Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

33Horas investidas

16Estudos avaliados

86Comentários coletados

Os servidores NAS são sistemas de armazenamento fáceis de gerenciar que você pode usar em sua casa ou empresa para expandir sua capacidade de armazenamento ou para acessar um local de armazenamento de arquivos a partir de vários dispositivos simultaneamente. Os sistemas NAS podem armazenar dados de todos os tipos e tamanhos.

Quer seja seu laptop, tablet ou smartphone, conecte seu NAS ao seu roteador de internet e todos os seus computadores podem acessá-lo via Wi-Fi.

Através de serviços ou aplicativos em nuvem interligados, você pode até mesmo acessar os dados do seu servidor NAS em movimento.

As soluções NAS estão disponíveis em uma grande variedade de versões e para todos os tipos de necessidades. Seja solução em nuvem, estação de back-up ou servidor de mídia.

Em nosso teste do servidor NAS 2022 nós explicamos a você o que um sistema NAS tem a oferecer e que vantagens ele pode trazer a você.

Nós também comparamos os mais recentes sistemas de armazenamento NAS e mostramos qual deles é o melhor para você.




O mais importante

  • Os servidores NAS são sistemas de armazenamento conectado à rede que você pode usar como um local de armazenamento central para todos os dispositivos em casa, no escritório ou na estrada.
  • Os sistemas NAS estão disponíveis em uma ampla variedade de variantes. Eles são fáceis de expandir, silenciosos e requerem menos energia do que outras soluções de armazenamento. De um tamanho de dois discos rígidos de armazenamento, os servidores NAS têm proteção eficiente contra perda de dados.
  • Em comparação aos servidores, os servidores NAS são mais baratos, ocupam menos espaço e requerem menos conhecimento técnico. A maioria dos fabricantes tem interfaces de usuário integradas em suas soluções NAS que guiam você através da instalação, configuração e uso posterior. Desta forma, mesmo você como iniciante pode armazenar, sincronizar e gerenciar dados de forma conveniente e profissional a baixo custo.

Servidor NAS: nossa recomendação dos melhores produtos

A seguir, queremos apresentar a você seis sistemas NAS diferentes. Nós mostraremos a você que tipos de sistemas de armazenamento estão atualmente no mercado, que vantagens eles têm e qual servidor NAS pode ser melhor para você.

Servidor NAS: Critérios de compra e avaliação

A seguir, mostraremos a você quais aspectos você pode usar para distinguir sistemas NAS a fim de tomar a melhor decisão de compra para você. Os critérios que você pode usar para comparar servidores NAS incluem:

A seguir, nós compilamos os critérios mais importantes para comprar um sistema NAS. Eles devem ajudar você a descobrir quais são suas necessidades e ajudá-lo a encontrar o NAS certo para você.

Propósito

Os servidores NAS estão disponíveis para uma ampla gama de requisitos. Qual sistema é adequado para você depende de muitos fatores.

Você quer expandir seu armazenamento de dados em casa apenas ligeiramente ou você só precisa de um backup de dados? Então um servidor NAS simples e barato com apenas um slot de disco rígido é adequado para você.

Você precisa de mais espaço de armazenamento porque você gosta de transmitir música e filmes? Então você deve procurar por sistemas que tenham mais capacidade de armazenamento e desempenho.

Desta forma você pode jogar seus dados mais rápido, compartilhá-los com amigos e familiares através da nuvem e mantê-los a salvo de perdas.

Por outro lado, se você precisa de muito armazenamento e expansibilidade para o seu escritório ou sessões de jogos, esteja preparado para gastar mais dinheiro.

Servidores maiores com quatro ou mais slots de disco rígido e uma CPU de pelo menos 1,5 GHZ podem disponibilizar dados em vários programas complexos ao mesmo tempo e fazer backup automaticamente para você em tempo real.

Equipamento

Uma vez que você tenha descoberto quais são as suas necessidades, você pode escolher entre várias opções de equipamento.

Estes começam com caixas vazias com espaço para apenas um disco rígido e desempenho padrão da CPU e terminam com caixas com 10 ou mais slots de disco rígido integrados e desempenho máximo da CPU/RAM.

Com um tamanho de 2 ou mais baías, seu NAS tem a função RAID, ou seja, ele é protegido contra perda de dados.

Você pode dizer o que um servidor NAS pode fazer por suas várias designações. NAS 1 Bay, por exemplo, significa caixas com um slot de disco rígido, NAS 2 Bay para aqueles com dois slots, e assim por diante. De um tamanho de 2 Bay, os sistemas NAS são compatíveis para backup de arquivos, a chamada função RAID.

Quanto mais espaços de armazenamento, maior o valor RAID e mais dados podem ser copiados em caso de perda sem consumir muita memória nos discos rígidos restantes. Os servidores NAS estão disponíveis com RAID 1 a RAID 10 ou superior.

Software

Dependendo do software que você usa em seu laptop ou outros dispositivos, você deve escolher um servidor NAS diferente. Nem todos os sistemas são compatíveis com todos os fabricantes de software. Isto se aplica tanto para o software em seus dispositivos quanto para seus discos rígidos.

Se você já tem discos rígidos em casa e quer integrá-los ao seu compartimento NAS, você deve verificar se seus discos rígidos são compatíveis com o servidor NAS.

Além disso, você deve saber que muitos fabricantes de servidores NAS projetam seus produtos de tal forma que você só pode instalar discos rígidos a partir deles ou de certos fabricantes, a maioria conhecidos.

Se você quiser permanecer livre em sua escolha aqui, procure dispositivos que sejam livres para todos os fabricantes de software.

Expansibilidade

Como regra, cada servidor NAS tem 2 slots USB e pode, portanto, ser expandido com discos rígidos externos mesmo com apenas um bay, ou seja, um slot de disco rígido.

Quase todos os servidores NAS podem agora ser usados em movimento. Existem caixas NAS com 1 slot para uso doméstico simples, assim como caixas com mais de 15 ou mais slots e vários slots USB para uso profissional.

Os sistemas NAS são expansíveis de forma flexível.

Se você sabe desde o início que seu servidor NAS não precisa servir mais de um propósito específico ou que seu volume de dados não vai aumentar, é suficiente comprar sistemas que não são mais expansíveis.

Entretanto, se você não tem certeza ou sabe que mais dados serão adicionados no futuro, nós recomendamos que você compre um recinto vazio e o expanda gradualmente com discos rígidos. Dessa forma você não tem que gastar muito dinheiro de uma só vez.

Consumo de energia

Para muitos usuários de tecnologia, não apenas características e desempenho são critérios de compra decisivos, mas também o consumo de energia.

Você quer um poderoso servidor NAS sem gastar muito dinheiro? Então pode valer a pena procurar por dispositivos que economizem energia.

Se você quiser usar seu sistema profissionalmente ou no escritório, o consumo de energia é um critério de compra importante.

Como regra geral, os servidores NAS hoje têm um baixo consumo de energia de até 40 watts. Se você quer estar no lado seguro, você pode descobrir sobre diferentes tipos de consumo em sites de comparação como Chip.de ou Check24.

Volume

Você quer configurar seu servidor NAS perto de você ou você precisa de um sistema NAS grande e poderoso? Então pode valer a pena procurar por dispositivos silenciosos.

Se você quiser usar seu sistema profissionalmente, o consumo de energia pode ser um critério de compra importante.

Ao pesquisar na Internet, você pode encontrar servidores silenciosos de fabricantes como a Western Digital. No entanto, os servidores NAS são geralmente mais silenciosos do que os servidores clássicos.

Se você mesmo construir seu servidor, você deve se certificar de instalar ventiladores que sejam grandes o suficiente para suas necessidades.

Os filtros de pó também devem ser instalados. Se você tem um sistema NAS particularmente grande, ventiladores ou resfriadores externos adicionais podem ser úteis. Você pode obtê-los por pouco dinheiro na Amazon, Ebay ou em lojas de eletrônicos online.

Servidor NAS: Perguntas e respostas freqüentes

A seguir, gostaríamos de responder as perguntas mais importantes sobre os sistemas NAS.

O que é um servidor NAS e para quem ele é adequado?

Os servidores NAS, ou unidades de rede, são sistemas de armazenamento que normalmente estão conectados ao seu roteador de Internet por cabo e podem enviar e receber dados para todos os seus computadores via WLAN.

A maioria dos sistemas NAS são usados como locais centrais de armazenamento para a casa. Eles vêm com várias capacidades de armazenamento e opções de expansão.

Outros critérios distintivos são a capacidade de sincronizar aplicações multimídia, por exemplo, para transferir imagens, vídeos ou música, assim como o tipo e a velocidade da transferência de dados.

Hoje em dia, quase qualquer sistema NAS simples pode enviar arquivos de mídia para seus dispositivos, quer você esteja em casa ou na estrada.

Entretanto, apenas alguns sistemas NAS podem decodificar dados e mídias mais complexas e permitir que você transmita diretamente para o seu telefone celular ou laptop.

Nas Server

Os servidores NAS são especialmente bons para seu uso doméstico se você quiser conectar vários dispositivos a um local de armazenamento central. (Fonte da imagem: Alex Cheung/unsplash)

O tipo e o tamanho do armazenamento de arquivos também é uma característica importante. De um tamanho de 2 baías, ou seja, 2 compartimentos de disco rígido, cada sistema NAS contém um backup de dados, em resumo: função RAID. Quanto maior a sua função RAID, mais dados podem ser copiados sem perder muita memória.

Entretanto, para altas funções RAID você precisa de mais discos rígidos e pagar mais de acordo. Os servidores NAS são adequados para qualquer pessoa que queira expandir seu espaço de armazenamento em casa e/ou conectar múltiplos dispositivos a ele.

Os recintos NAS estão disponíveis por pouco dinheiro, com 2 a 10 baías ou mais.Desta forma você pode atualizar o desempenho mais tarde se você não tiver os requisitos ou orçamento atuais.

Comparado ao armazenamento em nuvem, os sistemas NAS não ocupam nenhum espaço no disco rígido do seu computador e só lhe custam uma taxa única para expansão. As atualizações do armazenamento em nuvem geralmente custam mensalmente.

Quais são os tipos de servidores NAS existentes?

Os sistemas NAS diferem em várias características. Com base em sua capacidade de armazenamento, com base no número de baías de acionamento e com base em suas opções de expansão. Nós listamos os tipos NAS mais importantes abaixo.

Tipo Vantagens Desvantagens
Sistema NAS sem disco rígido Mais barato, porque sem discos rígidos. Para pequenas necessidades de armazenamento ou como substituto. Armazenamento flexível e adaptável. O compartimento NAS como base para a autoconstrução o disco rígido deve ser adquirido
Sistemas NAS já prontos Já possuem um disco rígido e podem ser estendidos por um ou mais, dependendo do preço. Suporte de software por fabricante de software especificado. Bom para iniciantes e se você mesmo não quiser montar nada Restrição a determinado software do fabricante
com uma baía: Baía NAS 1 Para back-ups. Alternativa ao armazenamento em nuvem, por exemplo, para dados sensíveis Risco de perda de armazenamento
com mais baías: NAS 2 Bay - 15 Bay Quanto mais baías um sistema NAS tiver, mais discos rígidos e, portanto, capacidade de armazenamento são possíveis. Além disso, a função RAID é suportada a partir de um tamanho de 3 baías. Isto protege seus dados contra perda através do armazenamento paralelo quanto maior a exigência de proteção de dados, mais alto o preço
Servidor NAS auto-construído Flexivelmente adaptável às suas exigências. Grande produção possível mesmo com pouco dinheiro. O hardware pode ser adquirido a baixo custo reutilizando componentes de PC antigos. Qualquer fabricante de software e carcaça possível Alto know-how exigido, pois você mesmo tem que cuidar do software e do fabricante

Nas vs. servidor: Quais são as vantagens de um servidor NAS?

Ao contrário dos servidores normais, os servidores NAS estão vinculados a uma rede. Se um servidor é demais para você e uma solução de nuvem ou discos rígidos externos não são suficientes, você deve considerar uma solução NAS.

Além disso, os sistemas NAS são opções de armazenamento mais baratas do que as soluções em nuvem se você precisar de mais espaço de armazenamento. Isto porque os sistemas de nuvens são geralmente associados a custos mensais quando o espaço é expandido.

Os sistemas NAS são comparativamente fáceis de configurar.

Os sistemas NAS são mais fáceis de configurar do que os servidores padrão porque eles normalmente são equipados com programas operacionais adequados que guiam você como usuário através do processo de configuração e uso.

Comparados aos servidores de arquivos padrão, eles economizam mais espaço, são mais silenciosos e consomem menos energia. Se o seu NAS tem um sistema RAID, seus dados estão seguros.

Se você quiser se proteger da perda de dados, certifique-se de que seu servidor NAS tenha pelo menos dois discos rígidos.

O backup de dados também é realizado automaticamente e de forma regular pela maioria dos NASs padrão atualmente e não precisa ser configurado manualmente como no caso de servidores.

Além disso, você também pode acessar seu NAS na estrada, o que não é o caso dos servidores. Além disso, os sistemas NAS já estão disponíveis por pouco dinheiro.

Se você precisa de espaço para programas complexos de websites, softwares especiais ou outros requisitos especiais e tem tempo e know-how suficientes, você deve ir para o servidor clássico. Caso contrário, um servidor NAS é mais adequado para você.

Que software eu preciso para o meu servidor NAS?

Os sistemas NAS estão disponíveis para qualquer software. A maioria dos sistemas são compatíveis com Windows ou Mac.

Se você tem Linux ou outro software mais complexo, você deve prestar atenção específica a isso ao comprar. Nem todos os fabricantes de NAS oferecem sistemas compatíveis.

Além disso, nem todos os servidores NAS são adequados para todos os fabricantes de discos rígidos e alguns sistemas NAS só são compatíveis com discos rígidos da marca de seu próprio fabricante.

Se você tem seus próprios discos rígidos que você quer instalar ou quer ser livre em suas opções de expansão, procure um sistema que seja adequado para todos os tipos de discos rígidos.

Quais são as alternativas a um servidor NAS?

Os sistemas NAS estão disponíveis com todas as características de desempenho concebíveis. De pequena RAM e CPU básica a pequenos super computadores. Se um servidor NAS não vale a pena para você por causa de poucos dados ou se você quiser economizar custos, uma das alternativas mencionadas acima pode ser mais adequada para você.

Alternative Beschreibung
Cloud-Speicher im Internet Lohnt sich bei kleineren Datenmengen und nicht sensiblen Daten. Bei Erweiterung fallen monatliche Mehrkosten an.
NAS mieten Bei kurzzeitigem Bedarf günstig, ansonsten Mehrkosten.
Externe Festplatten Bei kleinerem Speicherbedarf, geringen Leistungsanforderungen wie z.B. Bilder speichern, Daten Backup
Fritz Box mit NAS- Funktion Viele Fritz Boxen mit integrierter NAS-Funktion auf dem Markt. Hierzu Festplatte an Fritz Box anschließen. Zugriff von unterwegs, z.B. durch Handy, dank App möglich. Speicher z.T. allerdings nur bis 400 MB
Standard Server Geeignet, wenn NAS System nicht ausreicht und passende Hardware vorhanden ist

Os serviços em nuvem ou Fritz Boxes também podem fornecer bons serviços para grandes volumes de dados ou arquivos multimídia.

Se, por outro lado, nenhum sistema em nosso teste lhe atraiu até agora, ou se você não quer um sistema de armazenamento independente de rede, o bom e velho servidor pode ser o ideal para você.

Instalação e bricolage: Como eu configuro meu servidor NAS?

A melhor maneira de configurar o seu sistema NAS depende do fabricante e dos componentes já incluídos. Como regra, cada entrega inclui instruções sobre como montar as peças fornecidas.

Existem numerosos guias na Internet sobre como configurar melhor o seu servidor NAS específico. Se você ainda não decidiu construir o seu próprio sistema NAS, cada sistema NAS normalmente vem com uma interface de usuário integrada do fabricante para guiá-lo através da instalação e configuração.

Uma interface de usuário pré-instalada pelo fabricante normalmente explica como configurar e operar seu servidor. Se você preferir fazê-lo você mesmo, você pode encontrar instruções sobre como fazê-lo você mesmo na Internet.

Fabricantes como Synology ou Western Digital até mesmo oferecem interfaces de usuário adicionais que o suportam durante o uso e explicam a você, por exemplo, como criar um backup automaticamente ou como gerenciar seus dados multimídia.

Se você não quiser pesquisar tais coisas você mesmo, nós recomendamos que você procure por tais programas adicionais ao comprar.

Se não houver nada no mercado que atenda às suas necessidades, ou se você simplesmente preferir fazê-lo você mesmo, pode valer a pena construir seu próprio servidor NAS.

Você mesmo pode ler sobre a melhor maneira de montar seu servidor NAS em várias instruções na Internet. Já existem instruções simples para iniciantes e caixas práticas para PC com os componentes básicos mais importantes, tais como ventilação ou filtros de poeira.

Conclusão

Os servidores NAS são soluções práticas de armazenamento se você precisar de um local de armazenamento central para vários dispositivos. Eles são adequados se você precisar de mais armazenamento, trabalhar em um escritório em casa ou precisar de uma solução profissional para a qual um servidor ainda não é necessário.

Um servidor clássico só vale a pena se você quiser sincronizar programas complexos com ele, ter um certo know-how e ter espaço e dinheiro suficientes para a compra.

Os servidores NAS estão disponíveis para cada necessidade - desde simples backup de dados até o armazenamento doméstico com 9 discos rígidos para dados mais complexos, programas ou soluções de websites.

Mesmo por pouco dinheiro, o mercado NAS oferece servidores comparativamente poderosos e em comparação com os serviços em nuvem, os servidores NAS são mais baratos quando se trata de expansão de armazenamento.

Os sistemas NAS normalmente são equipados com interfaces de usuário adequadas que guiam você através da configuração e operação.

Isto permite que você armazene e gerencie dados profissionalmente, mesmo sem um grande conhecimento técnico.

Além disso, os servidores NAS são compatíveis com os programas de software mais populares e também podem ser usados em movimento graças aos aplicativos integrados.

Então se você está procurando por uma opção de armazenamento poderosa, expansível e acessível para seus dados ou fluxo multimídia, um servidor NAS pode ser exatamente o que você está procurando.

Fonte da imagem: Titipong Jaiharn / 123rf

Resenhas