Imagem mostra uma pessoa controlando um painel digital com ícones de objetos domésticos.
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

Seja muito bem-vindo! Você sempre viu casas inteligentes no cinema e na televisão e desejou que elas se tornassem realidade? Então pode sorrir e aproveitar: Smart home já é uma tecnologia disponível.

A smart home traz facilidade e praticidade ao gerenciamento do dia a dia e ainda colabora em outros campos como segurança e economia. No decorrer do artigo, você encontra todas as informações necessárias sobre a tecnologia!




O mais importante

  • Dos filmes para a realidade, as smart homes tornam o gerenciamento residencial mais fácil em todos os aspectos. É possível até acender e apagar lâmpadas pelo celular.
  • O número de produtos compatíveis com a tecnologia não para de crescer e já atinge áreas variadas como eletrônicos e eletrodomésticos.
  • É mais fácil gerenciar uma smart home com a ajuda de uma assistente virtual como a Alexa, que também tem compatibilidade com um enorme número de produtos.

Smart home: nossa recomendação dos melhores produtos

Você sabe como funciona a smart home, o que precisa para tê-la e como ela pode te ajudar? Vamos responder às principais questões sobre a tecnologia e te apresentar algumas interessantes alternativas!

Imagem mostra uma pessoa mexendo em um smartphone.

Com a smart home, possível controlar vários aspectos da sua casa mesmo fora dela. (Fonte: 27707/ Pixabay.com)

O que é smart home e como funciona?

Smart home é uma tecnologia que permite controlar com aplicativos várias tarefas simples como acender ou apagar as luzes, ligar ou desligar eletrodomésticos, passar informações relevantes através de um sistema de voz, tocar músicas e muito mais.

Para isso, é preciso uma conexão com a internet, aparelhos (lâmpadas, eletrodomésticos, alto-falantes, etc) modernos e compatíveis com o sistema de smart home ou com assistentes virtuais e um aplicativo de gerenciamento.

Se você deseja ter uma casa inteligente, precisa começar a comprar produtos e aparelhos compatíveis com aplicativos e com conexão wifi. Caso contrário, não há como se iniciar na tecnologia!

Você sabia que o termo técnico para a interligação de objetos de maneira automatizada dentro de um espaço residencial é “domótica”?

Como a smart home pode te ajudar?

Existe uma série de tarefas que uma smart home já consegue fazer se você tiver os equipamentos corretos. Veja uma lista:

  • Ajustes domésticos: A smart home torna tarefas como acender e apagar as luzes, controlar a temperatura da casa e abrir e fechar portas muito mais fáceis.
  • Segurança: Com a smart home, é possível tomar medidas de segurança como abrir e fechar o portão no momento certo, controlar as luzes quando fora de casa e acompanhar alarmes e câmeras com tranquilidade.
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: Ligar e desligar eletrodomésticos, controlar temperatura de forno e geladeira, mudar de canal na televisão e colocar filmes ou programas específicos para passar estão entre as atribuições da smart home.
  • Informações: O sistema de alto-falantes combinado com uma assistente virtual permite que a smart home tenha acesso a todo o banco de dados da internet e passe informações completas tanto sobre o que acontece no momento, quanto sobre fatos de variadas áreas do conhecimento.

Confira alguns produtos compatíveis com smart home:

Quais as vantagens de ter uma smart home atualmente?

A tecnologia de smart home ainda está em desenvolvimento. Será que já vale a pena investir nela?

Por um lado, os benefícios da smart home já são claros. Ela é capaz de oferecer comodidade e segurança, funciona bem através dos aplicativos de gerenciamento e se torna cada vez mais aprimorada.

Porém, é preciso entender que ainda são poucos os produtos compatíveis com a tecnologia smart home e que eles possuem preços muito elevados. O processo de construir uma casa totalmente inteligente, nesse momento, é lento e caro.

Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens de ter uma smart home:

Vantagens
  • A tecnologia já é funcional
  • Ajuda com praticidade, segurança e comodidade
  • Não é preciso estar fisicamente em casa para controlar a sua smart home
  • O leque de opções deve ser cada vez maior
Desvantagens
  • Preços dos produtos compatíveis ainda são muito elevados
  • É preciso adquirir vários produtos para aproveitar todos os benefícios

É preciso uma assistente virtual para ter uma smart home?

Apesar de uma assistente virtual ajudar muito o gerenciamento de uma smart home, os dois conceitos são distintos e independentes entre si.

É possível adquirir diversos produtos inteligentes e que podem ser gerenciados à distância por aplicativos próprios, mas não têm nenhuma conexão com assistentes virtuais.

Porém, produtos compatíveis com assistentes como a Alexa e a Siri são mais fáceis de se organizar quando juntos. Há uma tranquilidade considerável para montar uma smart home quando se busca sempre objetos, eletrônicos e eletrodomésticos que são de uma mesma família.

Imagem mostra uma pessoa usando um celular em frente a uma casa.

Os aplicativos para controlar smart homes estão em franca evolução. (Fonte: geralt/ Pixabay.com)

Como começar uma smart home?

Você quer começar a se inserir no universo ultra-tecnológico e transformar a sua casa em uma smart home? Saiba que é possível fazer a transição aos poucos!

É preciso ter uma internet de altíssimo nível para o bom funcionamento da smart home.

A primeira dica é ter uma internet de respeito. Para que todos os aparelhos funcionem em cada canto da casa, o sinal wifi precisa ser muito bem distribuído. Pontos cegos ou espaços sem recepção podem ser um problema.

A nossa recomendação é que você escolha uma assistente virtual, de preferência a Alexa, e pouco a pouco adicione à sua casa novos apetrechos. Vá conforme o dinheiro permite: Se quiser, comece com lâmpadas, tomadas e termostatos, chegue aos eletrodomésticos quando for possível.

Em alguns anos, quando chegar as smart homes estiverem no auge, você já terá a sua preparada, pronta para te oferecer tudo o que for possível!

Resumo

A tecnologia da smart home veio para ficar e irá crescer cada vez mais. Ela ainda está em desenvolvimento, mas já é capaz de proporcionar praticidade e segurança para a sua casa.

Quem já deseja ter uma smart home deve adquirir pouco a pouco os produtos compatíveis com a tecnologia. Eles estão disponíveis desde lâmpadas até eletrodomésticos e permitem que você os controle mesmo que de muito longe!

(Fonte da imagem destacada: Pixaline/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas