Imagem de um tablet com teclado.
Ultima atualização: 8 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Quem busca concentração e produtividade nos estudos e atividades profissionais, precisa investir em um tablet com teclado, uma dupla que pode substituir o notebook e oferecer autonomia para estudar ou trabalhar de onde estiver.

Diferente do notebook, o tablet com teclado é um dispositivo compacto, que pode ser carregado com facilidade em uma mochila. Ficou interessado? Continue a leitura e aprenda mais sobre o gadget.




Primeiro, o mais importante

  • Quem deseja um tablet com teclado tem duas opções: Comprar o teclado separadamente, como um acessório para o tablet, ou comprar uma case para o tablet que acompanha um teclado em sua estrutura de suporte.
  • Embora seja uma opção interessante para estudantes e profissionais, o tablet com teclado não oferece a mesma ergonomia de um notebook, portanto não é recomendado para longas horas de estudos ou trabalho diariamente.
  • O teclado para tablet oferece cerca de 85% do espaço de digitação de um teclado tradicial, oferecendo uma experiência de digitação relativamente natural e rápida.

Melhores teclados para tablet: nossas recomendações

Quando precisar redigir ou editar um documento de texto utilizando um tablet, conecte o teclado para tablet e mãos à obra. Preparamos uma lista com algumas recomendações de compra com os melhores teclados para tablet abaixo:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre tablet com teclado

O tablet com teclado é um dispositivo eletrônico muito versátil pois pode ser usado para fazer anotações na aula, apresentações em uma reunião de negócios e listas de afazeres no cotidiano. O melhor é que o tamanho compacto permite que você carregue com facilidade na mochila. Continue a leitura para saber mais sobre o gadget.

Imagem de uma pessoa usando um tablet com teclado.

O tablet com teclado pode substituir o notebook em alguns contextos. Fonte: Surface/ Unsplash.com)

Onde comprar um tablet com teclado?

Está pensando em comprar um tablet com teclado? Então você tem duas alternativas, a primeira é comprar um teclado para tablet, gadget vendido separadamente e conectado ao eletrônico através de cabo USB, conexão Bluetooth ou Wireless.

A segunda opção é comprar uma case para tablet que acompanha um teclado, que pode ser conectado ao dispositivo móvel através de cabo USB ou Bluetooth. Algumas marcas também oferecem um tablet e teclado da mesma marca em um combo promocional.

Antes da compra, recomendamos que você se certifique se o tablet é compatível com o teclado que você deseja comprar. Alguns modelos são compatíveis apenas com acessórios da mesma marca.

Vale a pena comprar um tablet com teclado?

Recomendamos a compra de um tablet com teclado para quem deseja utilizar este gadget para escrever e editar arquivos de texto, enviar e-mails, fazer anotações durante a aula, realizar postagens nas redes sociais, entre outros.

Com o tablet com teclado, você não vai precisar utilizar o teclado virtual do dispositivo para digitar. E a maioria dos modelos servem como base de apoio para o tablet, em uma configuração parecida com a de um notebook.

Nesse sentido, um tablet com teclado apresenta-se como uma alternativa similar ao notebook, sendo uma boa opção para estudantes universitários e profissionais que atendem a muitas reuniões e viagens de negócios e precisam de um tablet para trabalho.

Imagem de um tablet.

O tablet com teclado é uma opção vantajosa para muitas pessoas. (Fonte: Daniel Romero/ Unsplash.com)

Qual a desvantagem de um tablet com teclado?

A única desvantagem de um tablet com teclado é a menor ergonomia deste dispositivo eletrônico, pois o teclado oferece cerca de 85% do espaço de digitação de um teclado de notebook, o que pode incomodar quem pretende trabalhar ou estudar por períodos prolongados.

Outra característica que pode incomodar algumas pessoas é o tamanho das teclas deste teclado. Como são pequenas, quem tem mãos e dedos maiores pode encontrar certa dificuldade de digitação.

Capa com teclado ou teclado para tablet?

A capa com teclado para tablet é a melhor opção para quem prioriza a facilidade no cotidiano, pois não existem chances de você esquecer o periférico. Quando aberta, a capa funciona como suporte para o tablet e permite que você utilize o equipamento como um computador portátil.

O teclado com suporte tem esse nome por causa do espaço que possui para que você encaixe o tablet em posição horizontal ou vertical. Este modelo também pode ser utilizado com um smartphone. Alguns modelos permitem intercalar entre o tablet e o smartphone.

Por último, um tablet universal é ideal para quem não quer se preocupar com a compatibilidade entre o tablet e o teclado. Este modelo não só é compatível com qualquer sistema operacional, mas também com diferentes tamanhos de tablet.

Imagem de uma pessoa utilizando um teclado para tablet.

Existem diferentes modelos de teclado para tablet. (Fonte: Henry Ascroft/ Unsplash.com)

Quais são os tipos de teclado para tablet?

Existe uma grande variedade de modelos de teclado para tablet. Conhecer suas opções é importante para saber escolher o modelo ideal para suas necessidades:

  • Teclado USB: para conectar ao tablet, utilize o cabo USB que acompanha o equipamento. Este modelo apresenta teclas macias como as de um teclado de computador, ideal para quem prioriza o conforto.
  • Teclado Bluetooth ou Wireless: a conexão é digital, basta acionar o Bluetooth ou Wireless do tablet, esperar que o dispositivo reconheça o teclado e começar a usar. Esses modelos funcionam a base de baterias ou pilhas.
  • Teclado retroiluminado: este modelo tem como diferencial a característica de retroiluminação que pode ser tradicional ou colorida.
  • Teclado projetor: moderno, este modelo conta com um transmissor de luz laser que funciona como um projetor. Este modelo funciona com qualquer dispositivo eletrônico.
  • Teclado para iPad: quem tem um tablet da Apple, precisa de um teclado próprio para os dispositivos da marca. Um diferencial deste modelo é que quando fechado, ocorre uma troca de energia entre o tablet e o teclado, descartando a necessidade de outras fontes de energia.

Como carregar o teclado para tablet?

Você encontra modelos de teclado para tablet com diferentes fontes de energia. Alguns modelos utilizam o próprio tablet como fonte de energia e são conectados através de cabo USB. Os modelos que são conectados via Bluetooth ou Wireless possuem pequenas baterias ou pilhas que servem para garantir a autonomia do dispositivo.

Critérios de compra: Como escolher um tablet com teclado

O teclado para tablet pode ser considerado um periférico deste dispositivo eletrônico, pois não está integrado à estrutura física do tablet. Para encontrar o melhor teclado para tablet ou a melhor capa com teclado, você deve analisar os seguintes critérios de compra:

Dimensões

Geralmente, um teclado para tablet possui dimensões e peso padrão, que pode variar entre 25cm e 30cm de comprimento e de 15cm a 20cm de largura. Você encontra opções com design dobrável e ultrafino, que são ainda menores e mais leves do que os modelos tradicionais.

A escolha depende de dois fatores, sendo ergonomia (quanto maior o teclado, maiores são as teclas e o espaço útil, resultando em digitação suave) e facilidade de transportar (quanto menor o teclado, maior a facilidade de transportar).

Compatibilidade

Quando o assunto é compatibilidade entre o teclado e o tablet, nos referimos ao sistema operacional do tablet, sendo Android, Windows ou iOS.

Apenas o teclado para tablet universal é compatível com qualquer modelo, independente do sistema operacional. A vantagem deste modelo é que se você precisar trocar de tablet, não precisará comprar outro tablet.

Recursos

Quando for escolher um teclado para tablet, analise o layout do periférico. Enquanto alguns modelos oferecem apenas uma combinação alfanumérica, outros são mais completos e oferecem teclas de atalho. A escolha depende das necessidades do usuário.

Também é importante encontrar um teclado para tablet com padrão ABNT, especialmente se você está pensando em realizar uma compra internacional.

Ergonomia

A ergonomia é uma característica fundamental na compra do produto, pois a má postura pode refletir na dificuldade em utilizar o teclado.

Analise a ergonomia do teclado com base na distância entre as teclas, sensibilidade ao toque e existência ou ausência de suporte para os punhos, pois essas características influenciam no recrutamento de músculos e articulações.

Design

O design de um teclado para tablet também deve ser analisado, pois além dos clássicos modelos nas cores preta ou branca, você também encontra opções coloridas.

O teclado retroiluminado também é uma opção interessante, pois além de facilitar o manuseio do teclado em ambientes escuros, também é um recurso que eleva o design do equipamento. A retroiluminação pode ser branca ou colorida.

Imagem de um tablet com teclado.

Você encontra opções de teclado para tablet coloridos e descolados. (Fonte: Surface/ Unsplash.com)

Touchpad

Mesmo que o tablet seja um dispositivo sensível ao toque, dispensando a necessidade de um mouse, algumas pessoas podem preferir um teclado para tablet com touchpad pela praticidade dessa configuração.

Alcance do Bluetooth

Quer comprar um teclado para tablet com conexão Bluetooth? Então analise a versão e alcance de conexão e priorize um modelo com versão Bluetooth 3.0, que é mais eficiente no retorno de comandos, e alcance de pelo menos 10m.

Resumo

O teclado para tablet expande as possibilidades oferecidas pelo gadget, pois potencializa a usabilidade deste equipamento, ideal para quem utiliza o tablet para estudar ou trabalhar.

Para comprar o teclado para tablet ideal, você precisa apenas analisar os critérios de compra que listamos e detalhamos. Dica: escolha um dos modelos apresentados na lista de melhores teclados para tablet.

(Fonte da imagem destacada: Henry Ascroft/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas