Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

41Horas investidas

8Estudos avaliados

143Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de sistema de som 2021. Aqui apresentamos em detalhes todos os sistemas de som que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor sistema de som para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar um sistema de som.




O mais importante

  • Um sistema de som é um sistema de som multicanal projetado para fornecer a experiência de som espacial mais realista possível. Aqui, um subwoofer é combinado com um número diferente de alto-falantes.
  • Basicamente, é feita uma distinção entre os sistemas de som 2.1 e 5.1, que também podem ser expandidos, se desejado. Com cinco ou mais alto-falantes, você pode criar um som surround.
  • Ao comprar, você deve prestar atenção não apenas à qualidade do som, ao desempenho, ao sistema de controle e ao drive integrado, mas também ao número de canais de áudio.

Sistema de som: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um sistema de som

O que faz um bom sistema de som?

Alto-falantes de alta qualidade são uma necessidade para uma boa experiência sonora. Também deve haver alto-falantes suficientes para fornecer som surround.

O som surround é um componente importante para o sistema de som perfeito. Uma TV de tela plana sozinha não é suficiente para transformar a sala de estar em um cinema. Este som é criado quando a tecnologia distribui o som ao redor da sala através de vários alto-falantes controlados eletronicamente.

Isso faz com que ouvir música pareça estar sentado na primeira fila de um concerto e estar bem no meio da ação de um filme.

O número de palestrantes também é crucial, e estamos falando de pelo menos dois palestrantes e um subwoofer. O mais comum é o Dolby 5.1, que é perfeitamente adequado como um sistema de cinema em casa e produz um incrível ambiente virtual.

Teoricamente, não há limite para o número de alto-falantes, se a sala o permitir, então também há 11.2 sistemas de som no mercado. Não é apenas o número de falantes que é importante, mas também sua qualidade, é claro, onde as diferenças de som são claramente perceptíveis.

Como funciona um sistema de som?

Os alto-falantes são conectados a um dispositivo final e assim produzem amplificação, bem como preenchimento do espaço do som.

Em um sistema de som 2.1, você simplesmente conecta as caixas acústicas ao PC ou TV e obtém um som mais forte.

O sistema de som 5.1, por outro lado, proporciona uma experiência sonora como a que você conhece do cinema, com o som não vindo apenas de uma direção, para que você tenha a sensação de fazer parte do filme. Ele vem de cinco direções e é distribuído para todos os alto-falantes, alcançando assim o som surround.

Por exemplo, no filme um som vem do canto posterior esquerdo, então na sua sala de estar ele também virá de lá através do alto-falante traseiro esquerdo.

Você sabia que o som surround perfeito também depende da mídia que está sendo tocada?

Não importa quão grandes sejam seus alto-falantes e alto-falantes, se a faixa de áudio do DVD ou Blue-Ray for de má qualidade, não adianta.

Quais são as vantagens de um sistema de som em relação a uma barra de som?

Um sistema de som fornece um excelente som que é distribuído por toda a sala. Além disso, um sistema de som 5.1 pode fornecer som surround e graves perfeitos.

A principal vantagem dos sistemas de som sobre as barras de som alternativas mais baratas é a experiência perfeita de som de cinema em casa com um som surround real do sistema de som 5.1 e o som que preenche a sala.

Vantagens
  • Natural, verdadeiro som surround
  • Alto-falantes podem ser perfeitamente alinhados
  • Graves máximos
  • Apresentação audiófila como no cinema
Desvantagens
  • Não produz som surround completo/real
  • Subwoofer separado é freqüentemente necessário

Os alto-falantes também podem ser perfeitamente alinhados conforme desejado e para alcançar o melhor som possível. O baixo máximo também é garantido, assim como uma apresentação audiófila como no cinema.

Outra vantagem com um sistema de som são os alto-falantes e o subwoofer; com a barra de som, um subwoofer separado é frequentemente necessário.

Em resumo, você pode ver que o sistema de som proporciona um som muito melhor uma vez instalado corretamente.

Para que propósito você quer usar um sistema de som?

Os sistemas de som podem ser usados antes de tudo para ouvir música. Ele também pode ser usado para jogar jogos no PC ou assistir filmes com a sensação de estar sentado em um cinema.

Ao escolher o sistema de som certo para você, você deve considerar para o que você quer principalmente usá-lo. Se você só quer ouvir música com ele, um sistema de som 2.1 serve. É mais adequado para ser conectado a um PC ou laptop.

Neste caso, os alto-falantes são mantidos pequenos e ocupam pouco espaço. Entretanto, o desempenho desses sistemas não deve ser subestimado. Você não só pode decorar sua sala de estar com tal sistema, mas também seu próprio carro.

Christian SengstockExperte für Gaming & HiFi
"Primeiro estabeleça uma estrutura financeira. Então você tem que encontrar o produto perfeito dentro desta estrutura. Muitas vezes, você pode encontrar barganhas reais, especialmente com os modelos do ano passado de fabricantes conhecidos. Aqui, também, a escuta experimental é a chave"

Eles também são adequados para jogos de PC, mas se você quiser mergulhar completamente no mundo virtual, você deve procurar por um sistema 5.1. 5.1 Os sistemas de som são usados principalmente como sistemas de home cinema em um sistema completo com uma Play Station 3, um DVD e um Blu-ray player e um receptor.

Para melhorar a experiência de cinema em casa, o sistema também pode ser conectado a um projetor.

O desenvolvimento de sistemas de som está fortemente relacionado ao desenvolvimento de filmes de cinema, para que você possa alcançar o som ideal em sua própria casa.

Quais são as alternativas a um sistema de som?

A opção mais barata seria uma barra de som, que também economiza espaço, pois os alto-falantes não precisam ser distribuídos por toda a sala.

Isto torna a instalação muito mais fácil. No entanto, você tem que aceitar que o som não vai encher tanto a sala e você terá que fazer sem som surround real. Um bom som, é claro, ainda é fornecido.

A seguinte visão geral ilustra as vantagens de uma barra de som e as desvantagens de um sistema de som:

Vantagens
  • Fácil instalação/conexão
  • Dificilmente qualquer emaranhado de cabos
  • Design moderno e atemporal
  • Adequado para salas de pequeno a médio porte
Desvantagens
  • Muitos
  • Cabos do receptor ao alto-falante
  • Requer comparativamente muito espaço
  • Processo de instalação complexo
  • Comparativamente caro

Decisão: Que tipos de sistemas de som existem e qual é o mais adequado para você?

Geralmente, os sistemas de som são distinguidos pelo número de alto-falantes e subwoofers (woofers) que eles possuem, como indicado pelo nome do sistema. Nós basicamente fazemos a distinção entre dois sistemas de som

  • 2.1 sistema de som
  • 5.1 sistema de som

Aqui, o número antes do ponto representa o número de alto-falantes e o número depois do ponto para os subwoofers. De 5.1 para cima, nós falamos de sistemas de som multicanal ou sistemas de som surround.

Com tal sistema de som, é possível criar a paisagem sonora mais realista

possível.

Você não deve mais ter a sensação de que há caixas ao lado da TV dando-lhe som de cinema estéreo pela frente, mas experimente o som de todos os lados do seu ambiente.

Há também conjuntos de expansão adicionais para aperfeiçoar ainda mais o som

  • 7.1 sistema de som
  • 9.1 sistema de som

Os sistemas de som são, antes de tudo, sobre a experiência acústica. No entanto, isto também pode ser melhorado por um Blu-ray player com capacidade 3D, o que também torna possível fornecer uma ótima imagem de TV.

Adicione a isso um receptor AV e você terá um sistema completo e, com um aparelho de TV compatível, nada atrapalha a diversão completa do home cinema.

  • Sistema de Home Theater

Dependendo de sua capacidade espacial e financeira, assim como do uso planejado do sistema de som, um dispositivo diferente é mais adequado para você.

Em que consiste um sistema de som 2.1 e quais são suas vantagens e desvantagens?

O sistema de som 2.1 é relativamente simples e só precisa ser conectado a um PC ou TV.

Consiste de apenas dois alto-falantes frontais que emitem o som e um poderoso subwoofer através do qual o baixo é emitido.

O sistema de som 2.1 pode ser usado para música, jogos e filmes. O subwoofer muito maior vem por si só, especialmente com jogos e filmes, produzindo um baixo poderoso e rico.

Vantagens
  • Som de preenchimento de sala
  • Poucos cabos de conexão
  • Baixo esforço de instalação
  • Preço relativamente bom
  • Não é necessário espaço grande (tamanho compacto
Desvantagens
  • Sem som surround

Um sistema de som 2.1 de alta qualidade com dois grandes alto-falantes satélites é adequado para tocar música de alta qualidade, pois eles oferecem não apenas boa qualidade, mas também alto volume.

A vantagem especial do sistema de som 2.1 é que apenas alguns cabos de conexão precisam ser colocados, o que mantém os custos de instalação baixos. Além disso, os custos para a sensação de som rica em efeitos que o sistema proporciona não são muito altos.

Uma sala grande também não é necessária em comparação com outros sistemas, pois é compacta em tamanho.

A desvantagem do sistema de som 2.1 é a falta de som surround, que distribui o som ao redor do espectador e dá a impressão de ser parte da ação. Esta técnica só é possível com um sistema de som 5.1.

Em resumo, o sistema de som 2.1 é suficiente para uma boa experiência sonora quando se ouve música.

Em que consiste um sistema de som 5.1 e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Um sistema de som 5.1 consiste de cinco alto-falantes para as frequências médias e altas e um subwoofer para o áudio de baixo-pesado. Os oradores que acabamos de mencionar incluem

  • um alto-falante central, colocado diretamente na frente do telespectador
  • dois alto-falantes frontais, colocados à esquerda e à direita na sua frente,
  • dois alto-falantes satélites menores ou alto-falantes surround na parte de trás da sala
  • e um poderoso subwoofer.

Este sistema de som dá ao usuário uma experiência de áudio autêntica com uma paisagem sonora realista, como se você estivesse realmente lá ao vivo. O poderoso subwoofer fornece a atmosfera densa e efeitos de choque para filmes de ação ou de horror, bem como atmosfera de estádio para transmissões esportivas.

O sistema de som 5.1 não é apenas muito adequado para uma experiência cinematográfica inesquecível, mas também para jogos. Isto permite aos jogadores, por exemplo, localizar seus oponentes mais facilmente e assim ganhar uma clara vantagem.

Vantagens
  • Ideal para filmes de ação e horror, transmissões esportivas
  • Perfeito som de cinema em casa de todas as direções
  • Sistema completo profissional vem pronto para ser sintonizado
  • Som mais cheio de espaço do que alto-falantes ou barras de som normais
  • Particularmente adequado para jogos e concertos
Desvantagens
  • Alto esforço na fiação dos alto-falantes traseiros
  • Requer muito espaço
  • Em média, preço significativamente mais alto

O bom som deste sistema de som não deve ser subestimado. Para os amantes da música, há a opção de ouvir concertos ou peças musicais em multi-canal, para que você tenha a sensação de que uma orquestra está tocando em sua sala de estar.

Entretanto, os sistemas 5.1 são tecnicamente mais complexos, especialmente a fiação dos alto-falantes traseiros é um obstáculo. Entretanto, existem modelos em que estes são abordados via rádio.

Outra desvantagem é a necessidade de muito espaço e o preço médio mais alto que seria incorrido.

Em que consiste um sistema de som 7.1 e quais são as suas características especiais?

O sistema de som 7.1 é um 5.1 mais desenvolvido, no qual os três alto-falantes frontais, os dois alto-falantes traseiros e o subwoofer são unidos por dois alto-falantes laterais à esquerda e à direita.

Este sistema também é particularmente adequado para efeitos blockbuster elaborados, assim como música e jogos multi-faixa em som multicanal, sem perder os detalhes.

Com esta tecnologia, o som flui melhor e a experiência do cinema em casa é ainda mais eficaz. Normalmente, esses sistemas de som são mais usados nos cinemas, quando as salas de cinema são amplas, porque o som de uma sala agradavelmente ampla é fornecido.

Em particular, é feita uma distinção entre radiadores diretos, que são adequados para colocação em salas maiores, e alto-falantes dipolo para montagem na parede a uma distância próxima da posição de assento.

Em que consiste um sistema de som 9.1 e quais são as suas características especiais?

Um sistema de som 9.1 consiste em três alto-falantes frontais, dois alto-falantes traseiros, dois alto-falantes laterais, um subwoofer e os dois tweeters frontais.

Com um sistema de som 9.1, dois tweeters frontais também são usados, o que dá ao filme um som mais tridimensional e brilhante.

Isto leva os sons de trovão, como a chuva, a imitar uma terceira dimensão. Estes alto-falantes frontais devem ser colocados diretamente acima da tela ou da TV.

Em que consiste um sistema de home theatre e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Outra opção seria um sistema de cinema em casa Blu-ray, que pode ser equipado com um amplificador integrado (receptor) e sistemas adicionais de alto-falantes 2.1, 5.1 ou 7.1.

O receptor AV assegura que vários dispositivos de áudio e vídeo estejam conectados e multiplica a potência de saída acústica através de um amplificador.

As vantagens destes sistemas completos são os alto-falantes e subwoofers precisamente combinados e uma unidade que inclui um Blu-ray player integrado, geralmente com função 3D, um amplificador e opções de conexão.

Além disso, o player pode ser conectado via LAN ou sem fio via WLAN, abrindo assim outras funções, tais como várias aplicações.

Vantagens
  • Combinação exata dos dispositivos entre si
  • Funções adicionais através de conexão LAN ou WLAN
  • Sem fiação complicada
  • Som perfeito
Desvantagens
  • Caro

Em contraste com a compra de sistemas de som 5.1 ou 7.1 somente, não há problema com fiação complicada aqui.

O subwoofer normalmente pode ser ligado sem fio à unidade central, e alto-falantes sem fio também não são problema.

Se você se certificar ao comprar o sistema completo que ele combina com a TV, todos os dispositivos podem ser controlados com apenas um controle remoto. A única desvantagem é o alto preço que tem que ser pago.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar sistemas de som

A seguir, gostaríamos de mostrar quais fatores você pode usar para comparar e avaliar sistemas de som. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado produto é adequado para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Desempenho
  • Qualidade de som
  • Número de canais de áudio
  • Alto-falantes sem fio
  • Controle de alto-falantes
  • Acionamento integrado
  • Uso

Nos parágrafos seguintes, você pode ler sobre os critérios de compra individuais e como você pode classificá-los.

Energia

Ao procurar o sistema de som correto, você frequentemente lê algo em torno de 200 watts ou mesmo 500 watts. Mas o que exatamente isso tem a ver com volume, e o lema "quanto mais melhor" se aplica aqui?

Isto não pode ser dito de forma limitada, porque a eficiência, que é dada em decibéis, determina o volume, mas geralmente não é especificada. Além disso, a interação com o amplificador também desempenha um papel importante.

Tamanho da sala potência
quartos pequenos, 15 m² aprox. 40 watts
quartos grandes, 25 m² mínimo 200 watts

O que você deve considerar, entretanto, é o tamanho da sala na qual o sistema de som deve ser colocado.

Quartos menores ficarão bem com 40 watts, mas quartos maiores devem ser equipados com modelos acima de 200 watts.

Qualidade de som

Os alto-falantes são o componente de áudio mais importante para se obter uma qualidade de som perfeita.

Quando se trata de qualidade sonora, os alto-falantes vêm naturalmente em primeiro lugar, e é aqui que o dinheiro investido é mais perceptível. É por isso que a escolha dos alto-falantes é tão importante.

Antes de mais nada, você deve saber que deve gastar pelo menos tanto no conjunto de alto-falantes quanto no resto do equipamento. Isto inclui, por exemplo, amplificadores, reprodutores Blu-ray e cabeamento. Não adianta combinar um amplificador de 1000 euros com um mini-satélite de 300 euros.

É óbvio que faixas de preço mais altas são refletidas na qualidade.

Quer seja a fonte de alimentação ou o processador de som, os dispositivos mais avançados contêm componentes melhores que revelam mais detalhes, como graves e agudos.

Se você tem um orçamento limitado, é melhor comprar menos caixas acústicas boas do que mais medíocres.

Você sabia que telas de TV particularmente planas geralmente têm uma dificuldade especial para produzir um bom som?

O design particularmente plano não deixa muito espaço para bons palestrantes. Neste caso, vale a pena investir em um sistema de som externo.

Número de canais de áudio

Os sistemas de som podem ter diferentes números de canais de áudio e têm como objetivo proporcionar a experiência de som espacial mais realista possível. Por canais de áudio, entendemos todos os tipos de alto-falantes.

Se você olhar para o sistema de som 5.1, você verá que tal sistema consiste de cinco canais principais iguais e um canal de baixa freqüência. Através deles, os sons são transmitidos sem nenhum problema.

O canal separado de baixa freqüência é o chamado subwoofer, que é conectado separadamente para o baixo correto.

Os principais canais de um sistema de som 5.1 são divididos em dois alto-falantes frontais, um alto-falante central e dois alto-falantes traseiros.

Isto resulta em um som surround de primeira classe através dos canais individuais. O número de canais de áudio depende do tipo de sistema de som.

Altifalantes sem fios

Altifalantes sem fios são muito fáceis de usar, o que significa uma instalação sem problemas e mais liberdade na sua instalação, já que não há cabos para atrapalhar.

Muitas vezes surgem problemas ao instalar alto-falantes porque a sala não é adequada, você não quer um emaranhado de cabos no meio da sala e escondê-los debaixo do tapete ou arrancar o chão também não é uma opção.

Os alto-falantes sem fio vêm com tecnologia sem fio avançada que reproduz um som cristalino. Os alto-falantes traseiros geralmente têm um pequeno receptor que já está integrado e através do qual eles estão conectados à energia. Os alto-falantes frontais são conectados ao receptor AV por cabo, como de costume.

Esta tecnologia permite uma grande liberdade na instalação dos alto-falantes, e a instalação é correspondentemente mais fácil. Entretanto, um preço mais alto deve ser pago por esta solução eficaz.

Os dispositivos sem fio permitem mais liberdade na configuração de sistemas de som. Além disso, outros dispositivos podem ser conectados aos alto-falantes a curto prazo.

Controle de alto-falantes

Os alto-falantes podem ser controlados tanto na própria unidade quanto por controles remotos.

Ao escolher os palestrantes, o controle provavelmente não é a primeira consideração, mas é uma questão de conveniência. Uma distinção deve ser feita entre se os alto-falantes podem ser controlados por um controle remoto ou no próprio alto-falante.

Em alguns sistemas de som, todos os controles, como o interruptor on/off e o controle de volume, são facilmente acessíveis no alto-falante satélite certo.

Por outro lado, há unidades de controle com fio com acesso conveniente também ao botão de emparelhamento Bluetooth. Há também sistemas de som que podem ser controlados por controles remotos individuais.

Para evitar ter controles remotos separados para cada dispositivo, como TV, Blu-ray player e mais, você pode substituí-los por um.

Outra opção de operação é através do smartphone ou tablet. Existem aplicativos fáceis de usar para isso de alguns provedores.

Unidade integrada

Além de um sistema de som, você pode obter uma unidade. No entanto, como isso geralmente envolve um alto gasto, um sistema de som com um drive integrado é mais adequado, o que então constitui um sistema de cinema em casa.

DVD ou Blu-ray drives podem ser usados, embora seja claro que os Blu-ray players são mais modernos e com capacidade para 3D. Mesmo que você ainda não possua nenhum disco Blu-ray, tal player pode tirar muito proveito dos DVDs antigos e melhorar a qualidade deles.

Além disso, é possível integrar o player na rede via LAN ou WLAN, o que abre uma nova gama de funções.

Você pode usar vários aplicativos, o navegador e portais de vídeo sob demanda, e via DLNA o dispositivo também pode acessar arquivos em outros dispositivos de rede, tais como discos rígidos de rede.

Com suporte a Airplay ou através de uma estação docking, dispositivos iOS como iPod, iPhone ou iPad também podem reproduzir seus arquivos de mídia através do sistema completo.

Você também pode comprar o sistema completo para combinar com a TV para que o Blu-ray player, alto-falantes e TV sejam perfeitamente coordenados. Isto não deve ser um problema na maioria dos casos, já que a maioria dos fabricantes de TV também são ativos neste setor

Use

2.1 os sistemas de som são adequados principalmente para a audição diária de música. Se você planeja ouvir música de orquestra, um sistema de som 5.1 faria mais sentido, porque só assim você sentirá que está sentado em um concerto.

Para jogar jogos no PC ou consoles, ambos também estão disponíveis e oferecem efeitos ainda mais poderosos com o sistema de som 5.1. Para assistir filmes, um sistema completo de cinema em casa é o melhor.

Antes de comprar um sistema de som, você deve saber para que você quer usá-lo mais tarde. Há um sistema para cada usuário, com os alto-falantes certos e o número de alto-falantes.

É importante saber se você só quer ouvir música, usá-la como um sistema de home cinema ou para o console de jogos.

Fatos que vale a pena conhecer sobre sistemas de som

Origem do sistema de som

A origem do sistema de som está na cultura jamaicana, que é uma discoteca móvel. Os primeiros sistemas de som surgiram quando a música jamaicana também estava passando por um forte desenvolvimento e novos estilos musicais estavam surgindo, nos anos 50.

Danças ou bashments foram realizadas nos chamados "salões de dança" pelos primeiros toca-discos.

O sistema sonoro mudou-se para a Alemanha nos anos 80, mas não até meados dos anos 90, quando houve o início em massa de novos sistemas sonoros, devido ao aumento de eventos de dancehall e reggae.

Como é configurado um sistema de som?

Para alcançar o efeito desejado do sistema de som, a colocação dos alto-falantes é muito importante a considerar.

A colocação ideal do orador geralmente não é dada por razões de espaço, mas há algumas coisas que definitivamente devem ser levadas em conta e mesmo pequenas mudanças produzem efeitos audíveis.

Os alto-falantes compactos não devem ser colocados no chão, geralmente não devem ser colocados em prateleiras, e não é vantajoso instalá-los firmemente nas paredes dos armários.

Os suportes de alto-falantes ou suportes de parede seriam perfeitos, mas você também pode colocar seus alto-falantes em pés adequados para evitar que as vibrações sejam transmitidas ao chão.

Outras regras para a colocação de alto-falantes dependem do tipo de sistema de som e do número de alto-falantes.

Fonte da imagem: pexels.com / Anthony

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas