Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Se você estiver procurando por uma placa gráfica, você notará que existem atualmente mais de 2000 produtos no mercado. Além disso, há sempre modelos novos e modernizados e designações confusas. Para o consumidor médio, é muito difícil acompanhar o que está disponível e o que atende às suas necessidades.

Com nosso teste de placa gráfica 2021 nós queremos ajudá-lo a encontrar a melhor placa gráfica para as suas necessidades. Nós comparamos diferentes tipos de placas gráficas e listamos suas vantagens e desvantagens. Isto deve tornar a sua decisão de compra mais fácil e simples possível.




O mais importante

  • Ao escolher a placa gráfica certa, é importante saber para que você quer usar o seu PC. Você vai usá-lo para jogar jogos graficamente exigentes ou apenas para trabalhar?
  • A placa gráfica mais poderosa e cara nem sempre é necessária para você. Se você usa funções de escritório padrão, navega na Internet e usa aplicativos multimídia padrão, uma placa gráfica de nível básico é perfeitamente adequada. Os computadores atuais geralmente têm uma placa gráfica adequada incorporada ou integrada ao processador gráfico.
  • Se você quiser usar seu PC para gráficos ou processamento de vídeo, jogos de alta resolução ou programas CAD, você não deve economizar na placa gráfica. Neste caso, ele é o componente mais importante do PC.

Placa gráfica: nossa recomendação dos melhores produtos

A seguir mostraremos quais aspectos você pode usar para decidir entre as muitas placas gráficas possíveis. Nos parágrafos seguintes, vamos explicar quais são os critérios individuais.

Os critérios que você pode usar para comparar placas gráficas incluem:

Memória gráfica

Muitas pessoas cometem o erro de focar apenas no tamanho da memória da placa gráfica, mas nem sempre é necessário ter uma memória enorme. Se você não estiver jogando em vários monitores de alta resolução, uma memória menor será suficiente, porque a maioria dos jogos é otimizada para isso.

A melhor coisa a fazer é se orientar para os tamanhos médios de memória atuais. Se você usar a placa gráfica para jogos, você deve escolher pelo menos 4 GB a 16 GB. Menos é o suficiente para o trabalho normal do computador.

A memória gráfica desempenha um papel muito importante. Além do tamanho da memória, os fatores mais importantes são a largura de banda e a velocidade do relógio.

Velocidade do relógio:

Uma placa gráfica com maior velocidade do relógio e menor tamanho de memória pode ser a melhor escolha.

Entretanto, ainda mais importante do que o tamanho da sua memória é a velocidade do relógio. Quanto maior a velocidade do relógio da GPU e maior a velocidade efetiva do relógio RAM, mais rápido a placa gráfica pode processar informações e entregar imagens da mais alta qualidade mais rapidamente. O cartão gráfico com um relógio de memória mais baixo muitas vezes acaba sendo menos potente, mesmo que ele tenha significativamente mais memória.

Largura de banda e tipo de memória: A largura de banda de memória é crucial se você quiser obter o desempenho total da sua placa gráfica. A maioria das placas gráficas atuais são equipadas com memória DDR3. Para iniciantes, os módulos DDR2 são muitas vezes suficientes. No setor de jogos, você deve definitivamente optar pela memória DDR5 para ganhar mais desempenho e velocidade.

Você pode ver claramente aqui que você deve prestar atenção a todos os componentes em combinação, especialmente quando se trata de memória, porque isto tem um efeito significativo no desempenho da sua placa gráfica.

Compatibilidade com outros dispositivos

Tamanho: Dependendo se você deseja comprar uma placa gráfica instalada internamente ou uma externa, você deve verificar as dimensões. Nem todas as caixas de computador têm a mesma quantidade de espaço para a sua placa gráfica.

Seria irritante se sua nova placa gráfica não coubesse no final. Com placas gráficas externas, você é um pouco mais livre em sua decisão, já que você não depende do alojamento do seu computador.

Conexões e interfaces: Como você também precisa conectar sua placa gráfica à fonte de alimentação e ao monitor, você deve descobrir quais conexões tornam isso possível antes de comprar.

Existem os chamados conectores de alimentação de 6 ou 8 pinos, para interfaces ISA, PCI, AGP e PCI Express. A melhor coisa a fazer é verificar como sua placa gráfica antiga estava conectada à placa principal e à tela. O PCI-Express (PCI-e) já é a norma nos computadores atuais.

Especialmente se você quiser conectar a placa gráfica a vários monitores, ela deve ter uma conexão HDMI 2.0 ou DisplayPort 1.2 para tirar o máximo proveito de seu desempenho.

Resolução: Para uma ótima visualização, sua placa gráfica também deve combinar com os outros componentes do seu sistema. Acima de tudo, a resolução da tela do seu monitor deve se harmonizar com a da placa gráfica.

Para garantir a melhor transmissão, você deve escolher uma placa gráfica que tenha uma conexão DVI. Para full HD, sua placa gráfica precisa de pelo menos 1920 x 1080 pixels. Isto é ideal se você quiser assistir filmes, por exemplo.

Se você quiser jogar jogos de alta resolução, você estará em resoluções acima de 1920 x 1080 pixels, e você também precisará de um conector dual-link em sua placa gráfica para conectá-la ao monitor.

Geração de calor e tipo de resfriamento

A forma como sua placa gráfica é resfriada tem um impacto significativo em seu desempenho. Se ficar muito quente, o desempenho vai sofrer. Para evitar que a placa gráfica superaqueça, o calor deve ser dissipado constantemente. Há duas maneiras de se fazer isso: Sistemas de resfriamento passivo e ativo.

O requisito mínimo é o resfriamento passivo através do calor desperdiçado.

Se você colocar muita tensão na sua placa gráfica, você deve usar o resfriamento ativo. Aqui nós distinguimos entre duas variantes. Um deles é o resfriamento com um simples ventilador, que também é a forma mais comum e está instalado no cartão. Dependendo da placa gráfica, pode haver até três ventiladores.

Por outro lado, há o resfriamento da água. Esta variante é muito mais silenciosa, mas também mais cara.

Ao contrário dos resfriadores de ar, o calor na placa gráfica é dissipado principalmente com a ajuda da água do resfriador, que é bombeada em circuito fechado para um radiador onde o calor é liberado para o ar. Os sistemas de resfriamento de água são os mais eficientes sistemas de resfriamento para usuários normais.

O resfriamento passivo não requer um ventilador. O calor desperdiçado é transportado para longe da placa gráfica através de materiais condutores de calor. Isto é completamente silencioso, ao contrário do resfriamento por ventiladores, mas não pode dissipar quase tanto calor quanto é necessário quando a placa gráfica está trabalhando sob carga alta.

Consumo de energia

Todos os componentes do seu computador consomem energia, mas a placa gráfica, juntamente com o processador, é geralmente responsável pelo maior consumo.

Com placas gráficas de alta qualidade em dispositivos high-end, isto pode ser entre 200 e 300 watts. Ao surfar e trabalhar normalmente, no entanto, o consumo normalmente está entre 10 e 30 watts.

Mesmo assim, certifique-se de que seu suprimento de energia tenha reservas suficientes para absorver o alto consumo. Para placas gráficas de jogos de alta qualidade, fontes de alimentação de alta qualidade com 450 watts ou mais podem ser úteis e necessárias.

Decisão: Que tipos de placas gráficas existem e qual é a mais adequada para você?

Placas gráficas estão disponíveis em muitas empresas, mas os chips gráficos incorporados são principalmente de um dos dois grandes fabricantes: AMD ou Nvidia.

Fabricante Vantagens Desvantagens
AMD mais barato que o Nvidia, com desempenho semelhante, os jogos podem ser re-afiados com filtros maior consumo de energia, maior necessidade de ventilação, maior ruído, só pode manusear FreeSync
Nvidia silencioso, baixo consumo de energia, os jogos podem ser re-afiados com filtros, pode manusear G-Sync e Adaptive Sync tem um preço mais alto

Nvidia

Se o preço é apenas de importância secundária, as placas gráficas Nvidia têm a borda. Com ótimo desempenho, os chips gráficos quase não oferecem nenhum fator de acompanhamento negativo.

Devido ao seu baixo consumo de energia, ele não gera enorme calor mesmo sob carga máxima. Isto significa que ele não precisa esfriar tanto, o que por sua vez leva a quase nenhum ruído aéreo.

Nvidia vende modelos sob o nome GeForce. Além de sua própria tecnologia G-Sync, Nvidia também suporta o padrão aberto Adaptive Sync. Isto permite que os chips da Nvidia utilizem múltiplos tipos de display.

Guia: Perguntas freqüentes sobre placas gráficas respondidas em detalhes

Se você quiser equipar seu computador com uma nova placa gráfica, você certamente terá algumas perguntas que você gostaria de ter esclarecido antes. Em nosso grande guia de placas gráficas, selecionamos as perguntas mais importantes e mais freqüentes dos clientes e as respondemos claramente.

Nosso guia deve ajudá-lo a encontrar a placa gráfica perfeita para você no mercado.

O que é uma placa gráfica e porque você precisa de uma?

A placa gráfica é responsável pelo desempenho do computador em aplicações gráficas. Também é chamada de GPU, que significa Unidade de Processamento Gráfico. Ele recebe os dados do computador e os utiliza para calcular a imagem para o monitor.

Grafikkarte-1

Se o interior do seu computador o permitir, você pode instalar sua nova placa gráfica. Se não houver espaço suficiente, você terá que usar uma solução externa. (Fonte da imagem: Rafael Pol /Unsplash)

Com a solução onboard, a placa gráfica é integrada diretamente na placa principal do processador principal. Aqui, parte da memória principal é usada como memória gráfica.

Isto não torna a placa tão poderosa como uma placa gráfica externa, que tem sua própria memória. As placas gráficas externas são mais poderosas do que as soluções embarcadas.

Se você quer ter uma foto em seu computador, você precisa de uma placa gráfica, caso contrário ela permanece preta. Ele controla a exibição da imagem e tira a carga do processador quando você quer jogar jogos ou assistir a filmes.

Como eu posso fazer overclock da minha placa gráfica?

Se seus jogos não funcionarem bem ou se o seu computador não julgar durante os aplicativos gráficos, sua placa gráfica provavelmente atingiu seus limites.

Para melhor desempenho, você pode otimizar um pouco sua placa gráfica, isto é chamado de overclocking. Quanto mais alto você fizer overclock na sua GPU, mais poder de computação ela terá.

O overclock em si é seguro hoje em dia. As placas gráficas são equipadas com vários mecanismos de segurança para que elas não se incendiem se você fizer overclock delas.

No entanto, se você notar que o computador trava ou trava, você deve reduzir um pouco a freqüência do relógio.

Outra coisa a ter em mente é que uma velocidade de relógio mais alta pode teoricamente encurtar a vida da sua placa gráfica.

Funciona com uma potência muito maior do que aquela para a qual foi projetado. Além disso, você pode ter problemas com a garantia se você precisar.

Posso rodar vários monitores ao mesmo tempo com minha placa gráfica?

Uma solução com 2 conectores DVI permite que você execute vários monitores ao mesmo tempo com sua placa gráfica.

Se você quiser conectar mais de dois monitores, você pode conectar duas ou mais placas gráficas juntas para formar uma rede de placas gráficas.

Entretanto, tanto a sua placa principal quanto a sua placa gráfica devem suportar esta opção.

Se você estiver trabalhando em vários programas ao mesmo tempo, fazendo edições de vídeo exigentes ou jogando jogos elaborados, vários monitores podem melhorar significativamente o seu fluxo de trabalho ou experiência de jogo.

Onde eu posso ver qual placa gráfica está conectada?

Se você quiser ver qual placa gráfica está atualmente instalada no seu computador, você pode fazer isso facilmente no Gerenciador de Dispositivos. Você pode ver os passos na seção seguinte

  1. Pressione o atalho

[Windows] + [X] simultaneamente. No menu que se abre, selecione "Device Manager".

  • Procure por "Placa Gráfica" e abra a aba.
  • Clicando duas vezes na placa gráfica que apareceu antes, você pode chamar todas as informações sobre a sua placa gráfica.
  • Existem

    alternativas para uma placa gráfica?

    Se você quiser fazer qualquer trabalho em seu computador que exija que você reproduza imagens, em outras palavras, qualquer coisa que você possa fazer em um computador, você precisa de uma placa gráfica. Portanto, não há alternativas. Você não pode executar suas aplicações sem uma placa gráfica.

    Grafikkarte-2

    A placa gráfica é um componente importante do computador. Com dois ventiladores ativos, ele é projetado para um desempenho superior.
    (Fonte da imagem: Christian Wiediger /Unsplash)

    Se você comprou um novo computador e não está satisfeito com a placa gráfica já instalada, você pode, é claro, substituí-lo por um modelo adequado que lhe ofereça mais desempenho. Não há praticamente nenhum limite superior.

    Como faço para limpar uma placa gráfica?

    Se você usa seu computador para fins de trabalho normal, você não precisa necessariamente limpar a placa gráfica. Como há sempre o risco de danificar os chips e conexões sensíveis, você deve evitar qualquer intervenção desnecessária.

    Se a placa gráfica estiver apenas em uso normal, ela não precisa ser limpa.

    Entretanto, se a limpeza for inevitável, nós recomendamos primeiro remover a sujeira grosseira com um secador de cabelo em modo de ar frio.

    Se a placa gráfica estiver muito suja, por exemplo, após muitos anos de uso, ela deve ser limpa de forma mais intensiva. Quanto mais farto for, mais quente fica e os ventiladores não podem mais remover o calor.

    Neste caso, há algumas noções básicas a serem levadas em conta

    1. Desconecte o computador da fonte de alimentação.
    2. Desconecte o monitor e outros dispositivos do PC.
    3. Agora remova a placa gráfica.
    4. Remova a sujeira grosseira com um secador de cabelo em ar frio.
    5. Você pode limpar grandes áreas com um pano antiestático.
    6. Você pode limpar áreas de difícil acesso com uma escova antiestática ou cotonete.

    Se você quiser ser muito minucioso, você também pode desatarraxar os componentes individuais da placa gráfica, mas você já deve ter alguma experiência para isso.

    Quais são os sinais de que a placa gráfica está com defeito?

    Se a sua placa gráfica não estiver mais funcionando corretamente, isto pode aparecer de várias maneiras.

    • Traços cintilantes aparecem na tela em vários lugares. Você deve desligar o computador imediatamente após fechar todas as aplicações.
    • Seu computador continua travando quando você joga jogos ou usa aplicativos gráficos intensivos.
    • Sua tela permanece preta. Se você ouvir oito bipes curtos ou um longo e dois curtos, isso geralmente significa que a placa gráfica não pode ser encontrada ou está com defeito.

    Estes sinais podem ter várias causas, e você deve definitivamente verificar você mesmo ou ter um especialista para verificar se o problema é com a placa gráfica.

    Fonte das fotos: Klemenchenko/ 123rf.com

    Por que você pode confiar em mim?

    Resenhas