Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Quando falamos da ASUS, estamos falando de uma das empresas líderes no mundo da tecnologia. É o quarto maior fornecedor de computadores do mundo e uma referência na indústria. As placas-mãe, placas gráficas e roteadores ASUS podem ser encontrados em qualquer lugar.

Como consumidores nós estamos procurando velocidade em nossa conexão, nós precisamos confiar em nossa rede e em nossos dispositivos eletrônicos. Nós não queremos experimentar interferência durante uma reunião virtual com nosso chefe ou uma falha de rede durante um jogo de nosso jogo online favorito. É por isso que recomendamos eficiência, recomendamos um roteador da ASUS. Precisa de prova? Continue lendo.




A coisa mais importante

  • Um roteador ASUS deve atender às suas necessidades. Nem todos os roteadores têm as mesmas características e funções. É importante que a conectividade de rede e o alcance do roteador seja capaz de suportar todos os seus dispositivos.
  • Existem duas séries de modelos de roteadores ASUS, dependendo do seu uso. Primeiramente temos a série ASUS WiFi Router destinada mais a pequenas e médias empresas ou casas particulares. Por outro lado, temos a série ROG-Republic of Gamers, que é um conjunto de roteadores projetados especificamente para jogos.
  • Ao comprar um roteador ASUS, há muitos fatores a serem considerados. Elementos tais como largura de banda, configuração de firmware e o número de antenas influenciam a potência e o alcance de sua rede WiFi.

Roteador ASUS: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os roteadores

ASUS Para escolher exatamente qual roteador ASUS você precisa, há vários fatores a serem considerados. Existem vários modelos, cada um com características diferentes. Nem todos eles oferecem o que você precisa. A seguir, vamos explicar os tipos que você pode encontrar, assim como suas características.

chigos jugando en computadora

Um roteador apropriado permitirá que você conecte vários dispositivos ao mesmo tempo à rede. (Fonte: Alvaro Reyes: photos/LXx1hwmp67E /unsplash.com)

Quais são as vantagens de um roteador ASUS?

Se você tem internet em casa, isso significa que você tem um roteador. Isto porque eles normalmente são incluídos quando você se inscreve na linha. Mas é realmente o roteador que você precisa? Normalmente não. As instaladas pelas companhias telefônicas geralmente não são de muito boa qualidade. É muito provável que o sinal não atinja todos os cantos de sua casa ou que a velocidade de conexão seja bastante baixa.

Os roteadores ASUS permitem que você obtenha o máximo de sua conexão, personalize sua rede WiFi, controle-a a partir de um aplicativo ou configure os controles dos pais.

Ter um roteador permitirá que você transfira o sinal de internet para todos os dispositivos em sua casa. Abaixo, especificaremos exatamente quais são as vantagens de instalar um roteador ASUS em sua casa:

Vantagens
  • Alta velocidade de conexão
  • Cobertura em toda a casa
  • Opções de segurança
  • Personalização da rede
  • Sua tecnologia permite que você tire vantagem total da conexão
Desvantagens
  • Preço alto comparado a outros roteadores mais simples.

Que tipos de roteadores ASUS existem?

Um dos pontos fortes dos roteadores ASUS é que você tem certos modelos, dependendo de seus interesses. Na ASUS, você pode encontrar um catálogo com dois tipos muito diferentes de produtos.

Por um lado, existem os roteadores ASUS WiFi. Estes são os modelos mais "padrão". Por outro lado, nós temos os roteadores de jogos. Este tipo de dispositivo é especificamente para os entusiastas de jogos online.

Eles são tri-band, o que significa maior desempenho. Além disso, por serem tão especializados, eles são capazes de detectar quando você está jogando e concentrar o sinal na frente de outros dispositivos que estão usando a largura de banda.

Abaixo, você pode ver especificamente as características destes tipos de modelos de roteadores ASUS:

ROG-Republic of Gamers ASUS WiFi Routers
Tecnologia WiFi WiFi 6 (802.11ax) WiFi 4 (802.11n), WiFi 5 (802.11ac), WiFi 6 (802.11ax)
Velocidade WiFi AC2900 para AC5300 AC1200 para AC1750, AC2900 para AC5300, AX1800 para AX3000, AX5400 para AX11000
Bandas WiFi Tri-band Single-band, Dual-band, Tri-band
LAN Ports -NA- Menos de 4, entre 4 e 8, mais de 8
Características -NA- 2.5GBPS Ethernet, 10GBPS Ethernet, Porta USB 3.0, Dual WAN, Link Aggregation

Como eu faço login em um roteador

ASUS? Para entrar na página de configuração de um roteador ASUS, a primeira coisa a fazer é conectar a porta LAN do roteador à porta LAN do seu laptop usando um cabo Ethernet. Uma vez que isso esteja feito, podemos começar. Siga os passos abaixo.

  1. Digite o endereço IP do roteador ASUS no navegador do seu computador.
  2. A seguir, você precisa digitar o nome de usuário e a senha na página de login. É importante notar que este nome de usuário e senha não são o SSID e a senha que o conecta sem fio ao roteador.
  3. Se você esqueceu essas chaves, você pode reiniciar o roteador para o seu estado padrão de fábrica. Isto é feito pressionando o botão "Reset" na parte de trás do roteador por mais de 5 segundos até que a luz de energia pisque.
  4. Uma vez logado, você poderá acessar todas as opções de configuração oferecidas pelo roteador Asus.

O gerenciamento de firmware permite que você tire vantagem das portas USB 3.0, obtenha um servidor VPN, guest WiFi, controle dos pais ou sistemas de proteção cibernética contra ameaças do exterior.

Como mudar a senha em um roteador ASUS?

Uma das melhores maneiras de manter a segurança em um roteador ASUS é mudar a senha de tempos em tempos. Cada modelo vem com instruções sobre como fazer isso. Consulte-os primeiro e siga-os passo a passo.

Como exemplo, vamos mostrar a você como mudar a senha do modelo ASUS RT-N12, um dos mais populares pela sua relação custo-benefício.

  • Digite o endereço IP da interface administrativa do seu roteador ASUS em seu navegador. Você irá reconhecê-lo, pois ele é exibido com uma série de números. Normalmente de 6 a 8 números.
  • Você receberá uma tela pedindo suas credenciais: seu nome de usuário e senha.
  • Uma vez logado, selecione a primeira opção "Quick Internet Setup".
  • Nesta nova tela, você terá a opção de alterar todas as suas informações de login. Tanto o nome quanto a senha.

Quais são as alternativas para o roteador ASUS?

Competindo com os roteadores ASUS são verdadeiros gigantes tecnológicos. Os modelos da marca Linksys se destacam acima de tudo. Especialistas apontam para isso como uma escolha perfeita para pequenas empresas e residências particulares.

A velocidade e a conexão com os dispositivos é alta e é uma boa relação custo-benefício. Seus modelos focam mais na tecnologia cotidiana, perfeito se você trabalha em casa regularmente ou tem filhos pequenos e precisa estabelecer controles parentais.

O modelo de banda dupla MR9600 com WiFi 6 tem uma cobertura de até 260m² e velocidades de até 6.0Gbps. Não é tão rápido e especializado quanto os roteadores de jogos

ASUS, mas oferece uma conexão adequada para os jogadores online. Outro de seus modelos mais populares é o roteador Linksys MR7350 WiFi 6, que é ligeiramente mais simples que o MR7350, mas graças à sua tecnologia inteligente Mesh™, você sempre terá um sinal wireless em cada canto de sua casa.

Router para gaming

Como consumidores, estamos procurando velocidade em nossa conexão, precisamos de confiança em nossa rede e em nossos dispositivos eletrônicos

Critérios de compra

Para ajudar você a tomar a decisão certa, não perca a seção abaixo. Após uma pesquisa completa, nós selecionamos os principais fatores de compra. Mantenha-os em mente ao escolher o roteador ASUS que você precisa:

Processador e RAM

Quanto mais rápido o processador do roteador ASUS, melhor o desempenho. Quanto à memória RAM, ela deve ter pelo menos 256MB de RAM para que todos os processos funcionem sem problemas.

Este fator está diretamente relacionado ao número de usuários e dispositivos que estarão usando a rede ao mesmo tempo.

Se houver mais de 4 ou 5 usuários simultâneos, há duas opções. Ou dois roteadores ou um dos modelos de roteadores ASUS com WiFi 6 (802.11ax). Estes terão uma quantidade generosa de RAM, entre 256 e 512 MB aproximadamente.

Router para gaming

Um roteador permite que você transfira o sinal de internet para dispositivos em sua casa. (Fonte: Sergey Nazarov: 122101250 / 123rf.com)

Portas de acesso

As portas de acesso de um roteador ASUS são as que permitirão a entrada e saída de dados de seus dispositivos. Quando a velocidade de download é lenta, quando você não consegue se conectar a um jogo online, ou se a qualidade de uma videoconferência é ruim, é mais provável que seja porque estas portas estão fechadas.

Cada roteador ASUS tem um manual específico sobre como abrir essas portas. Por razões de segurança, é importante manter apenas as portas que você precisa abertas. Cada porto será designado a apenas um computador.

Este fator de compra torna-se especialmente importante se você estiver procurando por um roteador de jogos.

Certos jogos requerem uma série de portas abertas para que não haja problemas de conexão. O mesmo é verdade para alguns consoles de jogos. Se você pode conectá-los ao roteador depende do modelo que você tem. É por isso que modelos como o ROG Rapture GT-AXE11000 ou o ROG Rapture GT-AXE11000 têm portas específicas para jogos online. Você precisará considerar este cenário ao decidir sobre o seu roteador Asus.

Largura de banda

A largura de banda é uma medida da quantidade de dados que é transferida entre dois pontos de uma rede em um determinado período de tempo. Ela é medida em bits por segundo e é um fator determinante para medir a qualidade e a velocidade da rede.

A seguir, vamos especificar os tipos de largura de banda que você pode encontrar em um roteador ASUS com as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Vantagens Desvantagens Modelos
802.11n (WiFi 4) Utiliza duas bandas com canais de 20 MHz de largura.

Também é possível escolher uma amplitude de 20 MHz a 2,4 GHz e 40 MHz a 5 GHz. Ainda é o modelo mais difundido

A saturação da rede pode ocorrer. Isto causa interferência e colisões entre os dispositivos conectados RT-AC1200 V2/RT-AC86U
802.11ac (WiFi 5) WiFi opera sobre a banda de 5 GHz.
Isto significa mais e mais canais, assim como maior largura de banda e maior estabilidade da rede.
Ele introduz a tecnologia Multi User Mimo.
Ainda é possível sofrer com a saturação da rede.

Apenas 4 dispositivos são permitidos para transmitir.

A tecnologia OFDMA não está disponível

RT-AC1200GE
802.11ax (WiFi 6) WiFi 6 pode operar tanto nas bandas de 2.4GHz como de 5GHz. Isto resulta em menos saturação da rede. Além disso, ele incorpora a tecnologia MU-MIMO, que permite que o roteador se comunique com até 8 dispositivos. Compatível com os protocolos acima Os dispositivos devem ser compatíveis para que possam ser conectados. Como uma tecnologia relativamente nova, não há muitos dispositivos que atendam a este requisito RT-AX68U/RT-AX82U/RT-AX89X

Firmware

Uma das vantagens dos roteadores ASUS é a configurabilidade do firmware. O firmware é quase a parte mais importante do roteador, ele atua como seu cérebro. Há muitas possibilidades para ajustar este sistema.

Os roteadores ASUS estão entre os mais completos quando se trata deste tipo de configuração, desde os modelos mais simples como o roteador Asus RT-N12E C1, (duas antenas com velocidade WiFi máxima de 300 Mbps) até os modelos mais sofisticados como o modelo Asus RT-AC66U.

Este último tem uma velocidade combinada de 1750 Mbps, com tecnologia MIMO e firewall SPI, controle de acesso e servidor OpenVPN.

conectando cabe de ethernet

Se precisarmos conectar muitos dispositivos à rede, precisaremos de um roteador com muitas antenas. (Fonte: rawpixel: fotos/113891581/ 123rf.com)

Área de atuação

Obviamente, nem todos os modelos de roteadores ASUS têm as mesmas capacidades. É por isso que se olharmos não apenas para as características do dispositivo em si, mas também para o espaço onde ele deve ser incorporado, tomaremos a decisão certa.

Características Modelos
Casas ou pequenos estabelecimentos Estes são os modelos mais simples e não incorporam a mais recente tecnologia. Eles atingem uma velocidade Wi-Fi máxima de 300 Mbps Asus RT-N12E C1
Casas e empresas de médio porte Um roteador com WiFi 4 (802.11n), ou WiFi 5 (802.11ac) é mais do que suficiente. É melhor se a conexão for 5GHz para evitar problemas de conectividade RT-AC1200 V2/RT-AC1200GE/RT-AC1200/RT-AC1200
Áreas grandes Pode ser para casas grandes ou para jogos. Neste sentido você precisa de um roteador com tri-banda WiFi 6 (802.11ax). 10 GB com processador quad core e porta de jogos 2.5G ROG Rapture GT-AC2900/ ROG Rapture GT-AC5300/ROG Rapture GT-AX11000

Número de antenas

Nas descrições dos roteadores ASUS, você verá que eles frequentemente se referem ao número de antenas. Eles são indicados pelo termo 2x2 ou 4x4. Então, se um roteador ASUS indica um 2x2, significa que ele tem 2 antenas conectadas através das quais ele envia dados para todos os dispositivos que você tem.

Quanto mais antenas, mais rápida é a velocidade de transmissão de dados e mais dispositivos você pode conectar sem saturar a rede. Se você não tem muitos dispositivos em casa e quer algo sem complicações, o roteador ASUS RT-N300 B1 é mais do que suficiente.

Isto é especialmente recomendado para pequenas empresas e casas particulares. Ele tem velocidade de 300 Mbps. Se você já precisa de algo mais sofisticado, o roteador ASUS ROG Rapture GT-AX11000 é a próxima melhor coisa. Com WiFi de alta velocidade (11000 Mbps) e forte segurança contra ataques da Internet.

Visão geral

Um roteador permite que você transfira o sinal de internet para os dispositivos em sua casa. Dependendo do modelo, este sinal será transmitido com maior ou menor força e alcance. Dentre as muitas funções de um roteador ASUS, uma das mais importantes é a sua configurabilidade. Desta forma, você pode adaptar suas necessidades de conexão a qualquer momento.

Você pode encontrar vários modelos de roteadores ASUS. O mais importante é ser muito claro sobre a capacidade que você precisa ter, assim como a sua cobertura. Não é o mesmo querer um roteador para jogos online que para videoconferências 4K.

Finalmente, se este guia foi de seu interesse, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo nas diferentes redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Kittichai Boonpong: 77882735/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas