Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

66Comentários coletados

Os scanners são dispositivos úteis para a digitalização de imagens e documentos. A vida está se tornando cada vez mais digital: cartas são substituídas por e-mails, pesquisas são feitas na internet ao invés de em bibliotecas e os dados não são mais armazenados em arquivos empoeirados, mas em discos rígidos.

É por isso que muitas vezes é necessário digitalizar documentos analógicos, tanto privada quanto profissionalmente. Mas nem todo scanner é igualmente adequado para todas as tarefas. Alguns scanners são mais adequados para fotos e livros, outros para documentos.

Com nosso grande teste de scanner 2021 nós queremos ajudar você a encontrar o melhor scanner para você. Nós comparamos diferentes scanners e mostramos a você qual scanner é mais adequado para qual tarefa.

Quer seja um scanner plano, um scanner de alimentação, um scanner móvel ou um dispositivo multifuncional, cada tipo de scanner tem seus pontos fortes e fracos. Nós os listamos para ajudá-lo a encontrar o dispositivo certo para você.




O mais importante

  • Scanners são dispositivos para a digitalização de documentos e imagens. Os tipos mais comuns de scanners para uso privado são scanners de cama plana, scanners de alimentação, scanners em dispositivos multifuncionais e scanners portáteis.
  • Os scanners de mesa plana são adequados para escanear imagens, documentos e conteúdo de livros. Os scanners pull-in, por outro lado, são especialmente úteis se você quiser digitalizar pilhas inteiras de documentos.
  • Se você quiser usar seu dispositivo não apenas para digitalização, mas também para cópia, impressão e fax, um scanner multifuncional é recomendado. Se você precisar digitalizar documentos importantes com freqüência, você deve adquirir um scanner portátil

Scanner: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de Compra e Avaliação para Scanners

Estes são os critérios que você deve procurar ao comprar um scanner:

Nos parágrafos seguintes você descobrirá quais são os diferentes critérios.

Peso, tamanho e formato

O tamanho e o peso do seu scanner determinará quais formatos ele pode manusear e quais outras funções ele oferece.

O tamanho do seu scanner determina naturalmente o seu peso. O tamanho do seu scanner depende, naturalmente, do tamanho do material que você deseja digitalizar.

Um scanner que só pode digitalizar materiais "Din A4" obviamente não é adequado para materiais em formatos Din A3 ou mesmo maiores.

Se você está procurando um scanner multifuncional, você também deve estar ciente de que dispositivos que combinam muitas funções só estão disponíveis acima de um certo tamanho e peso.

Se você quer um scanner portátil, peso, tamanho e formato também são, naturalmente, fatores particularmente importantes.

Existem dispositivos portáteis para formatos até DIN A4 que funcionam com um único alimentador. Isto lhe dá a conveniência de fazer várias varreduras ao mesmo tempo.

No entanto, esta vantagem também é perceptível no peso do dispositivo. Os scanners portáteis não são tão convenientes, mas eles são mais leves e você pode arrastá-los à mão sobre o documento a ser digitalizado.

Uso pretendido (adequação para fotos e/ou documentos)

Ao escolher seu scanner, é claro que também é importante quais materiais você quer principalmente digitalizar com ele.

Se você quiser digitalizar tanto fotos quanto documentos, um scanner plano é a melhor escolha, mas um dispositivo multifuncional também é adequado. Você pode então enviar as varreduras por fax ou imprimi-las.

Se você precisa de seu scanner principalmente para escanear documentos, nós recomendamos um scanner de documentos.

Estes dispositivos geralmente têm a vantagem de que você pode digitalizar automaticamente pilhas inteiras de documentos. Com um scanner de mesa, você tem que inserir e remover manualmente cada página a ser escaneada.

Resolução ótica/DPI

A resolução das imagens digitais é expressa em dpi (pontos por polegada) e PPI (pixels per inch). Quanto maior este valor, melhor será a qualidade da imagem. Você deve prestar atenção ao valor máximo de dpi para os diferentes scanners.

A resolução necessária depende do material a ser escaneado. Uma resolução de 300 dpi é adequada para documentos. Este valor também é suficiente se você quiser escanear uma foto que você não quer ampliar depois.

Entretanto, se você quiser digitalizar uma imagem e aumentá-la ou mesmo editá-la depois, você deve ter certeza de que seu scanner pode digitalizar materiais com 500 a 600 dpi.

Tempo de aquecimento

Muitos scanners precisam de um certo tempo para aquecer antes de usar. Isto pode ser um incômodo se você tiver que trabalhar rapidamente. Além disso, um scanner com um curto tempo de aquecimento não só economiza tempo, mas também energia.

Velocidade de escaneamento

Ao escolher seu scanner, você também deve prestar atenção na velocidade de escaneamento. Os scanners de mesa plana e muitos dispositivos multifuncionais exigem que você carregue manualmente cada página para ser escaneada.

Em contraste, scanners de alimentação geralmente permitem que você escaneie pilhas inteiras de documentos automaticamente.

Mas mesmo entre esses scanners, cada modelo tem seu próprio ritmo de operação. Por exemplo, existem scanners que digitalizam 10 páginas de sua pilha de documentos por minuto e aqueles que podem manusear mais de cem páginas neste tempo.

Interfaces/transferência de dados sem fio

A maioria dos scanners tem uma porta USB. Alguns até oferecem a opção de uma conexão LAN ou WLAN

É claro, você também vai querer conectar seu scanner ao seu computador para que você possa ver ou editar seus scans por trás. Quase todo scanner tem uma porta USB para este propósito.

Se seu scanner oferece a possibilidade de se conectar à sua rede Wi-Fi, você pode até mesmo enviar os scans sem nenhum cabo para qualquer dispositivo que esteja conectado à rede Wi-Fi.

Além disso, alguns scanners permitem que você carregue seus scanners diretamente para uma nuvem através de uma conexão Wi-Fi.

Operação

A menção a este ponto parece supérflua no início: Basta pressionar um botão no dispositivo e a varredura é iniciada. Mas não é tão simples quanto isso.

Muitos scanners têm opções de configuração diretamente no dispositivo. Estes não são apenas botões, há também dispositivos que permitem a operação através de uma tela sensível ao toque.

Mas a operação e as opções de configuração usando software de computador também devem ser consideradas. Alguns scanners também podem ser operados através de um aplicativo para smartphone.

Decisão: Que tipos de scanners existem e qual é o mais adequado para mim?

Se você quiser obter um scanner, há quatro tipos de produtos que você pode escolher entre eles.

Tipo de scanner Descrição Vantagens Desvantagens
Scanners de mesa plana Estes dispositivos têm uma aba sob a qual há um painel de vidro Materiais espessos como livros também podem ser inseridos neste tipo de scanner. Devido à resolução frequentemente alta, os scanners de cama plana são a melhor escolha para digitalizar imagens com scanners de cama plana, apenas uma página pode ser digitalizada de cada vez. Assim, a digitalização de muitos documentos ou imagens pode ser muito demorada.
Scanners alimentadores Em sua construção e aparência, os scanners alimentadores são similares aos aparelhos de fax Este tipo de scanner pode digitalizar automaticamente pilhas inteiras de documentos, a vantagem deste tipo de scanner é, naturalmente, sua versatilidade Devido ao alimentador, não é possível digitalizar materiais grossos ou contínuos com este scanner. Embora alguns scanners de alimentação também possam processar imagens, a resolução óptica muitas vezes não é suficiente para scanners úteis. Isto porque há mais funções escondidas nestes dispositivos além do scanner. Dependendo do modelo, os scanners multifuncionais também possuem uma copiadora, uma impressora e/ou um fax. Devido às muitas funções, tais dispositivos são muitas vezes grandes e pesados. Além disso, a qualidade de varredura muitas vezes diminui a dos scanners puros.
Scanners móveis Estes são pequenos scanners de tração leve. Alguns modelos também são puxados à mão sobre o material a ser digitalizado os scanners móveis são pequenos e leves. Para escaneamento em movimento, estes dispositivos são ideais devido ao seu tamanho, estes scanners não são particularmente eficientes. Mesmo os scanners de alimentação móvel raramente gerenciam mais de uma folha por varredura.
Scanners de mesa plana

Scanners de mesa plana

Scanners de mesa plana têm uma aba sob a qual uma placa de vidro está escondida. Este tipo de scanner não só faz lembrar uma fotocopiadora na aparência, mas também funciona de maneira semelhante.

Para digitalizar, a aba do dispositivo é aberta e o material a ser digitalizado é colocado sobre a placa de vidro. Em seguida, a aba é fechada e o processo de escaneamento é iniciado.

Dependendo de seu tamanho, os scanners de mesa plana podem digitalizar formatos até DIN A0. Para uso normal em casa ou no escritório, entretanto, um modelo até DIN A4 é recomendado. A maioria dos modelos até este tamanho não ocupa muito espaço em uma mesa.

Um scanner flatbed também é um bom dispositivo para digitalizar tanto imagens quanto documentos. A aba e a facilidade com que você pode colocar o material a ser escaneado facilita, por exemplo, a digitalização de páginas de livros.

No entanto, os scanners de cama plana também têm uma desvantagem decisiva. O material a ser escaneado deve ser inserido e removido individualmente à mão.

Portanto, se você quiser digitalizar uma pilha inteira de documentos com tal dispositivo, pode ser uma tarefa bastante entediante.

Vantagens
  • Muitos formatos de scanner
  • Adequado para digitalizar muitos materiais diferentes
Desvantagens
  • A digitalização de muitas páginas individuais consome tempo
Scanners alimentadores

Scanners alimentadores

Este tipo de scanner pode ser comparado a uma máquina de fax em termos da forma como é construído. Como o nome indica, um scanner alimentador tem um alimentador no qual o material a ser escaneado é inserido.

Isto significa que os scanners alimentadores só podem digitalizar páginas únicas e, portanto, não são adequados para digitalizar materiais grossos ou contínuos.

O que inicialmente soa como uma desvantagem, no entanto, também tem seus lados positivos. Os scanners de alimentação podem escanear automaticamente pilhas inteiras de documentos. Neste aspecto, eles são definitivamente superiores aos scanners de cama plana.

Os scanners de alimentação de documentos são particularmente adequados para a digitalização de documentos. Entretanto, há também dispositivos nesta categoria de produtos que podem digitalizar tanto fotos quanto documentos.

Vantagens
  • O alimentador permite a digitalização de pilhas de documentos inteiras
Desvantagens
  • A maior parte inadequado para a digitalização de imagens
  • livros e outros materiais espessos/coesivos não digitalizáveis
Multifunktionsscanner

Scanner multifuncional

O scanner multifuncional ou impressora multifuncional é um verdadeiro multifuncional. Dependendo do modelo, estes dispositivos não só são capazes de digitalizar, mas também de copiar, imprimir e enviar faxes.

No entanto, tantas funções em um dispositivo também requerem muito espaço. Como resultado, os scanners multifuncionais são muitas vezes muito grandes e muito pesados.

Além disso, esta versatilidade traz consigo outra desvantagem. Uma vez que os scanners multifuncionais não são projetados apenas para escaneamento, muitas vezes os componentes incorporados são de qualidade inferior aos dos dispositivos que só podem escanear.

Vantagens
  • Muitas funções em um dispositivo
Desvantagens
  • Muitas vezes com qualidade de escaneamento inferior aos scanners puros
  • grandes e pesados
Scanners portáteis

Scanners portáteis

Muitos scanners portáteis são scanners muito compactos e de alimentação leve. No entanto, também existem modelos sem alimentador. Estes são puxados à mão sobre o material a ser escaneado.

Devido ao seu pequeno tamanho e peso leve, este tipo de scanner é particularmente adequado para você se você está frequentemente em movimento e nem sempre tem uma estação de trabalho com um scanner à sua disposição.

Devido ao seu design compacto, os scanners portáteis não são obviamente adequados para todos os formatos. A maioria destes dispositivos são projetados para formatos de até A4.

Tenha em mente, entretanto, que os componentes incorporados nos scanners portáteis muitas vezes não são tão bons quanto os de dispositivos estacionários.

Por outro lado, estes dispositivos geralmente oferecem extras úteis, tais como escaneamento sem cabos ou aplicativos adicionais úteis para escaneamento via smartphone.

Vantagens
  • Compacto e leve
  • Escaneamento independente do local
Desvantagens
  • Ineficiente
  • Muitas vezes componentes inferiores em comparação com dispositivos estacionários

Guia: Perguntas freqüentes sobre scanners respondidas em detalhes

Mesmo que você tenha encontrado o scanner certo para você, você ainda pode ter uma ou duas perguntas sobre ele. Nós escolhemos as perguntas mais importantes sobre scanners e as respondemos para você.

O que é um scanner?

Um scanner é um dispositivo para digitalização de imagens e documentos. Ele faz isso através da digitalização da superfície do material a ser digitalizado com um feixe de luz.

As áreas claras e escuras do material refletem diferentes quantidades de luz. Esta luz é direcionada para um semicondutor através de uma lente.

A intensidade da luz que cai sobre o semicondutor determina a quantidade de corrente que o semicondutor passa. Dependendo disso, códigos binários são criados a partir dos quais a imagem é então formada.

Quem inventou o scanner?

O primeiro destes dispositivos foi inventado em 1963 por Rudolf Hell do Alto Palatinado. O inferno chamou sua invenção de "O Cromógrafo".

Como é configurado um scanner?

  1. Conecte-se: Para configurar seu scanner, você primeiro precisa conectá-lo ao seu computador através da porta USB ou de uma das portas sem fio, se disponível. Você também precisa alimentar o dispositivo.
  2. Instalar drivers: Muitos scanners instalam os drivers necessários automaticamente na primeira vez que são iniciados e estão prontos para uso sem nenhuma outra ação. Entretanto, seu scanner também pode vir com um portador de dados com software para configurar o dispositivo.
  3. Visite o site do fabricante: Se o seu scanner não vem com um disco de configuração e não está pronto para usar sozinho, você deve visitar o site do fabricante. Aqui você pode fazer o download de tudo que você precisa para configurar seu scanner.
  4. Procure um aplicativo para smartphone: Agora existem scanners que podem ser configurados através de um aplicativo para smartphone. Se isso for possível com seu scanner, você certamente encontrará uma nota na embalagem ou no manual do usuário do seu dispositivo.

Scanner-2

Antes de poder ser usado pela primeira vez, o scanner tem que ser configurado e conectado.
(Fonte de imagem: Michael Scwarzenberger / Pixabay)

Como os scanners são usados corretamente?

Com um scanner plano, você simplesmente abre a aba e coloca o documento na superfície do vidro com o lado a ser escaneado voltado para baixo.

Certifique-se de que o documento esteja diretamente contra as bordas do scanner. Então tudo o que você tem que fazer é fechar a aba e começar a varredura.

Quando você escanear, certifique-se de usar a máquina corretamente. Isto garantirá que suas digitalizações sejam de boa qualidade e que você possa desfrutar de seu scanner por um longo tempo.

Com um scanner alimentador, você simplesmente coloca os materiais a serem digitalizados no suporte alimentador. Certifique-se de que elas estejam diretas no suporte e não fora do lugar.

Além disso, certifique-se de que a frente dos materiais que você deseja escanear esteja de frente para você. Se tudo se encaixar, você pode começar a varrer.

Se o seu scanner móvel é similar em design a um scanner de alimentação, então você o usará da mesma forma que um dispositivo estacionário deste tipo.

É diferente com um modelo que é puxado à mão sobre o material a ser escaneado. Aqui você deve certificar-se de que o material a ser escaneado se encontra em uma superfície lisa e que não há nenhum desnível por baixo.

Se o seu material estiver em uma superfície plana, você pode ligar o scanner e colocá-lo diretamente sobre o material a ser escaneado.

Então arraste lentamente o scanner sobre o material até chegar ao fundo. Assegure-se de segurar o scanner o mais reto possível e não o abane.

Onde as varreduras são armazenadas?

A maioria dos scanners salva as varreduras nas pastas "Documentos" ou "Fotos". Entretanto, alguns softwares de escaneamento também criam uma nova pasta.

Se você não conseguir encontrar seus scans, você deve verificar se há uma pasta chamada "Documentos Escaneados" em seu PC. Se este não for o caso, procure no seu PC o nome do dispositivo ou o fabricante do seu dispositivo. Muitas vezes você encontrará uma pasta onde suas varreduras são armazenadas.

O que eu devo fazer se minhas varreduras forem muito claras ou muito escuras?

Se suas varreduras forem muito claras ou muito escuras, verifique as configurações do seu scanner. O brilho e/ou contraste pode ser ajustado muito alto ou muito baixo.

Se este não for o caso e você ainda não estiver satisfeito com suas varreduras, você ainda tem a opção de ajustar suas varreduras no pós-processamento.

O que eu devo fazer se meu scanner parar de funcionar?

Se seu scanner parar de funcionar, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se ele está ligado e conectado tanto ao seu computador quanto à rede elétrica. Verifique também se os cabos para as conexões ainda estão intactos.

Se o seu scanner não está funcionando, isto pode ser devido a uma série de razões. Verifique os cabos, drivers e sistema anti-vírus.

Se você ainda não conseguir escanear, verifique se os drivers do scanner estão atualizados. Para fazer isso, primeiro vá para o Painel de Controle e depois para o Gerenciador de Dispositivos. Se os drivers estiverem desatualizados, atualize-os.

Também é possível que o scanner ou software de varredura esteja bloqueado pelo sistema anti-vírus ou firewall do seu computador.

Se você está usando seu scanner em um PC Windows, você também pode tentar este truque: Na galeria de fotos do Windows você encontrará o item de menu "Importar da câmera ou scanner" em "Arquivo". Se o seu dispositivo for exibido aqui, você pode tentar iniciar o processo de escaneamento desta forma.

Como limpar corretamente os scanners?

A poeira na placa de vidro de um scanner de cama plana é melhor removida com um pano macio e seco. É melhor usar um pano de microfibra, pois um pano muito áspero danificará a placa de vidro do scanner. Se houver graxa ou sujeira na placa de vidro, você também deve usar um pouco de limpador de vidros.

Os scanners de alimentação de documentos não são tão fáceis de limpar porque muitas vezes eles têm que ser desmontados para limpeza. Como a construção de cada modelo é diferente, é melhor consultar o manual do usuário ou o website do fabricante para obter instruções.

Quais alternativas existem para os scanners?

Um scanner ainda é a melhor escolha para a digitalização de imagens, documentos e outros materiais. Entretanto, se você precisar digitalizar algo e não tiver um scanner à mão, você também pode usar um aplicativo scanner para o seu smartphone.

Os aplicativos do scanner raramente oferecem a gama de funções de um scanner real e a qualidade de escaneamento dificilmente pode acompanhar um dispositivo desse tipo. No entanto, estes aplicativos fazem seu trabalho e muitas vezes estão disponíveis gratuitamente.

Fonte da imagem: Adamowicz/ 123rf.com

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas