Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Se você quer otimizar o desempenho do seu notebook ou computador, seja bem-vindo! No artigo de hoje, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a placa mãe Asus, uma das melhores da categoria.

A Asus conta com uma grande linha de placas mãe e cada uma delas é destinada a um objetivo diferente. Por isso, a seguir, nós vamos mostrar quais são as caraterísticas que você deve levar em consideração para comprar a melhor placa mãe da Asus.

Primeiro, o mais importante

  • A Asus é uma das maiores fabricantes de placa mãe atualmente e, por isso, oferece diversas opções.
  • Você pode comprar uma placa mãe Asus para melhorar o desempenho do seu PC seja para trabalhar, estudar ou jogar videogames.
  • Para escolher a melhor placa mãe é preciso considerar alguns critérios que diferenciam um modelo de outro.

Melhores placas mãe da Asus: Nossas recomendações

Se você busca por uma placa mãe para o seu PC, provavelmente já tem um objetivo em mente. Sabendo disso, a Asus tem uma grande variedade de modelos disponíveis à venda. Para facilitar a sua escolha, nós listamos a seguir as melhores placas mãe da Asus. Confira:

A melhor placa mãe como um todo

A placa-mãe Asus M5A78L-M PLUS conta com tecnologia AMD Cool n Quiet, soquete do tipo AMD AM3 e memória 4x DDR3 com 32 GB de espaço. Além disso, esse modelo conta com slots de expansão PCIe 2.0 e portas SATA de 3Gb/s.

A melhor placa mãe Asus básica

A Prime A320M-K é uma placa mãe da Asus básica, ideal para processadores AMD com soquete AM4. Destinada a quem pretende montar um PC de baixo custo, com processadores Ryzen, esse modelo de placa-mãe tem tamanho da memória de 32 GB e capacidade de armazenamento de 2048 MB.

A melhor opção de placa mãe para videogame

A placa-Mãe asus para Intel 1151 modelo ROG STRIX Z390-F Gaming é ideal para quem quer alto desempenho para jogar. Esse modelo possui tecnologia de memória DDR4 com capacidade para 64GB, além de 4 slots de memória, interface da placa de vídeo PCI-E e quatro portas USB 2.0.

Guia de Compra

A placa mãe é um dos componentes mais importantes de um computador, já que é ela que realiza a comunicação entre todos os outros elementos.

Por isso, tanto para quem pretende montar um PC ou quem quer apenas melhorar a eficiência de um notebook, a escolha da placa mãe certa é essencial. Mas como são muitas marcas e modelos disponíveis no mercado, hoje vamos explicar tudo sobre uma das top de linha: A placa mãe Asus.

Mãos mexendo em uma placa mãe.

A placa mãe é parte essencial de um computador. (Fonte: Soonios Pro/ Pexels.com)

Porque você deve investir na placa mãe Asus?

Assim como as melhores placas mães disponíveis no mercado, também os modelos da Asus contam com elementos básicos, como slots da memória RAM e de expansão, conectores dos drivers de armazenamento, portas USB, chipset, entre outros.

Mas o que diferencia a placa mãe da Asus de outras fabricantes é, principalmente, o investimento em variedade. Hoje a Asus oferece placas mães para todos os objetivos e bolsos.

Por exemplo, na Asus você vai encontrar modelos de placas mãe voltados para quem precisa de um computador simples, seja para trabalhar ou estudar, além de opções para quem quer montar um PC Gamer poderoso.

Placa mãe da marca Asus.

A placa mãe da Asus tem a garantia de eficiência e qualidade da marca. (Fonte: WikimediaImages / Pixabay.com)

Por conta da variedade que a Asus oferece, você pode usar a placa mãe para substituir a já existente no seu computador com o objetivo de melhorar o seu desempenho, como também pode trocar a atual que pode estar danificada.

Sem contar que ao comprar uma placa mãe da Asus você ainda pode montar um novo computador.

O fato é que, por conta da tecnologia de ponta aplicada na fabricação desse tipo de produto, a Asus é hoje uma das mais conhecidas fabricantes do segmento de placas mãe no mercado mundial.

Quais as principais linhas de placa mãe da Asus?

Como vimos, existem muitos modelos de placa mãe na Asus, e cada uma serve a um objetivo.

Para você ter uma noção das opções que encontrará à venda, listamos a seguir as características das principais linhas de placa mãe Asus. Veja:

  • Linha Maximus: Essa é a linha top de placas mãe da Asus. Alguns dos modelos são:  Maximus XI Extreme, que possui dois conectores EPS de oito pinos e modo LN2 para overclocks extremos; e a placa mãe Maximus XI Formula que conta com revestimento térmico e um waterblock CrossChill III embutido.
  • Linha ROG Strix: Considerada a família intermediária de placas-mãe da Asus, e voltada para quem quer um PC para jogar videogame, a linha Rog Strix conta com os seguintes modelos: Strix Z390-E Gaming, Z390-F e Z390-H. A Strix Z390-E é a única que possui Wi-Fi embutido.
  • Linha TUF Gaming: Outra linha voltada para games, as placas-mãe da Asus TUF Gaming possui os modelos TUF Z390-Pro Gaming e TUF Z390-Plus Gaming, que se diferenciam basicamente porque a opção Pro não possui Wi-Fi embutido.
  • Linha Prime: Aqui você vai encontrar as placas mãe de entrada da Asus, com dois soquetes M.2, Gigabit Ethernet, quatro USB 3.1 Gen 2 e um conector Type-C.

Como escolher o melhor formato e tamanho da placa mãe Asus?

O primeiro item que você deve observar na hora de comprar a placa-mãe Asus é o tamanho. Você vai encontrar a placa mãe com tamanhos variados e que são identificados pelas seguintes siglas: ATX, Extended ATX, Micro-ATX, Mini-ITX e Thin Mini-ITX.

Mas, de modo geral, as placas-mãe da Asus possuem três padrões. Confira a seguir quais são elas, seus formatos e objetivos de uso:

Tamanho Indicação de uso
Micro ATX 24,4 cm de comprimento X 24,4 cm de largura Computadores de escritório
Mini ATX 15 cm de comprimento X 15 cm de largura Mini PCs
ATX 30,5 cm de comprimento X 24,4 cm de largura Computador para videogames ou de trabalho

Como funciona a assistência técnica para a placa mãe Asus?

Se você observar algum problema no funcionamento da placa mãe Asus saiba que é possível ter acesso a assistência técnica da marca.

Ainda que a assistência técnica para reparo da placa mãe Asus esteja centralizada no estado de São Paulo, o serviço costuma estar disponível gratuitamente enquanto o produto estiver dentro da garantia.

Você deve enviar o produto pelos Correios para assistência técnica em São Paulo.

Ou seja, se você mora em outro estado, você deve enviar o produto pelos Correios para assistência técnica em São paulo.

Mas, antes, é preciso acessar o site oficial da Asus e seguir as instruções para a geração de um código postal e de envio.

De acordo com a Asus, o procedimento de envio é gratuito e a devolução do aparelho será realizada da mesma forma, pelos Correios, em um prazo máximo de 30 dias.

Mas, antes, uma avaliação da placa mãe será realizada e, se detectado mau uso ou se a cópia da nota fiscal não for encaminhada juntamente com o aparelho, o reparo pode gerar  um orçamento.

foco

Você sabia que o nome ASUS teve origem na palavra ‘pegasus’?

Pegasus é o nome do cavalo alado da mitologia grega que simboliza sabedoria e conhecimento.

Hoje, a Asus é a empresa de tecnologia líder em Taiwan, na China, e cria produtos para PC, tablets, servidores e smartphones.

Quanto custa e onde comprar a placa mãe Asus?

O preço da placa mãe da Asus vai depender da linha, modelo e das configurações técnicas. Por isso, de modo geral, você vai encontrar esse produto custando entre R$ 250 e R$ 10 mil.

Para comprar, você pode optar por lojas especializadas em produtos de informática, além de lojas de departamento e até em hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Carrefour.

Mas se você quer adquirir a sua placa mãe Asus do conforto de casa e ainda contar com preços promocionais, recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher a placa mãe Asus

Na hora de comprar a melhor placa mãe da Asus você vai precisar escolher entre as configurações disponíveis de cada modelo.

Para isso, é importante levar em consideração o seu objetivo de uso do PC ou notebook. Para facilitar, listamos abaixo os principais itens que diferenciam um modelo de outro. Veja:

A seguir, nós vamos explicar de forma detalhada como você deve levar em conta cada um desses critérios.

Intel ou ADM

Na hora de comprar a placa mãe Asus é importante considerar o tipo de plataforma, que pode ser compatível com processadores Intel ou AMD.

Dentro de cada plataforma existem ainda vários modelos que se diferenciam, basicamente, pela capacidade ou não de suportar overclock e várias placas de vídeo. Confira a seguir uma lista com os principais:

  • Intel B360: Ideal para montar um computador econômico;
  • Intel Z390: Voltado para equipamentos de jogos de última geração;
  • AMD A320: Projetado para os equipamentos mais baratos;
  • AMD B450: Ideal para computadores de games;
  • AMD X399: É o AMD mais avançado, para quem quer equipamentos muito potentes.

Soquete

Juntamente com o tipo de processador que você escolher, você precisa considerar o soquete da placa mãe Asus. O soquete é o que garante que o chips serão instaladas nas placas.

Em geral, na Asus você vai encontrar os seguintes soquetes: 2066, 1151, ADM Socket sTRX4 ou AM4, além da AMD AM3+ e FM2+.

Tipo de memória

Observe também a memória da placa mãe Asus, que deve ser compatível com a memória do seu computador.

Por exemplo, se você utilizar uma memória do tipo DD5 no seu PC, não poderá comprar a placa mãe da Asus que tem memórias DD4 ou DD3, já que essas são inferiores.

Também é necessário saber quantos slots para memória tem a placa antes de adquiri-la.

Placa de vídeo

Outro critério que você deve levar em consideração na hora de comprar a placa mãe da Asus é a compatibilidade dela com a placa de vídeo.

Mais do que isso, é importante também verificar se a placa mãe suporta ou não a instalação de mais de um placa de vídeo. Afinal, quanto mais placas de vídeo melhor será o desempenho do seu computador.

Tecnologia e conectividade

Verifique também se a placa mãe Asus que você escolher oferece as conectividades que você precisa como, por exemplo, USB e Wi-Fi e/ou Bluetooth.

Além disso, analise o número e o tipo de conectores SATA disponíveis. Na Asus você vai encontrar modelos de placa mãe com as seguintes opções: USB 3.1, U.2, SATA 6Gb/s, USB 3.0, PCle 3.0.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.