
Cada geração de redes móveis ou sem fio que aparece é um avanço tecnológico para a humanidade. A tecnologia 1G nos permitiu comunicar por serviço de voz, a 2G trouxe mensagens instantâneas (ou SMS), a 3G introduziu a conectividade à Internet e a 4G nos deu velocidades de navegação mais rápidas.
Devido ao limite de capacidade que a 4G está atingindo, uma nova geração de redes móveis foi desenvolvida que nos permitirá navegar em velocidades mais altas e com menos tempo de espera: a tecnologia 5G. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Índice
O mais importante
- A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis ou sem fio que se caracteriza por uma maior cobertura, maior largura de banda das conexões e alta estabilidade.
- Esta nova tecnologia é muito mais sofisticada do que sua antecessora, a tecnologia 4G, pois permite velocidades mais rápidas de upload e download e consome menos energia, entre outros fatores. No entanto, também tem alguns inconvenientes.
- A tecnologia 5G está atualmente em uma fase de expansão. Foi lançado comercialmente em muitos países e está sendo implantado em muitos outros. Além disso, o investimento em algumas partes do mundo é significativo.
O que você precisa saber sobre a 5G
Aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre a nova tecnologia 5G que revolucionará o mundo das telecomunicações e, por extensão, nossas vidas.
O que é tecnologia 5G?
Esta nova tecnologia, destinada ao uso público, é caracterizada por uma maior cobertura em espaços fechados, aumento da largura de banda das conexões e grande estabilidade (2). Em outras palavras, a conexão à Internet será muito melhor e mais rápida.
Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia 5G?
No entanto, a tecnologia também tem algumas desvantagens significativas. Por exemplo, sua incompatibilidade com alguns dispositivos ou sua baixa capacidade de passar por obstáculos (1). Abaixo você encontrará uma tabela com todos os prós e contras.
Quais são as diferenças entre 4G e 5G?
Além disso, como já vimos na seção de vantagens e desvantagens, a tecnologia 5G consome menos energia do que a 4G, garante uma maior cobertura e possibilita que um maior número de dispositivos eletrônicos seja conectado ao mesmo tempo sem perder a velocidade de transferência.
Como a 5G afeta nossa saúde?
Além disso, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer classificou os campos eletromagnéticos gerados por redes móveis como possíveis carcinógenos (5).
No entanto, a Comissão Internacional de Proteção à Radiação Não-Ionizante concluiu que não há evidências de que as redes 5G representem um risco à saúde (6). Teremos que esperar por mais estudos para conhecer o real impacto desta nova tecnologia.
Como se proteger da radiação
- Reduzir o uso de telefones celulares.
- Não durma com dispositivos eletrônicos por perto.
- Tenha wifi ligado somente quando necessário.
- Desconecte os dispositivos eletrônicos que não estão sendo usados.
Quando a tecnologia 5G chegará?
De acordo com a Comissão Européia, a tecnologia estará implantada e em uso em toda a União Européia até 2025 (2).
Até agora, a América do Norte, o Leste Asiático e a Europa são as áreas com as maiores implantações de tecnologia 5G. Além disso, o investimento na tecnologia está sendo feito em muitos países do Sul da Ásia e da América do Sul (7).
Resumo
A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis que permitirá avanços como a realidade aumentada, a realidade virtual e as cidades inteligentes. Ela também oferecerá maior cobertura, estabilidade e velocidade de navegação, e permitirá que mais dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo.
Embora não sem controvérsia, esta nova tecnologia já está disponível em alguns países e tem sido parcialmente implantada em outros. Em pouco tempo, terá chegado às casas de milhões de pessoas ao redor do mundo, que poderão usufruir dos muitos benefícios que ela oferece. Se uma coisa é certa, é que a tecnologia 5G é um passo para o futuro.
(Fonte da imagem em destaque: Frederik Lipfert: 7JlJjjbJ6nY4/ unsplash.com)
Referências (7)
1.
Batista Fuentes ME, Díaz Ibáñez EK. Tecnología Móvil 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte
2.
Romero Fernández-Bravo MA. Impacto sobre la salud de las emisiones electromagnéticas: radars y tecnología 5G. 2018 [cited 2021Jan26]
Fonte
3.
Rodríguez Roncancio IO. Nuevos desafíos en seguridad para 5G. 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte
4.
Guevara Córdoba FA. Comparativo entre la tecnología de redes 4G y 5G y los beneficios de su implementación en Colombia. 2018 [cited 2021Jan26]
Fonte
5.
Belmonte P, Maestú C, Navarro E. ¿Es seguro para la salud el 5G? 2019 [cited 2021Jan26]
Fonte
6.
Pighin V. Nuevos desafíos de las redes 5G en Europa. 2020 [cited 2021Jan26]
Fonte
7.
Mena Roa M. El despliegue del 5G en el mundo. Statista. 2020 [cited 2021Jan26]
Fonte