Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Os rádios, assim como os smartphones, evoluíram. E os fabricantes têm desenvolvido muitos modelos com uma variedade de novas funções integradas. Hoje, todos eles são a raiva no mundo tecnológico. Mais e mais pessoas estão usando-os por causa de sua diversidade de modelos e tamanhos. Eles são adaptados aos gostos e necessidades de todos.

Eles são leves, pequenos, compactos, duráveis e fáceis de usar. Neste artigo, nós lhe falaremos sobre os melhores modelos e as características que eles precisam para ser um bom equipamento. Nós também lhe falaremos sobre suas principais vantagens. E, acima de tudo, o que você precisa prestar atenção para encontrar seu rádio ideal. Pegue um café, sente-se e prepare-se para aprender tudo sobre rádios!




A coisa mais importante a saber

  • Os rádios se tornaram uma opção compacta, leve e pequena para se manter conectado às suas estações favoritas. Com alguns você pode até ouvir sua própria música ativando o bluetooth do seu smartphone.
  • Alguns rádios dão a você a capacidade de personalizá-los ao seu próprio gosto e conveniência. Tudo que você tem que fazer é comprar os acessórios que mais lhe agradam e que melhor lhe convêm.
  • Há alguns critérios de compra que você deve considerar ao escolher o rádio ideal para você. Por exemplo, qualidade sonora, desempenho da bateria e conectividade. E deve ter pelo menos uma função adicional, entre outras.

Rádios: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre rádios

Com o avanço da tecnologia, há quem pense que os rádios são coisa do passado. Entretanto, o oposto é verdade! Este desenvolvimento tecnológico levou à evolução dos rádios e à aquisição de novas funções integradas. Abaixo, nós incluímos as coisas mais importantes a considerar antes de comprar seu rádio ideal. Para que você possa escolher o rádio que melhor se adapta às suas necessidades, acabe e pegue uma caneta e papel!

radio en la sala

Com a ajuda da tecnologia, agora você pode encontrar opções de rádio vintage com abordagens modernas e recursos avançados. (Fonte: Pexels:1867770/ pixabay.com)

Como funciona um rádio?

Na Europa, ao longo dos anos, o rádio tem sido considerado a terceira mídia mais consumida (1). Mas você já se perguntou: Como isso funciona exatamente? Nós explicamos isso para você!

É enviado um sinal das estações de rádio que viajam com informações do transmissor (anunciante). Isto é feito na forma de um sinal elétrico para uma antena transmissora. Isto é responsável por convertê-lo em ondas eletromagnéticas.

Estes são os únicos capazes de serem transmitidos sem a necessidade de cabos para chegar aos nossos rádios, que os decodificam. Em outras palavras, eles são devolvidos à sua forma original. Ou seja, o que finalmente ouvimos.

Você sabia que ondas eletromagnéticas são um tipo de radiação, como microondas ou raios X?

Por que eu deveria comprar um rádio?

Muito simples: Por causa da variedade tecnológica! Devido à alta demanda, os fabricantes estão se esforçando cada vez mais para melhor atender às necessidades de seus consumidores. É por isso que eles estão melhorando as funções existentes dos rádios a cada novo modelo.

Um dos exemplos mais marcantes é a conectividade que eles já possuem. Uma conexão wifi ou bluetooth é crucial para a sua conveniência. Você pode tocar sua própria música sem perder a portabilidade. Eles podem facilmente acompanhá-lo aonde quer que você vá. E o que é melhor que opções de porta como uma para seu USB ou fone de ouvido?

chico disfrutando de la musica

Lembre-se que você pode desfrutar de sua música favorita de seus aparelhos auditivos. Como? Conectando seu smartphone via Bluetooth ao seu rádio. (Fonte: Stockfoo: 5971509/ Pixabay.com)

Que tipos de rádios existem?

Ao procurar por seu rádio ideal, você provavelmente notou que existiam muitos modelos com nomes complicados. Nós queremos que você seja capaz de identificar o melhor para você e tornar o processo de compra mais fácil. Portanto, nós identificamos os dois principais tipos de rádio.

Abaixo, vamos explicar brevemente o que é cada tipo de rádio:

Rádio Digital Rádio Analógica
Qualidade de som Reprodução de áudio clara e nítida Reprodução de som sem ruído
Operabilidade Por informações numéricas Por sinais elétricos
Formatos Pode receber imagens, informações de música como texto Recebe somente áudio
Capacidade de recepção Resiste à interferência, mas com atraso de áudio Resiste à interferência a curta distância
Deterioração do sinal Precisa de pouco tempo para deteriorar seu sinal Requer mais tempo para deteriorar seu sinal
Predominância no ambiente Menos estações transmitindo sinal digital Mais estações transmitindo apenas estações analógicas

E os despertadores de rádio?

Um alarme ideal! Os despertadores são uma parte essencial da vida de muitas pessoas. Especialmente aqueles que não costumam acordar cedo para participar de suas reuniões por conta própria. Portanto, é de vital importância ter um alarme para poder acompanhar todos os seus compromissos.

Os relógios de alarme têm sido melhorados ao longo do tempo. Os fabricantes adaptaram fatores tecnológicos dignos da era digital.

Entre eles, os displays de LED são os mais importantes. Eles têm cores fluorescentes e níveis de escurecimento para garantir visibilidade à noite. Você quer que seu alarme soe somente nos dias da semana (M-F)? Você quer acordar em uma estação favorita? Você pode configurá-lo sem nenhum problema. E assim acordar mais ansioso para começar o dia.

Quais são as principais vantagens e desvantagens das rádios?

De acordo com estudos, as rádios ainda são o equipamento preferido dos ouvintes das estações de rádio "talk". Estes dados apenas confirmam que as rádios continuam sendo o principal acesso ao conteúdo da mídia (2). Ao longo dos anos, eles têm evoluído. Eles adquiriram novas funcionalidades integradas, que serão discutidas abaixo.

Abaixo está uma lista que resume as principais vantagens e desvantagens dos rádios:

Vantagens
  • São geralmente leves, compactos e pequenos
  • São resistentes
  • Não consomem dados
  • Podem ser facilmente transportados
  • Excelente qualidade de som
  • Possibilidade de comprar acessórios e personalizá-los
  • Alguns têm conexão wifi e bluetooth para tocar sua própria música
  • Você pode salvar suas estações favoritas em sua memória interna
Desvantagens
  • Poucos permitem personalização interna
  • Suas possibilidades são limitadas

Quais características um bom rádio tem que ter?

Nem todos têm os mesmos gostos ou as mesmas necessidades ao comprar um rádio. Entretanto, há algumas características que são indispensáveis para um bom rádio. Estes são os seguintes

  • Écompatível com o seu estilo de vida - você é um caminhante freqüente ou um campista? Você provavelmente precisará usá-lo para mais do que apenas ouvir música.
  • Deve ser fácil de usar e fácil de entender. Uma vez que você estará usando-o de forma recorrente. Se você o achar incômodo, você será desencorajado de usá-lo.
  • Ele deve ter pelo menos uma função adicional. Atualmente, os rádios têm integrado várias funções adicionais. Entre as mais populares estão: relógio, tocha e estações de salvamento em sua memória interna.
  • Ele deve ser resistente ao meio ambiente. Seja dentro ou fora de casa, o pó é um fator ambiental inerente. Portanto, o seu rádio deve ser resistente a estas condições.

O que é melhor, um rádio operado a pilhas ou recarregável?

As pilhas têm sido nossas companheiras por muito tempo. Desde a época em que éramos pequenos, eles estavam alojados em nossos brinquedos. E nós nem nos demos conta disso até que eles pararam de funcionar.

Atualmente, o debate entre se devemos usar baterias descartáveis ou recarregáveis está se tornando cada vez mais aceso. E os fabricantes têm prestado muita atenção às inovadoras opções ecologicamente corretas disponíveis. Então eles tomaram as coisas em suas próprias mãos e agora seus novos modelos têm diferentes opções de carga.

Aqui está uma tabela comparativa entre as 2 opções de carregamento de bateria que eles oferecem:

Rádio de bateria descartável Rádio de bateria recarregável
Acessibilidade de preços Pode ser encontrado em qualquer lugar Pode ser encontrado normalmente em lojas eletrônicas
Durabilidade Uso único e depois descartado Reutilizável várias vezes: Até 1.000 usos a mais
Desempenho Vida mais longa, mas com menos energia Vida mais curta, mas com mais energia
Blindagem Eles vazam ácido que pode danificar o equipamento eletrônico onde são colocados Melhor blindagem e proteção para seu equipamento eletrônico
Custos adicionais Sem custos adicionais, você só compra uma bateria nova Sim, há um custo adicional: Compre o carregador para recarregar suas baterias
Relação com o meio ambiente Altamente poluente e nem sempre reciclado Economiza muitas baterias que são descartadas

Que tipo de acessórios adicionais um rádio pode precisar?

O que poderia ser melhor do que personalizar o seu rádio! Você pode fazer isso com alguns acessórios. Muitas vezes, esta opção é dada a você pelo fabricante. No entanto, você também pode adicionar alguns ao seu próprio gosto e necessidades. Entre os acessórios mais populares que temos

  • Cintas de rádio: Geralmente, para rádios de tamanho pequeno. Você poderá pendurá-lo em seu pulso e levá-lo com você para o exterior.
  • Botões de aço inoxidável: Se o rádio estiver em um ambiente úmido, é aconselhável substituir os botões por um aço não enferrujado. Isto irá evitar danos ao equipamento a curto prazo.
  • Antenas de longo alcance: Para melhorar o sinal do seu rádio, muitas pessoas compram antenas mais longas (mais de 10 cm). Isto é para captar melhor a freqüência.
  • Alças dobráveis: Quer obter mais portabilidade e ter seu rádio com você em um dia de passeio? Você pode adaptar um cabo ergonômico; é uma opção muito boa.
  • Adaptador Bluetooth: Se o seu rádio não tem conectividade Bluetooth, não se preocupe! Existem adaptadores que permitem que você se conecte via Bluetooth e reproduza suas listas de reprodução favoritas.

Critérios de compra

Quando você estava procurando por um rádio, você provavelmente encontrou uma grande variedade de modelos. E você percebeu que, embora possa parecer que não é uma tarefa fácil, não se preocupe! Se você estiver em dúvida na hora de escolher, recomendamos que você considere os seguintes critérios de compra. Eles o ajudarão a obter o rádio perfeito para você!

Uso

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um rádio é: Para que exatamente eu o quero? Você quer usá-lo para estar ao ar livre e não perder as notícias ou uma noite de música AM/FM de sua estação de rádio favorita? Então o rádio perfeito para você seria um rádio portátil analógico.

Você quer tocar sua própria música, sem interrupções, alto e dançar até doer seus pés? A melhor escolha seria um rádio digital portátil.

Se você é um daqueles que acham difícil se levantar todos os dias, a melhor escolha seria um rádio despertador digital.

Tamanho

O tamanho importa? Certamente, o seu rádio ideal deve se adequar às suas necessidades e conforto. Então, neste caso, nós responderemos: Sim, é verdade! Quando você pensa em um rádio, você rapidamente pensa em um modelo pequeno e leve. Entretanto, há também rádios maiores que são freqüentemente usados dentro de casa.

Um rádio de mão ou de bolso não é o mesmo que um rádio de interior. Este último é mais compacto, maior e, logicamente, tem mais funções

  • Rádio de bolso ou portátil: Você está planejando ir ao ar livre para ouvir suas estações favoritas enquanto caminha? Ou talvez você queira viajar com seus fones de ouvido no transporte público. Nesse caso, esses rádios são uma ótima opção.
  • Rádio indoor: Esta é a escolha ideal se você gostaria de ser seu próprio DJ e tocar suas músicas favoritas do momento. Muitas pessoas preferem esses modelos por causa das características extras que os acompanham. Por exemplo, porta USB, cartões SD e CD player.

Portabilidade

Se você é um entusiasta da aventura, a portabilidade é um fator chave na busca pelo seu rádio ideal. Se o seu rádio for muito pesado, será difícil levá-lo com você em viagens e escapadas de fim de semana.

Há também uma série de acessórios que podem ser adicionados a um rádio para aumentar a sua portabilidade. Por exemplo, há a opção de integrar uma alça de mão. Você não vai perder um segundo de seu programa favorito!

radio clasica atigua

Lembre-se de que há uma variedade de modelos de rádio. Encontre uma que se adapte à sua rotina diária. Se você quiser dar de presente um rádio para alguém, certifique-se de que você saiba como eles passam o dia. E o que seria ideal para aquela pessoa. (Fonte: fancycrave1: 821602/ Pixabay.com)

Conectividade

A conectividade é crucial neste novo normal! E isso não deve passar despercebido em uma busca tão importante. Em algum momento, você vai querer se conectar com o sistema de som mais próximo. Que melhor que o seu próprio rádio para fazer isso sem problemas!

Os tipos mais importantes de conexões para conectividade são

  • Bluetooth: Com esta conexão você pode emparelhar seu smartphone com seu rádio. Você pode tocar seus álbuns favoritos sem fio.
  • Wifi: Fornece acesso à internet a partir de diferentes dispositivos quando conectado a uma rede específica. Para os últimos modelos de rádio, como aqueles com telas sensíveis ao toque, é necessário para navegar e procurar informações.
  • Porta USB: Graças a esta conexão, você pode conectar seu USB ou smartphone para compartilhar suas músicas. Você também pode salvar as informações baixadas e instalar algumas aplicações.
Você sabia que o rádio é considerado o primeiro sistema de transmissão de informações sem fio da história?

Desempenho

E se um dia você estiver ouvindo sua música favorita no volume máximo, curtindo-a e de repente seu rádio morrer? Ao falar sobre o desempenho de um rádio, você não só tem que considerar a potência de seus alto-falantes, mas também a duração da bateria.

Você é um daqueles que se esquece de carregar seu equipamento e usá-lo todos os dias? Nós recomendamos comprar um rádio com uma bateria de 2600 mAh. Ele pode durar até 36 horas de uso normal. Por outro lado, se você precisar dele apenas por algumas horas, uma bateria de 400 mAh será mais do que suficiente.

A saída de energia de um rádio irá definir a tonalidade e a clareza do som. Isto deve ser avaliado antes da compra. As chances são, se você comprar um rádio pequeno, ele será um pouco menos potente que um maior.

Qualidade de som

Um fator chave para os amantes de música! O principal problema se você está longe de casa e há um ruído excessivo do exterior. Muitas vezes, o som de um pequeno rádio se dissipará ao ponto de não existir. Portanto, é aconselhável comprar um que tenha uma saída de áudio digital. Isto dá ao ouvinte a oportunidade de ouvir seu conteúdo com som claro e de qualidade.

Por outro lado, falando de rádios maiores, que vão até 3 watts de potência, não haverá problema. E alguns até vêm com a função Dynamic Bass Boost . Este recurso traz à tona os sons graves, tornando seu rádio ideal mais claro.

Você sabia que existem modelos que vão até 770 mW, proporcionando um som muito alto e claro? Se você está procurando por isso em um rádio portátil, sempre escolha um modelo que atenda às suas necessidades.

Recursos adicionais

Há mais do que apenas música! Ao longo dos anos, os rádios têm sido modernizados e adaptados às novas necessidades das pessoas. Portanto, os fabricantes implementaram várias funções extras. Isto torna seus rádios mais competitivos.

As funções extras mais populares incluem

  • Tocha
  • Relógio despertador
  • Relógio
  • Suporte para fone de ouvido
  • Capacidade de memória
  • Gravador de voz
  • Visor LCD

Resumo

Ao longo do artigo, você pôde ver que as rádios estão se tornando uma tendência real no mundo tecnológico. Com o advento desta era digital, os fabricantes criaram a possibilidade de conhecer vários modelos de rádios.

Ao escolher o seu rádio ideal, é importante levar em conta alguns critérios de compra. Você também deve considerar o tipo de uso que você vai dar ao rádio. Desta forma, você pode fazer a escolha certa e personalizá-la a seu gosto.

Se você gostou do conteúdo e achou útil em seu processo de compra, sinta-se à vontade para nos escrever na caixa de comentários ou compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!

(Fonte da imagem em destaque: Ovsyannykov: 2974649/ Pixabay.com)

Referências (2)

1. Tamara Fariñas, El Confidencial (2020): «Día Mundial de la Radio: historia de un invento que lo cambió todo» en El Confidencial.
Fonte

2. José Juan Videla Rodríguez y Teresa Piñeiro-Otero, Estudios sobre el mensaje periodístico (Ediciones Complutense, 2017): «La radio online y offline desde la perspectiva de sus oyentes-usuarios. Hacia un consumo híbrido».
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Día Mundial de la Radio: historia de un invento que lo cambió todo
Tamara Fariñas, El Confidencial (2020): «Día Mundial de la Radio: historia de un invento que lo cambió todo» en El Confidencial.
Ir para a fonte
La radio online y offline desde la perspectiva de sus oyentes-usuarios. Hacia un consumo híbrido
José Juan Videla Rodríguez y Teresa Piñeiro-Otero, Estudios sobre el mensaje periodístico (Ediciones Complutense, 2017): «La radio online y offline desde la perspectiva de sus oyentes-usuarios. Hacia un consumo híbrido».
Ir para a fonte
Resenhas