Imagem mostra uma soundbar junto com uma televisão.
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

77Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você está insatisfeito com o som de seu aparelho de televisão e gostaria de incrementá-lo? Quer transformar a experiência audiovisual da sua casa? Talvez a soundbar seja a solução!

A Soundbar é capaz de melhorar o som de aparelhos de televisão e há modelos mais simples, com apenas dois canais, e outros mais completos. No decorrer do nosso artigo, você encontra tudo o que é necessário sobre o produto!




Primeiro, o mais importante

  • Mesmo que você tenha um aparelho de televisão moderno e tecnológico, a soundbar é capaz de gerar uma melhora na qualidade do áudio.
  • A principal dúvida para quem deseja transformar o sistema de som de sua sala é entre comprar uma soundbar ou um home theater. O segundo é mais potente e completo, porém também tem maiores preços.
  • Não é necessário ter uma soundbar muito potente em uma sala pequena. Verifique se há presença de subwoofer, alto-falante responsável pela reprodução de graves, no acessório.

As melhores soundbars: Nossas recomendações

Começamos o artigo apresentando a você as melhores soundbars disponíveis no mercado brasileiro. Fizemos uma seleção com modelos de diferentes faixas de preço e potências.

Guia de compra: Fatores para a escolha de uma soundbar

Será que a soundbar é realmente o produto ideal para você? E como diferenciar modelos e características? O guia de compra te ajuda a entender tudo o que é necessário sobre o assunto!

Imagem mostra uma pessoa usando um controle remoto em frente a um monitor e uma soundbar.

Soundbars também podem ser usadas com monitores. (Fonte: Jonas Leupe / Unsplash.com)

O que é e para que serve uma soundbar?

Soundbar é um tipo de acessório de som que serve para melhorar a qualidade do áudio de aparelhos de televisão. Ela possui um formato comprido e fino e é bastante compacta, o que permite que seja instalada no mesmo móvel ou parede que o eletrônico.

Como os televisores modernos não conseguem produzir som de muita qualidade devido ao formato de tela, quem exige áudio superior precisa usar acessórios próprios capazes de gerar tal melhoria. Apesar de abaixo dos home theaters, soundbars já possuem ótimo desempenho.

Você sabia que a necessidade de soundbars vem do fato de que não sobra espaço para alto-falantes de qualidade em uma televisão de tela plana, que é compacta e estreita?

Soundbar ou home theater?

A primeira questão que passa pela cabeça de quem deseja melhorar o áudio de sua TV é: Afinal, escolher uma soundbar ou home theater?

Tudo depende do quão bom você deseja que seja a qualidade sonora da televisão e quanto dinheiro está disponível para a aquisição.

Home theaters são superiores às soundbars, mas isso se reflete nos preços.

Home theaters conseguem gerar um áudio muito superior do que as soundbars. A potência é melhor e a distribuição dos canais é incomparável. Mais do que melhorar a qualidade sonora, eles fazem com que uma sala de estar se torne uma sala de cinema.

Porém, o preço de um home theater também é muito maior do que o de uma soundbar. E ele pede por mais espaço, é difícil de instalar e precisa de condições ideais para funcionar.

Se você deseja o máximo de qualidade sonora e não se importa com preço e espaço, fique com o home theater. Mas se quer apenas melhorar o áudio da TV de maneira simples e eficiente, opte pela soundbar.

Veja uma tabela que compara os dois produtos:

Home theater Soundbar
Potência Média de 300 W Média de 100 W
Qualidade sonora Superior, com maior potência e distribuição de canais Inferior
Praticidade Precisa de espaço e de cuidado na instalação É compacta e fácil de instalar
Preço Muito acima do de uma soundbar Acessível

Quais as vantagens de uma soundbar?

A principal vantagem da soundbar é a facilidade com a qual ela consegue transformar a qualidade do áudio de uma TV. Basta instalá-la e começar a curtir a diferença.

O acessório é compacto e pequeno, cabe em qualquer lugar e normalmente fica junto com o aparelho de televisão. É possível colocá-lo tanto em uma parede, quanto em um móvel.

Imagem mostra uma soundbar em destaque.

Legenda: A soundbar é compacta e fácil de usar. (Fonte: Mark Chan / Unsplash.com)

Até mesmo a decoração tem muito a ganhar com uma soundbar, já que ela dá um aspecto mais futurista à sala onde está instalada. Há enorme conectividade e compatibilidade com modelos de TV. Também é possível usá-las com monitores ou levá-las de um cômodo a outro.

Como já mencionamos, uma soundbar não tem a mesma qualidade que um home theater e pode não ser a melhor opção para quem quer um áudio de cinema. Por produzir som digital, muitas pessoas também tem a impressão de que o aspecto sonoro é muito “eletrônico”, fugindo do natural.

Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens das soundbars:

Vantagens
  • Compactas e fáceis de usar
  • Conseguem melhorar o áudio de qualquer TV
  • Possuem grande conectividade e podem ser usadas com outros aparelhos
  • Ajudam até na decoração de uma sala
Desvantagens
  • Não possuem a mesma qualidade que os home theaters
  • Algumas pessoas consideram o som “eletrônico” demais

Quais os tipos de soundbar?

Existem dois tipos principais de soundbars, sendo que um é muito mais comum do que o outro:

  • Soundbar ativa: A mais comum. Já tem todos os componentes integrados dentro de si, o que facilita a instalação e elimina a necessidade de cabos e instalações secundárias.
  • Soundbar passiva: Bem mais rara, tem qualidade de som superior, mas componentes externos que dificultam a instalação e eliminam a grande vantagem do acessório, a compactação e facilidade de uso.

A preferência por uma soundbar ativa ou passiva segue os mesmos princípios que os da escolha entre soundbar ou home theater.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma soundbar

Se você leu o nosso guia de compra e decidiu comprar uma soundbar, precisa conhecer os critérios técnicos que te ajudam a escolher um modelo. A seguir, discutimos os mais importantes!

Presença de subwoofer

Os subwoofers são os alto-falantes responsáveis pela reprodução de sons de frequências baixas, os graves. São fundamentais em bons sistemas de áudio porque os demais tipos de caixas costumam ter dificuldades para reproduzir tais frequências de maneira adequada.

Algumas soundbars possuem subwoofers e outras não. A diferença na qualidade da reprodução de graves é notável e, com isso, é perceptível que o sistema todo produz um áudio de outro aspecto.

Nós recomendamos que você escolha uma soundbar com subwoofer, sobretudo se gosta de assistir a filmes e shows com frequência em sua TV.

Imagem mostra uma TV com soundbar sobre um móvel.

Um subwoofer melhora a reprodução de graves da soundbar. (Fonte: Jonas Leupe / Unsplash.com)

Potência e número de canais

Existe uma grande variação na potência das soundbars. Você encontrará modelos com um número bem pequeno, como 50 ou 60 W, e outros que chegam a aproximadamente 500 W. A média, porém, é cerca de 100 W.

Não há necessidade de ter uma soundbar potente em um cômodo pequeno.

Lembre-se, porém, que é importante ter um equipamento mais potente apenas se a soundbar será instalada em um grande cômodo. Não há nenhuma necessidade de exagerar no quesito se uma sala de estar de pequena proporção ou um quarto será o destino do acessório.

Outro critério importante para a qualidade sonora da soundbar é o número de canais. A maior parte dos modelos é 2.0 ou 2.1, mas alguns podem até oferecer uma experiência surround simulada. Elas podem ser uma boa opção caso você queira investir mais.

Conectividade

Como você pretende que a soundbar seja ligada à sua televisão? Existem duas opções básicas, que são as conexões com fio e sem fio. Alguns modelos, inclusive, oferecem as duas possibilidades.

Soundbars sem fio normalmente funcionam através de bluetooth e, por isso, precisam de aparelhos compatíveis. O ponto negativo é a possibilidade de interferências e desconexões, o positivo é a praticidade de poder até ligá-la a um novo dispositivo, como um monitor ou notebook, sem tirá-la do lugar.

A opção pelos modelos com fio, porém, é ideal para a maior parte das ocasiões. A conexão acontece por HDMI.

Tamanho e design

Se a facilidade de instalação e o pequeno porte estão entre as principais vantagens de uma soundbar, você precisa escolher um modelo que faça jus às categorias.

Antes de fazer a sua compra, veja exatamente qual é o espaço que você tem para a soundbar e opte por um modelo que tenha as medidas ideais. Você pode instalar o acessório em uma mesa ou em um suporte de parede. Escolha também um design que te agrade e combine com a sua sala!

Resumo

Uma soundbar é um acessório muito útil para quem gosta de melhorar a qualidade sonora de seu aparelho de televisão. Ela consegue oferecer melhor desempenho do que o som original de qualquer TV da atualidade, incluindo os modelos topo de linha.

Por mais que não façam tanta diferença quanto um home theater, as soundbars já ajudam a transformar a experiência de assistir a filmes e shows, por exemplo. Você pode optar pela forma de conexão e pelo design e tamanho que mais te agradam.

(Fonte da imagem destacada: Jonas Leupe / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas