Imagem mostra um roteador sobre uma mesa.
Ultima atualização: 24 de maio de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

26Horas investidas

5Estudos avaliados

85Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você deseja ter o que há de mais moderno no que diz respeito à conexão com a internet? Então precisa de um roteador dual band!

O roteador dual band consegue operar em duas frequências diferentes e, por isso, permite opções distintas que podem melhorar a qualidade de uma conexão. A seguir, você encontra todas as informações sobre esse importante equipamento!




Primeiro, o mais importante

  • A principal diferença do roteador dual band para o comum é que ele oferece duas opções de frequências para o sinal de internet: 2,4 Ghz e 5 Ghz.
  • Ao usar a banda de 5 Ghz, você ganha em velocidade e sofre com menos interferências, porém, tem menor alcance de sinal.
  • Sempre verifique as especificações de segurança, de facilidade de configuração e de compatibilidade entre o roteador e os seus dispositivos.

Os melhores roteadores dual band: Nossas recomendações

Existem muitos roteadores dual band no mercado e, para facilitar seu trabalho de encontrar o melhor, fizemos uma lista que mostra modelos altamente recomendados pelos especialistas:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre roteador dual band

Quer saber com mais exatidão o que significa ser “dual band”? Pretende entender porque esse tipo de roteador é cheio de vantagens? Fique conosco em nosso guia de compra!

Imagem mostra um roteador sobre uma mesa.

Roteadores dual band são modernos e permitem mais velocidade na conexão com a internet. (Fonte: Compare Fibre/ Unsplash.com)

O que é um roteador dual band?

Roteadores sem fio transmitem o sinal para os dispositivos conectados através de ondas invisíveis. A frequência de tais ondas é medida em Hz, similar ao que acontece com a transmissão de rádio.

A maior parte dos roteadores mais antigos contava com apenas uma frequência, a de 2,4 Ghz. Isso podia gerar um tráfego intenso com outros equipamentos domésticos ou até mesmo com as demais redes da região.

Um roteador dual band, porém, tem uma nova frequência funcional: 5 Ghz. Ela tem características diferentes da 2,4 Ghz e deve ser usada em situações diferentes, permitindo versatilidade à maneira como se usa a conexão.

Você sabia que o WiFi levou dez anos após a sua criação para chegar ao Brasil? Isso aconteceu só no ano de 2008!

Quais as vantagens de um roteador dual band?

Ao oferecer duas diferentes frequências, os roteadores dual band te dão uma possibilidade de escolha: Afinal, é melhor usar a conexão 2,4 Ghz ou a 5 Ghz?

Com isso, é mais difícil ter limitações com a conexão, já que uma delas oferece melhor alcance e te permite ter boa internet mesmo longe do roteador, outra leva velocidade superior e te faz aproveitar o plano contratado com a operadora.

Roteadores dual band também diminuem o tráfego de ondas, já que há frequências diferentes para ela. Assim, redes diferentes interferem menos umas nas outras.

Até mesmo os preços dos roteadores dual band já são acessíveis: Praticamente não há diferença para os dos modelos comuns que ainda restam.

Veja a seguir vantagens e desvantagens dos roteadores dual band:

Vantagens
  • Oferecem duas opções de frequência para a conexão
  • Alguns modelos permitem usar as conexões simultaneamente
  • Geram diminuição no tráfego de sinal
  • Preços não são maiores que os dos modelos normais
Desvantagens
  • Dispositivos mais antigos não são compatíveis com a frequência de 5 Ghz

O que caracteriza as redes 2,4 Ghz e 5 Ghz?

Ao olharmos as numerações, podemos ter a ilusão de que a frequência de 5 Ghz é melhor do que a de 2,4 Ghz. Em alguns quesitos, sim, mas em outros, não.

  • Frequência 2,4 Ghz: A mais usada até pouco tempo atrás. Tem como vantagem o longo alcance, maior do que o da 5 Ghz. Porém, é menos veloz e sofre mais com interferências.
  • Frequência 5 Ghz: Seu grande diferencial é a excelente velocidade. Ela é quase capaz de entregar exatamente o que é contratado junto ao plano de internet. O alcance, porém, não é dos melhores.

Comparamos as duas frequências em uma tabela:

Frequência 2,4 Ghz Frequência 5 Ghz
Características Melhor alcance, menor velocidade Melhor velocidade, menor alcance
Interferências Mais propensa a interferências, já que muitos equipamentos a usam Menos propensa a interferências
Quando usar Áreas muito grandes e com dispositivos distantes do roteador Lugares pequenos, próximos ao roteador e quando há necessidade de grande velocidade

O roteador dual band pode melhorar o sinal da internet?

Você tem problemas com o sinal de internet em sua casa ou local de trabalho e quer saber se o roteador dual band pode melhorá-lo? A resposta é sim.

A frequência 5 Ghz faz com que você ganhe em velocidade.

Ao permitir a conexão na frequência 5 Ghz, o roteador dual band faz com que você tenha ganhos claríssimos em velocidade.

Antes de fazer a troca do equipamento, porém, há outras questões que você pode testar. Será que seu roteador está suficientemente próximo aos dispositivos usados para acessar a internet? A configuração da rede está correta?

Tenha em mente que o roteador dual band não fará milagres: Você precisará configurá-lo corretamente. A velocidade entregue continuará decepcionante se houver muitas barreiras entre ele e os dispositivos, se a distância for exagerada ou se as interferências forem grandes.

Imagem mostra duas crianças usando notebooks em uma área externa.

A frequência 2,4 Ghz é melhor para quem deseja usar a internet a uma distância maior do roteador. (Fonte: sasint Pixabay.com)

Roteador dual band ou roteador tri-band?

Outro tipo moderno de roteador disponível no mercado é o roteador tri-band. Porém, não se engane: Ele também trabalha com apenas as frequências 2,4 Ghz e 5 Ghz. A diferença é que são dois canais para a segunda.

O roteador tri-band só faz sentido para quem conecta múltiplos dispositivos ao mesmo roteador. A opção de ter três canais diferentes diminui muito o congestionamento.

Para uso doméstico, porém, não há necessidade de um aparelho tri-band. O dual band já oferece o que é necessário.

Critérios de compra: O que você precisa saber sobre roteador dual band

Se você já tomou a decisão de comprar um roteador dual band, é hora de conhecer critérios técnicos que te ajudam a escolher o melhor modelo possível. Falaremos sobre alguns dos mais importantes:

Compatibilidade

Você sabe com quais frequências os dispositivos com os quais costuma acessar a internet são compatíveis?

Não adianta comprar um roteador dual band se o seu computador ou smartphone é compatível apenas com a frequência 2,4 Ghz. Na prática, você continuará acessando a internet da mesma maneira e continuará com limitações de velocidade.

Imagem mostra um roteador sobre uma mesa.

O roteador dual band precisa de dispositivos também mais modernos. (Fonte: Misha Feshchak/ Unsplash.com)

Uso simultâneo das bandas

Existem dois tipos de roteadores dual-band: Os que permitem o uso de apenas uma frequência por vez e os que têm a opção de deixar as duas ativadas simultaneamente.

Roteadores com uso simultâneo de bandas são mais práticos e democráticos.

As vantagens dos modelos que permitem que as bandas sejam ativadas ao mesmo tempo são a praticidade, uma vez que não é preciso mexer nas configurações para mudar de rede, e a democratização do acesso, já que dispositivos de características diferentes podem se conectar sem qualquer problema.

Observe nas especificações se o roteador em questão permite ou não o uso simultâneo de bandas!

Segurança

A qualidade da segurança da rede passa diretamente pelas configurações do roteador. Ele deve oferecer opções satisfatórias de criptografia, ter mecanismos de monitoramento de rede, oferecer filtros e suportes a VPNs.

Outra característica interessante é a possibilidade de bloqueio de dispositivos estranhos. Se o roteador a oferecer, você ficará muito mais tranquilo quanto a possíveis roubos de rede por terceiros.

Observe o protocolo de segurança usado pelo roteador: O IPV6 é o mais moderno atualmente.

Facilidade de configuração

Não é todo mundo que tem facilidade para lidar com um roteador. As configurações e manutenções podem ser complicadas caso não haja uma orientação que ajude a entender o que cada um dos passos pede.

Existem roteadores que funcionam com configuração via aplicativos que podem ser baixados no computador ou no smartphone. Eles costumam ter orientação e facilidade de uso muito melhores do que os modelos que precisam de acesso a um endereço na internet para que possam ser devidamente configurados.

Portanto, escolha um roteador que tem aplicativo próprio para configuração!

Resumo

Roteadores dual band são modernos e geram grandes melhorias no acesso à internet. Por oferecerem dois canais diferentes, eles dão não apenas a oportunidade de alcançar melhores velocidades de conexão, como também uma opção para quem quer fugir do tráfego de sinais.

Quem possui um roteador dual band deve ainda observar se ele não fica distante demais dos dispositivos conectados e se não há muitas barreiras no caminho. Apesar de melhorar a rede, o aparelho ainda não é capaz de fazer milagres!

(Fonte da imagem destacada: USA-Reiseblogger/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas