Ultima atualização: 27 de julho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

68Comentários coletados

O surgimento de efeitos especiais é paralelo ao nascimento do cinema. Na verdade, os primeiros efeitos apareceram alguns anos após a invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière. Um dos pioneiros no mundo dos efeitos especiais é o francês Georges Méliès, cuja profissão era a de ilusionista e depois cineasta.

Hoje em dia, a tecnologia e as ferramentas que usamos para alcançar os diferentes efeitos são muito mais avançadas, mas nós temos várias que estão ao alcance de todos. Neste artigo nós apresentamos a tela verde cromada, um objeto usado para uma das técnicas mais comuns no mundo audiovisual. Você quer saber mais, continue lendo!




O mais importante

  • O cromado de tela verde é uma técnica utilizada em filmes, televisão e fotografia que consiste em gravar ou tirar uma foto sobre um fundo, geralmente verde, e depois, na fase de pós-produção, substituir a área ocupada por esta cor por outra imagem ou vídeo.
  • O verde é usado porque é um tom distante da cor da pele e é menos comum em roupas do que o azul. Além disso, as câmeras digitais seguem o padrão da Bayer. Isto significa que os sensores verdes são muito mais sensíveis do que o vermelho ou o azul, o que significa que eles precisam de menos luz para se iluminar e a imagem tem menos ruído.
  • Antes de decidirmos comprar nossa tela cromada verde, há aspectos a considerar, tais como: dimensões, transporte, cor, acessórios incluídos e qualidade.

Tela verde: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre tela verde

Você já começou no mundo do vídeo e da fotografia? Tenho certeza de que você está ansioso para começar a experimentar suas idéias com as ferramentas que nos permitem criar efeitos tão originais e impressionantes. Talvez você queira surpreender seus seguidores de Vlog com um background diferente. De qualquer forma, se você está apenas começando com a técnica da chave de croma da tela verde, aqui estão algumas dicas.

Female fashion model standing in a film studio

A principal razão pela qual o verde estava substituindo o azul é que o azul é uma cor mais comum em roupas. (Fonte: Bruno135: 28486502/ 123rf.com)

O que é uma tela verde chroma key?

Chroma key, ou tela verde, é uma técnica amplamente utilizada no mundo audiovisual que consiste em gravar sobre um fundo de uma cor específica, geralmente verde ou azul, e depois substituir a área ocupada pela cor por outra imagem ou vídeo na fase de pós-produção com ferramentas como programas de edição.

É usado pelo homem ou mulher do tempo, assim como por Peter Jackson, pois é uma técnica muito útil quando queremos recriar ambientes fantásticos ou reduzir os custos de filmar em um determinado lugar. Desta forma, podemos criar sensações visuais que nos transportam para mundos desconhecidos e criar muitas ilusões óticas divertidas e impressionantes.

Por que a tela verde cromada é verde?

Agora é o mais comum, mas a verdade é que tanto o preto, branco, azul e mais tem sido (e são) usados para esta técnica. O azul também é comumente usado. A principal razão pela qual o verde estava substituindo o azul é que o azul é uma cor mais comum em roupas, como jeans, ou na cor dos olhos, além de ser mais caro.

Além disso, as câmeras digitais de hoje usam o padrão Bayer.

Existem duas vezes mais sensores verdes do que vermelhos ou azuis, razão pela qual as câmeras são muito mais sensíveis e precisam de menos luz. Ou seja, o canal verde da câmera tem menos ruído, devido à maior sensibilidade dos sensores. É preciso levar em conta que esta é uma tonalidade específica de verde.

two handsome movers in uniform transporting tv with green screen in apartment

Se você não é um profissional ou não está no ramo, mas ainda assim quer se dedicar ao mundo audiovisual ou apenas se divertir. (Fonte: Lightfieldstudios: 120196683/ 123rf.com)

Além disso, o azul combina com a cor do céu, o que complica um pouco a tarefa se você quiser atirar ao ar livre. Entretanto, se quisermos gravar à noite ou se quisermos gravar uma imagem muito escura, usaremos a chave de croma azul. Estas são as duas cores mais comuns, pois são as mais distantes da cor da pele.

Cor verde Cor azul
Custo Tela mais barata Tela mais cara
Uso Mais comumente usado Normalmente usado para fotos noturnas e quando há objetos verdes.
Pigmentação da pele Muito pouco Muito pouco.
Efeitos As câmeras digitais são mais sensíveis ao verde (assim como o olho humano) É a cor do céu, portanto pode criar reflexos.

Como tirar o máximo proveito da sua tela verde cromada?

Se você não é um profissional ou não está no ramo, mas ainda quer se dedicar ao mundo audiovisual ou apenas se divertir, aqui estão algumas dicas para melhorar a qualidade dos seus resultados com a tela cromada verde:

  • Atenção à iluminação: deve ser tão uniforme e constante quanto possível para facilitar o trabalho de pós-produção. É recomendado atirar em um ambiente onde possamos controlar a iluminação.
  • Indoors: para dimensões médias, colocaremos dois refletores em cada lado a um ângulo de 45 graus e à meia altura em relação à tela verde.
  • Ao ar livre: devemos tentar fazer isso em um momento do dia em que a luz é uniforme.
  • O personagem e a tela verde são iluminados separadamente: a tela verde deve estar a pelo menos dois metros do fundo (mais é melhor) para evitar a contaminação da cor do personagem e para evitar sombras. Nós temos que acender o ator de acordo com a imagem de fundo.
  • Sem rugas: certifique-se de que não haja rugas na tela verde. O tecido pode tender a enrugar, se necessário use uma pinça.
  • Tenha cuidado para não usar as mesmas cores: se usarmos uma tela verde para chroma key, nosso personagem não deve estar vestido com esta cor. Também não deve haver objetos verdes.
  • Evite materiais reflexivos, como vidro, cristal ou metal. Mesmo cores muito claras, como o branco.
  • ISO: Na câmera, defina a sensibilidade mais baixa que você tem para reduzir o ruído da imagem e para fazer a chave de croma funcionar melhor para uma imagem mais limpa.
  • Temperatura da cor: a temperatura da cor da câmera tem que ser igual à temperatura da cor das luzes que estamos usando. Para medir a intensidade da luz podemos usar um medidor de luz ou as próprias ferramentas de exposição da câmera.
  • Um bom foco: é importante manter o personagem ou objeto em foco para que as bordas sejam mais nítidas e seja mais fácil cortá-lo para fora da área.
  • Agora nós podemos prosseguir para a gravação ou fotografia!
  • O toque final: na pós-produção, usaremos um programa de edição para substituir a área verde (ou azul) com a imagem desejada.

Que tipo de tela cromada verde eu devo comprar?

Há vários fatores envolvidos. Pense nas dimensões que você quer que sua tela verde cromada seja, e se elas são suficientes para as sessões que você quer fazer. As telas da nossa lista são um pouco menores que 2 x 3 m, o que é suficiente para fazer um monte de coisas.

Quanto à instalação de sua tela verde, se você escolher um modelo sem um suporte você precisará ter uma maneira de colocar sua tela, como pendurá-la em um bar. Se você quiser fazer seu trabalho em lugares diferentes, nós recomendamos que você opte por um modelo que possa ser facilmente transportado. Abaixo estão mais alguns critérios a serem considerados.

cropped view of mixed race man in denim holding basketball on green screen with copy space

O transporte é um fator chave na compra de uma tela verde cromada. (Fonte: Lightfieldstudios: 120878231/ 123rf.com)

Em que consiste o musselina que a tela verde cromada geralmente consiste?

É um tecido muito fino que pode ser feito de materiais como a seda ou o algodão. Sua origem está em Mosul, Iraque. Este tecido foi importado pela primeira vez da Índia para a Europa no século XIII. No entanto, sua fabricação no continente não se desenvolveu até o século XIX. É um tecido muito arejado, fino e transparente que evita o superaquecimento.

Critérios de compra

Ora, ora! Agora que você conhece o básico, vamos rever alguns critérios que você deve levar em conta antes de obter uma tela verde cromada e colocar seu cérebro para trabalhar. Estes critérios são os principais para ajudar você a escolher o modelo que melhor se adapta aos seus gostos e projetos.

Dimensões

As dimensões são importantes, tanto para o tipo de projeto que vamos realizar quanto para o espaço que temos disponível. A maioria dos modelos que nós apresentamos são aproximadamente 2 x 3 m, com algumas exceções. Você tem que ver se as dimensões da sua tela verde cromada favorita se encaixam no tipo de projeto que você deseja desenvolver.

Por outro lado, tenha isso em mente se você quiser montar seu pequeno conjunto em casa. Se você tiver espaço suficiente para que você possa estender a tela verde croma sem problemas e, ao mesmo tempo, você pode seguir as recomendações que mencionamos, e as distâncias necessárias para alcançar bons resultados.

Television studio

A maioria dos modelos que nós apresentamos são aproximadamente 2 x 3 m, com algumas exceções. (Fonte: Yodchompoo: 36007775/ 123rf.com)

Complementos

Neste aspecto, você tem que analisar tudo o que você precisará para realizar suas idéias. Talvez você só precise do tecido verde porque você não precisa de um suporte, alguém vai lhe emprestar as luzes quando você precisar delas e a cor verde é mais do que suficiente. Neste caso, você pode optar por uma opção simples que inclui apenas o que você precisa, nem mais nem menos.

Por outro lado, se você quiser montar seu próprio pequeno estúdio e estiver procurando por algo mais "profissional". Você tem a possibilidade de adquirir o kit completo que inclui um suporte, luzes, várias cores e muito mais. Desta forma, você terá todas as possibilidades ao seu alcance e você pode se divertir tentando coisas diferentes.

Transporte

Este é um fator chave na compra de uma tela verde cromada. Pense em onde você vai querer dar rédea solta à sua imaginação. Como já vimos, existem modelos que são muito mais transportáveis do que outros, o modelo Chromakey leva o bolo: leve e rápido de implantar. Os outros também são transportáveis, mas talvez um pouco mais tediosos de montar.

Se você montou seu pequeno local de trabalho em um lugar específico e não planeja mudar-se de lá, não há razão para pensar em comprar um modelo cuja característica principal seja sua leveza ou facilidade de transporte. Esta é uma decisão completamente pessoal, mas é definitivamente um critério a ser levado em conta.

Cor

Por último, mas não menos importante, é claro, a cor da nossa tela deve ser escolhida. A tela verde cromada, como o nome sugere, é verde. Claro que existem telas para fazer a chave croma em outras cores, mas a mais comum e recomendada é esta cor.

Por outro lado, além do verde, há a possibilidade de adquirir várias cores

Nós incluímos em nossa lista que, além do verde, inclui o azul (a segunda cor mais comum para esta técnica); outros também incluem o cinza, branco e preto, que também pode ser muito útil. Escolha, dependendo de seus projetos, a cor ou cores que você acha que pode precisar.

O que os usuários dizem

Nós não podemos julgar um livro pela sua capa. Também não devemos comprar um produto sem antes ler as opiniões de outros usuários que compraram o mesmo modelo que você está pensando em comprar. Na mesma página onde você compra o produto, os usuários têm a opção de avaliar sua compra e dizer se estão ou não satisfeitos com ela.

Há também vários fóruns de filmes ou fotografias que certamente terão uma discussão sobre a tela verde cromada ou sobre como criar efeitos diferentes. É importante ler várias revisões e não apenas uma, pois cada caso é único. Tenho certeza de que você encontrará alguém que tenha os mesmos projetos que você, essa opinião será muito valiosa para decidir sobre um modelo ou outro.

Sumário

Como você pode ver, o mundo do chroma key é muito mais complexo do que você pensa. Os impressionantes efeitos visuais que agora podemos ver em filmes como Avatar são o resultado de um desenvolvimento de diferentes ilusões óticas que remontam às primeiras criações cinematográficas. Hoje, o cromado da tela verde é acessível a qualquer um que o deseje.

Se você só quer se divertir e experimentar ou quer ser o próximo James Cameron, nós temos ferramentas na ponta dos dedos que nos permitem criar além da realidade. Para escolher a tela verde chroma key que melhor se adapta aos seus planos. Leve em consideração os critérios acima tais como dimensões, cor, transporte, qualidade e acessórios incluídos.

Se você gostou do nosso artigo sobre a tela verde chroma, deixe-nos um comentário e compartilhe-o em suas redes sociais para todos os seus amigos interessados. Boa sorte!

(Fonte da imagem em destaque: Rasslava: 35410265/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas