Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Seja bem-vindo! O artigo de hoje é para você que busca por uma experiência imersiva, seja ao assistir filmes em casa, seja ao apresentar trabalhos profissionais e escolares. Isso porque, a seguir, nós vamos tratar do projetor Epson.

Um dos melhores da categoria, o projetor da Epson se destaca pela expertise da fabricante e pelo alto investimento em tecnologia nos mais variados modelos. Nesse artigo, vamos explicar o que você deve considerar para comprar o melhor projetor.

Primeiro, o mais importante

  • A Epson é referência quando tratamos de projetores.
  • Existe uma grande diversidade de modelos que servem a diferente objetivos.
  • Como se trata de um produto caro, é preciso analisar bem para escolher o melhor projetor Epson.

Melhores projetores Epson: Nossas recomendações

O projetor ideal para cinema em casa

O projetor Epson 2150 reproduz imagens em Full HD por meio de conexão Wireless ou HDMI. Com 2500 lúmens de brilho, esse modelo conta com a tecnologia 3LCD, movimentação vertical de lente, zoom 1.6x e alto-falante de 10W.

O melhor custo benefício

O modelo 1060 é Full HD e possui tecnologia 3LCD. Com 3100 lúmens de brilho colorido e branco, esse projetor da Epson oferece várias opções de posicionamento com recursos como correção de distorção horizontal e vertical e zoom. Além disso, possui VGA e duas entradas HDMI.

O projetor Epson top de linha

O projetor Epson Home Cinema 5040 tem compatibilidade HDR e 4k. Além disso, esse modelo conta com 2500 lúmens de brilho em cores e em branco. Com lente motorizada, também é possível fazer projeção 3D com esse projetor.

Guia de Compra

Se você está em busca de um projetor, independentemente do seu objetivo, é preciso que você conheça um pouco mais sobre esse aparelho, afinal trata-se de um alto investimento. O primeiro passo é, portanto, escolher a marca que ofereça a melhor qualidade e assistência técnica.

Por isso, neste Guia de Compra, vamos mostrar tudo sobre os projetores da Epson, a marca líder desse segmento. A seguir você vai entender as diferenças entre os variados modelos e como escolher o melhor projetor Epson.

Homem dando aula com projetor e alunos sentados.

O projetor é funcional para apresentação de trabalhos e aulas. (Fonte: NeONBRAND/ Unsplash.com)

Por que comprar um projetor Epson?

Se você procura por um projetor sabe que se trata de um equipamento que reproduz imagens e vídeos. Mas, diferentemente de televisões e monitores, com o projetor é possível reproduzir imagens em larguíssima escala seja na parede ou em uma tela.

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais se vê projetores em casa.

E, ainda que os projetores sejam mais comuns em sala de aula, auditórios, grandes eventos e locais de trabalho, o fato é que, com a evolução da tecnologia, cada vez mais se vê projetores em casa.

Afinal, com um projetor é possível ter uma experiência imersiva ao assistir filmes, séries e até jogar videogames.

Prova disso é a Epson, empresa japonesa que ficou conhecida por produzir impressoras top de linda, mas que conta também com uma linha exclusiva de projetores especialmente fabricados para quem quer ter uma experiência real de cinema em casa.

Não á toa, hoje, a Epson é a marca de projetores mais vendida no mundo. Para você entender o porquê, veja a seguir as principais características dos projetores da Epson:

  • Experiência realista: Os projetores de vídeo Epson garantem uma experiência realista graças à tecnologia 3LCD, que proporciona torna as imagens mais vibrantes, nítidas e coloridas.
  • iProjection: O projetor Epson pode funcionar por meio de dispositivos móveis, iOS e Android, com o aplicativo iProjection.
  • Correção de trapézio: É possível alinhar uma imagem distorcida na tela, seja verticalmente seja horizontalmente.
  • Deslocamento de lente: Essa característica permite que a lente do projetor Epson se mova vertical e/ou horizontalmente, oferecendo mais flexibilidade na instalação.
  • Quick Corner®: Exclusiva da Epson, essa característica torna mais fácil o ajuste de qualquer um dos quatro cantos de uma imagem usando o controle remoto.

Quais os tipos de projetores da Epson?

A Epson investiu tão pesado na variedade de seus projetores que hoje a marca conta com quatro linhas, que possuem modelos que servem a objetivos de uso diferentes. Confira:

Uso profissional

Os projetores da Epson de uso profissional contam características como: Alta luminosidade, várias formas de conectividade, alta resolução e instalação simples.

Nessa linha de projetor Epson você vai encontrar modelos que podem ser usados desde em uma sala de reuniões até em um local de shows.

Uso educativo

A Epson também oferece projetores para serem usados na sala de aula. Nessa categoria, é possível escolher entre modelos da Série Interativa BrightLink, que possui equipamentos interativos de até 75 polegadas.

Na área educativa a fabricante também conta com projetores de alcance ultra curto que são ideais para salas com pouco espaço para a instalação do projetor Epson.

Uso doméstico

A Epson investiu também nos projetores de uso doméstico. O projetor Epson para cinema em casa conta com resolução Full HD, tecnologia 3D e instalação flexível para que você possa assistir filmes, programas de TV e jogar videogame.

Uso corporativo

Outra categoria na qual a Epson focou foi na Corporativa. Aqui, você vai encontrar projetores variados, desde os ultra portáteis até os de alta conectividade.

Além disso, a empresa disponibiliza projetores voltados especificamente para ambiente onde não se pode controlar a luz ambiente como em escritórios que precisam manter a luz sempre acesa.

Projetor Epson: Quais são os prós e os contras?

São muitas as vantagens de ser ter um projetor da Epson, seja em casa, no trabalho ou na escola. Como a marca disponibiliza uma grande variedade de modelos, você pode escolher o ideal de acordo com o seu objetivo.

Outra vantagem é a tradição da marca na fabricação desse tipo de equipamento. O projetor Epson é um dos mais vendidos justamente pelo investimento em tecnologia.

Além disso, é possível escolher entre diferentes configurações, resolução de imagem e funcionalidades, que podem facilitar ainda mais o manuseio e aumentar a qualidade da reprodução de imagens e vídeos.

Auditório com pessoas sentadas e um projetor.

O projetor tem a vantagem de reproduzir imagens em larga escala. (Fonte: Antenna/ Unsplash.com)

Por outro lado, o projetor Epson é um aparelho que não sai barato. E, de maneira geral, acaba consumindo mais energia do que televisores e monitores.

Para você ter uma noção mais ampla sobre as vantagens e desvantagens do projetor Epson, confira a tabela que preparamos:

Vantagens
  • Pode ser usado em grandes eventos, locais de trabalho, sala de aula e em casa
  • Garante experiência de cinema em casa
  • Alta tecnologia, com recursos funcionais
  • Modelos variados para locais grandes e pequenos
Desvantagens
  • Preço alto
  • Consome muita energia

Como encontrar assistência técnica para o projetor Epson?

Caso o seu projetor Epson apresente algum defeito ou problema técnico, você pode encontrar uma assistência técnica de várias formas.

Você pode, por exemplo, entrar no site da Epson e acessar o Suporte da empresa, que oferece respostas para diversos problemas.

Além disso, você também pode localizar no site a assistência técnica autorizada mais próxima de sua residência ou trabalho.

Por fim, você também pode entrar em contato com a Epson pelo telefone. Se você mora em capitais e regiões metropolitanas, basta ligar para 3004-6627; para as demais localidades, você deve ligar para 0800 377 6627.

Como e onde instalar o projetor Epson?

A forma de instalação do projetor Epson, que pode ser no teto ou em uma mesa, o posicionamento, a distância e o tamanho da imagem reproduzida, vão depender do modelo do equipamento e da configuração do espaço onde ele será colocado.

Mas, para lhe ajudar nessa etapa, a Epson disponibiliza no seu site uma ferramenta para calcular a distância ideal de instalação do seu projetor.

foco

Você sabia que quanto mais distante da tela você posicionar o projetor, menor será a luminosidade e, portanto, pior será a qualidade da imagem?

Para você ter uma ideia, uma projeção do tamanho de 60 polegadas, requer que o projetor esteja a, pelo menos, 1 metro de distância da tela.

Quanto custa e onde comprar o projetor Epson?

O preço de um projetor da Epson costuma variar dependendo das tecnologias e recursos. Mas, em geral, você vai encontrar esse equipamento custando entre R$ 2 mil e R$ 25 mil.

Para comprá-lo, você pode optar por lojas como Ponto Frio e Magazine Luíza ou ainda hipermercados como Carrefour.

Nós recomendamos que você compre o seu projetor Epson pela internet em lojas como a Amazon Brasil. Com isso você terá mais modelos para escolher e nem precisa sair de casa.

23 de abril de 2020

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de projetor Epson

Como a Epson disponibiliza vários tipos de projetores, é preciso que você entenda quais são as configurações técnicas que diferenciam um modelo de outro.

Para lhe ajudar, nós listamos os principais critérios que você deve levar em conta na hora de escolher o projetor Epson ideal. Veja:

Abaixo vamos explicar cada um desses fatores.

Conectividade

Existem várias formas de você conectar o projetor Epson à fonte de onde serão transmitidas as imagens, seja ela um computador, notebook ou smartphone.

Os modelos de projetores da Epson mais modernos possuem os seguintes tipos de conectividade:

  • Wifi: O projetor Epson que possui conectividade via Wireless permite projetar conteúdos sem a necessidade de fios.
  • USB: Essa tecnologia da Epson projeta imagens em segundos, usando apenas uma conexão USB.
  • Slideshows sem PC: Com essa função, você projeta slides e fotos sem a necessidade de estar conectado a um computador. Basta conectar um pen drive ou câmera digital diretamente ao projetor Epson.
  • HDMI: A conexão digital HDMI permite a projeção de vídeo em alta definição e áudio com um único cabo.
  • Display Port: A conectividade com a porta Display Port permite transmitir áudio e vídeo através de uma única conexão, sendo compatível também com os adaptadores nas versões anteriores de VGA, DVI e HDMI.

Resolução

Outro fator que você deve analisar é a resolução da imagem que varia bastante dependendo do projetor Epson que você escolher.

Medida em pixels, quanto mais alta for a resolução mais nítida, detalhada e limpa será a imagem exibida pelo projetor.

As resoluções mais comuns são HD (1280 x 720 pixels), Full HD (1920 x 1080 pixels) e 4K ou Ultra HD (3840 x 2160 pixels).

Faixa de luminosidade

A qualidade da imagem reproduzida pelo projetor Epson também é influenciada pela iluminação do local onde você vai instalar o aparelho.

Mas além disso, essa qualidade também é afetada pela quantidade de lúmens, que é a medida da potência de luz.

Assim, de modo geral, se o ambiente onde está o projetor Epson tem uma iluminação pouco controlada como por exemplo em um sala de aula em que a luz deve estar sempre acesa, o número de lúmens do aparelho deve ser maior.

Projetor.

Existe um projetor ideal para cada ambiente. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay.com)

Já e locais onde se pode ou apagar a luz ou fechar as cortinas, é possível utilizar um projetor Epson com menor quantidade de lúmens.

Mas, além disso, a variação de lúmens também pode interferir na distância do posicionamento do aparelho.

Para você entender melhor como funciona a relação de lúmens de um projetor com o tipo de luminosidade do ambiente, confira a tabela que preparamos para você.

Quantidade de lúmens Tipo de ambiente
De 500 a 1.000 Bastante escuros
De 2.000 a 3.000 Meio claros
De 3.000 a 4.000 Claros ou sem controle de iluminação
Acima de 4.000 Áreas externas
Acima de 5.000 Auditórios e para atender a grandes distâncias

Fonte de luz

Quando tratamos da fonte de luz do projetor Epson, devemos escolher entre os modelos que funcionam com lâmpada ou laser.

Existem diferenças importantes entre eles. Por exemplo, a vida útil do projetor Epson a laser é maior, já que esse tipo de iluminação não requer manutenção como ocorre com a lâmpada.

Além disso, o projetor com lâmpada é, em geral, mais voltado para uso ocasional, enquanto que o projetor a laser pode ser usado com mais frequência.

(Fonte da imagem destacada: 19541382/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?