Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

41Horas investidas

12Estudos avaliados

138Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de projetor Full HD 2021.

Aqui nós apresentamos todos os projetores Full HD que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor projetor Full HD para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar um projetor Full HD.




O mais importante

  • Quanto mais brilhante for o ambiente, mais importante é que o seu feixe tenha uma alta luminosidade, que é expressa em lúmens ANSI.
  • O melhor beamer é inútil se você não prestar atenção à tela correta. Acima de tudo, uma superfície lisa e branca é importante.

Projetor Full HD: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um projetor Full HD

Quais dispositivos posso usar com um projetor Full HD?

Como os projetores estão se tornando cada vez mais de alta resolução, convenientes e amigáveis, você pode conectar seu projetor Full HD não apenas ao seu laptop, DVD player e similares, mas também ao seu smartphone.

No entanto, a maioria dos beamers requer adaptadores especiais Mobile High Definition Link, ou adaptadores MHL para encurtar, para conectar seu smartphone ou tablet ao beamer.

Dependendo do tipo de projetor, uma distinção pode ser feita entre interfaces analógicas e digitais. A mais popular é a saída HDMI, que transmite som e imagens em qualidade HD. (Fonte de imagem: unsplash.com/ Alex Litvin)

Outra opção para conectar um smartphone ou tablet ao seu projetor Full HD é o sistema WLAN interno. Estes sistemas de transmissão sem fio são baseados em um bastão que é conectado ao beamer e depois conectado ao smartphone através do seu sistema WLAN.

Além disso, há também beamers especiais que são especializados em conexão com smartphones e para os quais você não precisa de nenhum gadget adicional.

Se você quiser usar seu projetor Full HD da maneira convencional com seu laptop, você precisa de um cabo HDMI para conectar os dois dispositivos.

Isto também se aplica a consoles de jogos e leitores de DVD. No entanto, se você quiser conectar seus dispositivos no modo analógico, você precisa dos plugues de corrente de três cores.

Qual projetor Full HD é o mais adequado para um home cinema?

Para transformar sua casa em um verdadeiro home cinema, você precisa do projetor certo. Os projetores Full HD com 1920x1080 pixels se estabeleceram como a variante padrão para aplicações de cinema em casa devido à sua alta resolução.

Típico dos projetores Full HD que você usa para assistir filmes em sua sala de estar é que todos os dispositivos têm uma relação de aspecto de 16:9 e uma conexão HDMI.

Além de DVD, Blu-ray ou outro conteúdo HDTV, você também pode fazer um excelente uso de projetores de home cinema para consoles de jogos.

Você sabia que a Universal Studios se recusou a produzir o Star Wars?

Os estúdios não tinham confiança no então desconhecido roteirista George Lucas.

Atualmente, os bons projetores Full HD também possuem recursos como o cálculo de imagens 3D ou intermediárias. Este último garante uma imagem suave, especialmente com movimentos rápidos, e é conhecido como 'interpolação de moldura'.

Além disso, um bom projetor de cinema em casa deve ter uma relação de contraste de pelo menos 10.000:1 para que cores e gradientes possam ser exibidos de forma ideal.

O brilho do seu projetor depende do brilho do ambiente. Se você pode escurecer completamente seu cinema em casa, uma luminosidade de aproximadamente 1500 lúmens ANSI é suficiente. Em salas mais iluminadas, no entanto, você precisa de uma luminosidade de pelo menos 3.000 ANSI.

Para tornar sua experiência de cinema em casa ainda mais perfeita, um bom som é indispensável, além de uma boa qualidade de imagem e uma tela grande.

Já que os alto-falantes internos da maioria dos beamers não são suficientes para isso, nós recomendamos que você considere o uso de um receptor AV com som Dolby Digital ou DTS.

Quais projetores Full HD são os mais adequados para o jardim?

Se você quiser se preparar para a próxima Copa do Mundo de futebol, é importante notar que, ao contrário dos beamers de interior, seu beamer para o jardim precisa ter um nível de desempenho muito maior em termos de brilho, caso contrário ninguém será capaz de acompanhar o jogo em uma tela muito brilhante.

Por esta razão, seu projetor ao ar livre precisa de um brilho de mais de 3.000 lúmens ANSI. Dispositivos profissionais para grandes eventos, por exemplo, atingem um desempenho de até 10.000 ANSI.

A seguinte tabela mostra como os projetores para seu jardim diferem daqueles para sua sala:

Características Retroprojetor interno Retroprojetor externo
Relação de aspecto 16:9 16:9
Resolução 1920 x 1080 pixels 1920 x 1080 pixels
Relação de contraste 10.000:1 Pelo menos 10.000:1
Luminosidade 1.500 - 3.000 lúmens ANSI Mais de 3.000 lúmens ANSI

Se o seu orçamento for generoso, recomendamos um projetor 4K como alternativa. Estes projetores têm uma contagem de pixels de 3840 x 2160 pixels e, portanto, uma resolução melhor e, acima de tudo, mais nítida.

Entretanto, esta qualidade se reflete no preço. Até hoje, apenas um fabricante conseguiu oferecer beamers 4K a um preço acessível para indivíduos particulares.

Em contraste com os beamers Full HD, a resolução dos beamers 4K na verdade corresponde à resolução original do cinema.

No entanto, é freqüentemente criticado que a resolução dos projetores 4K já é tão alta que excede em muito a capacidade do olho humano.

Decisão: Que tipos de projetores Full HD estão lá e qual é o mais adequado para você?

Basicamente, nós distinguimos entre estes três tipos de projetores Full HD

  • Tecnologia DLP
  • Tecnologia de LCD
  • LCoS

A seguir, explicamos os diferentes tipos e suas respectivas vantagens e desvantagens. Desta forma, nós queremos ajudá-lo a encontrar o projetor Full HD que é melhor para você.

O que distingue um projetor Full HD com tecnologia DLP e quais são suas vantagens e desvantagens?

DLP significa Digital Light Processing e é uma tecnologia de projeção especialmente desenvolvida pela Texas Instruments. A imagem não é projetada diretamente, mas apenas dentro da trajetória de projeção.

Os Beamers com tecnologia DLP são caracterizados por sua excelente relação preço-desempenho e seu design muito compacto, bem como por sua confiabilidade e resistência.

Se você quer usar seu projetor de forma flexível em casa ou mesmo em movimento, um projetor Full HD com tecnologia DLP é definitivamente a escolha certa para você.

Como a projeção é baseada em chips DLP, a qualidade do projetor também depende muito do número de chips usados e do tipo de roda de cor. Por meio do filtro colorido, a imagem na tela é colorida.

Esta tecnologia se estabeleceu nos últimos anos, especialmente na área de beamers Full HD. Marcas como Optoma, Benq, Acer e Vivitek, em particular, usam esta tecnologia.

Vantagens
  • Projeção nítida e, portanto, escrita fina e desenho de linhas
  • Vida longa
  • Alto contraste
  • Desenho compacto
Desvantagens
  • Efeito arco-íris: leves flashes de cor podem ocorrer
  • Com modelos de nível básico: muitas vezes nível de preto limitado
  • Dependendo do modelo: baixa fidelidade de cor com tons de verde, vermelho e laranja

O que distingue um projetor Full HD com tecnologia LCD e quais são suas vantagens e desvantagens?

Ao contrário dos projetores DLP, os projetores Full HD com tecnologia LCD funcionam com luz brilhante através de três painéis LCD nas cores primárias. Como resultado, esta tecnologia oferece comparativamente algumas vantagens no home cinema, que você pode ver no quadro abaixo.

Se você está procurando um projetor high-end sem compromissos, esta é a escolha certa para você. Os projetores LDC são adequados para quase qualquer sala e diferem dos projetores LCD, por exemplo, em seu nível negro mais escuro e mais preciso.

Vantagens
  • Imagens de alta qualidade e cor verdadeira
  • Ruído inerente muito baixo
  • Delineamento fino de pixels
Desvantagens
  • Mais manutenção-intensiva (filtros precisam ser trocados)
  • Pressão de pixels visível em baixa resolução e a curta distância
  • Devido ao resfriamento mais intenso: maior que os dispositivos DLP

O que distingue um projetor Full HD com tecnologia LCoS e quais são suas vantagens e desvantagens?

Esta tecnologia de projeção tem muitos nomes, dependendo do fabricante. Enquanto a Canon a chama de LCoS, a JVC a chama de D-ILA e a Sony a chama de SXRD. No entanto, é tudo a mesma maneira de trabalhar.

Em seu modo de operação, a tecnologia LCoS é similar à tecnologia de LCD. Em contraste, entretanto, os painéis da tecnologia LCoS refletem a luz ao invés de transmiti-la.

Assim, as vantagens da tecnologia LCD e DLP são combinadas na tecnologia LCoS. Isto o torna um método de uso popular, especialmente no setor de home cinema.

Vantagens
  • Alta resolução
  • Sem pressão de pixels visível
  • Alto contraste
Desvantagens
  • Preço alto
  • Baixa saída de lúmen

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar projetores Full HD

A seguir, mostraremos os critérios que você pode usar para comparar e avaliar projetores Full HD. Isto tornará mais fácil para você ter uma visão geral e decidir sobre um modelo adequado e eficaz.

Em resumo, estes são os seguintes critérios

  • Range de aplicação
  • Intensidade da luz
  • Contraste
  • Número de pixels
  • Loucura
  • Conexões

A seguir, você pode ler sobre os respectivos critérios e descobrir porque faz sentido para você comprar ou não um modelo baseado nos critérios.

Área de aplicação

Dependendo de para que você quer usar seu projetor, é importante prestar atenção a diferentes critérios. Para o uso de cinema em casa do seu projetor Full HD, características como a capacidade 3D do projetor ou um cálculo de imagem intermediário podem ser interessantes.

Entretanto, se você quiser usar seu projetor Full HD profissionalmente para apresentações de negócios ao invés de privadamente, você precisa distinguir entre projetores de apresentação fixos e portáteis.

É conveniente para este último se eles não pesarem mais de 3 kg e tiverem alto-falantes internos.

Especialmente em salas grandes e brilhantes, uma alta luminosidade do projetor é importante porque, caso contrário, a imagem parece muito brilhante. (Fonte de imagem: unsplash.com / Jakob Dalbjörn)

Brilho

O brilho do seu projetor é medido em lúmens ANSI e indica a quantidade de luz que um projetor pode projetar em uma determinada superfície.

A intensidade de luz que seu projetor Full HD deve ter depende do ambiente no qual você quer usar o projetor. Quanto mais brilhante for o ambiente, mais intensidade de luz seu projetor Full HD deve ter.

O tamanho da imagem e a distância de projeção também são fatores, já que a intensidade luminosa diminui com a distância, por exemplo.

Por exemplo, enquanto uma intensidade luminosa de 1.500 lúmens ANSI é suficiente para o seu cinema em casa escurecido, com esta intensidade você não poderá ver nada no jardim, exceto uma tela branca.

Nós gostaríamos de lhe dar uma visão geral de quanta luminosidade seu projetor Full HD precisa nas diferentes áreas de aplicação com esta tabela:

Área de aplicação Intensidade luminosa
Cave sem janelas 1.500 a 2.000 lúmens ANSI
Sala de estar escurecida 2.500 lúmens ANSI
Sala de reunião iluminada 3. 000 lúmens ANSI
Sala de estar iluminada 3.000 lúmens ANSI
Sala de conferências pequena, sem iluminação 4.000 lúmens ANSI
Sala de conferências grande, iluminada 5.000 lúmens ANSI

Portanto, um valor de contraste de 1.000:1 diz a você que o ponto mais brilhante é 1.000 vezes mais brilhante que o ponto mais escuro.

Portanto, resta dizer que os beamers com maior contraste também projetam imagens com mais nitidez e naturalidade. Como no caso do brilho, a relação de contraste depende do ambiente.

Se você quiser usar seu projetor Full HD em casa em salas que podem ser escuras, é importante que você use um projetor de alto contraste, pois isso produzirá cores vivas e verdadeiras.

Entretanto, se você usar seu projetor em salas iluminadas, a relação de contraste é menos importante. Entretanto, uma proporção de 1:5.000 é recomendada para cada projetor.

Você sabia que a televisão com beamers existe desde 1939?

O sistema Eidophor foi o primeiro a entregar imagens brilhantes em alta resolução. Foi usado no setor profissional até o final dos anos 80.

Número de pixels

O número de pixels lhe informa sobre a nitidez e resolução da imagem. Quanto maior a densidade de pixels, mais nítida é a imagem projetada.

Os projetores HD começam com uma densidade de pixel de 1.280 x 720 pixels. No entanto, se você quiser ver uma imagem Full HD afiada com o seu Blue-Ray player, você deve ir para uma densidade de pixels de 1.920 x 1.080 pixels.

No setor de home cinema high-end, projetores 4K também estão disponíveis com uma resolução de 3.840 x 2.160 pixels. A fim de fazer o máximo uso da qualidade da imagem, receptores AV adicionais são freqüentemente usados para que filmes Full HD também possam ser reproduzidos em 4K.

Volume

Para que sua noite de cinema ou apresentação comercial não seja perturbada pelo barulho alto do projetor, é importante prestar atenção ao próprio volume do projetor ao comprá-lo.

Como regra geral, o seu projetor não deve ser mais alto do que 30 dB.

Os indicadores mais importantes para a sonoridade intrínseca de um projetor são seu tamanho e intensidade luminosa. Em geral, os projetores maiores são mais silenciosos do que os menores portáteis. Como as lâmpadas mais potentes precisam ser mais resfriadas, projetores com maior intensidade luminosa são frequentemente mais altos.

Embora oradores externos sejam normalmente usados para cinema em casa, é aconselhável prestar atenção à qualidade dos oradores integrados para projetores de negócios, já que estes também são freqüentemente usados para apresentações menores. (Fonte da imagem: unsplash.com/ NeONBRAND)

Conexões

Dependendo dos dispositivos com os quais você quer usar seu projetor Full HD, você precisará de diferentes opções de conexão. Basicamente, você pode distinguir entre interfaces analógicas e digitais.

As interfaces analógicas são, por exemplo, VGA, S-Video, vídeo composto ou entradas de vídeo componente. No entanto, estes estão um pouco ultrapassados hoje em dia. Portanto, apenas a conexão VGA é mais provável de ser usada.

As conexões digitais padrão de hoje incluem HDMI e DVI, que são consideradas da mais alta qualidade. Seu beamer deve ter pelo menos uma dessas duas conexões.

A diferença entre essas duas conexões é que a DVI transmite apenas imagens e a HDMI transmite imagens e som. Além disso, a transmissão HDMI é caracterizada pela exibição de conteúdo HD, e é por isso que esta tecnologia também se estabeleceu como a variante padrão.

Fatos que vale a pena saber sobre projetores Full HD

Que distância deve ser mantida entre a parede e o projetor?

Geralmente, a distância ideal entre o projetor e a parede é especificada pelo fabricante nas instruções de operação. Se você não tiver seu manual à mão, você também pode calcular a distância ideal online em vários sites. Com esta pequena ajuda, você pode posicionar seu suporte de teto perfeitamente.

Basicamente, entretanto, pode-se dizer que a distância depende da relação de projeção do projetor, que indica a relação entre distância e largura da imagem.

Portanto, se você tem uma largura de imagem desejada, você simplesmente tem que multiplicar a taxa de projeção pela largura de tela desejada para calcular a distância necessária entre o beamer e a tela.

Além da distância entre a parede e o projetor, a distância entre o espectador e a tela também é importante. Entretanto, existe uma fórmula simples para isso, que resumimos para você na tabela a seguir, dependendo da qualidade da imagem.

Resolução Fórmula
HD Ready Passo do assento = largura da tela x 1,8
Full HD Passo do assento = largura da tela x 1,5
4K Passo do assento = largura da tela x 1

O tamanho da sua tela deve ter a metade da largura da distância entre o assento do espectador e a tela. Portanto, se o seu sofá está a 4 metros de distância da tela, ele deve ter cerca de 2 metros de largura.

A estrutura da superfície também é importante ao escolher uma tela. Para garantir que nenhum detalhe seja perdido, você precisa de uma tela com uma fina superfície de projeção para seu projetor Full HD, já que uma grande parte da qualidade da imagem é perdida com superfícies grosseiras. Por esta razão, não é recomendado projetar a imagem diretamente sobre a parede.

O tom de cor da tela também influencia a reprodução da imagem a cores. Por esta razão, telas brancas puras são recomendadas para projetores de alta qualidade.

Esta cor reflete todos os elementos espectrais da luz de forma uniforme. Ao contrário da pintura de parede, que é um pouco amarelada, o branco puro parece muito radiante.

Como eu posso construir minha própria tela de beamer?

A compra de uma tela de projeção adequada pode custar bastante dinheiro. Se você não quer gastar muito dinheiro, mas não quer sacrificar uma boa qualidade de imagem, você mesmo pode construir uma tela beamer. Entretanto, isto requer muito tempo e habilidade.

Fonte da imagem: unsplash.com / Alex Litvin

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas