Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

27Produtos analisados

16Horas investidas

10Estudos avaliados

70Comentários coletados

A era tecnológica exige que estejamos constantemente atualizados e que compreendamos as novas linguagens do ecossistema digital. Portanto, é essencial saber o que é um roteador e quais recursos ele oferece ao conectar nosso computador, telefone, tablet ou televisão.

Ter uma experiência positiva com novas tecnologias, baseada em uma conexão livre de interferências e velocidade de qualidade, faz toda a diferença. Para fazer isso acontecer, o mercado de tecnologia está constantemente pesquisando, oferecendo roteadores cada vez mais inteligentes.




Roteador: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o seu roteador

A nomenclatura dos roteadores requer uma certa curiosidade para desvendar os meandros de um dispositivo que muda diariamente. Na seção seguinte, nós respondemos as perguntas mais freqüentes entre os usuários. Nós esperamos que eles sejam de grande ajuda e inspiração.

chica en compu

Ter um bom roteador para se manter conectado às redes se tornou essencial para nossa vida diária. (Fonte:Sigmun:F_m44ut3XT/unsplash)

O que é um roteador e quais são as suas vantagens?

O roteador é responsável por trazer a Internet para nossos dispositivos. É um dispositivo de hardware que distribui o fluxo de pacotes de informação entre redes da maneira mais eficiente. Em outras palavras, é um dispositivo que permite que você interconecte diferentes computadores ou dispositivos que operam dentro de uma rede.

Ele escolhe a melhor rota de informação para viajar, conectando computadores e outros dispositivos à Internet. Quais são as vantagens e desvantagens de um roteador?

Vantagens
  • Conexão de qualquer lugar
  • Não é necessária eletricidade
  • Cobertura onde não há fibra ótica
  • Gerencia o tráfego de dados
  • Configurável
  • Não limitado topologicamente
Desvantagens
  • Instalação e configuração é demorada
  • Custo mais alto que pontes

O que é um sistema Wifi Mesh?

Uma rede Wifi Mesh, ou rede mesh, é um sistema no qual há um roteador e vários pontos de acesso. Estes são conhecidos como satélites ou nós. É uma rede convencional com repetidores que amplificam o sinal.

Qual é a diferença entre Wifi e Wifi Mesh?

  • Wifi Mesh : Faz um gerenciamento inteligente, já que se conecta com o satélite que oferece a melhor qualidade naquele momento. Desta forma, podemos nos mover e estaremos sempre conectados ao ponto de acesso com a melhor qualidade.
  • Um repetidor Wifi não tem essa tecnologia.

Que tipos de roteadores existem?

Nós podemos diferenciar roteadores de acordo com sua faixa: baixa, média ou alta. Cada uma delas tem características diferentes que você deve conhecer para poder escolher a que mais lhe convém.

Nós também recomendamos que você estabeleça alguns parâmetros antes de comprar qualquer dispositivo. Isto permitirá que você chegue o mais perto possível do ideal. Ao mesmo tempo, ele irá reduzir o número de produtos a serem comparados.

Range Features Speed
Low - Mais econômico - Atende à velocidade mínima - Baixa conexão 1000 Mbps
Médio - Maior conectividade de largura de banda - Maior produtividade - Melhor hardware 1900 Mbps - AC2600
Alto - Custos mais altos -Incrível poder - Enorme capacidade Wifi 2.5 - 5 GBps

Qual é o endereço IP do roteador?

IP significa "Internet Protocol" (Protocolo de Internet). Este protocolo é responsável por estabelecer comunicações na maioria das redes. Para fazer isso, ele atribui um endereço IP.

Em outras palavras, o endereço IP é um conjunto de números que identifica de forma lógica e hierárquica um dispositivo. O objetivo é localizar de forma única cada dispositivo em uma rede interna ou externa.

O que permite que você saiba o endereço IP do roteador?

  • De que país você é?
  • Em qual cidade você mora
  • Quem é seu provedor de serviços de internet
  • Qual é o seu CEP
Você sabia que o tempo de download de um filme ou fotos com ADSL é de horas, enquanto que com fibra ótica levaria segundos?

O que é um roteador de fibra ótica?

É um dispositivo que permite que um sinal seja enviado para vários dispositivos na mesma rede. Neste caso, a fibra ótica. Na maioria dos casos, um modem já está embutido.

Mas como um roteador de fibra ótica difere do tradicional ADSL? Na tabela a seguir nós descrevemos para você:

Router de fibra ótica ADSL tradicional
Tem uma largura de banda (taxa de dados) maior que os cabos elétricos Largura de banda inferior
Imune à interferência eletromagnética Pode sofrer interferência
Composto de fios de vidro ou plástico Composto de fios de cobre
Mais rápido e tem melhor qualidade de conexão Qualidade de conexão inferior
Alcança 300 MB Picos a velocidades de até 20 MB

Como você pode configurar um roteador?

Quando você se inscreve com um operador, um técnico normalmente vem até você e realiza a instalação completa dos dispositivos e do roteador. Entretanto, se você quiser saber como configurar seu roteador, você pode fazer isso. Abaixo, explicamos como configurar um novo roteador, passo a passo.

  1. Conectar corretamente os cabos e dispositivos
  2. Acesse o painel de controle do roteador
  3. Abra o endereço 192.168.1.1 em qualquer navegador da web - O nome do usuário é geralmente "admin" e a senha de acesso ao roteador pode ser encontrada no adesivo do roteador.
  4. Alterar as configurações de fábrica
  5. Defina uma senha forte
  6. Configure as configurações de rede em que você está interessado
  7. É isso aí! Agora você configurou seu novo roteador

Imagen de fibra óptica

Fibra óptica é a tecnologia utilizada para transmitir informações sob a forma de luz em longas distâncias (Fonte:Miller:Jyi3LoQnc/unsplash.com)

O que são as portas LAN em um roteador?

Estas são as portas pelas quais passam as informações que você envia ou recebe em sua rede. Todos os roteadores wireless domésticos incorporam várias portas chamadas LAN(Local Area Network). Todos os roteadores têm um total de 65536 portas, variando de 0 a 65535. Ao enviar dados, seu roteador usa uma série de canais nos quais o conteúdo que você envia é organizado.

router con cable

Se você quiser melhorar sua rede sem fio, os repetidores permitem que você estenda o sinal do roteador para outras partes da casa. Desta forma, a transmissão alcançará os pontos negros onde sua rede Wifi não chega bem. (Fonte: Pixabay: 159304/pexels)

O que é um roteador 5G?

Um roteador 5G é um roteador que se conecta a redes 5G. Tecnicamente, eles não são roteadores de forma alguma, já que o que eles permitem é conectar a uma rede móvel 5G e, a partir disso, oferecer uma conexão Wifi para os dispositivos que serão conectados.

O tipo de conexão oferecida pelos roteadores 5G é alcançada através de um cartão SIM de uma empresa que oferece 5G. Ele é inserido no dispositivo e oferece uma conexão Wi-Fi à qual os dispositivos poderiam se conectar.

Alguns eletrodomésticos, tais como microondas, podem causar interferência quando são ligados. Desta forma, eles causam problemas de estabilidade da rede. (Fonte: readymay:3850212/pexels.com)

Critérios de compra

Antes de decidir sobre um roteador, nós recomendamos que você leve em conta uma série de critérios. Levá-los em conta antes de comprar um roteador pode evitar possíveis erros no futuro. Por exemplo, quebra, conexão ruim e falta de espaço. Em resumo, você economizará muito dinheiro, tempo e paciência. Então, tome nota!

Router blanco

O mercado oferece uma grande variedade de roteadores. Alguns deles, além de serem inteligentes, são projetados para se encaixarem bem em nossas casas. (Fonte:Urena:XPXRp_wIg4/unsplash.com)

Conexões

Esta rede local é o grupo de dispositivos conectados à sua casa ou escritório com ou sem fio Wifi. Um dos principais critérios a serem considerados são as conexões. Existem três tipos básicos de conexões de roteador:

  • As interfaces LAN
  • Interfaces WAN P
  • Portos de gerenciamento

As interfaces LAN e WAN fornecem conexões de rede sobre as quais os pacotes são transmitidos. As portas de gerenciamento, por outro lado, não são utilizadas para o envio de pacotes.

Interfaces LAN Interfaces WAN Portas de gerenciamento
Conexão de rede Fornece conexões de rede sobre as quais os pacotes são transmitidos Fornece conexões de rede sobre as quais os pacotes são transmitidos Não usado para encaminhamento de pacotes
Dispositivos conectados Computador, telefone, tablet Porta sobre a qual o roteador recebe serviços do nosso provedor de acesso à Internet NA

Número de usuários

Em uma casa de família, você poderia dizer que a média é de 2-3 dispositivos conectados a um roteador para cada pessoa. Todos têm um telefone celular, um laptop, um tablet ou qualquer outro dispositivo pessoal. Também pode haver pelo menos uma televisão. Portanto, é muito importante levar este critério em consideração.

router de computadora

O roteador tem várias portas LAN e WAN, que fornecem conexões de rede sobre as quais os pacotes são transmitidos. (Fonte:isodme:SwVkmowt7qA/unsplash)

Quantos dispositivos podem ser conectados a um roteador?

  • Você pode conectar muitos dispositivos a um roteador e nada acontece. Ou apenas 5 ou 6 e a Internet é reduzida. Tudo depende da conexão que temos contratado e do uso que fazemos da rede.
  • É recomendado não ter mais de 16 ao mesmo tempo. Com um número maior, poderíamos ter problemas e um desempenho menor.
4 usuários 4-5 usuários Mais de 5 usuários
Prices 60-89 euros 89-110 euros 170-200 euros
Model TP-Link Archer C1200 FRITZ!BOX 4040 Synology RT 1900 ac

Faixa

Veículos, prédios e outras ondas são razões para uma rede Wifi ter um alcance máximo de cerca de 50-100 metros. Paredes, tetos e portas podem limitar o alcance da nossa rede sem fio.

Por esta razão, nós recomendamos que você primeiro analise o alcance que você quer que seu dispositivo adquira. Desta forma, você evitará possíveis falhas de rede ou falta de conexão.

Mas, qual roteador eu preciso, dependendo do alcance que eu quero? Abaixo, projetamos uma breve tabela para você levar em conta os possíveis dispositivos que você possa precisar.

Cobertura Dispositivos necessários
25 metros Roteador
Até 50 metros Roteador wifi de longo alcance
Até 100 metros Roteador + amplificador wifi
Até 250 metros WIFI PLC
Até 300 metros Wifi Mesh Deco M4

Tecnologia de conectividade

Wifi é uma abreviação para"Wireless Fidelity" (Fidelidade sem fio). É um mecanismo que, sem fio, permite que diferentes dispositivos acessem a Internet conectando-se a uma rede.

  • Ele é usado, acima de tudo, no ambiente doméstico para a conexão de dispositivos em uma rede local. Assim, o Wifi permite a conexão de computadores, smartphones, tablets, televisores e consoles de jogos, entre outros.
  • É um padrão de transmissão sem fio que melhora a velocidade. Ele também melhora a estabilidade quando muitos dispositivos são conectados e a eficiência energética das versões anteriores.

Sumário

Se quisermos ir pela qualidade na transmissão de dados, seja em casa ou no ambiente de negócios, existem muitos roteadores no mercado. Eles oferecem vantagens muito interessantes para o usuário.

Estes dispositivos estão hoje equipados com utilitários avançados. Eles poderiam exceder nossas expectativas em termos de velocidade e qualidade, bem como nos oferecer uma relação agradável com as novas tecnologias e o ecossistema digital como um todo.

Se você achou este guia de compras útil, deixe-nos um comentário ou compartilhe-o com outras pessoas através de suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Singh: 4218546/ pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas