Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

Hoje em dia, a variedade de gadgets que simplificam a vida de praticantes de atividades físicas surpreende. Um dos mais utilizados é a pulseira Mi Band, um wearable que agrega funções interessantes como contagem de calorias gastas, distância percorrida, controle dos batimentos cardíacos e muito mais.

A pulseira Mi Band foi desenvolvida para acompanhá-lo do amanhecer ao anoitecer – o gadget consegue monitorar a qualidade do seu sono. Existem quatro modelos de pulseira Mi Band, e você vai descobrir qual é a melhor para você neste artigo.

Primeiro, o mais importante

  • A pulseira Mi Band da gigante chinesa Xiaomi possui excelente custo benefício, pois é barata – custa até 20 vezes menos do que um Apple Watch – e entrega quase todas as funcionalidades de um smartwatch.
  • A pulseira inteligente da Xiaomi está na quarta geração. A pulseira Mi Band 1S já não é encontrada no varejo. Os outros modelos são vendidos em lojas físicas e virtuais por valores que variam de R$120 a R$200.
  • Antes de comprar uma Mi Band certifique-se que o smartphone é compatível com o gadget. A pulseira inteligente é compatível com smartphones com sistema operacional Android ou iOS.
  • Assim que a pulseira Mi Band for entregue pelos Correios, coloque o gadget para carregar e espere a bateria carregar 100% antes de utilizar o wearable.

As melhores pulseiras Mi Band: Nossas sugestões de compra

Decidiu investir em uma pulseira Mi Band ou trocar sua smartband? Confira os principais modelos de pulseira inteligente da gigante da tecnologia no ranking abaixo.

A pulseira Mi Band mais moderna

A pulseira Mi Band 4 é o lançamento da Xiaomi. Entre os diferenciais da smartband, podemos mencionar a tela AMOLED colorida com 0,95 polegadas e sensibilidade touchscreen. Oferece modos especiais para diferentes modalidades esportivas, incluindo natação – permite imersão na água em até 50 metros de profundidade. Alguns comandos podem ser feitos pelo painel. A transmissão de dados ocorre através da conexão Bluetooth 5.0. A bateria tem 135mAh e dura cerca de 20 dias.

A pulseira Mi Band 3 tem recursos bem parecidos com o modelo recém-lançado pela Xiaomi, como controle dos batimentos cardíacos, monitoramento do sono, contador de distâncias percorridas, aviso de sedentarismo, modalidades esportivas, entre outros. A bateria de 110mAh dura até 20 dias. O painel é do tipo OLED, mas apresenta pouca visibilidade na luz do sol.

A pulseira Mi Band mais básica

Para quem procura uma smartband mais simples, recomendamos a pulseira Mi Band 2. Este modelo conta com tela OLED de 0,42 polegadas e um pequeno botão para acessar o menu. A pulseira inteligente conta com certificação IP67, ou seja, pode ser submersa em até 1m de profundidade por 30 minutos. A bateria de 70mAh funciona por até quinze dias. Este modelo conta com diversas opções de pulseiras.

Guia de Compra

A pulseira Mi Band é um exemplo de tecnologia wearable, pois é um dispositivo tecnológico vestível. Barata, a pulseira inteligente da Xiaomi é uma das mais populares do mundo. Descubra se vale a pena adquirir uma pulseira Mi Band neste Guia de Compra.

Imagem-de-uma-mulher-ajustando-uma-smartband

A pulseira Mi Band é um wearable. (Fonte: Rido 123RF.com)

Quais são as características da pulseira Mi Band?

A pulseira Mi Band é um wearable que apresenta funcionalidades relacionadas a prática de atividade física e busca por qualidade de vida.

Com exceção da pulseira Mi Band 2 – que possui um pequeno botão que serve para acessar o menu – a pulseira Mi Band conta com tela touchscreen, painel OLED ou AMOLED, monocromático ou colorido com cerca de uma polegada.

O hardware apresente as seguintes dimensões: 10,5mm de espessura, 15,7mm de largura, 40,3mm de comprimento e pesa cerca de 20g.

Já a pulseira tem 235mm de comprimento e ajusta em braços com circunferência de 15 a 21cm – caso a medida do seu pulso não esteja neste padrão, a Mi Band não servirá em você.

O encaixe forma uma trama, você passa uma haste por dentro da outra e pressiona o pino metálico para dentro de um dos buracos de ajuste. Deixe a pulseira o mais firme possível.

Imagem-de-um-homem-usando-uma-pulseira-Mi-Band

Verifique se a pulseira Mi Band cabe em seu braço antes de comprá-la. (Fonte: Nikita Kostrykin/ Unsplash.com)

A pulseira Mi Band está disponível em várias opções de cores e materiais – borracha, metal ou couro. Você pode comprar pulseiras de diferentes cores e materiais e trocar de acordo com a ocasião ou look escolhido.

Quais são as funcionalidades da pulseira Mi Band?

A pulseira Mi Band tem diversas funcionalidades relacionadas a prática de atividades físicas: Monitora os batimentos cardíacos, contabiliza distâncias percorridas com o auxílio do GPS, estima as calorias gasta durante o dia e muito mais. Outros recursos interessantes da pulseira inteligente são:

  • Monitor de sono: Basta dormir com a pulseira Mi Band para que no dia seguinte você receba um relatório com informações relativas à qualidade do sono como horário que dormiu, quantidade de horas em sono leve e pesado e total de horas dormidas.
  • Despertador: A pulseira Mi Band emite leves vibrações meia hora antes do horário programado em seu despertador para que você vá acordando aos poucos. Recurso interessante para quem acorda assustado com o toque do despertador.
  • Aviso de sedentarismo: De tempos em tempos, a smartband avisa que o usuário deve levantar-se para andar um pouco. Recurso eficaz para quem trabalha horas sentado em frente ao computador.

Ainda que uma pulseira Mi Band seja desenvolvida para praticantes de atividades físicas, você pode utilizar o gadget como um discreto relógio digital que traz como diferencial o paramento com o celular. As vantagens são:

  • Permite ver a data e hora.
  • Você recebe notificações de redes sociais, e-mails e mensagens de texto.
  • Notifica quando você recebe ligações.
  • Possibilita a visualização das condições climáticas.

Estabelecer a conectividade entre a pulseira Mi Fit e o smartphone é muito simples. Basta acessar o aplicativo, ativar o Bluetooth e parear os dois dispositivos automaticamente.

Conheça mais vantagens da pulseira Mi Band na tabela abaixo:

Vantagens
  • Traz funcionalidades interessantes
  • Você pode trocar a pulseira e personalizar o menu
  • São quatro modelos a escolha
  • Bateria pode durar até 20 dias
  • Preço relativamente baixo
Desvantagens
  • Funcionamento depende do smartphone
  • Compatível apenas com os sistemas operacionais Android e iOS
  • Não possui GPS integrado

Quais são os diferentes modelos de pulseira Mi Band?

Falaremos brevemente sobre a Mi Band 1S, pois este modelo não é encontrado no varejo. Essa smartband não possui tela, apenas um painel de metal com três LEDs que piscam para dar informações relacionadas a notificações, metas alcançadas e bateria.

A pulseira Mi Band 2 conta com tela plana do tipo OLED e um botão utilizado para navegar pelo menu – este modelo não é touchscreen. A bateria tem 70 mAh e conexão Bluetooth 4.0.

Imagem-de-uma-mulher-ajustando-a-smartband

A Mi Band 2 possui um pequeno botão. (Fonte: Burst/ Pexels.com)

A pulseira Mi Band 3 conta com tela curva tipo OLED um pouco mais brilhante e com melhor visibilidade do que o modelo anterior. Outro diferencial é a sensibilidade touchscreen. A bateria possui 110 mAh. A conexão é 4.2, um pouco mais veloz na transmissão de dados.

Um diferencial da pulseira Mi Band 3 que também pode ser observado na Mi Band 4 são os novos modos esportivos: Caminhada, ciclismo, corrida em ambiente fechado ou ao ar livre, exercícios e natação – é possível medir cinco estilos de nado: Livre, costas, peito, borboleta e Medley.

A pulseira Mi Band 4 passou por alguns ajustes bastante interessantes como tela AMOLED colorida com resolução de 120x240 pixels. A sensibilidade ao toque também é mais precisa.

Este modelo também apresenta notificações mais detalhadas e possibilita pequenas configurações pelo gadget como ativar e desativar alarmes definidos pelo smartphone e controlar as músicas que estão tocando.

Além disso, a quarta geração da pulseira inteligente possui painel customizável. Além das três opções nativas, você tem mais 77 opções disponíveis no aplicativo.

Imagem-de-uma-mulher-mostrando-a-smartband

A vantagem de comprar um dos modelos mais antigos é a economia. (Fonte: Burst/ Pexels.com)

Para que serve o software Mi Fit?

O uso do aplicativo Mi Fit torna a pulseira Mi Band muito mais interessante. Com o software – compatível com Android e iOS – é possível acompanhar um relatório completo de como foi seu dia.

A tela inicial mostra o quanto você se movimentou, indica se a frequência cardíaca esteve alterada em algum momento, se você dormiu a quantidade de horas necessárias, se queimou calorias suficiente, entre outras informações.

Na tela final, você encontra informações gerais, é possível analisar e comparar os dados coletados pela pulseira durante a semana ou mês.

Quais são as diferenças entre uma pulseira Mi Band e um Smartwatch?

Ambos são considerados wearables e possuem funções bem parecidas, relacionadas a prática de atividades físicas e busca por qualidade de vida..

A smartband custa 1/3 do smartwatch.

A pulseira inteligente (smartband) é diferente de um relógio inteligente (smartwatch) em alguns aspectos, o mais relevante é o preço – a smartband custa 1/3 de um smartwatch.

Por outro lado, a smartband é mais dependente do smartphone do que o smartwatch. Outra diferença entre esses dois gadgets é o design, a smartband é slim, enquanto o smartwatch é robusto.

Critérios de compra: Como saber qual pulseira Mi Band escolher

Pelo preço acessível, cada vez mais pessoas se interessam em comprar uma pulseira Mi Band da Xiaomi. Mas existem quatro modelos a venda, qual deles escolher? Basta analisar os critérios abaixo:

Vamos explicar esses critérios ao longo da seção. Qualquer dúvida deixe um comentário.

Tela

A primeira característica a ser avaliada no momento da compra é a qualidade da tela da pulseira Mi Band. Listamos as características dos três modelos da linha na tabela abaixo, confira:

Mi Band 2 Mi Band 3 Mi Band 4
Tipo de tela OLED monocromática OLED monocromática AMOLED colorida
Tamanho da tela 0,42 polegadas 0,78 polegadas 0,95 polegadas
Resolução 72x80 pixels 128x80 pixels 120x240 pixels
Touchscreen Não Sim Sim

A tela AMOLED colorida oferece melhor resolução, definição e contraste, o que indica uma evolução significativa a interface. Nela, as informações ficam muito mais interessantes.

Bateria

A durabilidade da bateria deve ser avaliada no momento da compra, pois ninguém merece comprar uma smartband e precisar carregá-la todos os dias. Felizmente, este não é um problema com a pulseira Mi Band, pois todos os modelos contam com bateria robusta:

  • Mi Band 2 possui 70mAh e dura cerca de 15 dias.
  • Mi Band 3 tem 110mAh e dura entre 15 e 20 dias.
  • Mi Band 4 tem 125mAh, o suficiente para 20 dias de funcionamento.

Resistência a água

Ambos os modelos são à prova d’água, o que permite que o usuário as utilize em dias de chuva, enquanto lava as mãos, para tomar banho, dar um mergulho na piscina, entre outros.

No entanto, a Mi Band 2 suporta imersão em apenas 1m de profundidade por 30 minutos (classificação IP67), enquanto os modelos Mi Band 3 e 4 suportam imersão em até 50m de profundidade, perfeito para quem pratica esporte aquático.

Imagem-de-uma-mulher-usando-uma-smartband

A pulseira Mi Band é resistente a água. (Fonte: Burst/ Pexels.com)

Conectividade

Todas as smartbands conectam-se ao smartphone através de Bluetooth, no entanto a versão muda de um modelo para o outro. Quanto mais atual a versão Bluetooth, mais rápida é a transmissão de dados entre os dispositivos.

A Mi Band 2 utiliza Bluetooth na versão 4.0, enquanto a Mi Band 3 está na versão 4.2 e a Mi Band 4 oferece conexão Bluetooth 5.0. Nenhum desses modelos possui conexão Wireless.

Uma informação interessante, é que a pulseira Mi Band atua como dispositivo de desbloqueio inteligente de smartphones com sistema Android. Sempre que você estiver com a pulseira perto do celular, não precisa ativar a senha para desbloqueá-lo.

(Fonte da imagem destacada: Nikita Kostrykin/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.