ser usados para uma variedade de propósitos:

Uso Características
Médicas Termômetros infravermelhos têm sido usados há vários anos na medicina para medir a temperatura dos pacientes. A tomada de temperatura percorreu um longo caminho. Os termômetros de ouvido existem há muito tempo. Na verdade, eles são considerados como "predecessores" porque também possuem um scanner infravermelho para medir a temperatura do canal auditivo. Foi provado que o ouvido reflete a temperatura interna do corpo mais rapidamente.
Industrial termômetros infravermelhos são usados industrialmente devido a uma de suas principais vantagens: medição remota. Isto torna possível calcular a temperatura de qualquer superfície, onde o objeto a ser medido é inacessível. Escusado será dizer que altas temperaturas são geradas em certas situações de produção industrial. É por isso que a medição por termografia infravermelha é uma maneira versátil e segura de monitorar estes processos. Para a maioria dessas situações, mesmo dispositivos estacionários são usados que monitoram constantemente as temperaturas.
Casa Esta distinção é feita porque, em nível doméstico, pode ser muito útil para pais com filhos pequenos. Esta tecnologia sem contato é perfeita para medir a temperatura de bebês sem despertá-los.
Alimentos e bebidas Na indústria de alimentos e bebidas eles são de grande utilidade. Eles permitem conhecer a temperatura de certas preparações ou pontos de cozimento. Eles também controlam o desempenho de certos aparelhos de cozinha que são parte do processo de preparação e armazenamento. Este é o caso de fornos, refrigeradores e freezers.

Os termômetros infravermelhos são perigosos para a saúde?

Há muitos rumores que podem ser lidos em várias mídias. Entretanto, a medição da temperatura corporal por meio de um termômetro infravermelho não tem contra-indicações para a saúde. Desde 2011, a Organização Mundial de Saúde vem promovendo campanhas para cuidados "sem mercúrio". Os termômetros de mercúrio são o que costumavam ser usados no passado. Eles têm uma fraqueza, que é que eles podem quebrar facilmente. Este elemento químico, que se evapora facilmente, representa um risco para o nosso organismo. (1)

Durante a pandemia de Covid-19, o uso de termômetros infravermelhos foi recomendado. Isto porque o uso de termômetros de contato aumentaria o risco de contágio. Há também outras razões relacionadas à velocidade, praticidade e higiene.

Organização Mundial da Saúde
"A OMS solicitou a eliminação progressiva dos termômetros e aparelhos de medição de pressão arterial contendo mercúrio até 2020"

Quão confiáveis são os termômetros infravermelhos?

Para que estes dispositivos funcionem de forma ótima, há uma série de condições que devem ser consideradas (2):

  1. Respeite a distância estabelecida pelo fabricante, dependendo do tipo de termômetro e de seu uso.
  2. A superfície a ser medida deve ser clara e limpa.
  3. Tenha cuidado para usar o termômetro certo. Dependendo se é para uso industrial ou médico, pode dar resultados errôneos.
  4. Todos os termômetros têm uma margem de erro que será declarada nas especificações do fabricante. A confiabilidade dependerá desta consideração. Em qualquer caso, a reputação desses dispositivos é muito boa em termos da precisão de seus resultados.

Como usar um termômetro infravermelho corretamente?

Há duas respostas para esta pergunta, dependendo do tipo de termômetro. Também dependerá do objeto a ser medido. Quando se trata de uso industrial, a resposta é mais fácil. Neste caso, a superfície será qualquer coisa que possa ser determinada (exceto metais polidos e superfícies de vidro).

Para uso médico, por outro lado, a medição da temperatura deve ser feita na testa da pessoa. A área também deve estar livre de pêlos, sem chapéus ou bonés. Também é sugerido que a pessoa deveria ter ficado em repouso por um curto período de tempo.

chico tomandose la temperatura

Esta é uma das melhores opções, pois não requer contato com a pessoa. (Fonte: Jasminko Ibrakovic: 147414588/ 123rf.com)

[/caption

Quais são as alternativas aos termômetros infravermelhos médicos?

Termômetros digitais de contato e termômetros de mercúrio pré-existentes. Em termos de como eles são usados, ambos funcionam da mesma maneira. Eles são colocados sob a axila ou na cavidade bucal ou retal.

Em favor deste tipo de termômetro é que eles oferecem excelente precisão. Outro aspecto a ser observado sobre estes termômetros é o preço. Em comparação com os termômetros infravermelhos, eles podem custar até três vezes menos em suas opções mais econômicas.

Onde eu posso comprar um termômetro infravermelho?

Algumas pessoas podem se perguntar onde comprar um termômetro infravermelho. Esta questão surge principalmente se ela for para uso industrial. Neste caso, requer uma série de características a serem consideradas. Lojas de ferragens e de material comercial certamente os venderão.

Eles também podem ser encontrados em lojas que vendem materiais de construção. Para termômetros infravermelhos para uso médico ou doméstico, além de lojas de ferragens, eles podem ser adquiridos com segurança em qualquer farmácia.

Critérios de compra

Ao comprar um termômetro infravermelho, é bom considerar uma série de aspectos importantes. Estes fatores são independentes do uso pretendido do termômetro. Se você já lidou com uma, você provavelmente terá uma vantagem ao tomar sua próxima decisão. Se é a sua primeira vez, aqui estão os critérios a serem considerados.

Faixa de medição

A faixa de medição sem dúvida será determinada pelo uso pretendido do termômetro infravermelho. Se você precisa medir temperaturas de equipamentos eletrônicos, você pode encontrar modelos industriais que medem entre -50°C e 4000°C.

Estes são os menos comuns e os mais caros também. Para uso médico e doméstico, esta faixa pode ir de 32º C a 44º C. em geral.

Para a medição da temperatura humana é recomendado colocar o display a uma distância de 3 cm da pele

Margem de erro

A margem de erro na medição é um fator importante a ser considerado. As margens de erro para termômetros para uso médico ou doméstico variam de ±0,1° C a ±0,3° C. Para termômetros industriais ou de alimentos e bebidas, esta margem se estende até 3ºC.

Deve-se notar que, a temperaturas acima de 100°C, a margem de erro pode aumentar até ±10°C. É importante verificar esta lacuna antes de comprar. Especialmente se você precisar de uma maior precisão de medição.

Medindo a distância

A distância de medição é outro critério a ser considerado, principalmente para uso industrial. Nos detalhes de fabricação, sempre é especificado a que distância o termômetro infravermelho deve ser colocado. Isto tem o propósito de obter uma leitura verdadeira e precisa. Com alguns termômetros, você pode medir a temperatura em pontos de difícil acesso.

Sempre verifique esta informação na etiqueta ou no manual do usuário.

Todos os termômetros infravermelhos têm uma relação de distância ou ponto de varredura. Isto nada mais é do que sua faixa de medição. Em termômetros médicos e domésticos, esta distância é geralmente de cerca de 1:1 (1 polegada ~ 2,5 cm). Termômetros infravermelhos mais caros chegam a 60:1, ou seja, 150 cm.

Funcionalidades ou requisitos

Há outras funções e exigências que podemos procurar em um termômetro infravermelho, além daquelas já detalhadas. A partir de sua exibição, que permite indicar alarmes, memória no registro, entre outros. Abaixo, nós lhe mostraremos uma tabela completa com outras informações a serem consideradas:

Funcionalidade/Uso Médico Industrial Home Alimentos e bebidas
Display Os mais básicos são preto e branco. Alguns termômetros infravermelhos podem ter um display de 3 cores dependendo de certas faixas de temperatura algumas opções podem oferecer um mapeamento térmico, o que significa que eles devem ter um display colorido os mais básicos são o preto e branco. Alguns termômetros infravermelhos podem ter um display de 3 cores dependendo de certas faixas de temperatura Optar por termômetros infravermelhos com displays coloridos pode ser útil para processos da indústria alimentícia
Desligamento automático O tempo de desligamento automático em opções de médio alcance varia de 10 a 30 segundos Eles destacam esta funcionalidade, porque tem um grande impacto na vida útil da bateria As opções de termômetros infravermelhos mais baratos podem não ter este recurso O tempo de desligamento automático nas opções de médio alcance varia de 10 a 30 segundos
Função de alerta A função de alerta é útil principalmente para indivíduos que precisam monitorar a temperatura de outras pessoas Alguns destes termômetros infravermelhos permitem ajustes de alarme É útil para monitorar a febre É útil nesta indústria. Alguns termômetros infravermelhos para alimentos e bebidas incluem um termômetro de temperatura de carne
Tipo de energia Pode usar baterias AAA ou pequenas baterias de 9V Alguns podem exigir uma fonte de alimentação maior de 9V ou energia elétrica Pode usar baterias AAA ou pequenas baterias de 9V Pode usar baterias AAA ou pequenas baterias de 9V
Dual Laser Não é necessário Ajuda a determinar a distância correta ao objeto a ser medido Não é necessário Não é necessário
Memória de armazenamento de dados Armazena registro de leituras Armazena registro de leituras para monitoramento de processos Não é necessário Armazena registro de leituras para monitoramento de processos

Dependendo se é transportável ou montado na parede

Os termômetros infravermelhos podem ser divididos em duas categorias, dependendo se você espera ser capaz de movê-los ou não. Há alguns que são destinados ao monitoramento constante. Eles são usados, por exemplo, para medir temperaturas de tubulações e refrigeradores. Ao mesmo tempo, eles permitem que você confirme que funciona dentro de um certo intervalo de grau.

Com base nisso, podemos optar por termômetros infravermelhos "montados na parede" ou pelos chamados "termômetros infravermelhos fixos". Eles são normalmente colocados em uma parede, mas também podem ser equipados com um tripé. No momento da instalação, eles estão conectados à fonte de alimentação. Esta é a única maneira de não ficar sem uma fonte de alimentação.

Sumário

Os termômetros infravermelhos são instrumentos que oferecem uma variedade de funções além de uma simples leitura de temperatura. Atualmente, eles representam uma forma ágil de monitorar certas situações em nossa vida pessoal e profissional. Você provavelmente está se perguntando se algum alimento em seu forno está na temperatura desejada, ou talvez você possa verificar se alguma instalação em sua casa está funcionando corretamente.

Além destes usos diários, a grande utilidade deste tipo de instrumento é inegável. Ainda mais, em qualquer campo industrial ou médico. Os termômetros infravermelhos são a prova mais verdadeira de que a ciência e a tecnologia estão indo na mesma direção: simplificar a vida dos seres humanos.

(Fonte da imagem em destaque: Viktoriia Hnatiuk: 141608675/ 123rf.com)

Referências (2)

1. Nuñez, M., Henao A., Fajardo E. Mitos y realidades del uso de termómetros infrarrojos: una revisión de literatura: Revista Ideales; 2020
Fonte

2. Hilario Quispe, R. Efectividad del uso del termómetro digital versus el termómetro infrarrojo en el paciente pediátrico: Universidad Privada Norbert Wiener; 2020
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo científico
Nuñez, M., Henao A., Fajardo E. Mitos y realidades del uso de termómetros infrarrojos: una revisión de literatura: Revista Ideales; 2020
Ir para a fonte
Efectividad del uso del termómetro digital versus el termómetro infrarrojo en el paciente pediátrico
Hilario Quispe, R. Efectividad del uso del termómetro digital versus el termómetro infrarrojo en el paciente pediátrico: Universidad Privada Norbert Wiener; 2020
Ir para a fonte
Resenhas