
Como escolhemos
Seja muito bem-vindo. Este artigo é dedicado a ajudar você que pretende comprar um teclado USB para seu computador, mas está em dúvida sobre a marca e modelo mais adequados às suas necessidades.
Com o tipo de conector mais moderno para teclados com fio, os teclados USB facilitam a vida dos usuários com sua praticidade e durabilidade. Diferente dos modelos mais antigos, os teclados USB são compatíveis com a maioria dos modelos de notebooks e computadores, tendo conectores mais resistentes e descomplicados.
Acompanhe esse artigo até o final e confira nossas dicas e informações para que você possa escolher sem medo o teclado USB mais adequado ao seu perfil de usuário, rotinas de uso e necessidades.
Índice
O mais importante
- O teclado USB é o modelo que veio para substituir os teclados com conector PS2, uma vez que esse tipo de entrada já não está presente na maioria dos computadores modernos. Para escolher o modelo ideal de teclado USB é fundamental analisar o perfil do usuário e seus objetivos de uso do produto.
- Além da marca e tipo do teclado, é recomendável atentar para questões como padrão, layout, durabilidade das teclas, tamanho do cabo e regulagem de altura para fazer a escolha certa.
- Os valores dos teclados vão variar de acordo com a marca e modelo. É possível encontrar opções simples a partir de R$ 15. Já modelos mais sofisticados com diversas funcionalidades podem custar até R$ 1.000.
Teclados USB: nossa recomendação dos melhores produtos
Nesta seção vamos apresentar os 4 melhores modelos de teclado USB à venda no Brasil. Após conferir esse Ranking que fizemos para você, siga lendo o Guia para aprender a escolher o modelo certo. Confira a lista:
Guia de Compra: o que você precisa saber sobre teclado USB
O que é o teclado USB?
A grande diferença entre o teclado USB e o teclado de conexão Mini Din ou PS2 é que o USB pode ser plugado e desplugado com a máquina em funcionamento, sendo reconhecido e funcionando sem maiores problemas.
Já a conexão dos modelos PS2 deve ser feita com o computador desligado. Caso contrário, corre-se o risco de queimar ou danificar a porta de entrada e até mesmo o teclado.
Quais as vantagens e desvantagens do teclado USB?
Outra vantagem é que esse tipo de teclado é compatível com a grande maioria dos modelos e configurações de notebook, bastando que ele tenha porta de entrada USB. A durabilidade dele também é muito alta.
A desvantagem fica por conta do cabo, muitas pessoas gostam da sua mesa de trabalho mais limpa possível e o cabo pode embolar.
Justamente por causa desse fio, o teclado USB oferece pouca mobilidade. E também não é compatível com dispositivos móveis, como celulares e tablets que não possuam entrada USB.
Que cuidados tomar antes de escolher o teclado USB?
Preste atenção ao tipo de entrada USB do teclado para se certificar de que é compatível com a sua máquina. Modelos indicados para entradas USB 2.0 podem não ter o desempenho esperado em entradas USB comuns, por exemplo.
Verifique também o tamanho do teclado em relação à mesa ou escrivaninha em que ele será utilizado. Lembre-se que por ser um modelo com fio, o teclado USB não terá muita mobilidade, então o ideal é que ele seja adquirido nas medidas adequadas para um uso confortável.
Tanto no caso de modelos importados como nacionais, faça uma pesquisa sobre a reputação da marca do produto. Verifique as indicações e recomendações de uso do modelo. Procure saber a disponibilidade em sua região de assistência técnica e peças de reposição para o modelo escolhido.
Quanto custa um teclado USB?
Pesquise bastante antes de comprar, pois o mesmo modelo de produto pode apresentar variações de preço de uma loja para outra.
Se for comprar online considere o valor do frete. Dependendo da região e do volume da embalagem do produto, o frete pode encarecer bastante o preço final da compra. Por fim, use as plataformas comparadoras de preço, que podem ser suas melhores aliadas na busca das melhores ofertas.
Onde comprar um teclado USB?
No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e ShopFácil que é possível encontrar a maior variedade do produto em diversos modelos e marcas.
Critérios de Compra: Como comparar os modelos de teclado USB
Agora que você já tem várias informações gerais sobre teclado USB, confira a lista das características que você pode comparar para reconhecer a melhor opção de acessório para atender às suas necessidades e expectativas. São elas:
Abaixo você vai entender o porquê deve prestar atenção em cada um desses fatores.
Padrão
Os padrões mais comuns para teclados são o QWERTY: utilizado principalmente nos EUA e na América Latina; e o AZERTY, adotado na França, Bélgica e alguns países vizinhos, especialmente os de língua francesa.
Os padrões recebem esse nome de acordo com a ordem de disposição das seis primeiras letras da primeira fileira. De acordo com o país, símbolos e caracteres acentuados podem ocupar lugares diferentes do teclado deste padrão.
No padrão AZERTY as letras ‘A’ e ‘Q’ estão invertidas entre si, bem como as letras ‘Z’ e ‘W’. Além disso, o ‘M’ fica ao lado direito do ‘L’.
Outra diferença é que as teclas numéricas que ficam acima das letras tem a função principal ocupada por caracteres acentuados. Sendo assim, é necessário acionar o shift ou Caps Lock para utilizar os números, que ficam como função secundária da tecla.
Layout
Existem alguns tipos diferentes de layouts de teclado. Geralmente adaptações são feitas de acordo com o idioma de cada país. O padrão para o Português (BR) é o da ABNT2 no padrão QWERTY.
Ele conta com tecla para individual para o ‘Ç’, numerais altos, acentos e colchetes e o botão Alt Gr. A tecla Alt Gr permite o uso das teclas com terceira função – aquelas que têm três caracteres: um ao centro, um no canto inferior direito e outro no superior esquerdo.
Caso o teclado escolhido tenha padrão diferente do ABNT é possível alterar a configuração. No entanto, essa alteração pode gerar falta de correspondência entre o caractere impresso no teclado e o acionado durante a digitação.
Verifique, ainda, o espaço entre as teclas do modelo escolhido. Embora teclados com maior espaçamento sejam mais confortáveis para a digitação, esse espaço favorece o acúmulo de sujeira e resíduos em seu dispositivo.
Durabilidade das teclas
A durabilidade das teclas de seu teclado é um fator que vai depender diretamente do material que elas são feitas e do tipo de acionamento do mecanismo.
Em geral as teclas do tipo mecânicas são mais duráveis que as do tipo membrana ou chiclete.
Os fabricantes costumam indicar nas especificações do produto a estimativa de vida útil das teclas, que dependendo do modelo pode ultrapassar 10 milhões de pressionamentos por tecla.
Tamanho do cabo
O tamanho do cabo também merece atenção. Certifique-se de que o comprimento do fio permitirá a instalação no local desejado. Tome cuidado para que a posição final do usuário não seja com o rosto muito próximo à tela do PC, o que não é saudável e, a longo prazo, pode prejudicar a visão.
Os tamanhos do cabo de conexão dos teclados USB variar de acordo com a marca e o modelo, indo de 1 metro a 2,5 metros, na maioria dos casos.
Cabos mais curtos irão evitar excesso de fio solto que podem acabar se embolando aos demais na parte de trás de sua máquina. No entanto, darão pouca mobilidade e, dependendo da disposição de sua máquina, poderão obrigar que você se posicione perto demais do monitor.
Já os modelos mais longos permitem uma maior mobilidade e que o usuário se posicione com maior distanciamento da tela.
Regulagem de altura
A regulagem de altura é um fator muito importante para controlar a posição das mãos durante a digitação e, consequentemente, o conforto no uso do seu teclado.
Felizmente, até os mais simples hoje em dia conta com esse tipo de regulagem.
Alguns modelos oferecem opções de 3 ou mais níveis de altura. No entanto, alguns mecanismos de regulagem podem ser frágeis ou instáveis, o que merece atenção, pois este fator pode prejudicar a experiência do usuário.
(Fonte da imagem destacada: wytrazekpiotr/ 123rf.com)