Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

5Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Seja bem-vindo! O relógio inteligente, conhecido como smartwatch, já é uma tendência entre os consumidores brasileiros. Mas se você procura pela melhor marca, veio ao lugar certo. Hoje vamos tratar do smartwatch Xiaomi.

Com funcionalidades voltadas para o monitoramento da saúde e condicionamento físico, a Xiaomi disponibiliza diversas opções de smartwatch. A seguir, vamos mostrar quais fatores você deve analisar para escolher o melhor.

Primeiro, o mais importante

  • O smartwatch Xiaomi é uma extensão do celular no pulso.
  • Com ele, você pode acompanhar como anda a sua saúde ao praticar atividades físicas e até em repouso.
  • Mas como existem muitas diferenças entre um modelo e outro é preciso atenção para comprar o melhor smartwatch da Xiaomi.

Melhores smartwatch Xiaomi: Nossas recomendações

O smartwatch Xiaomi mais versátil

O Xiaomi Mi Band 4 vem com tela Oled e bateria de 135mAh, que garante autonomia de até 20 dias funcionando sem recarga. Esse smartwatch Xiaomi possui o app Mi Fit e monitora a frequência cardíaca 24/7, além de rastrear suas noite de sono. Com comando por voz, você  pode controlar música e acessar notificações. Esse modelo possui proteção à água de 5ATM.

A melhor opção com GPS

O relógio Xiaomi Amazfit Bip monitora seus batimentos cardíacos e vem equipado com GPS e Glonass. Esse modelo também monitora o sono, possui conectividade Bluetooth 4.0 e tela de 1.28 Polegadas. Além disso, esse smartwatch Xiaomi conta com bateria de 190mAh, que promete uma duração de uso de 45 dias.

O smartwatch mais completo

O Amazfit Pace é um smartwatch da Xiaomi capaz de controlar o tempo da sua corrida, além de freqüência cardíaca, ritmo, calorias, velocidade, cadência, altitude, entre outros fatores. Além disso, esse smartwatch Xiaomi conta com recursos funcionais como, por exemplo, GPS, e ainda é à prova d'água IP67.

Guia de Compra

Se você se preocupa com a saúde e quer tirar o máximo proveito dos seus treinos, é imprescindível que tenha um smartwatch. Mas com a febre desse acessório, hoje em dia fica difícil escolher qual a melhor marca.

Por isso, vamos focar na líder de vendas desse segmento: A Xiaomi. Nesse Guia de Compra, vamos explicar como funciona, quais as características, os principais modelos e o preço de um smartwatch da Xiaomi.

Homem correndo, olhando o relógio.

O smartwatch da Xiaomi é muito útil para quem pratica atividade física. (Fonte: maridav/ 123rf.com)

Qual o diferencial do smartwatch Xiaomi?

Para responder a essa pergunta vale ressaltar que o smartwatch nada mais é do que um relógio de pulso inteligente.

Em outras palavras, o smartwatch funciona como um mini computador ou smartphone portátil, acoplado no corpo.

E, ainda que existam diferenças entre os diversos modelos e marcas, em geral, o smartwatch tem características básicas. São elas:

  • Acesso a aplicativos como Whatsapp e Facebook;
  • Monitoramento de batimentos cardíacos;
  • Recursos de localização como o GPS.

Mas a fabricante chinesa Xiaomi, criada em 2009, ganhou destaque por conta da diversidade e do investimento em alta tecnologia.

Conhecida pela excelência na fabricação de smartphones e smartbands, atualmente a Xiaomi também oferece smartwatches top de linha e, o melhor, a um preço justo.

Assim, um dos diferenciais é que, ainda que o smartwatch Xiaomi seja compatível com os dois sistemas operacionais mais utilizados no mercado, o iOS e o Android, ele conta um sistema operacional próprio, o AmazFit OS.

Smartwatch.

O smartwatch é um relógio inteligente que facilita sua rotina. (Fonte: josemiguels/ Pixabay.com)

Ou seja, uma das principais características do smartwatch da Xiaomi é que ele pode ser sincronizado com o seu smartphone ou tablet sem correr o risco de ser incompatível com o sistema operacional desses dispositivos.

Além disso, o smartwatch da Xiaomi permite monitorar diferentes atividades, além das básicas que já mencionamos.

Entre elas, está a conectividade simultânea com sua agenda, chamadas e notificações. E isso é possível por conta de sensores que existem no smartwatch.

foco

Você sabia que a maioria dos modelos de smartwatch Xiaomi, como o MiBand e o AmazFit Bip, tem nível de resistência à água nível IP68?

Isso quer dizer que o smartwatch pode ser submerso a até 5 ATM, o que corresponde à pressão da água em uma profundidade de 50 metros.

Quais são os sensores disponíveis no smartwatch Xiaomi?

Um dos pontos fortes dos modelos de smartwatch Xiaomi são os sensores, que capturam informações sobre o seu rendimento físico e faz comparativos para que que você possa acompanhar a sua evolução durante um treino, por exemplo.

Ou seja, são os sensores do smartwatch Xiaomi que determinam a quantidade e variedade de recursos e funções que o dispositivo terá.

Mulher usando smartwatch Xiaomi

Os sensores são os responsáveis pelas funções de monitoramento do smartwatch. (Fonte: Divulgação Xiaomi/ Amazon.com.br)

Por isso, existem diversos modelos de smartwatches na Xiaomi. Cada um deles conta com funcionalidades diferentes, para atender a vários tipos de objetivos.

Para você ter uma ideia sobre quais são os sensores presentes no smartwatch Xiaomi, nós reunimos os principais que você poderá encontrar:

  • Sensor de frequência cardíaca PPG: Esse sensor pode ser ativado ou programado para monitorar seus batimentos cardíacos em um determinado período como, por exemplo, durante a prática de um exercício físico;
  • Pedômetro: Com esse sensor, o smartwatch Xiaomi conta os seus passos durante uma corrida de treino ou de prova. Alguns chegam a controlar, inclusive, a velocidade, o ritmo e a queima de calorias;
  • Acelerador: É esse sensor que permite que o seu smartwatch da Xiaomi fique com a imagem da tela deitada quando o aparelho está na horizontal, por exemplo;
  • Giroscópio: Esse sensor é capaz de informar em qual direção o seu smartwatch Xiaomi está se movendo;
  • Sensor geomagnético: Como o nome sugere, esse sensor do smartwatch Xiaomi otimiza os resultados do GPS por meio da captação do campo magnético;
  • Barômetro: Também conhecido como sensor de pressão do ar, o barômetro ajuda você quando o GPS está ativo, já que mostra se você está gastando mais ou menos calorias em uma caminhada, por exemplo;
  • Sensor de luz ambiente: Esse sensor mede a intensidade da luz do local onde você está, e, com isso, é capaz de ajustar o brilho da tela do seu smartwatch Xiaomi.

Para que serve o smartwatch da Xiaomi?

Como vimos, por conta dos sensores é possível utilizar o smartwatch para monitorar seu rendimento e sua condição de saúde em diversas ocasiões.

Por isso, em geral, os usuários de smartwatch Xiaomi utilizam o relógio em atividades como: Corridas ao ar livre ou na esteira, caminhada, ciclismo, natação, subida de escadas, trilhas, exercícios aeróbicos, futebol, tênis e basquete.

Além disso, o smartwatch Xiaomi consegue registrar todas as suas rotas e trajetos por meio de localizador GPS, o que pode ser importância se você for fazer uma trilha, por exemplo.

Braço de homem com smartwatch no pulso.

O smartwatch Xiaomi serve para monitorar atividades físicas e a saúde. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay)

Mas o fato é que o smartwatch da Xiaomi pode até mesmo ser usado quando você está repouso ou dormindo. Isso porque a maioria dos smartwatches da Xiaomi contam com sensores que monitoram a qualidade do seu sono.

Assim, o smartwatch Xiaomi é ideal para quem deseja monitorar e medir condições e atividades esportivos e de saúde, seja durante os treinos, seja durante o sono.

Além disso, ao sincronizar o gadget com seu smartphone, você também consegue controlar e acessar os seus aplicativos favoritos, atender ligações e receber notificações de mensagem. Já os modelos mais avançados permitem baixar aplicativos diretamente no smartwatch Xiaomi.

Quais são os apps do smartwatch Xiaomi?

Além de ter sistema operacional próprio, o smartwatch Xiaomi também conta com aplicações exclusivas.

Atualmente a marca disponibiliza dois aplicativos para todos os usuários de smartwatch Xiaomi: MiFit e AmazFit.

Os apps da Xiaomi foram desenvolvidos para facilitar ainda mais o manuseio do dispositivo e o acesso das informações coletadas pelos sensores.

Com esse aplicativo, além de coletar diferentes informações, é possível monitorar, registrar e traçar comparativos.

A diferença básica entre eles é que o MiFit permite monitorar o sono, enquanto que o AmazFit é mais focado nos treinos.

Quais são os principais modelos de smartwatch Xiaomi?

De olho no público diversificado, que tem objetivos de uso variados, a Xiaomi conta com várias opções de smartwatches e cada um deles possui design e configurações técnicas bem diferentes.

Em geral, você irá identificar os diferentes modelos de smartwatch da Xiaomi pelos nomes AmaziFit e MiniBand, que são as principais linhas da marca chinesa.

Assim como ocorre com smartphones e notebooks, também com o smartwatch Xiaomi você vai encontrar modelos que variam em termos de tamanho da tela, capacidade de armazenamento, memória RAM e duração da bateria.

Para ajudar você escolher o melhor smartwatch Xiaomi, nós reunimos as características dos principais modelos disponíveis hoje em dia no mercado brasileiro.

Confira a tabela abaixo:

Amazfit Bip Amazfit Pace MiniBand 4
Polegadas da tela 1,28 1,34 0,95
Memória RAM 128MB 512MB 512MB
Armazenamento interno 128MB 4GB 16MB
Bateria 190mAh 290mAh 135mAh

Quais são os mais recentes smartwatches da Xiaomi?

Além dos modelos de smartwatch da companhia chinesa que descrevemos no tópico acima, a Xiaomi continua a investir em novas opções.

Tanto que os modelos mais recentes são variações que fazem parte da linha Amazfit. São eles: O Amazfit GTS o Amazfit Stratos 3.

O Amazfit GTS é um dos que mais lembra o Apple Watch. Com formato retangular, esse modelo possui tela AMOLED de 1,65 polegada e bateria de 220 mAh, que pode durar até duas semanas com uso moderado. Além disso, a recarga completa da bateria leva até duas horas.

Além disso, o smartwatch Xiaomi Amazfit GTS é capaz de monitorar 12 modalidades de esportes e traz o sensor BioTracker PPG capaz de mensurar a frequência cardíaca e detectar situações de risco, como uma arritmia, por exemplo.

Já para quem prefere um relógio mais esportivo, o Amazfit Stratos 3 possui tela AMOLED com 1,34 polegada e foco no monitoramento de atividades físicas. Esse modelo é compatível com 19 modalidades esportivas.

A bateria do Amazfit Stratos 3 tem 300 mAh e pode durar sete dias de uso intenso ou, com utilização moderada, 14 dias.

Além desses dois smartwatches, a Xiaomi também já anunciou o lançamento do Mi Watch e do Amazfit X. Mas, por enquanto, ainda não há precisão de chegada desses smartwatches da Xiaomi no Brasil.

Quanto custa o smartwatch Xiaomi e onde comprar?

O preço do smartwatch da Xiaomi pode variar bastante e vai depender do modelo, das configurações técnicas e, é claro, da quantidade e do tipo de sensores presentes nos dispositivos.

O smartwatch Xiaomi custa entre R$ 150 e R$ 2,5 mil.

No entanto, de maneira geral pode-se dizer que, atualmente, o smartwatch Xiaomi custa entre R$ 150 e R$ 2,5 mil. E é fácil encontrar modelos à venda em lojas de departamento e hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Extra.

Porém, se o que você procura são preços promocionais, mais opções de modelos para escolher e ainda conforto ao comprar sem sair de casa, o ideal é adquirir o smartwatch Xiaomi pela internat, em lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher o smartwatch da Xiaomi

Na hora de comprar o melhor smartwatch é preciso atenção já que existem muitos modelos com configurações variadas.

Para ajudar você nessa etapa, nós sugerimos que você analise alguns pontos que podem fazer a diferença na hora da compra. São eles:

A seguir, nós vamos explicar detalhadamente como você deve levar em consideração cada um desses itens antes de comprar o seu smartwatch Xiaomi.

Funções

Como vimos, por conta dos sensores, o smartwatch Xiaomi pode ter diferentes funções. De modo geral, todos os modelos de smartwatches da Xiaomi monitoram atividades relacionadas a treinos, práticas de exercícios físicos e a sua saúde.

No entanto, o principal fator que você deve observar na hora de escolher o modelo ideal de smartwatch da Xiaomi é a quantidade e o tipo de funções disponíveis. Para tanto, leve em conta como e onde você pretender usar o relógio inteligente.

Isso porque, ainda que os modelos mais simples sejam capazes de monitorar e analisar algumas funções, os smartwatches mais modernos podem acompanhar entre 12 e 19 atividades, incluindo o monitoramento quando você está dormindo.

Vale ressaltar que se a função GPS é importante para você, fique atento pois nem todos os modelos de smartwatch da Xiaomi contam com esse recurso de localização.

Tamanho da tela

Depois de escolher as funções que serão úteis de acordo com o seu objetivo de uso, é importante considerar também o tamanho da tela do seu smartwatch Xiaomi.

Dependendo do modelo, você vai encontrar telas que variam bastante em termos de tamanho, que é medido em polegadas. De modo geral, você poderá optar por smartwatches da Xiaomi que tenham tela com tamanho que varia entre 0,95" e 1,34".

Memória RAM e Interna

Outro critério que recomendamos que você considere na hora de comprar o melhor smartwatch Xiaomi são as duas memórias, a RAM e a interna.

Assim como ocorre com notebooks e smartphones, a RAM é a memória que vai determinar a eficiência com que o aparelho acessa e executa os programas e apps.

Smartwatch.

Quanto maiores as memórias RAM e a interna, mais eficiente será o smartwatch. (Fonte: hawkHD/ Pixabay.com)

Já a memória interna, conhecida como HD, é a responsável pelo tamanho disponível para salvar e guardar arquivos, programas e aplicativos.

Portanto, nesse quesito, quanto maior forem as memórias, mais eficiente será o seu smartwatch Xiaomi.

De modo geral, a empresa chinesa disponibiliza modelos que tem entre 128 MB e 512 MB de RAM, e entre 16 MB e 4 GB de memória interna.

Conectividade

Em seguida, verifique qual o tipo de conectividade do smartwatch Xiaomi. Alguns modelos, por exemplo, contam apenas com Bluetooth, enquanto que outros não possui conexão via Wi-Fi.

Já os modelos mais completos de smartwatch da Xiaomi costumam ter conexões variadas como Bluetooth, Wi-Fi e GPS.

Bateria

Não deixe de verificar também a bateria do seu smartwatch Xiaomi. Como vimos, alguns tem longa duração, enquanto que outros requerem uma recarga em menor tempo.

Em geral, você encontrará modelos que tem bateria cuja medição varia entre 135 mAh e 290 mAh. Observe também a duração do tempo de recarga.

Design e Peso

Por fim, recomendamos que você leve em consideração tanto o design do smartwatch Xiaomi quanto o peso do relógio.

Em geral, os modelos se diferenciam em termos de formato, seja quadrado, seja redondo; além do material de fabricação das pulseiras e das cores.

É claro que, aqui, a escolha é bem pessoal e vai depender tanto do seu estilo quanto da atividade que você pretende monitorar com o seu relógio inteligente.

Além disso, não deixe de verificar e considerar que o peso do smartwatch Xiaomi também é uma variável importante e que pode ser diferente dependendo do modelo que você escolher. Geralmente, o smartwatch Xiaomi pesa entre 22,1 gramas e 54 gramas.

(Fonte da imagem destacada: melpomen/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.