homem segurando um tablet para trabalho
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

6Estudos avaliados

78Comentários coletados

Quantas vezes, enquanto “se enrolava” em vários cabos para conseguir trabalhar com seu computador, você já desejou ter mais praticidade e liberdade para suas funções ao longo do dia? E quantas delas já viu colegas usando um tablet para trabalho e quis estar no lugar deles?

Se isso já aconteceu com você, bem vindo ao clube! Nós também queríamos encontrar mais versatilidade para as tarefas do trabalho. Por isso, pesquisamos tudo sobre os melhores tablets e queremos compartilhar o resultado com você. Confira tudo neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O tablet para trabalho é um dispositivo que combina as funcionalidades do computador e do smartphone.
  • Profissionais como médicos, engenheiros e designers podem fazer um bom uso do tablet para trabalho.
  • Os arquivos ou projetos do seu tablet para trabalho podem ser arquivados na nuvem, para não comprometer o armazenamento.

Melhores tablets para trabalho: nossas recomendações

Pode até parecer que sim, mas nem todo tablet é ideal para trabalhar. Aqui, temos uma seleção dos mais indicados por compradores on-line para essa atividade. Veja os principais modelos:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre um tablet para trabalho

Ficar livre de plugues e tomadas, e conseguir trabalhar com mais liberdade, em qualquer lugar! Se é isso que você deseja, mas não sabe bem se o tablet para trabalho é a melhor alternativa, veja esta seção.

Pessoa segurando um tablet para trabalho

O tablet para trabalho é um dispositivo mais prático que o computador. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

O que é um tablet para trabalho?

O tablet é um dispositivo móvel que tem basicamente as mesmas funções de um smartphone. Com ele, é possível acessar uma infinidade de aplicativos, desde que estejam disponíveis na loja do sistema operacional escolhido: Android ou iOS, presente nos iPads.

De maneira geral, ele funciona integrado com a sua conta de email. Assim, permite o compartilhamento de arquivos, o acesso off-line a documentos e até mesmo a realização de reuniões por videoconferência.

O que é melhor para trabalhar: smartphone ou tablet?

O melhor dispositivo para uso profissional depende, em grande parte, do tipo de trabalho que você realiza. Em algumas situações, o smartphone pode ser suficiente para as suas tarefas de rotina. Mas nem sempre é assim.

Isso porque o tablet para trabalho pode ter mais funcionalidades, como a caneta para escrever na tela, processador mais potente e até integração com o computador, no caso do tablet para design, por exemplo.

Quais os tipos de tablet para trabalho?

Existem diversos modelos de tablet que podem ser eficazes tanto para o trabalho quanto para o lazer. Mas há aqueles que são mais completos, contam com recursos específicos e até tamanho de tela diferenciado. Entretanto, podemos resumir os tablets para trabalho em:

  • Tablet comum - costuma ter tela entre 8 e 10 polegadas, conta com as mesmas funções de um smartphone e permite o uso de teclado externo;
  • Tablet com caneta - além da tela maior em muitos modelos, traz uma caneta especial que interage com a tela e permite fazer anotações, selecionar aplicativos e até fazer rascunhos à mão livre. Entre os mais utilizados estão o iPad e o tablet Samsung;
  • Tablet para design - mais conhecido como mesa digitalizadora, pode ser integrado ao computador para desenvolver projetos de desenho gráfico.

Qual a diferença entre o tablet para trabalho de design?

O tablet para design, como também é conhecida a mesa digitalizadora, tem alguns diferenciais importantes em comparação com o tablet convencional. O principal deles está na usabilidade. Isso porque a maioria só funciona integrada ao computador.

Além disso, a capacidade de processamento é menor, já que ela funciona associada ao processador do seu notebook, por exemplo. Apesar de parecer desvantajoso, este tipo de tablet é fundamental para o trabalho de ilustradores, engenheiros e designers.

médico usando o tablet para trabalho em uma avaliação

Profissionais como médicos e engenheiros podem usar o tablet para trabalho. (Fonte: RF._.studio/ Pexels)

Quais as vantagens em contar um tablet para o trabalho?

Se você tem muitas atividades fora do escritório, a portabilidade de um tablet já pode ser considerada uma vantagem com relação ao computador, por exemplo. Além disso, há muitos outros benefícios que este aparelho pode trazer. Veja só:

Vantagens
  • Fácil de transportar
  • Leve e compacto
  • Pode ser conectado a qualquer roteador
  • Tem funções tanto do computador quanto do smartphone
  • A bateria costuma durar muito
  • Pode ter maior capacidade de processamento
  • É versátil, podendo ser conectado a um teclado
  • Alguns fazem ligações
Desvantagens
  • Tela reduzida em relação ao computador
  • O teclado virtual pode não ser a melhor opção
  • Os modelos com melhor desempenho costumam ser mais caros que um notebook.

Para quem o tablet com teclado físico é mais indicado?

Falamos acima que, em algumas profissões, a falta do teclado físico pode ter impacto negativo na produtividade. Isso não significa que você não possa ter um tablet para trabalho, mas sim, que deve considerar o uso de um teclado conectado a ele.

A boa notícia é que existem vários modelos de teclados para tablet. Assim, fica mais fácil trabalhar! Veja alguns profissionais que se dariam bem com o tablet com e sem teclado externo.

Teclado físico Teclado virtual
Contadores
Advogados
Redatores
Professores
Programadores
Vendedores
Estoquistas
Médicos
Desenhistas
Arquitetos
Estilistas

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o tablet para trabalho

Agora que você já conhece as principais características de um tablet para trabalho, vale a pena dedicar mais alguns minutos para avaliar aspectos técnicos que podem fazer a diferença na sua rotina.

Finalidade

Dependendo da sua profissão e das atividades que pretende desenvolver usando o tablet, haverá um modelo mais indicado. Se você precisa escrever muito, considere um modelo com tela maior e boa integração com o teclado físico.

Pretende usar o tablet para fazer orçamentos, pedidos de venda ou preencher formulários? Um modelo convencional já será uma bom aliado no trabalho. Se fica muito tempo fora do escritório, considere um aparelho que permita fazer ligações.

Conectividade

Este ponto é crucial para uma escolha bem sucedida. Antes de comprar, avalie o tipo de conexão Wi-Fi suportada, as possibilidades de sincronização com outros dispositivos e até o tipo de entrada para fone e carregador.

Há alguns modelos que permitem instalar aplicativos para enviar arquivos para a impressora pela rede Wi-Fi. Se possível, não abra mão dessa vantagem, sobretudo se você trabalha fechando contratos e vendas.

Memória

Você pode até estar querendo abrir mão de um notebook para o trabalho diário, mas certamente não quer ter problemas com falta de memória para o processamento dos documentos. Por isso, este ponto merece atenção.

Em geral, os tablets para trabalho contam com 2GB a 3GB de RAM, mas existem aqueles com até 6GB de memória. A capacidade de armazenamento também conta, apesar de haver a possibilidade de manter os arquivos na nuvem.

tablet para trabalho conectado à tela inicial do Google

Os arquivos ou projetos do seu tablet para trabalho podem ser arquivados na nuvem, para não comprometer o armazenamento.
Fonte: PhotoMIX Company/ Pexels

Duração da bateria

Todos sabemos que, assim como em um smartphone, a duração da bateria pode variar de acordo com a iluminação da tela e os aplicativos utilizados ao longo do dia. Ainda assim, é possível estimar uma média de autonomia.

Então, antes de comprar, verifique a amperagem da bateria e garanta que o aparelho vai te dar o máximo de tempo para trabalhar a cada recarga. Para ajudar no cáclulo, consulte o consumo médio descrito pelo fabricante.

Além disso, lembre-se de se certificar sobre o tempo de carregamento total. Isso faz a diferença no dia a dia.

Tamanho da tela

Se você já tem realizado suas tarefas em um smartphone, pode ser que o tamanho da tela do tablet para trabalho não seja um problema na adaptação ao novo dispositivo. Já para quem está acostumado ao computador, isso pode ser um impacto.

Assim, nossa dica é — se o orçamento permitir — que você escolha um modelo com tela grande. Desta forma, poderá usar o aparelho com mais conforto e ainda aproveitar para ler ou assistir filmes e séries nas horas de descanso!

Resumo

Alguns profissionais passam mais tempo do dia em atividades externas do que no escritório. Para eles, carregar o notebook para todos os lugares pode não ser muito prático. Se você está nesse time, o tablet para trabalho pode ser uma alternativa e tanto!

Neste artigo, mostramos as características deste dispositivo e o que ele traz de vantagens e inconvenientes na rotina de trabalho. Destacamos, ainda, alguns critérios que podem ajudar a encontrar o modelo ideal. Com certeza, ele está na nossa seleção dos melhores de 2021.

Se você gostou deste material, aproveite para compartilhar com companheiros de trabalho que possam se interessar também. Um abraço.

(Fonte da imagem destacada: langstrup / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas