
Como escolhemos
Você é um gamer apaixonado ou procura maior capacidade gráfica para seus projetos de trabalho? Então é importante você conhecer um pouquinho mais sobre a placa de vídeo AMD.
Mesmo para os mais entusiastas, realizar a compra de uma pela primeira vez pode parecer bastante complicado, principalmente com tantas nomenclaturas envolvidas. Confira nossa análise completa para não se perder.
Índice
O mais importante
- A placa de vídeo tem grande impacto na qualidade gráfica do computador, mas é importante não esquecer que outros fatores como processador e memória RAM também são importantes.
- O maior problema ao adquirir uma placa de vídeo é verificar se ela é compatível com sua placa mãe, então lembre-se de ler com atenção as especificações do produto.
- As placas de vídeo não são exatamente baratas, então antes de comprar, verifique qual o seu perfil ao utilizar o computador e quais programas você pretende usar para escolher o modelo mais adequado.
Placa de vídeo AMD: nossa recomendação dos melhores produtos
Vamos admitir, quem não gosta de dar aquele upgrade no computador para rodar games de última geração? Ou então levar o nível do seu trabalho? A AMD tem placa de vídeos para todas as situações. Veja alguns modelos que separamos para você.
Guia de compra: o que você precisa saber sobre a placa de vídeo AMD
Infelizmente, esse é um dos pontos que pode te deixar confuso ao escolher qual vai se encaixar melhor em seu computador, ou se será necessário realizar outros upgrades. Veja mais informações e dicas em nosso guia de compra.
Por que a AMD se destaca no mercado de tecnologia?
Porém, foi apenas em 1991 que a empresa começou a se destacar de suas concorrentes com o processador AM386, entrando de vez na briga com a Intel, uma disputada que perdura até os dias de hoje.
O próximo passo foi entrar também no mercado de placas de vídeo, oferecendo preços competitivos em produtos de altíssima qualidade.
Hoje a AMD investe pesado no desenvolvimento de novas tecnologias, tanto na área de jogos, realidade aumentada e virtual. Certamente, eles não vão parar tão cedo.
Quais as vantagens e desvantagens da placa de vídeo AMD?
Seus modelos são compatíveis com tecnologias OpenGL, DirectX e FreeSync, que ajuda a deixar as imagens com maior fluidez.
Eles oferecem ótimos GPU para gamers, assim como a Série Radeon™ Pro para profissionais de criação de mídia e entretenimento, que precisam de maior poder de processamento.
No entanto, é preciso verificar algumas desvantagens, como o alto consumo energético e o fato de que alguns monitores não são compatíveis com a tecnologia FreeSync, o que pode comprometer o desempenho.
Quais os diferentes tipos de placa de vídeo AMD?
Nessa tabela vamos nos concentrar naqueles oferecidos diretamente no site do fabricante, já que alguns modelos são fabricados em parceria com outras empresas de tecnologia.
A Radeon™ RX Série 400 é indicada para gamers e usuários casuais, contendo quatro 3 modelos e com os preços mais acessíveis do mercado.
Já a Radeon™ Série 500 é ideal para usuários intermediários, com 4 modelos diferentes com diferentes capacidades de memória e processamento. Elas podem ser encontradas em uma faixa de preço intermediário.
Mais moderna, a Radeon™ RX Série 500 é perfeita para gamers mais exigentes. Ela possui 5 modelos, com opções para agradar até mesmo os mais entusiastas. Infelizmente, isso as torna um pouco mais caras.
E, na vanguarda, a Radeon™ 5700 Series conta com 11 modelos diferentes, todas ótimas tanto para jogos quanto aplicações gráficas. Com isso, é natural que elas estejam entre as mais caras do mercado.
Com tantas opções, vale a pena considerar as especificações técnicas de cada uma antes de realizar a compra.
Radeon™ RX Série 400 | Radeon™ Série 500 | Radeon™ RX Série 500 | Radeon™ 5700 Series | |
---|---|---|---|---|
Indicação de uso | Para gamers e usuários casuais | Ideal para usuários intermediários | Perfeito para gamers mais exigentes | Ótimo para jogos mais modernos e aplicações gráficas |
Modelos | 3 | 4 | 5 | 11 |
Preço | Estão entre os mais baratos do mercado | Faixa de preço intermediário | Custam um pouco mais caro | São as mais caras da AMD |
Como verificar a compatibilidade da placa de vídeo AMD com minha placa mãe?
Atualmente, a maioria das placas de vídeos modernas utilizam o padrão PCIe 16x, com algumas poucas compatíveis com interface AGP ou PCI 3.0.
Para fazer a identificação, você pode recorrer a softwares que realizam a identificação de hardwares instalados em seu computador, ou até mesmo no Painel de Controle do Windows.
Eu sei, pode não parecer uma tarefa muito fácil, principalmente com tantos modelos disponíveis. Felizmente, a AMD oferece um site completamente em português e muitas lojas oferecem uma lista de compatibilidade.
Confira abaixo alguns artigos que podem ajudá-lo a entender um pouco melhor sobre a placa mãe, CPU e como integrar uma placa de captura de imagens para aproveitar ao máximo todo o potência de sua AMD.
Critérios de compra: O que analisar antes de comprar uma placa de vídeo AMD
Ao longo de nosso guia de compras você pôde entender um pouco mais sobre a importância de uma boa placa mãe, aprendeu a como verificar a compatibilidade com a placa mãe, além de outras informações úteis.
Mas, antes de finalmente escolher aquela placa de vídeo AMD que vai transformar seu computador em uma verdadeira máquina gamer, é preciso estar atento a algumas especificações técnicas.
Memória
Uma das primeiras coisas que você nota ao pesquisar sobre as placas de vídeo AMD é a memória, identificada em GB. Esse é um dos fatores responsável pela potência do hardware ao lidar com informações e elementos gráficos.
O natural é pensar que quanto maior a memória, mais poderosa será sua placa, mas isso também depende de suas especificações.
Nos modelos mais atuais, por exemplo, a memória segue um padrão GDDR5, muito mais potente do que as placas antigas, que utilizavam memória DDR3. E certamente a tecnologia vai continuar avançando.
Em um exemplo prático, uma placa de 2 GB GDDR5 pode ser mais eficaz do que uma com 4 GB de memória DDR3, então fique atento para não perder em performance.
Frequência
Outro fator muito importante para o desempenho da placa de vídeo é a frequência, também chamada de clock, que é medida em MHz e varia bastante de uma série (ou geração) para outra.
Esse é outro fator que varia muito de um modelo para o outro, então o ideal é que tanto a frequência quanto a memória sejam o mais alto possível para obter uma melhor performance.
Porém, com tantos modelos disponíveis, é possível encontrar um ótimo equilíbrio entre frequência e memória por preços bastante acessíveis.
Coolers
Assim como o processador, a placa de vídeo precisa de um ótimo sistema de refrigeração para que não haja problemas de superaquecimento.
E, como a AMD trabalha em parceria com várias outras empresas na fabricação de suas placas de vídeo, o número e o tipo de cooler podem variar muito de um modelo para o outro.
A principal preocupação aqui é verificar qual o modelo de cooler utilizado caso seja preciso realizar a troca.
Interface de saída e entrada
Conforme a evolução das placas de vídeo, o tipo de entrada e saída de áudio e vídeo também foi mudando. Nas séries mais antigas, por exemplo, ainda era utilizado o padrão VGA.
Hoje em dia ele já é considerado obsoleto, sendo substituído pelo famoso HDMI, capaz de transmitir imagens em alta resolução.
A dica aqui é verificar se o seu monitor é compatível com a placa de vídeo antes de realizar a compra, principalmente se o seu for de um modelo mais antigo.
Overclock
O Overclock é uma forma de forçar sua placa de vídeo a funcionar em todo o seu potencial initerruptamente, e o fabricante indica a frequência máxima que pode ser atingida na especificação do produto.
Vale lembrar que o Overclock acaba desgastando o hardware e gerando mais calor, então é preciso estar atento se você tem um sistema de refrigeração adequado.
Procure utilizar essa opção em momentos específicos, como naquele jogos mais pesados que exige um pouco mais para rodar redondinho, já que utilizar-se desse recurso em demasia pode prejudicar a vida útil da placa de vídeo a médio e longo prazo.
(Fonte da imagem destacada: Vladimir Malyutin/ Unsplash.com)