Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

60Comentários coletados

A telefonia fixa está presente no cotidiano de muitas pessoas, seja em casa ou no escritório. Se você ainda utiliza um telefone, saiba que você pode escolher um equipamento que oferece ainda mais comodidade à sua rotina: O telefone sem fio com ramal.

Quer ficar por dentro do assunto e descobrir por que você deve investir em um telefone sem fio com ramal? Então continue a leitura e conheça tudo sobre a tecnologia.

Primeiro, o mais importante

  • A comodidade, conforto e privacidade da ausência do cabo é o grande diferencial de um telefone sem fio. Melhor ainda se o aparelho oferecer ramais.
  • Um telefone sem fio com ramal oferece estabilidade de sinal e ligação de máxima qualidade.
  • O aparelho oferece a possibilidade de conexão com até seis ramais, totalizando sete telefones conectados à mesma linha telefônica.

Melhores telefones sem fio com ramal: Nossas escolhas

Está procurando um telefone sem fio com ramal para sua residência ou empresa? Conheça os modelos mais bem avaliados de acordo com as funcionalidades, recomendações de especialistas e avaliações de consumidores.

A melhor opção para uso empresarial

O telefone sem fio com ramal TS 3113 da Intelbras é o melhor modelo para uso comercial pois conecta até sete ramais – sendo que dois acompanham o pacote – otimizando a comunicação interna e externa. Entre os diferenciais do aparelho podemos citar a identificação e registro de chamadas, agenda eletrônica para 70 contatos, discagem rápida para 10 números, sete toques polifônicos ajustáveis em cinco volumes e display luminoso.

Uma opção para uso residencial

Se você procura um telefone sem fio com ramal para colocar em sua casa, opte pelo modelo TS 5123 da Intelbras. O aparelho acompanha dois ramais, mas oferece a possibilidade de adicionar seis ramais. O aparelho tem entrada para fone de ouvido, agenda para 70 contatos, 10 toques polifônicos e sete opções de volume.

Um telefone sem fio com ramal completo

Este modelo da Panasonic é outra excelente opção para uso empresarial. O aparelho acompanha uma ramal, mas você pode expandi-lo em até seis ramais. Entre os diferenciais do aparelho, podemos citar a agenda para 100 contatos, identificador de chamada, alarme, secretária eletrônica com memória para gravar 15 minutos de mensagens e backup de energia que faz com que o telefone continue funcionando por até duas horas quando há queda de energia.

Um modelo mais básico

Quem procura um telefone sem fio com ramal com qualidade, design moderno e alta tecnologia, deve escolher esse modelo da Motorola. O aparelho acompanha um ramal e é expansível em cinco ramais. Possui identificador de chamadas, agenda para 20 contatos, alarme e cinco toques polifônicos ajustáveis em cinco volumes.

Guia de Compra

Quem pensa que o telefone sem fio com ramal é destinado apenas para uso empresarial está enganado. O aparelho também pode ser colocado em residências. Seja qual for sua necessidade, continue lendo este Guia de Compra e descubra como escolher o modelo ideal.

Imagem de uma mulher falando ao telefone.

O telefone sem fio com ramal pode ser utilizado em diferentes contextos. (Fonte: Racorn/ 123RF.com)

O que é um telefone sem fio com ramal?

O telefone sem fio com ramal utiliza a tecnologia digital DECT 6.0 que permite que uma linha telefônica integre até sete telefones. Para usufruir dessa tecnologia, você deve adquirir um telefone de base que transmitirá as ligação para os outros ramais.

foco

Você sabia que existe uma diferença entre os termos “ramal” e “extensão”? Extensão indica que dois ou mais aparelhos são interligados à mesma rede telefônica – mas deve haver uma estrutura de cabeamento em todos os pontos.

Embora essa descrição seja parecida com a do telefone com ramal, devemos mencionar que esse segundo modelo permite ligações em modo privado, diferente da extensão em que qualquer aparelho pode interceptar as ligações.

Como funciona um telefone sem fio com ramal?

Um telefone sem fio com ramal funciona da seguinte forma: A base é conectada ao cabo de telefonia e à energia elétrica, enquanto os demais aparelhos conectam-se apenas a uma base sem fio. A base do telefone principal atua como receptor e transmissor de sinais.

Ao receber uma ligação, você poderá atendê-la em qualquer telefone, seja da base ou um dos ramais, pois todos tocarão ao mesmo tempo – alguns modelos oferecem a possibilidade de os três primeiros toques serem recebidos apenas pela base.

Como a base e os ramais operam na mesma linha telefônica, não será possível receber ou realizar quaisquer ligações enquanto a linha estiver ocupada. A solução é investir em um modelo que opere em duas linhas telefônicas ao mesmo tempo.

O telefone sem fio com ramal também possibilita a comunicação interna. É possível ligar da base para um ramal e vice-versa. E como os aparelhos em questão são telefones sem fio, você consegue receber chamadas mesmo que o aparelho esteja fora da base.

Quais são as vantagens do telefone sem fio com ramal?

A seguir, conheça todas as vantagens que um telefone sem fio com ramal oferece ao consumidor:

  • Facilidade de instalação: Você não precisa realizar nenhuma mudança estrutural em sua casa ou escritório para instalar um telefone sem fio com ramal. A base deve ser conectada ao cabo de telefonia e fonte de energia.Para os ramais, basta plugar o aparelho em uma tomada com tensão elétrica compatível e realizar a configuração pelo menu do telefone e o aparelho estará pronto para ser utilizado.
  • Transferência de chamadas: Ao receber uma ligação, você pode transferir a chamada para qualquer outro ramal que esteja instalado a um raio de 50m em ambientes fechados ou 300m em ambientes abertos – o alcance está condicionado às barreiras físicas, interferências de equipamentos e condições climáticas.Desse modo, você não precisa se deslocar pela residência ou escritório toda vez que receber uma ligação destinada a outra pessoa. Basta apertar um botão para transferir a ligação para outro ramal.
  • Conferências: Outra possibilidade é utilizar o telefone sem fio com ramal para realizar conferências por telefone com a inclusão de até seis pessoas em uma mesma ligação. A função é controlada através da base, que pode incluir ou excluir determinados ramais para a conferência.
  • Privacidade: Algumas pessoas acham que o telefone sem fio com ramal permite que qualquer pessoa possa ouvir a conversa através do ramal, mas isso não é verdade. O outro ramal só poderá ouvir ou participar da conversa se for incluído em uma conferência através da base do telefone.
  • Chamada em espera: A possibilidade de receber duas ligações ao mesmo tempo está presente no telefone sem fio com ramal. Quando você receber outra ligação no decorrer da primeira, você pode permanecer na primeira conversa e atender a outra ligação mais tarde ou atender a segunda chamada e manter a primeira ligação em espera.

Conheça mais vantagens do telefone sem fio com ramal na tabela abaixo:

Vantagens
  • Permite a inclusão de até seis ramais
  • Solução para uso pessoal ou profissional
  • Permite a inclusão de mais de uma linha telefônica
  • Opções das melhores marcas
  • Variedade de preços
Desvantagens
  • Alguns modelos não acompanham o ramal
  • Os ramais devem ser do mesmo modelo e marca da base
  • Alguns modelos possuem design ultrapassado

Minha empresa precisa mesmo de um telefone sem fio com ramal?

Para se manter moderna, relevante e capaz de competir com a concorrência, sua empresa deve investir em tecnologia, principalmente no que se refere às comunicações interna e externa.

Dessa forma, torna-se fundamental investir em um telefone sem fio com ramal para sua empresa. Sugerimos que você compre um equipamento da Intelbras, que oferece soluções de comunicação para uso comercial.

Imagem de duas pessoas conversando.

O telefone sem fio com ramal possibilita comunicação interna e externa. (Fonte: Jopwel/ Pexels.com)

Quais são as melhores marcas de telefone sem fio com ramal?

Você encontra modelos de telefone sem fio com ramal de excelentes marcas. Para quem procura solução empresarial, deve investir em um modelo da Intelbras ou da Panasonic.

Os aparelhos dessas marcas oferecem funcionalidades importantes para o cotidiano de uma empresa como adição de até sete ramais, secretária eletrônica, agenda para até 100 contatos, identificação de chamada, backup de energia, entre outros.

Quem está procurando um telefone sem fio com ramal para usar em casa, pode apostar em um modelo mais simples de marcas como Elgin, Motorola e Philips.

Critérios de compra: Como analisar um telefone sem fio com ramal

No momento de escolher um telefone sem fio com ramal, você deve levar em consideração alguns critérios de compra, como: Quantos ramais o aparelho conecta? Posso utilizar mais de uma linha telefônica? Quais são as principais funcionalidades do aparelho? Entre outros critérios:

Vamos detalhar cada um dos itens ao longo da seção. Se gostar do conteúdo, não esqueça de avaliá-lo e compartilhar com seus amigos.

Quantidade de ramais

Quando nos referimos à quantidade de ramais, estamos falando sobre a quantidade de ramais que acompanham a base e a quantidade de ramais que podem ser cadastrados na mesma base.

Você pode comprar conjuntos com dois, três, quatro, cinco, seis ou sete aparelhos, sendo uma base e até seis ramais. Conjuntos com maior quantidade de ramais custam mais caro, mas é melhor do que comprar os ramais separadamente.

Uma ou duas linhas telefônicas

Quando há uma ligação em andamento, seja recebida ou realizada pela base ou um dos ramais, não será possível realizar ou receber nenhuma outra ligação por qualquer aparelho.

A solução é comprar um telefone sem fio com ramal e duas linhas telefônicas. Mas lembre-se que essa funcionalidade não está presente na maioria dos modelos e os que oferecem esse recurso são um pouco mais caros.

Imagem de um homem trabalhando.

Se o telefone sem fio com ramal é de uso empresarial, você pode comprar um modelo com mais de uma linha telefônica. (Fonte: Bruce Mars/ Pexels.com)

Usabilidade

Quando for comprar um telefone sem fio com ramal observe a usabilidade do aparelho. Esses recursos promovem acessibilidade para pessoas com problemas de visão, audição e idosos.

Alguns modelos possuem display e teclas maiores e iluminadas – que podem facilitar a leitura – luz que indica quando o telefone está recebendo uma chamada, secretária eletrônica que identifica a chamada e ajuste de volume.

Imagem de um telefone na base.

Avalie a usabilidade do aparelho no momento da compra. (Fonte: Olegdudko/ 123RF.com)

Funcionalidades

Avaliar as funcionalidades do aparelho também é importante para encontrar o modelo ideal. Preparamos uma tabela com as funcionalidades mais interessantes de um telefone sem fio com ramal:

Funcionalidade O que faz?
Agenda telefônica digital Permite o armazenamento de até 100 contatos
Secretária eletrônica Grava os recados recebidos
Identificador de chamadas Indica o número que está ligando pelo visor
Registro de chamadas Salva as chamadas realizadas e recebidas
Backup de energia Mantém o telefone ligado por algumas horas quando há queda de energia elétrica

Design

No momento da compra, observe o design do telefone sem fio com ramal. Você encontra modelos com base e aparelhos na cor preta, chumbo ou branca. A Intelbras oferece uma linha com base colorida em diferentes tonalidades – laranja, vermelho cereja ou azul.

(Fonte da imagem destacada: Olegdudko/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.