Imagem mostra um roteador em frente a uma janela.
Ultima atualização: 2 de julho de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

10Horas investidas

3Estudos avaliados

98Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você gosta muito de games, mas sente que a sua internet está prejudicando o seu desempenho? Leia atentamente o nosso artigo! Traremos nas próximas linhas todas as principais informações sobre roteadores gamers!

Roteadores gamers possuem algumas funções próprias que fazem com que o desempenho da conexão com a internet facilite a rodagem de jogos pesados online e de outras atividades. A seguir, você descobre se é de um que você precisa!




Primeiro, o mais importante

  • Evitar os travamentos e os “laggings” são as principais funções de um roteador gamer. O produto se destaca pelo baixo tempo de resposta entre computador e servidor.
  • Roteadores gamers também se destacam pelo design: Muitos possuem um aspecto futurista, com variadas antenas e luzes neon que piscam constantemente.
  • Ter um bom roteador gamer também é indicado para quem lida com streams com muita frequência, mas não é necessário se você apenas navega na internet sem precisar de serviços em tempo real.

Os melhores roteadores gamers: Nossas recomendações

Não é fácil achar um bom roteador gamer. Nós conversamos com especialistas, compilamos recomendações e chegamos a uma pequena lista com os melhores modelos do mercado:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre roteadores gamers

Pesquisamos quais são as dúvidas mais frequentes sobre roteadores gamers e preparamos respostas completas para elas. Você as encontra agora, em nosso guia de compra!

Imagem mostra uma pessoa jogando no computador.

Os jogos mais modernos exigem conexões de alto nível. (Fonte: 11333328 / Pixabay.com)

O que diferencia um roteador gamer de um comum?

Muitos dos roteadores comuns trabalham com duas ou três bandas e oferecem o que há de melhor quando o assunto é velocidade. Ainda assim, não são considerados “roteadores gamers”. Qual é a diferença?

O roteador gamer agiliza a troca de informações entre computador e servidor.

Um roteador gamer tem como principal característica a baixa latência. Durante a navegação na internet, o uso de streaming ou um jogo online, o seu computador envia informações frequentemente para um servidor, que responde mandando outras. É a velocidade dessa troca que importa.

O “ping”, que mede o tempo da troca de informações entre computador e servidor, deve ser muito baixo com um roteador gamer.

O hardware interno do roteador gamer é preparado de maneira específica para suportar melhor as situações que acontecem durante os jogos. Ele dá maior segurança e estabilidade à conexão. Também costuma haver diferenças no design.

Como o roteador gamer influencia o desempenho?

Quando a troca de informações entre computador e servidor é lenta, a reprodução de tais informações também perde velocidade. É daí que surgem muitos travamentos e os famosos “laggings”.

O roteador gamer garante que a troca de informações acontecerá em uma velocidade aceitável para que não exista nenhum travamento. Para que a experiência com um jogo online seja aceitável, é recomendado que o ping esteja sempre abaixo de 100 ms.

Além disso, o roteador gamer tem características especiais que servem para impedir travamentos. Ele garante a estabilidade da conexão para não prejudicar em momento nenhum a jogatina.

Você sabia que, durante a jogatina, é recomendado ligar o seu PC gamer ao roteador via cabo, e não com uma conexão WiFi? Assim, você impede que interferências te prejudiquem!

Vale a pena ter um roteador gamer mesmo se você não joga com frequência?

Roteadores gamers costumam ser mais caros do que os modelos comuns. Um roteador dual band simples já é excepcional para uma conexão que não requer baixa latência o tempo todo.

O único outro caso que requer um roteador gamer é para pessoas que usam plataformas de streaming com muita frequência e talvez até precisem delas para trabalhar. A baixa latência também se faz fundamental.

Se você faz uso comum da internet, prefira um roteador dual band comum, a não ser que o modelo gamer esteja em um preço similar.

Imagem mostra uma pessoa ligando um cabo em um roteador.

Ligar o cabo diretamente no roteador é a melhor opção para a jogatina. (Fonte: USA-Reiseblogger / Pixabay.com)

Quais as vantagens de um roteador gamer?

Conseguir manter a latência sempre baixa e acelerar a troca de informações é a principal vantagem de um roteador gamer. Ele é ideal para quem joga online com frequência, não importa se no computador, no celular ou em consoles.

Trata-se de um produto de muita qualidade e que oferece o que há de mais moderno no que diz respeito a conexões com a internet. O preço, porém, é bastante elevado.

Muitas pessoas podem se atrair pelos roteadores gamers por causa do design, que quase sempre é diferente e futurista. Ele ajuda a evitar interferências e travamentos, mas não faz milagre quando há outros tipos de problemas como barreiras físicas e plano de internet ruim.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens dos roteadores gamers:

Vantagens
  • Garantem a baixa latência da conexão
  • São modernos e eficientes
  • Evitam travamentos e interferências
  • Possuem design moderno e futurista
Desvantagens
  • Os preços são elevados
  • Não fazem milagres com problemas causados por internet ruim

O que fazer se o roteador gamer não resolver a lentidão da internet?

Como nós já explicamos, o roteador gamer não fará milagres com a sua conexão de internet. Ele pode ajudar a baixar a latência e evitar alguns travamentos, mas não fará com que tudo fique uma maravilha de uma hora para outra.

A lentidão de internet pode ter várias causas: Configurações incorretas, plano contratado com velocidade baixa, instalação com cabos danificados ou antigos, barreiras físicas, entre outros.

Antes mesmo de comprar um roteador gamer, você pode testar cada uma dessas causas e descobrir qual é a culpada pela lentidão!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um roteador gamer

Antes de comprar um roteador gamer, você precisa prestar atenção nos critérios técnicos que diferenciam os modelos. Nas próximas linhas, debateremos os principais.

Velocidade e largura de banda

Não adianta você contratar a conexão mais veloz que o seu provedor oferece, mas o roteador não ser capaz de suportá-la.

A velocidade permitida é medida através da largura de banda do seu roteador. O ideal é que você opte por pelo menos 160 Mhz, o que significa o suporte a 1733 Mbps. Esse número é ideal para quem quer jogar o que há de mais moderno no mercado dos games sem travamento.

De toda forma, sempre saiba a velocidade contratada junto ao provedor e o quanto o roteador suporta. Os números devem ser próximos.

Imagem mostra uma mesa com um notebook e um roteador.

Não adianta ter uma conexão potente com o provedor se o roteador não a suporta. (Fonte: inlytics | LinkedIn Analytics Tool / Usplash.com)

Frequências compatíveis

Até algum tempo atrás, havia apenas uma frequência de onda com a qual os roteadores eram compatíveis: 2,4 Ghz. Era nela que eles operavam.

A frequência 5 Ghz é a que alcança a maior velocidade.

Os roteadores dual band também são compatíveis com a frequência 5 Ghz e, por isso, melhoraram muito as conexões com a internet. Isso porque a nova frequência permite maior velocidade e sofre com menos interferências, o que faz toda a diferença.

Quase todos os roteadores gamers são pelo menos dual band, mas também há os modelos tri band. A diferença é que há dois canais 5 Ghz diferentes, o que diminui ainda mais as chances de interferência.

Exija pelo menos um roteador dual band e, caso muitas pessoas se conectem à sua rede, um tri band.

Configurações e segurança

O quanto você entende de informática? Será que você consegue realizar sozinho as configurações avançadas de um roteador, ou precisa de ajuda?

Se você não entende muito do assunto, é importante que o roteador escolhido seja fácil de configurar. De preferência, ele deve ter um aplicativo próprio para isso com uma interface bastante intuitiva.

Você também deve observar nas especificações técnicas do roteador o que ele oferece para a segurança. Observe os padrões de criptografia e as certificações.

Design

Há quem escolha um roteador também pela beleza. No caso dos modelos gamers, a categoria se destaca ainda mais: A maior parte é extremamente futurista, cheia de antenas e de luzes neon. Muitos até parecem objetos de decoração.

Caso você queira um roteador gamer que se destaque, escolha um modelo que seja estéticamente do seu agrado. Se não, pode buscar pelo mais simples possível, que não seja chamativo de maneira alguma.

Resumo

Quem joga games modernos com frequência tem muito a ganhar com um roteador gamer. Ele garante a mais baixa latência possível, fazendo com que a troca de informações entre computador e servidor seja veloz. Também trabalha para evitar travamentos e interferências.

Ter um roteador gamer, porém, realmente é recomendado sobretudo para quem joga. Os valores são muito acima da média e não vale a pena investir em um modelo do tipo apenas para navegação convencional ou filmes e séries.

(Fonte da imagem destacada: Chainarong Chokrung / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas