Imagem mostra uma mulher usando um tablet.
Ultima atualização: 5 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

89Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Transformar o seu tablet em smartphone parece uma boa ideia? Então que tal comprar um tablet com chip? Com ele, você consegue fazer ligações, ter aplicativos específicos e até usar a rede 4G.

Pessoas que gostam da utilidade dos tablets têm muito a ganhar ao escolher um tablet que também possui espaço para chip. Fique conosco para aprender tudo sobre esse tipo de dispositivo! A seguir, mostraremos ótimos modelos e tiraremos dúvidas.




Primeiro, o mais importante

  • Já pensou em economizar e ter um aparelho capaz de fazer a função de dois? O tablet com chip tem uma excelente tela que te ajuda em atividades como jogos e filmes, mas também faz e recebe ligações e oferece várias funcionalidades de smartphones.
  • É importante notar que os tablets com chip não têm o mesmo desempenho que os smartphones e, portanto, são recomendados apenas para quem não faz uso tão pesado dos dispositivos móveis.
  • Você deve optar por um tablet com chip com tela de 9 ou 10 polegadas, uma vez que a diferença para telas de smartphones pode não compensar em modelos menores.

Os melhores tablets com chip: Nossas recomendações

As melhores marcas de dispositivos eletrônicos fabricam excelentes tablets com chip. Nós conversamos com especialistas e usuários e selecionamos os melhores modelos:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre tablets com chip

Será que um tablet com chip é a melhor opção para você? O guia de compra é o nosso setor que responde às dúvidas mais comuns sobre o produto. Leia atentamente e descubra!

Imagem mostra um homem usando um tablet.

Um tablet com chip ganha também funções de smartphone. (Fonte: niekverlaan / Pixabay.com)

O que diferencia um tablet com chip de um comum?

Um tablet é um aparelho muito útil por ter tela maior que um smartphone e conseguir realizar algumas tarefas tanto de dispositivos portáteis, quanto de computadores. Com um chip, ele ganha ainda mais.

Ter um chip faz com que um tablet ganhe também várias funções de smartphone, como realizar e receber ligações, enviar SMS e se conectar à rede 4G. Ele se torna, de fato, um celular com tela maior.

Se você não se dá bem com o tamanho da tela do smartphone ou gostaria de ter todos os benefícios de um dispositivo móvel em um só aparelho, o tablet com chip é uma excelente ideia. Tome cuidado, apenas, para não comprar um modelo que não ofereça as funções desejadas.

Você sabia que, antes mesmo de existirem, os tablets já apareceram no filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick?

Quais as vantagens e desvantagens de um tablet com chip?

Um tablet com chip tem a vantagem de te entregar dois dispositivos em apenas um. Ele te ajuda a ver filmes e séries, distrair as crianças e usar serviços ou trabalhar em uma tela maior, mas também te permite fazer ligações e usar a rede 4G.

Toda essa praticidade é ótima para variadas situações, mas também causa desvantagens. A principal é que as especificações técnicas não são comparáveis com as dos principais smartphones do momento, e por isso há defasagem em desempenho, espaço de armazenamento, câmera e muito mais.

Imagem mostra uma mulher usando um tablet de grande porte.

Receber ligações em tablets não é muito ergonômico. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Note também que um tablet não é muito ergonômico para ligações e usá-lo próximo aos ouvidos pode ser desconfortável. É preciso sempre usar fones de ouvido para isso ou outras ações como escutar áudios no WhatsApp.

Você pode escolher um chip da sua operadora favorita e colocá-lo sem problemas, assim como aproveitar o fato de que o dispositivo é mais barato do que um smartphone e, principalmente, do que ter um smartphone e um tablet comum para diferentes funções.

Confira as vantagens e desvantagens de um tablet com chip:

Vantagens
  • Oferece a praticidade de ter dois dispositivos em um
  • Permite sair de casa com apenas um dispositivo
  • É mais barato do que ter dois dispositivos diferentes
  • Ótima solução para idosos devido à tela maior
  • Aceita chips de todas as operadoras
Desvantagens
  • O poderio técnico é bastante inferior ao de um smartphone
  • Sofre em questões como câmera e armazenamento
  • É pouco ergonômico para ligações

Para quem é uma boa ideia ter um tablet com chip?

Você quer saber se ter um tablet com chip é uma boa ideia? Nós preparamos uma lista que mostra os principais grupos que podem se beneficiar do aparelho:

  • Idosos: Muitos idosos possuem dificuldades com o tamanho da tela dos smartphones. Um tablet com chip faz as mesmas funções, mas ainda facilita as tarefas visuais como acesso às redes sociais e entretenimento.
  • Quem passa muito tempo em transporte público: Assistir a filmes e séries e jogar são algumas das principais tarefas que ajudam a passar o tempo no transporte público. O tablet é melhor do que o smartphone para isso e um modelo com chip permite carregar apenas um aparelho.
  • Pessoas sem computador: Se você não possui um computador na sua casa, o tablet te ajuda tanto com entretenimento, quanto com trabalho. Ter um modelo com chip te ajuda a economizar mais e concentrar as funções.

É claro que você pode ter um tablet com chip mesmo que não se enquadre em um desses grupos, afinal, o aparelho é muito útil!

Quais acessórios são indispensáveis para um tablet com chip?

Nós já falamos sobre algumas questões problemáticas de tablets com chip como a pouca ergonomia para receber ligações ou ouvir áudios. Por isso, há alguns acessórios que te ajudam demais com o dispositivo:

  • Fone de ouvido: Ter bons fones de ouvido é indispensável para quem possui tablet com chip. Eles resolvem o problema da falta de ergonomia para ligações e áudios, além de ajudar com filmes e games.
  • Cartão micro SD: Não há como comparar a capacidade de armazenamento de um tablet com a de um smartphone moderno. Você precisará ter um cartão micro SD com boa capacidade para não sofrer com falta de espaço.
  • Película e capa: A ideia de levar o dispositivo a todos os lugares e usá-lo como dois em um é excelente, mas é preciso tomar cuidado com a durabilidade. Película e capa a garantem.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um tablet com chip

Você está decidido a comprar um tablet com chip? Então tenha calma! Existem importantes critérios técnicos que ajudam a sua decisão sobre o modelo:

Conectividade

Uma das principais questões envolvendo um tablet é que tipo de conectividade ele oferece. No caso dos modelos com chip, é possível que exista apenas o 3G, em alguns o 4G e em outros não exista compatibilidade com nenhuma rede do tipo.

O mínimo que um tablet deve oferecer é a possibilidade de conexão com WiFi, caso contrário ele terá pouquíssima utilidade. Você também deve prestar atenção em qual é a versão do USB com a qual ele trabalha.

Imagem mostra uma mulher usando um tablet e sorrindo.

Tablets com chip têm a vantagem de se conectarem às redes 3G ou 4G. (Fonte: PourquoiPas / Pixabay.com)

Tamanho da tela

Se o principal motivo para comprar um tablet com chip é ter à sua disposição tudo o que um smartphone oferece mas com uma tela maior, obviamente o tamanho da tela é um dos critérios de compra mais importantes.

Tablets pequenos parecem com smartphones e, por isso, modelos maiores são recomendados.

A maior parte dos tablets varia entre 7 e 10 polegadas de tamanho. Os menores são mais próximos a smartphones e, portanto, não oferecem tanta vantagem, uma vez que o aumento da tela não é drástico o suficiente para compensar a perda em desempenho.

Nós recomendamos que se você deseja comprar um tablet com chip, opte por um modelo maior, de 9 ou 10 polegadas. Dessa forma, conseguirá aproveitar todos os benefícios do dispositivo.

Armazenamento

Tablets não oferecem a mesma capacidade de armazenamento do que smartphones modernos. Modelos topo de linha costumam ter 64 ou 128 GB, mas os preços são muito acima da média. O mais comum é encontrar 32 GB ou, na maioria dos casos, 16 GB.

Se você estiver disposto a gastar mais dinheiro em um modelo topo de linha, ótimo, mas caso contrário é importante observar o quão expansível é o armazenamento. Deve ser possível pelo menos dobrá-lo através dos cartões micro SD!

Desempenho

O desempenho de um tablet é analisado através de uma série de configurações de hardware como processador, memória RAM e espaço de armazenamento. Quanto mais ele oferecer em cada uma, mais veloz será e mais permitirá a você jogar games modernos e rodar aplicativos pesados.

Quem pretende usar o tablet para tais atividades, precisa ter uma atenção especial a essas categorias técnicas. A memória RAM de pelo menos 4 GB é o fator que mais pode te ajudar a ter tranquilidade no uso do dispositivo.

Resumo

Ter um tablet com chip te ajuda a ter dois dispositivos em um só: Tablet e um smartphone. O aparelho permite que você possua um número, faça e receba ligações, tenha uma conexão com as redes 3G e 4G e muito mais.

Existem muitas vantagens em um tablet com chip, sobretudo a praticidade e a possibilidade de carregar apenas um dispositivo que exerce várias funções. Porém, ele deixa a desejar em diversas questões em relação aos smartphones, com destaque para armazenamento, câmera e desempenho.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas