Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

37Horas investidas

5Estudos avaliados

120Comentários coletados

O sinal Wi-Fi em sua casa é muito fraco ou está constantemente caindo fora? O alcance do seu sinal WLAN é muito limitado e você quer uma conexão boa e constante em cada parte da sua casa? O repetidor WLAN é a solução para todos esses problemas. Mas o que um repetidor WLAN e uma repetição de banda cruzada têm a ver um com o outro? E o que significa o termo DVB-C?

Nós lhe falamos tudo sobre opções de conexão, criptografia e padrões em nosso teste de repetidor WLAN 2021.

Nós também apresentamos os mais recentes, mais seguros e mais estáveis repetidores WLAN com a maior variedade. Dicas e truques sobre posicionamento, configuração e consumo de energia do repetidor WLAN também estão incluídos.




O mais importante

  • Um repetidor WLAN amplifica o seu sinal WLAN para que você possa se conectar à Internet onde você quiser.
  • Você pode facilmente conectar seu repetidor WLAN em uma tomada de parede e configurá-lo você mesmo.
  • Existem alguns repetidores WLAN com funções adicionais e uma gama particularmente grande.

Repetidor Wi-Fi: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um repetidor WLAN

O que um repetidor WLAN faz e como funciona?

Um repetidor WLAN, também chamado de amplificador WLAN ou amplificador WLAN, é um dispositivo simples que estende o alcance do seu sinal WLAN e geralmente o fortalece.

Eles agem como uma estação de rádio, por assim dizer: eles recebem o sinal WLAN do seu roteador e o encaminham. No processo, um repetidor WLAN corrige pequenas distorções para aumentar a qualidade do sinal.

Um repetidor WLAN amplifica o sinal WLAN. (Fonte da imagem: 123rf.com / 93880319)

Parece muito semelhante a um roteador WLAN, mas muitas vezes é simplesmente plugado em um soquete e já está funcional.

Quando eu preciso de um repetidor WLAN?

Quase todos os lares agora têm um roteador WLAN para estabelecer uma conexão sem fio com a Internet. Mas nem sempre isso é suficiente para cobrir toda a área de moradia.

Isto depende principalmente da condição e do volume das paredes, da localização do roteador e da potência de transmissão. Muitas vezes a distância entre o dispositivo e o roteador WLAN é muito grande ou muitas pessoas estão usando o sinal WLAN.

Em prédios antigos, por exemplo, há frequentemente problemas para receber o sinal WLAN em todas as salas. Mas mesmo que você queira se conectar à WLAN em seu jardim, o alcance muitas vezes não é suficiente.

Neste caso, os repetidores WLAN são exatamente o dispositivo certo para melhorar a força e o alcance do seu sinal.

Qual roteador WLAN você tem?

Antes de comprar um repetidor WLAN, você deve saber exatamente qual roteador WLAN você está usando. Nem todos os repetidores WLAN garantem 100% de compatibilidade com todos os roteadores WLAN.

Os fabricantes recomendam que ambos os dispositivos sejam do mesmo fabricante. É claro que existem muitos repetidores WLAN que também trabalham com outros roteadores. Descubra com antecedência quais dispositivos o seu roteador suporta.

Onde você quer impulsionar seu sinal WLAN?

Para ser capaz de escolher o repetidor WLAN ideal para seus propósitos, você deve saber como você quer impulsionar seu sinal WLAN.

Existem dispositivos diferentes, cada um dos quais estende o sinal a uma extensão diferente. Você deve estar ciente de onde a amplificação é necessária em sua casa antes de comprar. Especialmente se você tem paredes muito grossas, uma casa grande e/ou quer receber o seu sinal WLAN até o seu jardim.

Quais alternativas existem para os repetidores WLAN?

Além dos repetidores WLAN, há também alternativas para melhorar um sinal WLAN. Os dois mais comumente usados são powerline e mesh.

Com powerline, o sinal de internet é transportado através da rede elétrica. Isto funciona através de dois adaptadores. Um está conectado ao seu roteador, o outro está conectado a uma tomada na sala onde você precisa da WLAN. Isto permite que você alcance seu sinal mesmo a uma distância maior do roteador.

Outra alternativa é a chamada rede mesh. Neste caso, outros roteadores mesh comunicam-se com o roteador WLAN real. É, por assim dizer, uma interconexão de diferentes roteadores.

Estes roteadores mesh comunicam-se uns com os outros e organizam as próprias redes. Eles decidem por si mesmos qual freqüência é a mais adequada para a transmissão.

Mesh também oferece outras funções tais como filtros de website (controle dos pais), firewall, funções SmartHome ou acesso remoto conveniente.

Vantagens Desvantagens
Repetidor WLAN Especialmente se você quiser melhorar sua conexão WLAN de maneira fácil e barata, os repetidores WLAN são altamente recomendados. Muitas vezes a WLAN é mais lenta porque se comporta como um dispositivo normal com capacidade WLAN e, portanto, reivindica largura de banda para si mesmo.
Powerline Ao usar o Powerline, quase não há perda de sinal. Além disso, é muito fácil de instalar são necessários pelo menos dois adaptadores adicionais para utilizá-lo. Com a Powerline há interferência de freqüência mais freqüente, especialmente com rádios.
Mesh As redes Mesh oferecem o maior alcance e a velocidade da WLAN permanece a mesma em todos os lugares. Você só pode usar dispositivos do mesmo fabricante. A compra é muito mais cara.

Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar repetidores WLAN

Para encontrar um repetidor WLAN adequado, você deve considerar os seguintes critérios ao comprar um

  • Opções de conexão e pontes
  • Segurança
  • Suporte
  • Crossband Repeating
  • DVB-C

As seções seguintes descrevem os critérios de compra com mais detalhes e discutem suas vantagens e desvantagens.

Opções de conexão e ponte

O repetidor WLAN padrão é simplesmente plugado em um soquete e é então imediatamente funcional. Produtos um pouco maiores e mais caros com mais funções têm uma fonte de alimentação externa com a qual estão conectados à fonte de alimentação.

Dependendo de quais opções lhe parecerem melhores, você terá que escolher um modelo diferente.

Os repetidores WLAN também podem oferecer várias opções de conexão para hardware adicional. Eles normalmente têm um slot para conexões LAN. Isto permite que você conecte dispositivos que não têm suas próprias capacidades WLAN.

Uma ponte é usada para conectar várias redes umas com as outras. Isto é feito através de conexões LAN. A conexão do cabo reduz a interferência e também é frequentemente um pouco mais rápida.

Segurança

A segurança também desempenha um papel importante nos repetidores da WLAN. Eles são equipados com criptografia para proteger a sua rede.

Seu repetidor WLAN deve ter pelo menos o padrão mais recente.

Suporte

Como explicado acima, é importante que você saiba qual roteador WLAN você está usando e com quais padrões ele funciona antes de comprá-lo.

As configurações do seu repetidor WLAN devem corresponder às do seu roteador WLAN.

Se o seu roteador sem fio usa um padrão de rede sem fio, como 802.11ac ou Wi-Fi 5, o seu repetidor sem fio também deve suportar.

Para garantir que a velocidade do seu sinal não sofra, o número de fluxos MIMO também deve coincidir. Isto indica quantos fluxos de dados paralelos podem ser transmitidos e é frequentemente especificado como "2x2", por exemplo.

Para o melhor uso, as especificações de velocidade do seu roteador e seu repetidor também devem corresponder, como por exemplo 300 Mbps.

Se o seu roteador usa as duas bandas de radiofreqüência, 2.4 e 5 GHz, seu repetidor WLAN também deve apoiá-las.

Crossband Repeating

Se seu roteador WLAN e seu repetidor WLAN suportarem ambas as bandas de freqüência, você tem a opção de repetição de banda cruzada. Repetidores que usam esta função conectam as duas bandas ao mesmo tempo.

Para que a repetição da banda cruzada seja possível, as bandas de freqüência do repetidor WLAN e do roteador WLAN devem coincidir. (Fonte da imagem: 123rf.com / 93741694)

Isto acelera a transmissão de dados. Os dados podem ser recebidos e enviados ao mesmo tempo.

Alguns modelos também possuem a Intelligent Crossband Repeating. Neste caso, o repetidor decide qual é o melhor caminho para transmitir os dados o mais rápido possível.

DVB-C

Se você tem TV a cabo, talvez você queira considerar um repetidor WLAN que tenha DVB-C. Este repetidor aumenta o tamanho do seu aparelho de TV.

Isto não só amplia o alcance de sua WLAN, mas também transmite seu programa de TV digital a partir da conexão a cabo diretamente para seus dispositivos finais digitais, por exemplo, smartphones, tablets ou PCs.

Fatos que vale a pena conhecer sobre os repetidores WLAN

Como posicionar corretamente meu repetidor WLAN?

Um ponto importante sobre os repetidores da WLAN é sua posição. Se não for posicionado corretamente, o alcance e o sinal podem sofrer.

Seu repetidor não deve estar muito longe do seu roteador sem fio. Por exemplo, se você quiser melhorar a recepção em seu quarto, seu repetidor Wi-Fi deve estar na metade do caminho entre seu roteador e o quarto.

Também, dispositivos que podem interferir com o sinal, tais como microondas ou geladeiras, devem estar o mais distante possível.

É melhor testar seu repetidor em locais diferentes para encontrar a melhor posição para sua área de moradia. As luzes LED no repetidor WLAN indicam quão boa é a conexão com o roteador.

Como eu configuro meu repetidor sem fio?

A maneira mais fácil de configurar seu repetidor WLAN é usar o WPS. Para fazer isso, simplesmente pressione o botão WPS no seu roteador e repetidor em rápida sucessão.

Você também pode configurar o seu repetidor WLAN manualmente. Dependendo do fabricante, há uma página de configuração separada para isso. Lá você pode selecionar a WLAN à qual seu repetidor deve se conectar e digitar a senha correspondente.

Alternativamente, você também pode chamar a lista de dispositivos WLAN no roteador e selecionar seu repetidor WLAN lá. Então você deve digitar o endereço IP atual do seu repetidor WLAN na linha do navegador.

Se você quiser reiniciar seu repetidor WLAN, o procedimento é muitas vezes diferente, dependendo do fabricante. Geralmente ajuda a pressionar o botão WPS por pelo menos 15 segundos.

Posso usar vários repetidores WLAN?

Sim, você pode usar vários repetidores WLAN em sua área de moradia. No entanto, você precisa ter cuidado com algumas coisas.

O mais importante é que cada repetidor receba o sinal direto do seu roteador Wi-Fi e não de outro repetidor. Caso contrário, sua conexão WLAN será muito lenta.

Além disso, ao usar vários repetidores WLAN, você deve certificar-se de que eles não se metam no caminho um do outro. Você deve planejar cuidadosamente as posições e configurações dos repetidores individuais.

Como eu consigo o melhor alcance com meu repetidor WLAN?

Um dos critérios mais importantes para os repetidores WLAN é seu alcance. Quanto mais longe você estiver do roteador WLAN original, pior será a conexão e mais lenta será a sua WLAN.

Portanto, é muito importante que você tenha uma grande área de cobertura. Dependendo de quão grande deve ser o alcance do seu repetidor, quanto mais caro ele for, mais caro será normalmente.

O mais importante para o alcance é a posição e a configuração do repetidor WLAN. Se as configurações do repetidor WLAN coincidirem com as do seu roteador, você receberá o melhor sinal possível.

Se você posicionar seu repetidor corretamente, como descrito acima, você pode aumentar ainda mais o alcance do seu sinal.

Isto permitirá que você se conecte à sua WLAN em seu jardim ou em sua varanda, por exemplo, sem nenhum problema.

Quanta energia os repetidores WLAN consomem?

Como os repetidores WLAN são conectados a uma tomada elétrica o tempo todo, a questão muitas vezes surge quanto a se eles consomem muita energia.

Como os repetidores WLAN são dispositivos muito compactos e simples, eles têm um baixo consumo de energia. Em média, eles consomem cerca de 5 watts, o que os torna muito econômicos.

Fonte da foto: 123rf.com / 63086853

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas