Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

71Comentários coletados

Se você está em busca de um aumento de performance no seu PC ou notebook, você veio ao lugar certo. Seja bem-vindo! No artigo de hoje nós vamos tratar de um dispositivo de armazenamento de arquivos ideal para rodar programas robustos: O SSD 240 GB.

O SSD de 240 GB conta com a capacidade de armazenamento perfeita para salvar dados pesados, além de ter tecnologia que acelera a execução de tarefas do dia a dia. A seguir, você confere quais são os fatores que você deve levar em consideração para escolher o modelo ideal.

Primeiro, o mais importante

  • Com o SSD 240 GB, além de salvar e fazer backup dos seus arquivos mais importantes, você pode melhorar o desempenho do seu PC e executar rapidamente os aplicativos que você usa no dia a dia.
  • O design do SSD é mais resistente sem comparado ao HD e ajuda a manter os seus dados protegidos contra impactos acidentais.
  • Além disso, o SSD com espaço de 240 GB conta com baixo consumo de energia, o que aumenta a vida útil da bateria do seu laptop.

Melhores SSDs 240 GB: Nossas recomendações

Na hora de comprar um SSD com 240 GB de espaço, você vai se deparar com uma grande quantidade de modelos de marcas variadas. E o fato é que cada fabricante investe em configurações e tecnologias diferentes. Para ajudar você nesse processo de escolha, listamos abaixo os melhores modelos de SSD 240 GB disponíveis atualmente. Confira:

O top de linha da categoria

O SSD A400 da Kingston que tem capacidade de armazenar 240 GB tem interface SATA III de 6.0 Gb/s. Com expectativa de vida útil de 1 milhão de horas, esse SSD possui formato de 7 mm. Além disso, essa opção conta com performance de até 500 MB/s para leitura e 450 MB/s para gravação.

O melhor SSD para quem quer economia

O SSD 240 GB da Sandisk Plus tem velocidades de leitura e de escrita de até 530 Mb/s e de 440 Mbs, respectivamente. Com Interface SATA Revisão 3.0 (6 Gb/s), esse modelo substitui diretamente um HDD convencional de notebook (HDD de 2,5"). Portanto ele não se conecta ao padrão M.2.

O SSD com o melhor custo-benefício

Compatível com a maioria dos PCs, desktop e notebook, o SSD de 240 GB da WD Green está disponível nos modelos 2.5” com 7 mm e M.2 2280. Além disso, esse modelo de SSD conta com um velocidade de leitura de até 545 MB/s, é leve, compacto e vem com dashboard gratuito da WD.

Guia de Compra

O SSD 240 GB é ideal para dar vida nova ao seu notebook ou desktop. Com esse SSD, você terá tempo de boot e de desligamento muito mais rápidos, além de respostas de aplicativos e velocidades de transferência também mais velozes.

Mas o fato é que existem diversas marcas que fabricam o SSD de 240 GB e cada uma aplica diferentes tecnologias e configurações. Para escolher o melhor é preciso entender como esse aparelho funciona e qual a sua real necessidade de uso. E é sobre isso que vamos tratar neste Guia de Compra.

Mão de um homem segurando um SSD com notebook ao fundo.

O SSD é a evolução do HD. (Fonte: baloon111/ 123rf.com )

Qual o diferencial de um SSD 240 GB?

O SSD (Solid State Drive) ou Unidade de Estado Sólido é a nova geração de discos sólidos, os já conhecidos HDs. Ou seja, assim como o HD, o SSD é um dispositivo que guarda, salva e faz o backup de arquivos e dados do seu computador ou notebook.

No entanto, diferentemente do HD, o SSD usa unidades de memória Flash, que é parecido com o usado em pendrives.

Por isso, e pelo fato de não ter discos físicos internos, nem possuir componentes mecânicos, o SSD é mais rápido para executar operações. Além disso, são menores, mais leves e resistentes se comparados aos tradicionais HDs.

Já quando nos referimos à sua capacidade de armazenar dados, ainda que pareça ser pequeno, o SSD de 240 GB conta com espaço suficiente para guardar arquivos mais pesados.

De modo geral, os SSDs podem ser encontrados com capacidades que variam entre 120 GB a 1 TB. Mas o fato é que, entre essas opções, o SSD de 240 GB é um dos mais populares entre os consumidores.

Isso porque a capacidade de armazenar até 240 GB do SSD é suficiente para guardar uma grande quantidade de aplicativos, programas, fotos, músicas, vídeos e jogos.

Com o SSD 240 GB você pode, por exemplo, armazenar cerca de 33 horas de vídeo com resolução em Full HD, além de 15 mil músicas e 7 mil fotos em alta definição.

A velocidade é de fato o grande atrativo do SSD. Enquanto um HD comum tem taxas de leitura e de gravação que chegam a 200 MB/s, no SSD 240 GB, por exemplo, essa velocidade pode atingir 530 MB/s.

Além disso, por serem mais rápidos no quesito leitura e escrita de dados, os SSDs exigem menos consumo de energia, prolongando assim a vida das baterias dos notebooks.

Sem contar que ainda são mais frios, mais silenciosos e mais eficientes do que um disco rígido comum.

Isso porque o SSD também é projetado para resistir a choques e vibrações, ajudando a manter seus dados seguros mesmo se você deixar o computador cair.

Para que serve um SSD com 240 GB?

Por conta de sua eficiência e rapidez, o SSD pode tanto substituir o HD interno do computador como pode coexistir com ele, otimizando a performance da máquina.

O SSD 240 GB é ideal para quem não tem tempo a perder.

Mas, como veremos logo mais, o SSD também pode ser o dispositivo ideal para fazer backups. O fato é que o SSD 240 GB é ideal para quem não tem tempo a perder e ainda quer economizar a bateria do notebook.

Por ser veloz, esse SSD é perfeito para quem precisa executar sistemas operacionais ou guardar arquivos e programas que são acessados com uma maior frequência.

E ainda sem que a memória interna do computador fique comprometida. Mas a sua funcionalidade vai além. Confira a seguir para que serve o SSD de 240 GB:

  • Estender a vida útil do notebook ou desktop: Você pode usar o SSD 240 GB para substituir o HD do seu computador antigo, fazendo-o funcionar com maior velocidade, como se fosse uma máquina nova.
  • Melhorar o desempenho: Com o SSD o tempo de inicialização, desligamento e de resposta de acesso a aplicativos ficam mais rápidos. Alguns modelos prometem funcionar até 20 vezes mais rápido do que se tivesse um HD tradicional.

SSD de 240 GB interno ou externo: Qual o melhor?

Assim como existem HDs internos e externos, também existem SSDs 240 GB internos e externos.

Quando se trata de um dispositivo de armazenamento interno, como vimos, o SSD de 240 GB pode funcionar em conjunto com o HD interno, ou até mesmo substituí-lo, melhorando o desempenho do PC.

Mas, em se tratando do SSD externo de 240 GB, ele será útil para que você possa liberar espaço da memória interna do notebook ou desktop.

Com o SSD externo, você pode fazer backups e ainda levá-lo para onde quiser e conectá-los com outras máquinas para acessar seus arquivos salvos ali.

No entanto, a maioria dos especialistas afiram que é mais vantajoso ter um SSD dentro do seu computador do que fora dele. Isso porque, para ter um SSD externo eficiente, você precisará contar com conexões de ponta.

Qual a importância da interface do SSD 240 GB?

A interface de um SSD é, na verdade, o fator mais importante que você deve considerar antes de escolher o modelo ideal.

Isso porque o SSD se conecta à placa-mãe do notebook ou do computador através de uma tecnologia de transferência de dados chamada de interface. A mais comum é a interface SATA 2 e SATA 3.

A SATA 3 suporta 6 Gbps de envio de dados, o dobro da interface SATA 2. Ou seja, hoje em dia, a SATA 3 é a interface mais popular por ser a mais rápida.

foco

Você sabia que a capacidade do SSD pode determinar a sua usabilidade?

Por exemplo, se você deseja um SSD apenas para instalar o sistema operacional, um modelo de até 128 GB será o suficiente.

Porém, se você tem um computador Mac, você precisará de um SSD de, no mínimo, 240 GB.

Mas, além da SATA, você também vai encontrar SSDs de 240 GB com interfaces mais modernas como, por exemplo, a interface PCIe, que pode ser até cinco vezes mais rápida e, por isso, torna o SSD ainda mais caro.

Por conta da variedade de interface, o fato é que para escolher entre uma e outra você precisa primeiramente checar se a placa-mãe do seu computador é compatível com a interface do SSD 240 GB.

Quais são as vantagens e desvantagens do SSD 240 com GB?

Como vimos, existem muitas vantagens quando tratamos de um SSD de 240 GB. A começar pelo fato de que um SSD, independentemente da sua capacidade, garante um desempenho melhor ao seu computador ou notebook.

Por conta de sua estrutura e de seu funcionamento, o SSD é mais rápido, mais silencioso, resistente, leve e ainda economiza energia.

O SSD é muito utilizado para substituir o HD.

Tanto que, nos dias de hoje, o SSD é muito utilizado para substituir o HD de desktops e laptops antigos para melhorar o desempenho dessas máquinas.

Mas, quando tratamos da capacidade de armazenar arquivos e programas, o SSD de 240 GB tem ainda mais vantagens.

Isso porque essa capacidade é intermediária, o que significa que atende bem a quem tem arquivos e dados pesados e que precisam de velocidade para serem acessados com frequência.

Também por conta disso, o SSD com 240 GB conta com um preço acessível, principalmente se comparado aos modelos com maior capacidade de armazenamento que são bastante caros.

SSD.

A grande vantagem do SSD de 240 GB é que ele é suficiente para guardar uma grande quantidade de dados. (Fonte: pagefact/ Pixabay.com)

No entanto, é claro que, apesar de tantos pontos positivos, o SSD também tem algumas desvantagens.

Ainda que a capacidade de 240 GB seja suficiente para guardar programas e dados volumosos, o fato é que essa ela não é suficiente caso você queira salvar enormes quantidades de arquivos e executar programas mais robustos.

Sendo assim, para você ter uma noção geral sobre os prós e os contras do SSD 240 GB, nós preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens. Confira:

Vantagens
  • Tamanho suficiente para guardar programas e arquivos pesados
  • Alta velocidade de operação
  • Melhora desempenho de PCs e notebooks antigos
  • Resistente, leve e silencioso
  • Economiza energia
Desvantagens
  • Tamanho pode não ser suficiente para todos os objetivos de uso

Quanto custa o SSD 240 GB e onde comprar?

O preço do SSD 240 GB vai variar bastante, principalmente, de acordo com a fabricante, as tecnologias e configurações internas que variam de modelo para modelo. Para você ter uma ideia, você vai encontrar o SSD de 240 GB custando entre R$ 180 e R$ 400.

O SSD 240 GB pode ser encontrado em lojas de departamento como casas Bahia e Lojas Americanas, e até em grandes redes de supermercado como Extra.

Mas, se você quer comodidade e ainda contar com uma maior variedade de modelos, marcas e preços promocionais, sua melhor opção será comprar o SSD em lojas online como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar os SSDs 240 GB

Agora que você já sabe como funciona, para que serve e quais são as vantagens de um SSD com 240 GB de capacidade de armazenamento, é hora de partir para a parte prática.

Para escolher o melhor SSD 240 GB é preciso levar em conta os fatores que diferenciam um modelo de outro. São eles:

A seguir, nós vamos mostrar para você como analisar cada um desses critérios e garantir o melhor investimento do seu dinheiro na compra do SSD 240 GB ideal.

Velocidade de leitura e gravação

Já sabemos que o principal atrativo de um SSD é a sua alta velocidade na transferência de dados e também no acesso dos arquivos guardados nele.

No entanto, é preciso ficar atento porque a velocidade de gravação e de leitura desse tipo de SSD vai variar de acordo com a marca fabricante.

Por isso, na hora de analisar qual o melhor modelo de SSD com 240 GB, verifique na descrição  do produto qual é a taxa de transferência.

Vários SSDs empilhados ao lado de um notebook.

A velocidade de gravação e de leitura do SSD 240 GB pode variar entre uma marca e outra. (Fonte: Divulgadação Kinsgton / Amazon.com.br )

De modo geral, você vai encontrar modelos de SSD com espaço de 240 GB que contam com cerca de 500 MB/s a 545 MB/s de velocidade para leitura, e entre 400 MB/s e 450 MB/s de velocidade para gravação.

É claro que, quanto maior for a velocidade da leitura e da gravação, melhor será o desempenho do seu SSD 240 GB, tanto para acessar e abrir os arquivos salvos nele quanto para realizar a gravação de dados que estão no seu PC.

Formato

Outro fator que você deve levar em consideração quando estiver escolhendo o melhor SSD 240 GB é o formato da unidade de estado sólido.

Em geral, você vai encontrar o SSD com os formatos de 2,5 e 3,5 polegadas. O primeiro é ideal para ser usado em notebooks, por conta de seu tamanho reduzido. Já para o PC, é possível utilizar qualquer um dos formatos de SSD.

Mas, além desses dois tipos mais comuns de formatos, você também poderá optar pelo SSD 240 GB M.2. Esse SSD é menor do que os formatos citados anteriormente e ainda mais leve, além de gastar menos energia também.

Modo de conexão

Como vimos, o SSD de 240 GB pode ser encontrado com diferentes interfaces que vão se conectar com a placa mãe do seu dispositivo.

Mas, além de a interface precisar ser compatível com o computador, é importante saber que ela se diferencia de acordo com o formato do SSD.

Por exemplo, os SSDs de 2,5 e 3,5 polegadas se conectam ao computador ou notebook por meio da interface SATA.

SSD sendo instalado dentro de um notebook.

É importante levar em conta que o formato e a interface geralmente estão relacionados. (Fonte: Divulgação Kingston/ Amazon.com.br)

Já o SSD 240 GB M.2 pode ser conectado ao computador tanto por meio da interface SATA quanto da interface PCIe, sendo portanto mais versátil.

Por isso, antes de comprar o seu SSD com 240 GB, certifique-se de que existe compatibilidade com relação à interface, o formato e o tipo de dispositivo ao qual ele será conectado.

Garantia e durabilidade

Observe também a garantia e a durabilidade do SSD 240 GB. A vida útil de um SSD pode variar entre 5 e 7 anos, podendo chegar, em alguns casos, a durar até 10 anos.

Mas para otimizar a durabilidade do seu SSD 240 GB recomendamos que você leve em conta o prazo de garantia oferecido pela marca fabricante do produto.

Em geral, você vai encontrar modelos de SSD com 240 GB cuja garantia pode chegar a até 5 anos.

(Fonte da imagem destacada: Kittichai Boonpong/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?