Imagem mostra a interface do Telegram em um celular.
Ultima atualização: 29 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você ouve cada vez mais falar no Telegram, mas ainda não o conhece bem? O assunto do nosso artigo é justamente esse aplicativo de mensagens que está em franco crescimento! Responderemos não apenas o que é Telegram, mas várias outras questões!

Por oferecer mais recursos e menos limitações do que WhatsApp, o Telegram vem ganhando espaço no mercado e desafiando o aplicativo de Mark Zuckerberg. Você encontra mais informações sobre isso no decorrer do artigo.




O mais importante

  • Assim como o WhatsApp, o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas bastante fácil de instalar e usar.
  • O crescimento do Telegram é notável em tempos recentes. As principais causas são a segurança superior em relação ao WhatsApp, o tamanho permitido dos grupos e o não limite de disparos em massa.
  • É possível usar o Telegram também no computador. O recurso Telegram Web é muito fácil de usar e oferece a mesma segurança que o aplicativo para smartphone.

Tudo o que você precisa saber sobre o Telegram

Quais são os pontos positivos e negativos do Telegram? Como ele busca seu posicionamento no mercado? Será que é a melhor opção para você? A seguir, todas as respostas!

Imagem mostra a tela de um smartphone com WhatsApp e Telegram instalados.

WhatsApp e Telegram são os dois principais aplicativos de mensagens instantâneas. (Fonte: Adem AY / Unsplash.com)

O que exatamente é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas russo que se apresenta como grande rival do WhatsApp no mercado. Para isso, ele conta com menos limitações e mais recursos.

Sempre que o WhatsApp sofre com instabilidade e problemas no servidor, o Telegram aparece como substituto em potencial. Por ter uma interface melhor para grupos e segurança destacada, o aplicativo já conquistou diversos usuários definitivamente.

O crescimento do Telegram nos últimos anos é notável: No Brasil, estava instalado em apenas 15% dos smartphones em 2018, número que passou a 45% em 2021.

Você sabia que o criador do Telegram, Pavel Durov, também é responsável pela VKontakte, a principal rede social russa?

O que é preciso para usar o Telegram?

Não é preciso nada de especial para usar o Telegram. Tudo o que você necessita é ter um smartphone, não importa se com Android ou iOS, e fazer o download na respectiva loja de aplicativos. Ele é gratuito.

Em seguida, crie a sua conta cadastrando o número do celular e o DDD. É só confirmar o código recebido e começar o uso do aplicativo!

É possível configurar a sua conta com seu nome, foto e dados pessoais, e fazer também a verificação de segurança em duas etapas, que deixa o uso do aplicativo mais seguro.

Assim como acontece com o WhatsApp, você pode usar o Telegram em uma versão para computador. O procedimento é bastante simples:

  1. Acesse web.telegram.org em um navegador.
  2. Insira o número de telefone com o qual você se cadastrou no Telegram.
  3. Você receberá um código via SMS no celular. Digite-o no campo indicado no navegador.
  4. O Telegram estará pronto para uso em seu computador!

WhatsApp e Telegram: Quais as diferenças?

Apesar de serem aplicativos com o mesmo intuito, troca de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram possuem algumas características diferentes. Cada um vence em um bom número de categorias.

O Telegram é um aplicativo mais seguro que o WhatsApp. Possui mais opções de criptografia, protege melhor as mensagens e possui até mesmo um “chat secreto”, opção que não armazena nada no servidor.

Imagem mostra a tela de um smartphone com WhatsApp e Telegram instalados.

O Telegram disputa espaço com o WhatsApp em muitos smartphones. (Fonte: LoboStudioHamburg / Pixabay.com)

Outra vantagem do aplicativo russo é o limite de tamanho de envio de arquivos, bastante superior, e a possibilidade de ter grupos com até 200 mil pessoas.

O WhatsApp leva vantagem pela popularidade, já que muito mais gente o usa, por alguns recursos específicos como localização e WhatsApp Status.

Preparamos uma tabela que compara os dois aplicativos em vários quesitos:

WhatsApp Telegram
Popularidade Instalado em 99% dos smartphones brasileiros Instalado em 45% dos smartphones brasileiros
Segurança Oferece recursos razoáveis de segurança Oferece excelentes recursos de segurança
Grupos Limite de 256 pessoas Limite de 200 mil pessoas
Transferência de arquivos Tamanho de 100 MB Tamanho de 2 GB
Disparo de mensagens O disparo da mesma mensagem é limitado Não há limite de disparo para a mesma mensagem
Recursos especiais WhatsApp Business, WhatsApp Status, compartilhamento de localização Jogos, chat secreto, mensagens programadas

Afinal, o Telegram vale a pena?

Não há dúvidas de que vale a pena ter uma conta no Telegram. Ele te permite acesso a coisas que não são possíveis no WhatsApp, como a participação em grandes grupos sobre assuntos do seu interesse.

O Telegram é o aplicativo de mensagens que mais oferece segurança aos seus usuários.

Caso as pessoas com as quais você conversa com frequência também o usem, é um aplicativo que te oferece maior segurança e menos chance de vazamento de dados e de conversas. Usar o chat secreto é sempre uma boa opção quando o assunto for confidencial.

O Telegram se coloca até mesmo como uma ótima opção para quem precisa transferir arquivos pesados, já que seu limite de 2 GB é excelente.

A grande crítica que existe ao Telegram é a recusa a coibir o disparo de mensagens em massa, o que colabora com a disseminação de fake news e de discursos de ódio. Os grupos, infelizmente, também são celeiros para tais problemas.

Resumo

Concorrente do WhatsApp, o Telegram é um aplicativo russo que já está presente em quase metade dos smartphones no Brasil. Quando fazemos uma comparação entre os dois mensageiros, notamos que ambos levam vantagens claras sobre o rival em alguns aspectos.

O Telegram se destaca sobretudo pela segurança, pela qualidade de seus grupos e por oferecer a possibilidade de enviar arquivos pesados. Se você tem amigos que já o usam, com certeza vale a pena também tê-lo em seu smartphone.

(Fonte da imagem destacada: Christian Wiediger / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas