proyector en salon
Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

13Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

Se você quer comprar um bom projetor, você já deve saber que esta não é uma tarefa fácil. Além de várias características técnicas, você também tem que levar em conta o tamanho, o conforto e a funcionalidade do modelo escolhido. Se você quer conhecer um modelo em movimento, aqui estão os dois projetores mais populares do momento. O primeiro é o projetor de vídeo Yaber Y30, que pode fornecer uma imagem realista na resolução de 1080p.

Também apresenta correção dos eixos X e Y, permitindo ajustar as dimensões da tela rápida e facilmente, reduzindo assim as distorções de imagem. Se você preferir algo mais compacto, o QKK AK-80 é uma alternativa interessante. Este projetor mantém a resolução Full HD com diagonais de projeção de 170 polegadas, e pode usar todos os tipos de fontes como cartões SD, porta USB ou HDMI, conexões AV ou VGA, entre outras.




Projetores: nossas recomendações

Guia de compras: tudo que você precisa saber sobre projetores

Seja para lazer ou entretenimento, projetores são equipamentos com os quais você pode ter grandes projeções sem ter que gastar mais em telas ou ter problemas de mobilidade. Os modelos são adequados para assistir filmes, esportes ou mesmo apresentações de negócios ou educacionais. Em todos esses usos, as dicas em nosso guia para comprar o melhor projetor do mercado lhe dará as pistas para saber o que procurar e obter a melhor imagem em sua compra.

proyector de techo

Começando pela conectividade, esta deve ser a mais ampla possível, tanto no lado com fio ou com conectores e em formato wireless.(Fonte: : 16226858 / 123rf.com)

Tamanho e qualidade da projeção

Um dos elementos fundamentais em qualquer comparação de projetores é o tamanho e qualidade da projeção. Dois elementos fundamentais que desempenham um grande papel tanto na forma como usamos o projetor quanto no custo do produto. Portanto, para economizar escolhendo o modelo mais adequado, você tem muitas opções, você tem que analisá-las e escolher o que mais lhe convém.

Na seção de projeção, é comum que estes projetores ofereçam uma imagem tanto na proporção 4:3 quanto na 16:9, conforme requerido pela fonte do vídeo. Em geral, as diagonais de projeção do projeto variam de cerca de 25 polegadas até os quase 150 ou 160 polegadas de projeção oferecidos pelos modelos maiores, dependendo da distância que você coloca o projetor da parede.

No que diz respeito à qualidade de imagem, se você puder, você deve escolher um modelo que seja Full HD e tenha resolução Full HD da forma convencional. Neste caso, não é barato, mas a qualidade vale a pena. Se isso estiver fora do seu orçamento, você pode sempre optar por modelos que atinjam o nível Full HD por interpolação, o que não perde muita qualidade, mas reduz o custo. Como última opção podemos reduzir a demanda para o sistema HD Ready, embora este seja o mínimo que você deve procurar ou aceitar hoje em dia.

Parâmetros de imagem

Como complemento ao que já mencionamos, existem diferentes parâmetros de imagem que contribuem para melhorar a qualidade da imagem projetada. Por um lado, nós temos o brilho da imagem, que é a quantidade de luz que seus olhos percebem na tela. Esta luz depende da saída de luz do projetor e das propriedades refletivas da tela em que você está projetando.

Neste caso, o nível depende da luz, então com uma luz fraca você deve apontar para cerca de 500 lúmens, embora se a sala estiver escura, aproximadamente 100-200 lúmens podem ser suficientes. Não esqueça que se você estiver usando o projeto para fins comerciais ou de ensino, é essencial apontar para níveis a partir de 500 lúmens para cima, no mínimo.

Outro elemento importante é o contraste, que é a diferença de brilho entre as partes mais claras e mais escuras de uma imagem. Quanto maior for a diferença, maior será o contraste. O contraste é muito importante, porque um projetor de alto contraste projeta uma imagem com um nível de preto profundo e detalhes de sombra muito bem definidos, dando profundidade às imagens e assim tornando-as mais realistas. Isto também é indicado nos parâmetros do produto.

Finalmente, é necessário considerar o projeto do controle em termos das possibilidades de correção da tela e seu funcionamento. Ou seja, às vezes o prisma ou grau de emissão requer ajustes para que a imagem se ajuste corretamente à tela. Isto é algo que normalmente está presente em quase todos os equipamentos, mas deve sempre ser verificado para evitar problemas.

Conectividade e controle

Como aspecto final de nosso conselho, temos que falar sobre a conectividade e o sistema de controle destes produtos. Uma questão fundamental, a boa conectividade com um sistema de controle de qualidade facilita muito o aproveitamento de todos os recursos incluídos no equipamento e suas capacidades de reprodução.

Começando pela conectividade, esta deve ser a mais extensa possível, tanto no lado com fio ou com conectores, quanto no formato sem fio. No formato com fio, é essencial ter conexões HDMI suficientes, assim como conexões VGA, saída de áudio digital e outras opções para obter o máximo do sistema de entretenimento digital. Quanto às opções de conexão sem fio, embora seja possível conectar celulares ou tablets via HDMI, é sempre melhor conectar via Bluetooth. E se o equipamento também tiver conectividade wifi, você pode até mesmo se conectar à sua rede local ou ter funções Smart TV diretamente no seu equipamento.

Quanto ao sistema de controle, é normal ter tanto um painel de botões localizado no próprio produto, quanto o controle remoto essencial para controlar as opções de forma mais ampla. Estes elementos são essenciais e você não deve escolher nenhum modelo que não inclua ambas as opções, pois isto pode ser um problema para um controle confortável. Verifique também se o controle remoto inclui as opções de controle adequado e boa transmissão, pois os controles remotos às vezes são o ponto fraco de muitos projetores.

Como usar projetores: o guia definitivo

Seja na vida estudantil ou no trabalho, precisamos fazer uma apresentação para transmitir certas informações para o público. É para isso que são projetados os projetores de vídeo. Aqui estão algumas recomendações sobre como usar um projetor de vídeo.

proyector en oscuridad

Os gráficos são ideais para apresentar resultados, não se limite em termos das cores que você escolher. (Fonte: litvin: MAYsdoYpGuk/ unsplash.com)

Obtenha a melhor relação de aspecto

Quando se trata de algo que você vai assistir, neste caso uma imagem ou vídeo, a qualidade da nitidez é importante. Para a qualidade da imagem, o projetor deve ter uma proporção de 16:9 ou 16 unidades de largura para cada 9 unidades de altura. Isto significa que você pode ajustá-la a várias proporções para uma boa visualização.

Ajuste a lente para ângulos diferentes

Uma característica que foi incorporada em alguns modelos de projetor de vídeo é uma lente ajustável. Isto permite que você mova ou ajuste a imagem para adequá-la da maneira que você quer sem ter que mover o equipamento em si sem ter que mover o equipamento para fora de posição. Você pode movê-lo para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, e apontar para onde você precisar.

Faça a conexão corretamente

Este processo é simples. Você começa conectando o cabo D-SUB 15 da porta IN do retroprojetor ao computador. Em seguida, insira um dos dois cabos de alimentação para o projetor e depois para uma tomada elétrica. Da mesma forma, insira o mouse e o teclado do computador nas portas fornecidas, se necessário.

Ajuste o brilho e o contraste

Antes de iniciar a apresentação para o público, faça os ajustes necessários para melhorar a qualidade da imagem. Comece ajustando o brilho, pois o retroprojetor tem uma lâmpada, demasiada ou, no outro caso, brilho muito pequeno pode afetar a qualidade das imagens. O contraste também é importante para ajustar para que haja um equilíbrio entre as partes claras e escuras da apresentação.

Use o fundo correto

Quando você vai fazer uma apresentação, você não só precisa de um fundo branco para mostrar os slides, você também precisa fazer um design apropriado dos slides para que o público tenha uma boa visão do conteúdo que você está apresentando.

Ao projetar a apresentação, certifique-se de que os títulos e legendas, se estiverem no mesmo slide, podem ser diferenciados e se destacar mais do que o resto das informações que você descreveu brevemente nos textos. É aconselhável usar um fundo escuro se você for usar uma cor de fonte clara e vice versa. Este contraste tornará mais fácil para o público que tem sua atenção, mesmo que ele esteja mais distante da tela de apresentação, ver o conteúdo claramente.

Combine imagens e textos

Ao usar um projetor de vídeo, você não deve apenas fornecer muito conteúdo através de textos. Também é importante que você adicione imagens que expliquem a ação do que você está relatando; e se elas tiverem movimento, tanto melhor. Isto manterá o público interessado em sua apresentação.

Os gráficos são ideais para apresentar resultados, não se limite em termos das cores que você escolher, pois o ideal é que eles sejam marcantes para diferenciar alguns resultados ou porcentagens de outros.

FAQ projetores: as perguntas mais frequentes

Por que o projetor parece azul?

Quando ligamos nosso projeto e ele lança imagens em azul, geralmente é devido a uma conexão de cabo ruim com a fonte de vídeo que estamos usando. Portanto, é necessário verificar a fiação e fazer as conexões corretamente. Se o que vemos é uma imagem azul homogênea sem movimento, na qual nada mais é visível, o problema provavelmente é que escolhemos uma fonte de imagem incorreta, que deveríamos mudar para a fonte de imagem que estamos usando para realmente ver o que ela está emitindo.

proyector de salon de clases

Geralmente as que vemos no projetor se devem ao fato de a fonte da fonte não ser de qualidade suficiente. (Fonte: Tatiana : 54637767/ 123rf.com)

Por que meu projetor fica quente?

Uma vez que os projetores LED usam uma lâmpada para gerar a imagem que vemos na tela, isto é o que normalmente gera a maior parte do aquecimento do projetor. Isto se soma ao aquecimento do resto dos componentes eletrônicos que fazem este tipo de produto funcionar. Portanto, é aconselhável manter o projetor sempre bem ventilado para evitar danos prematuros ao projetor, assim como limpar a área do ventilador para que ele possa evacuar adequadamente o calor.

Por que meu projetor desliga?

Quando um projetor desliga após uma longa sessão de projeção, pode ser porque o equipamento ultrapassou a temperatura de operação recomendada. Isto não é um mau funcionamento, mas precisamente para evitar um mau funcionamento, o projetor se desliga e evita o superaquecimento além do que seria seguro para a sua integridade. Se este desligamento ocorrer após a ligação ou quando o equipamento estiver frio, pode ser um sinal de algum tipo de mau funcionamento que requer ajuda profissional.

Por que usar um projetor?

Uma das maiores perguntas para aqueles que não gostam de projetores é para que eles realmente servem. Atualmente o uso de um projetor tem tantas possibilidades que seriam necessários vários artigos para discutir as coisas que podemos fazer com ele. Em qualquer caso, a principal função do projetor é visualizar imagens em tamanho grande, o que nos permite transformar nossa sala de estar em um cinema de tela grande ou desfrutar de qualquer evento esportivo em tamanho muito maior do que uma televisão convencional nos ofereceria.

Tudo isso sem esquecer as possibilidades que o projetor oferece quando se trata de reproduzir conteúdo de quase qualquer tipo de fonte, incluindo dispositivos de armazenamento ou até mesmo conexões WiFi ou Bluetooth. Portanto, as possibilidades de um projetor são tão altas quanto nossos desejos.

Por que o projetor não projeta?

Quando um projetor não projeta o que planejamos, geralmente é devido ao fato de não termos escolhido corretamente a fonte da qual queremos transmitir ou de haver um problema de conexão. Algo tão fácil de resolver como verificar as conexões correspondentes ou selecionar a fonte apropriada no menu de configuração do projetor.

O caso mais estranho em que um projetor não emite uma imagem é se as configurações de brilho são tão baixas que a imagem não é realmente visível na tela. Isto é raro mas tão fácil de consertar quanto elevar o nível de brilho do projetor para um que tenha sido ajustado às condições da sala.

E no caso mais raro de todos, é possível que a lâmpada de projeção tenha se queimado. Isto é fácil de verificar visualmente, olhando para ver se a lâmpada está acesa ou não. Se estiver desligado e os níveis de brilho estiverem corretos, provavelmente é hora de trocar a lâmpada.

Por que um projetor pixeliza?

Assim como os pixelações que aparecem em qualquer TV ou monitor, os pixelações que vemos no projetor geralmente se devem ao fato de a fonte da fonte não ter qualidade suficiente. Algo que, no caso do projetor, se intensifica à medida que aumentamos a diagonal e o tamanho da projeção.

Quanto maior a diagonal, mais pixelações poderemos ver bem a imagem, por isso é sempre recomendado o uso de projetores e fontes com alta qualidade de imagem. Além disso, podemos dar uma olhada nas opções de configuração do produto, já que alguns projetores incorporam elementos que podem resolver parcialmente o problema.

(Fonte da imagem em destaque: Tamara Bellis: UfETna4IUuuY/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas