Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

8Estudos avaliados

73Comentários coletados

Quem deseja aumentar a performance do computador deve comprar um SSD 480GB. O dispositivo de armazenamento é muito mais rápido, silencioso e eficiente do que um HD tradicional, perfeito para o usuário intermediário, ou seja, quem deseja utilizar o computador para trabalhar ou jogar.

Existem algumas diferenças entre os modelos de SSD 480GB como memória utilizada, conexão, desempenho, vida útil e tamanho. Quer saber qual SSD 480GB comprar para o seu computador? Continue lendo este artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Você encontra modelos de SSD com 120, 240, 480, 500 ou 960GB. Alguns modelos chegam a oferecer entre 1 e 2TB de armazenamento. Os preços variam de acordo com a capacidade de memória. Um SSD 480GB custa a partir de R$300.
  • Verifique se o SSD 480GB que você pretende comprar possui ferramenta de migração dos dados do HD para o SSD.
  • Não esqueça que todas as informações encontradas em seu computador estarão armazenadas no SSD de 480GB, portanto vale a pena investir em um hardware de uma marca consolidada no mercado como Kingston e SanDisk.

Os melhores modelos de SSD 480GB: Nossas recomendações

Conheça as principais especificações técnicas dos melhores modelos de SSD 480GB do mercado Brasileiro abaixo. Se decidir comprar algum deles, clique no link e você será redirecionado a uma loja virtual de nossa confiança.

O melhor SSD 480GB do mercado

Se você procura um SSD 480GB durável, recomendamos este modelo da Kingston que tem vida útil de até 1 milhão de horas. O SSD possui 500MB/s de leitura e 350MB/s de gravação. É compatível com porta SATA 2 e 3. O hardware é fabricado em alumínio e possui acabamento áspero, resistente a impactos e quedas leves.

Um SSD 480GB com ótimo desempenho

Outra excelente opção é o SSD PLUS da SanDisk que possui velocidade de leitura de 530MB/s e de escrita de 440MB/s – é 10 vezes mais rápido do que um HD comum. Um diferencial é que você pode utilizar o software SanDisk SSD Dashboard para monitorar o desempenho e segurança do computador.

Um SSD 480GB econômico

O SSD interno da WD Green oferece inicialização e desligamento rápidos do sistema operacional, softwares e aplicativos, graças a velocidade de leitura de 545MB/s. Mas o grande diferencial deste modelo é o consumo de energia reduzido.

O melhor SSD 480GB com conexão M.2

O SSD A1000 da Kingston é referência quando se fala em SSD com conexão M.2. Com esse formato, você vai ganhar muito mais velocidade em leitura e transmissão de dados – são 1500MB/s e 800MB/s, respectivamente. No entanto, é preciso verificar se a placa-mãe do seu desktop ou notebook é compatível com este modelo.

Guia de Compra

Está pensando em fazer um upgrade em seu computador e trocar o antigo HD por um SSD 480GB? Bacana, mas você sabia que há bastante variedade de modelos de SSD e não necessariamente aquele com maior velocidade é ideal para você?

É preciso comprar um hardware que seja compatível com seu computador em todos os aspectos. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com todas as informações que você precisa para escolher o SSD 480GB ideal.

Imagem de um grupo de pessoas conversando.

SSD 480GB vai otimizar o desempenho do seu computador. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

Para que serve um SSD 480GB?

Quem deseja aumentar a performance do computador deve comprar um SSD. Com a queda de preço, esse item se popularizou bastante e se tornou indispensável em qualquer máquina, seja para estudo, trabalho ou games.

O SSD é de 10 a 20 vezes mais rápido do que um HD, pois utiliza memória flash e armazena as informações por cargas elétricas – enquanto o HD utiliza tecnologia magnética ou óptica.

Como as velocidades de leitura e transmissão de dados de um SSD são superiores às de um HD você notará bastante diferença logo ao ligar o computador – a inicialização do sistema Windows passa de um a dois minutos para 15 a 20 segundos.

Imagem de um grupo de pessoas rindo.

O SSD inicializa o sistema operacional, softwares e aplicativos rapidamente. (Fonte: Brooke Cagle/ Unsplash.com)

Outra vantagem é que o SSD não faz quase nenhum barulho, pois não possui mecanismos físicos como um HD. O equipamento também é resistente a impactos e quedas leves. Por fim, a economia de energia é significativa.

Mas tudo tem um preço. Mesmo barateado, um SSD é mais caro do que um HD – mesmo sem oferecer grande diferença na capacidade de armazenamento. Outro ponto negativo é a vida útil inferior à de um HD.

Conheça todas as vantagens e desvantagens de um SSD 480GB na tabela abaixo:

Vantagens
  • Otimiza a performance do computador
  • Armazena um volume maior de dados
  • Opções para notebook e desktop
  • Preços variados
  • Garantia de um a cinco anos
Desvantagens
  • O SSD com conexão M.2 é mais caro

Quem deve comprar um SSD 480GB?

Você encontra modelos de SSD com 120, 240, 480, 500, 960GB. Neste Guia de Compra vamos nos aprofundar apenas no SSD 480GB, o modelo ideal para o usuário intermediário que deseja armazenar um volume maior de dados.

O SSD de 480GB também é ideal para computadores gamer. Como os jogos eletrônicos estão cada vez mais complexos, eles precisam de um espaço de armazenamento maior. Ao armazenar jogos em um SSD 480GB eles carregarão muito mais rapidamente.

foco

Você sabia que apenas o sistema Windows utiliza cerca de 60GB do armazenamento interno de um computador?

Qual SSD 480GB escolher para o notebook?

Antes de comprar um SSD de 480GB para seu notebook, analise a compatibilidade com a máquina. É possível instalar três tipos de SSD 480GB em um computador portátil: O tradicional SATA de 2.5 polegadas, o mSATA e o M.2.

O SDD mSATA é uma versão reduzida que acabou não se popularizando tanto. No entanto, é uma excelente opção para quem deseja continuar utilizando o HD que veio no computador junto ao SSD 480GB.

Já o SSD M.2 é compatível apenas com os notebooks mais modernos, com processadores Intel Core i7 e Core i9 ou processadores AMD Ryzen 1000 e 3000. Este modelo também permite a utilização simultânea do HD.

Imagem de um notebook.

O SSD de 480GB é ideal para o usuário intermediário. (Fonte: Radek Grzybowski/ Unsplash.com)

Qual SSD 480GB escolher para o desktop?

Se você pretende comprar um SSD 480GB para um desktop, fique sossegado, pois este tipo de computador é compatível com qualquer tipo de SSD, pois tem um espaço interno maior.

A placa-mãe de um desktop traz várias conexões SATA, possibilitando a conexão de vários drives de HD, SSD e PCI-Express. No entanto, você deve conferir se o seu computador tem a conexão disponível com o SSD que você pretende comprar.

Nos modelos mais modernos, com processador Intel Core i5, Core i7, Core i9 ou AMD Ryzen, a conexão M.2 se tornou padrão.

Imagem de uma mulher usando o computador.

O SSD de 480GB também pode ser colocado no desktop. (Fonte: Ree/ Pexels.com)

O que faço com meu HD depois de comprar um SSD 480GB?

Depois de trocar um HD por um SSD 480GB, você tem algumas possibilidades de uso com o antigo hardware de memória. Uma delas é utilizar o hardware como drive externo e carregar seus arquivos para onde quiser de modo simples.

Nesse caso, é importante comprar uma case para HD de 2.5 ou 3.5 polegadas. O acessório é muito fácil de usar, basta encaixar o HD. Além disso, há bastante variedade de modelos a preços bem acessíveis – recomendamos um modelo com porta USB 3.0.

Conforme mencionamos anteriormente, outra opção é ter um SSD 480GB trabalhando em conjunto com o HD do computador. Verifique se o notebook ou desktop oferece essa possibilidade.

Critérios de compra: Como escolher o melhor SSD 480GB

Nos últimos anos, muitas pessoas estão apostando no SSD 480GB para melhorar o desempenho do computador, mesmo que o hardware ainda seja relativamente caro. Antes de comprar o seu, é preciso analisar algumas características do produto:

Devemos avisar que quem utiliza um SSD pela primeira vez, dificilmente volta a utilizar um HD comum, pois a diferença de performance entre os dois hardwares é gigantesca.

Conexão

O SSD 480GB utiliza a porta SATA para se conectar a placa-mãe. Existem dois padrões: SATA 2 e SATA 3. A conexão com porta SATA 2 não compensa tanto, pois a velocidade de leitura, armazenamento e envio de dados é limitada – apenas 3Gbps contra 6Gbps da porta SATA 3.

Você deve descobrir qual interface sua placa-mãe suporta, para comprar um SSD 480GB compatível.

É importante mencionar que o SSD 480GB M.2 possui um formato diferente e precisa de uma conexão específica, mas nem todas as placas-mães suportam esse tipo de conexão.

Desempenho

O parâmetro utilizado para medir o desempenho de um SSD é a velocidade de leitura e gravação do hardware – indicada pela sigla MB/s.

Normalmente, quanto maior a capacidade de armazenamento do SSD, maior será a velocidade do equipamento em executar as tarefas. No entanto, quanto mais rápido for o seu SSD mais caro ele irá custar.

Para computadores de uso profissional ou gamer, vale a pena investir num SSD de 480GB mais veloz. Para o uso comum, não há necessidade.

Imagem de um grupo de pessoas trabalhando.

O SSD aumenta a performance do computador. (Fonte: Fauxels/ Pexels.com)

Vida útil

A vida útil de um SSD é contabilizada em ciclos de escrita. A cada gravação, o hardware utiliza suas células, diminuindo um pouco a capacidade de elas manterem as cargas elétricas (não é possível utilizar as mesmas partes de memória muitas vezes).

Para saber a vida útil do equipamento, verifique o TBW, a unidade de medida utilizada para indicar a capacidade de gravação de dados do SSD. Você encontra modelos com 20, 30, 50, 80 TBW ou superior – sempre dê preferência para uma vida útil longa.

Só para você ter uma ideia, um SSD de 480GB com 50TBW consegue gravar 25GB de dados por dia durante cinco anos.

A maioria dos fabricantes informam a vida útil aproximada de seus produtos. Se você não encontrar essa informação na loja física ou virtual onde pretende comprá-lo, procure no site oficial da marca.

Tamanho

Se você decidir comprar um SSD SATA 2.5 polegadas, observe se o modelo possui 7mm ou 9mm de altura. Normalmente os modelos com 9mm apresentam alguma característica diferenciada como LED RGB e por isso precisam de altura extra. No entanto, isso pode gerar incompatibilidade com alguns modelos de notebook.

O SSD M.2 possui dimensões completamente diferentes. Na imagem abaixo é possível analisar essas diferenças.

Imagem de uma mulher segundado dois modelos de SSD.

Você encontra SSD 480GB em diferentes padrões. (Fonte: Adrianhancu/ 123RF.com)

Tipo de memória

Um SSD de 480GB pode utilizar memória SLC, MLC, TLC ou QLC. O tipo de memória utiliza afeta a velocidade de leitura e gravação de dados. Confira as características de cada versão abaixo:

  • SLC (Single Level Cell) armazena um bit de dados por célula, dessa forma entrega um desempenho acima da média tanto em velocidade quanto em durabilidade. No entanto, por não ser muito densa em volume de dados, é um solução cara.
  • MLC (Multi Layer Cell) surgiu logo em seguida, como uma alternativa com volume de dados mais denso e preço mais atrativo. No entanto, apresenta maior lentidão. Esse tipo de memória está caindo em desuso por causa do custo benefício baixo.
  • TLC (Triple-Level Cell) é ainda mais densa e barata, mas peca pela velocidade. Recomendamos que você utilize um SSD 480GB com memória TLC se você utiliza o computador apenas em aplicações rotineiras.
  • QLC (Quad Level Cell) é o tipo de memória mais recente. O conceito segue o padrão: Maior densidade de armazenamento dados e preço ainda mais baixo. A maioria dos modelos de SSD 480GB tem utilizado esse tipo de memória.

(Fonte da imagem destacada: Baloon 111/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?