Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

24Horas investidas

4Estudos avaliados

113Comentários coletados

A indústria de consoles de jogos cresceu muito nos últimos anos, tornando-se um dos produtos de entretenimento mais procurados. A Sony conseguiu posicionar a PlayStation como líder em consoles de videogame, destacando-se entre eles o seu quarto modelo, o PlayStation 4.

Neste artigo vamos mostrar o que é e tudo o que você precisa saber para escolher a PlayStation 4 que melhor se adapta às suas necessidades e gostos. Nós vamos lhe fornecer a PlayStation 4 mais destacada, um guia e alguns critérios de compra.




O mais importante

  • A PlayStation 4 pertence à empresa japonesa Sony e faz parte da oitava geração de consoles de videogame. É um console que tem tido muito sucesso, tendo o Xbox One e o Nintendo Switch como seus principais concorrentes.
  • Nós podemos encontrar o modelo original da PlayStation, o PlayStation 4 Slim e o PlayStation 4 Pro. As diferenças entre esses modelos podem ser encontradas na capacidade de armazenamento, resolução ou projeto, entre outros.
  • Ao pesquisar e comprar sua PlayStation 4, você deve seguir uma série de critérios que o ajudarão na sua decisão. Critérios tais como resolução, memória, complementos empacotados, edições exclusivas ou periféricos.

PlayStation 4: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a PlayStation 4

O mundo dos consoles e videogames pode trazer consigo uma série de perguntas quando se trata de escolher qual produto comprar. A Sony e a PlayStation 4 também podem dar origem a algumas dúvidas de compra, então nesta seção nós tentaremos responder as perguntas mais importantes que você possa ter.

Com a PlayStation 4 você pode compartilhar a diversão com seus amigos. (Fonte: Jeshots.com: eCktzGjC-iU/ Unsplash.com)

O que é a PlayStation 4 e quais são os seus benefícios?

O PlayStation 4 é um console que se conecta a um monitor e lhe dá a possibilidade de jogar videogames ou usar os diferentes aplicativos que ele oferece, como assistir a filmes ou usar redes sociais.

Em 10 de junho de 2013, a empresa japonesa Sony apresentou a PlayStation 4. É o quarto console de videogame do modelo PlayStation e o sucessor da PlayStation 3. Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens que a PlayStation pode trazer.

Vantagens
  • Facilidade de uso do sistema
  • Possibilidade de 4K de qualidade no modelo Pro
  • Exclusivos jogos
  • Conectividade com outros dispositivos Sony
Desvantagens
  • Necessidade de pagar para jogar online
  • Pode causar epilepsia ou danos aos olhos
  • Os preços dos jogos são altos

Quais modelos da PlayStation 4 existem?

Nem todos os PlayStation 4s são iguais, ao longo dos anos eles lançaram modelos diferentes com características diferentes. Em 2013 eles lançaram o primeiro PS4, que podemos considerar como o PS4 normal ou original, em 15 de setembro de 2016 eles lançaram o PS4 Slim e em 10 de novembro de 2016 o PS4 Pro foi lançado.

Para deixar claro para você as semelhanças e diferenças entre estes 3 modelos diferentes, preparamos uma tabela onde resumimos as diferentes características de cada um deles. Você também tem que levar em conta fatores como a TV que você tem ou a quantidade de dinheiro que você quer gastar.

Característica PlayStation 4 Normal PlayStation 4 Slim PlayStation 4 Pro
Dimensões 27,51 x 30,51 x 5,31 cm 26,5 x 28,8 x 3,9 cm 29,5 x 32,7 x 5,5 cm
Peso 2,8 kg 2,1 kg 3,3 kg
Resolução Até 1080p Até 1080p Até 4K
Disco rígido 500 GB/1 TB 500 GB/1TB 1TB
Conexões 2 x USB 3.0, HDMI 1.4, S/PDIF 2 x USB 3.0, HDMI 2.0a 3 x USB 3.0, HDMI 2.0a, S/PDIF

Quanto pode custar uma PlayStation 4?

A primeira coisa a ter em mente é que a Sony e seus produtos, neste caso a PlayStation 4, são produtos high-end que tendem a ter etiquetas de preço alto. Os preços podem variar dependendo do modelo que você compra e do que está incluído no pacote.

Existem pacotes padrão que incluem apenas o console e um controlador sem fio DualShock.

Mas há pacotes mais caros que incluem jogos de vídeo, cartões pré-pagos ou mais de um controlador sem fio. Vale a pena mencionar as edições exclusivas e limitadas, onde os preços podem dobrar ou até triplicar.

Estes fatores fazem com que o preço da PlayStation 4 varie, mas a faixa aproximada é de 350 a 900 euros.

A PlayStation 4 é um produto topo de gama. (Fonte: StockSnap: 2619483/ Pixabay.com)

Quais são as alternativas para a PlayStation 4?

Existem outros consoles que podem ser uma boa alternativa ao PlayStation 4, seja por causa de seu preço ou por causa de suas características similares. O mercado de console de jogos é altamente competitivo e está em constante desenvolvimento a fim de oferecer os produtos mais competentes possíveis.

A Sony tem diferentes concorrentes diretos, como a Nintendo e a Microsoft, empresas líderes mundiais no setor que lançaram consoles de videogame muito poderosos e fizeram uma grande competição para a PlayStation 4:

  1. Nintendo Switch: Console lançado em 3 de março de 2017. Ele se caracteriza pelo fato de poder ser usado como um tablet através de uma tela LCD ou conectado a um monitor.
  2. Microsoft Xbox One: Console lançado em 22 de novembro de 2013. Ele se assemelha às características da PlayStation 4.

O que é PlayStation Plus?

PlayStation Plus é um serviço da Sony baseado em uma assinatura mensal para jogos online nos consoles PlayStation 4 e 5. Ele também oferece outros serviços, como acesso gratuito a videogames, descontos e promoções na Play Store, ou espaço de armazenamento em nuvem (100 GB).

O serviço PlayStation Plus é obrigatório se você quiser obter o máximo do seu PlayStation 4 porque o jogo online é muitas vezes um dos destaques dos videogames.

Os modos competitivos em videogames estão crescendo exponencialmente.

Nós recomendamos a compra deste serviço quando você compra seu PS4, com a possibilidade de pagar por 1 mês, 3 meses ou 1 ano.

A PlayStation se encontra em um mercado com concorrentes difíceis. (Fonte: Gagnepai: nTYoA7O_OmPc/ Unsplash.com)

Critérios de compra

Nesta seção vamos explicar quais são os critérios mais importantes que você tem que seguir ao comprar sua PlayStation 4. Como já dissemos, existem diferentes modelos PS4, então você terá que aplicar cada critério a cada um desses modelos. Os critérios a seguir são:

Memória

Este é um critério muito importante ao avaliar qual PlayStation 4 comprar porque nem todos eles têm a mesma capacidade de armazenamento. A longo prazo pode ser um sério problema não ter espaço de armazenamento suficiente, pois você não poderá comprar jogos online, baixar atualizações ou vários arquivos, assim como o console não funciona corretamente.

Podemos encontrar diferentes tamanhos de armazenamento dependendo de qual modelo de PlayStation 4 é. Abaixo indicamos a gama de armazenamento que existe:

  • PlayStation 4 regular: Capacidade mínima de 250 gigabytes e máxima de 1 terabyte.
  • PlayStation 4 Pro: Neste caso, nós podemos encontrar apenas 1 terabyte de capacidade
  • PlayStation 4 Slim: Há uma opção de 500 gigabytes e 1 terabyte.

A PlayStation 4 pertence à empresa japonesa Sony e faz parte da oitava geração de consoles de jogos. (Fonte: Estes: hP8B_KYRoFE/ Unsplash.com)

Resolução

Para este critério diferentes fatores têm que ser levados em conta. Em primeiro lugar, a qualidade 4K é quatro vezes maior do que o padrão (1080p HD). Esta qualidade só pode ser desfrutada no PlayStation 4 Pro, embora todos os consoles PS4 estejam equipados com HDR (High Dynamic Range). Neste console, a melhor resolução possível é selecionada automaticamente.

Aqui está um vídeo comparando a resolução de diferentes modelos com diferentes resoluções da PlayStation 4.

Se sua TV não tem capacidade de 4K, nós não recomendamos a compra do modelo PS4 Pro, pois você não conseguirá obter o desempenho de resolução total com ele. Se você tem uma TV 4K, a opção PS4 Pro é altamente recomendada, pois você notará a ótima qualidade de imagem.

Pacote de add-ons

Normalmente, o pacote PlayStation 4 vem com o próprio console e um controlador Dualshock sem fio. Mas existem diferentes ofertas e/ou promoções que têm pacotes com muitos mais add-ons para o seu console. Entre alguns dos complementos extras que você pode encontrar, existem:

  • Um controlador Dualshock extra
  • Cartões pré-pagos PlayStation
  • Volante e pedais sem fio PS4
  • Kit de realidade virtual
  • Videogames

Este último add-on é muito comum de se encontrar, pois eles geralmente lançam ofertas que incluem o console junto com um ou mais videogames. Ele reduz o preço em comparação com se você o comprar separadamente, mas os videogames não são sua escolha, você terá que se contentar com os oferecidos pela promoção.

Edições exclusivas

As colaborações entre as marcas estão se tornando muito na moda. A Sony está aproveitando esta tendência para colaborar com diferentes instituições e marcas, trazendo à tona edições especiais de seus produtos. Também acontece com a PlayStation 4 onde temos visto edições especiais com filmes como Spider-Man ou Hitman, Real Madrid, com videogames como Call of Duty Black ops III, God of War, ou Uncharted 4 entre outros.

Essas edições especiais têm um preço mais alto do que um PS4 normal, e podem até aumentar de valor com o tempo. Portanto, a sua compra deve ser bem pensada porque você terá que gastar muito dinheiro.

Um dos principais acessórios do PS4 é o Playstation VR (Realidade Virtual). (Fonte: Stone: dkb3wApu5XQ/ Unsplash.com)

Periféricos

Há muitos e variados componentes que podem ser conectados à PlayStation 4. Desde volantes para carros ou jogos de direção, passando pelo PlayStation Move sensível ao movimento, a câmera PlayStation, fones de ouvido ou outros controladores profissionais.

Um dos acessórios estrela do PS4 é o Playstation VR (Realidade Virtual).

Estamos nos referindo à plataforma de realidade virtual que a Sony lançou em 2016 e que oferece muitas possibilidades como: experiência de realidade virtual diretamente na tela da TV, opção de modo autônomo como segundo jogador, e desfrutar de um dos melhores óculos de realidade virtual do mercado.

Sumário

Desde que a Sony lançou seu primeiro modelo PlayStation 4 em 10 de junho de 2013, o console de jogos se estabeleceu como um dos produtos estrela em entretenimento. Ao longo dos anos, diferentes modelos foram lançados e têm sido avaliados muito positivamente.

A PlayStation 4 oferece uma grande variedade de videogames em diferentes categorias e com os melhores modos online já criados. Além disso, a PlayStation 4 traz consigo outros serviços como aplicativos multimídia, redes sociais, o serviço PlayStation Plus e o novo kit de realidade virtual. As possibilidades deste console são muitas, não espere ser informado sobre isso e compre sua PlayStation 4 agora.

(Fonte da imagem em destaque: InspiredImages: 2326616/ Pixabay.com)

Resenhas