Computador gamer com um teclado iluminado
Ultima atualização: 26 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

34Horas investidas

7Estudos avaliados

95Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você tem problemas para digitar enquanto está em ambientes escuros? Já aconteceu de clicar na tecla errada na hora do jogo derradeiro? Bom, esses e outros problemas podem ser solucionados por um teclado iluminado.

Além de modernos e totalmente personalizáveis, eles são de uma utilidade tremenda. Se você veio até aqui é porque provavelmente está em dúvida de qual comprar, não é mesmo?

Fique tranquilo, nós preparamos um artigo que vai te mostrar qual é a melhor opção de teclado iluminado para você. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • O teclado iluminado é ideal para quem gosta de trabalhar ou jogar em ambientes escuros.
  • Eles são totalmente personalizáveis. Dependendo do modelo, você poderá escolher a cor e a intensidade da luz.
  • O tipo de conexão do seu teclado iluminado fará toda a diferença. Modelos sem fio tem um tempo de reposta maior, o que é ruim para os gamers.

Melhores teclados iluminados: nossas principais recomendações

Guia de compra: tudo o que você precisa saber para encontrar o teclado iluminado ideal para você

Junto do mouse e do monitor, o teclado é um dos periféricos mais procurados na internet. Para quem realmente precisa, seja para trabalho, lazer ou games, um bom teclado faz toda a diferença. Quer ver então, os teclados iluminados.

Como a maioria dos notebooks possui essa tecnologia, ficou cada vez mais comum as marcas produzirem teclados iluminados para PC. Principalmente depois do boom da indústria gamer. É quase impossível você ver um gamer hoje sem um teclado iluminado.

Como existem diversas dúvidas sobre o melhor modelo de escolha, nós preparamos um Guia de Compra completo com as principais dúvidas dos compradores. Você receberá esse Guia a partir de agora. Veja!

Homem jogando no computador com teclado iluminado

Bastante presente no mundo dos games, o teclado iluminado faz toda a diferença em ambientes escuros.(Fonte: Axville/ Unsplash.com)

O que é afinal um teclado iluminado? E um retro iluminado?

A resposta é quase que óbvia, não é mesmo? No senso comum, um teclado iluminado é aquele que ilumina as suas teclas. Entretanto, a obviedade para nas diferenças técnicas entre os tipos de iluminação.

Existe o teclado iluminado e o retro iluminado.

A função deles é a mesma. O que muda é a forma que a luz é emitida. Vamos conhecer as diferenças:

  • Teclado iluminado: Neste tipo de teclado, cada tecla possui uma luz de led. Dessa forma, a iluminação vem de dentro da tecla, o que ilumina a letra.
  • Teclado retro iluminado: Aqui o modo de iluminação é pouco diferente. Os leds ficam em um espaço que envolve a parte inferior do teclado. A luz não atravessa o meio da tecla.

Em ambos os tipos, dependendo do modelo, você terá a opção de determinar a cor que deseja, a densidade dela e do brilho, além de também apagar as luzes.

Quais as diferenças entre um teclado iluminado e um teclado gamer?

Podemos dizer que todo teclado gamer é iluminado, mas nem todo teclado iluminado é um teclado gamer. Deu para entender? Explicamos!

Afirmamos isso porque os teclados gamers possuem funções especiais que nem todos os teclados iluminados possuem.

Por outro lado, todo teclado gamer será iluminado. Por conta da maioria das competições gamer acontecerem em ambientes de pouca luz, seus teclados são desenvolvidos para serem iluminados. Inclusive, essa é uma característica marcante de um Setup Gamer: um bom teclado iluminado.

Quais as vantagens de utilizar um teclado iluminado?

O fato de ser personalizável e prático faz do teclado iluminado uma excelente opção.

Confira na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de utilizar um teclado iluminado:

Vantagens
  • Facilita a digitação em lugares escuros
  • Totalmente personalizável
  • Ideal para games
  • Design atrativo
Desvantagens
  • Preço elevado quando comparado com os tradicionais

Quem deve usar o teclado iluminado?

Como já havíamos comentado aqui no texto, os teclados iluminados são os preferidos dos gamers. Podemos dizer que é praticamente imperdoável um gamer não possuir um teclado iluminado. Isso porque ele poderá ajudar em momentos decisivos nas partidas.

Podemos dizer que é praticamente imperdoável um gamer não possuir um teclado iluminado.

Entretanto, os teclados iluminados também são altamente recomendados para quem gosta ou precisa trabalhar em ambientes escuros. Sua iluminação pode ajudar consideravelmente na digitação.

Teclado iluminado em um quarto escuro

Os teclados iluminados são totalmente personalizáveis. (Fonte: Ahmed Atef/ Unsplash.com)

Critérios de compra: O que levar em conta na hora de comparar os teclados iluminados

Não é somente a cor da luz que importa. Embora pareçam iguais a olho nu, os diferentes modelos de teclados iluminados disponíveis no mercado carregam diferenças essenciais que você deve levar em consideração na hora da escolha.

Conheça agora uma lista que preparamos para te ajudar a escolher o melhor modelo para a sua necessidade. Confira!

Conexões

Dúvida bem característica na escolha de periféricos para computador: escolher a opção com ou sem fio?

Quando falamos do modelo sem fio, falamos de portabilidade. Você tem a comodidade de ficar distante da tela. Se os fios te incomodam, esta pode ser uma boa opção.

Entretanto, você precisa lembrar que vai ter que se preocupar com o carregamento do teclado e também com a taxa de retorno dele mais lenta do que a um modelo com fio.

Já os modelos com fio te darão a tranquilidade de nunca precisar pensar em carregar a bateria do periférico. Além disso, a taxa de resposta dele é muito mais rápida. Isso pode ser essencial caso você seja um gamer. Se você não se preocupa com fios, essa é a opção correta.

Tipo de iluminação

Você encontrará no mercado as mais variadas opções de teclado iluminados. Alguns com apenas uma opção de luz e sem regulagem de brilho. Outros com até seis efeitos de luz e diversos ajustes de brilho.

A escolha vai depender do quanto você deseja investir e qual é a sua verdadeira necessidade. Qual o seu favorito? Modelo iluminado ou retro iluminado?

Durabilidade

É comum os fabricantes colocarem uma estimativa do tempo de vida útil das teclas. Portanto, a durabilidade pode ser levada em consideração na hora da escolha.

Geralmente as teclas do tipo mecânicas duram mais do que as do tipo membrana.

Você digita muito? A expectativa das marcas geralmente está estipulada em 10 milhões de pressionamentos por tecla.

Teclado iluminado com luz vermelha

O tipo de conexão do seu teclado iluminado fará toda a diferença em seu tempo de resposta. (Fonte: Nemanja Jeremic/ Unsplash.com)

Ergonomia

Pensar no seu conforto em frente ao computador deve ser sempre uma prioridade. Por isso, buscar por opções de teclados iluminados ergonômicos é uma excelente ideia.

A ergonomia do periférico pode prevenir lesões ao deixar os seus punhos de maneira correta e ergonômica.

Objetivo

Por que você está lendo este artigo? Você quer comprar um teclado iluminado para utilizar com qual finalidade?

Se o seu objetivo são os jogos, um teclado mecânico vai te dar mais sensibilidade.

Entretanto, se você busca as cores mais pelo estilo, aí você pode ficar a vontade de escolher o mais descolado para você.

Resumo

Ideal para ambientes com pouca luz, o teclado iluminado foi idealizado para salvar pessoas que trabalham em ambientes escuros e gamers, que não podem errar a tecla em um jogo decisivo.

Como você viu durante o artigo, são vários os modelos e critérios para se levar em consideração na hora da escolha. A nossa sugestão é a de que você analise cada um dos nossos critérios ao realizar a sua pesquisa pelo teclado iluminado ideal.

Que você faça uma excelente compra!

(Fonte da imagem destacada: Evgeniy Pavlovski/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas