Ultima atualização: 21 de outubro de 2021

Cada geração de redes móveis ou sem fio que aparece é um avanço tecnológico para a humanidade. A tecnologia 1G nos permitiu comunicar por serviço de voz, a 2G trouxe mensagens instantâneas (ou SMS), a 3G introduziu a conectividade à Internet e a 4G nos deu velocidades de navegação mais rápidas.

Devido ao limite de capacidade que a 4G está atingindo, uma nova geração de redes móveis foi desenvolvida que nos permitirá navegar em velocidades mais altas e com menos tempo de espera: a tecnologia 5G. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.




O mais importante

  • A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis ou sem fio que se caracteriza por uma maior cobertura, maior largura de banda das conexões e alta estabilidade.
  • Esta nova tecnologia é muito mais sofisticada do que sua antecessora, a tecnologia 4G, pois permite velocidades mais rápidas de upload e download e consome menos energia, entre outros fatores. No entanto, também tem alguns inconvenientes.
  • A tecnologia 5G está atualmente em uma fase de expansão. Foi lançado comercialmente em muitos países e está sendo implantado em muitos outros. Além disso, o investimento em algumas partes do mundo é significativo.

O que você precisa saber sobre a 5G

Aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre a nova tecnologia 5G que revolucionará o mundo das telecomunicações e, por extensão, nossas vidas.

chico escribiendo con celular

Com a nova tecnologia 5G, você desfrutará de um acesso mais rápido a todo o conteúdo da web, seja em um telefone celular ou em um computador. (Fonte: Free-Photos / 9088 imagens: 690192/ pixabay.com)

O que é tecnologia 5G?

"Tecnologia 5G" é a quinta geração de redes de comunicação móvel ou sem fio, o que é um passo além da tecnologia 4GLTE. Ela trará avanços como a realidade aumentada, realidade virtual e cidades inteligentes (1). Também permitirá que todos os nossos dispositivos eletrônicos sejam conectados uns aos outros.

Esta nova tecnologia, destinada ao uso público, é caracterizada por uma maior cobertura em espaços fechados, aumento da largura de banda das conexões e grande estabilidade (2). Em outras palavras, a conexão à Internet será muito melhor e mais rápida.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia 5G?

Entre as vantagens da tecnologia 5G estão maior velocidade de transferência de dados, menor consumo de energia, a capacidade de ter um maior número de dispositivos conectados, melhor cobertura e baixa latência. Além disso, permitirá maior inovação e automação na indústria (1).

No entanto, a tecnologia também tem algumas desvantagens significativas. Por exemplo, sua incompatibilidade com alguns dispositivos ou sua baixa capacidade de passar por obstáculos (1). Abaixo você encontrará uma tabela com todos os prós e contras.

Vantagens
  • Maior velocidade de transferência de dados e rendimento
  • Baixa latência
  • Menor consumo de energia
  • Inovação e automação da indústria
  • Maior cobertura
  • Capacidade de conectar um maior número de dispositivos ao mesmo tempo
  • Maior largura de banda
  • Viagens em ondas de freqüência muito alta
Desvantagens
  • Baixa capacidade de passar por obstáculos
  • Incompatibilidade com alguns dispositivos
  • Custo da infra-estrutura necessária é alto

Quais são as diferenças entre 4G e 5G?

Uma das diferenças mais importantes está na velocidade de upload e download. Enquanto a tecnologia 4G ofereceu apenas uma velocidade de download de 100 Mbps e uma velocidade de upload de 50 Mbps, a 5G oferece velocidades de 20 Gbps e 10 Mbps, respectivamente (3).

Além disso, como já vimos na seção de vantagens e desvantagens, a tecnologia 5G consome menos energia do que a 4G, garante uma maior cobertura e possibilita que um maior número de dispositivos eletrônicos seja conectado ao mesmo tempo sem perder a velocidade de transferência.

Se, por exemplo, você quiser baixar um arquivo de 800 MB, levaria cerca de 30 segundos com a tecnologia 4G, enquanto com 5G esse tempo seria reduzido para 1 segundo (4).

Como a 5G afeta nossa saúde?

Embora poucos estudos tenham sido conduzidos sobre as conseqüências da tecnologia 5G, algumas hipóteses (até agora não comprovadas) argumentam que a 5G tem um efeito negativo sobre a saúde e o meio ambiente.

Além disso, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer classificou os campos eletromagnéticos gerados por redes móveis como possíveis carcinógenos (5).

No entanto, a Comissão Internacional de Proteção à Radiação Não-Ionizante concluiu que não há evidências de que as redes 5G representem um risco à saúde (6). Teremos que esperar por mais estudos para conhecer o real impacto desta nova tecnologia.

tipos de señal de internet

Dispositivos eletrônicos emitem ondas eletromagnéticas que não são visíveis ao olho humano. (Fonte: mohamed_hassan / 5092 images: 4816658/ pixabay.com)

Como se proteger da radiação

Embora não esteja cientificamente comprovado que a radiação eletromagnética é prejudicial à saúde, algumas pessoas preferem evitar a exposição prolongada a campos eletromagnéticos. Se você é uma dessas pessoas, você pode achar úteis as seguintes recomendações

  1. Reduzir o uso de telefones celulares.
  2. Não durma com dispositivos eletrônicos por perto.
  3. Tenha wifi ligado somente quando necessário.
  4. Desconecte os dispositivos eletrônicos que não estão sendo usados.

Quando a tecnologia 5G chegará?

A Coréia do Sul é o primeiro país a implantar a tecnologia 5G, e agora ela está se espalhando rapidamente pelo mundo. De fato, no final do verão de 2020 já estava disponível em 38 países, e muitos outros o haviam implantado parcialmente (7).

De acordo com a Comissão Européia, a tecnologia estará implantada e em uso em toda a União Européia até 2025 (2).

Até agora, a América do Norte, o Leste Asiático e a Europa são as áreas com as maiores implantações de tecnologia 5G. Além disso, o investimento na tecnologia está sendo feito em muitos países do Sul da Ásia e da América do Sul (7).

Esta nova geração de redes móveis poderá atingir 1,5 bilhões de pessoas em 3,5 anos (7).

Resumo

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis que permitirá avanços como a realidade aumentada, a realidade virtual e as cidades inteligentes. Ela também oferecerá maior cobertura, estabilidade e velocidade de navegação, e permitirá que mais dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo.

Embora não sem controvérsia, esta nova tecnologia já está disponível em alguns países e tem sido parcialmente implantada em outros. Em pouco tempo, terá chegado às casas de milhões de pessoas ao redor do mundo, que poderão usufruir dos muitos benefícios que ela oferece. Se uma coisa é certa, é que a tecnologia 5G é um passo para o futuro.

(Fonte da imagem em destaque: Frederik Lipfert: 7JlJjjbJ6nY4/ unsplash.com)

Referências (7)

1. Batista Fuentes ME, Díaz Ibáñez EK. Tecnología Móvil 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte

2. Romero Fernández-Bravo MA. Impacto sobre la salud de las emisiones electromagnéticas: radars y tecnología 5G. 2018 [cited 2021Jan26]
Fonte

3. Rodríguez Roncancio IO. Nuevos desafíos en seguridad para 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte

4. Guevara Córdoba FA. Comparativo entre la tecnología de redes 4G y 5G y los beneficios de su implementación en Colombia. 2018 [cited 2021Jan26]
Fonte

5. Belmonte P, Maestú C, Navarro E. ¿Es seguro para la salud el 5G? 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte

6. Pighin V. Nuevos desafíos de las redes 5G en Europa. 2020 [cited 2021Jan26]
Fonte

7. Mena Roa M. El despliegue del 5G en el mundo. Statista. 2020 [cited 2021Jan26]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo acadêmico
Batista Fuentes ME, Díaz Ibáñez EK. Tecnología Móvil 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Estudo acadêmico
Romero Fernández-Bravo MA. Impacto sobre la salud de las emisiones electromagnéticas: radars y tecnología 5G. 2018 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Estudo acadêmico
Rodríguez Roncancio IO. Nuevos desafíos en seguridad para 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Estudo acadêmico
Guevara Córdoba FA. Comparativo entre la tecnología de redes 4G y 5G y los beneficios de su implementación en Colombia. 2018 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Estudo acadêmico
Belmonte P, Maestú C, Navarro E. ¿Es seguro para la salud el 5G? 2019 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Estudo acadêmico
Pighin V. Nuevos desafíos de las redes 5G en Europa. 2020 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Base de dados
Mena Roa M. El despliegue del 5G en el mundo. Statista. 2020 [cited 2021Jan26]
Ir para a fonte
Resenhas