Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

81Comentários coletados

Você exige um áudio de qualidade superior ao realizar atividades como assistir a filmes e jogar vídeo-games em seu computador? Então hoje vamos falar sobre um acessório que pode ser a solução: A placa de som USB!

Com a placa de som USB, é possível alcançar um processamento de áudio muito superior ao que o seu computador consegue produzir por si só. Mas será que vale a pena fazer essa aquisição? Quais os melhores modelos? E as características para se prestar atenção? Fique atento nesse artigo para tirar todas as suas dúvidas!

Primeiro, o mais importante

  • A Placa de som USB é um periférico portátil e de fácil uso. É feita para quem quer melhorar a qualidade do áudio original de seu computador.
  • Por poder se conectar a alguns tipos de fones de ouvido, a placa de som USB é ótima para os gamers, que podem transportá-la para qualquer lugar que desejarem.
  • A maior parte das placas de som USB usam a tecnologia “plug and play”, o que dispensa instalação de software e torna o uso ainda mais fácil.

Os melhores modelos de placa de som USB: Nossas recomendações

Para os games exigentes

Se o que você procura é qualidade sonora para seus games, a HyperX produz a placa de som USB ideal! Esse modelo é totalmente plug and play, sem necessidade de instalação, e deve ser acoplada ao headset. A partir daí, proporciona experiência de áudio 7.1 surround, com cancelamento de ruídos e ótimo processamento de sinais.

A Placa de som USB simples e eficiente

A placa de som nativa de seu computador quebrou ou está com defeito? Então apresentamos um modelo capaz de substituí-la com baixo custo e eficiência. Também capaz de reproduzir 7.1 surround, ele deve ser ligado diretamente na entrada USB do notebook e, em seguida, passa a processar os sinais e reproduzi-los em boa qualidade sonora!

A Placa de som USB boa e barata

O que você precisa é de uma placa de som USB compacta, de fácil instalação e capaz de melhorar ou consertar o áudio de seu computador? Esse modelo é o ideal! Com ótimo custo-benefício, tem duas entradas para microfone e uma para fone de ouvido. Ainda conta com a vantagem de ser portátil, podendo ser levada a vários ambientes.

Guia de Compra

Você gostaria de saber mais sobre a placa de som USB antes de decidir adquirir uma? De conhecer quais as vantagens e desvantagens do produto? Compará-la com outros periféricos de áudio disponíveis no mercado?

Leia com calma esse setor do artigo: Nele, responderemos todas as perguntas mais frequentes sobre o produto!

Imagem mostra um homem jogando vídeo-game com um fone de ouvido.

A placa de som USB ajuda na qualidade do áudio dos vídeo-games. (Fonte: 11333328/ Pixabay.com)

O que é uma placa de som USB?

Todo computador vendido atualmente, seja desktop ou portátil, conta com uma placa de som atrelada à placa mãe. Porém, na maioria das vezes esse acessório serve apenas para as funções básicas do dia a dia, executando-as com boa qualidade.

Para algumas pessoas, essa qualidade de som básica que vem de fábrica com os computadores não é suficiente. Elas querem ou precisam de algo superior, capaz de reproduzir um áudio muito mais limpo, rico em detalhes e até mesmo com simulação de canais variados.

E uma das opções para essas pessoas é justamente a placa de som USB! Trata-se de um acessório que se conecta facilmente ao computador, através das entradas USB, e imediatamente melhora a reprodução de áudio.

A placa de som USB é uma ótima alternativa para quem está insatisfeito com a qualidade de áudio reproduzida por seu computador e quer uma solução rápida e eficiente!

foco

Você sabia que nos primórdios da informática, reproduzir voz, música ou sons em geral não era uma tarefa esperada dos computadores? Por isso, a primeira placa de som foi desenvolvida apenas em 1972, cortesia de Sherwin Gooch.

Com o boom dos computadores domésticos, os jogos e a reprodução de músicas passaram a crescer muito. E isso obrigou o desenvolvimento de bons periférios de áudio. A grande revolução nesse sentido aconteceu em 1989, com a placa SoundBlaster, da Creative Labs.

Quais as vantagens de uma placa de som USB?

A placa de som USB é um acessório pequeno e portátil, capaz de melhorar o áudio de um computador que conta apenas com seu periférico original. Assim, sua vantagem inicial já se torna bastante clara!

É possível transportar a placa de som USB para onde houver necessidade.

Você pode conectá-la diretamente no próprio computador ou em um headset com entrada USB, caso tenha um. Não há restrição ao uso em apenas uma máquina. É possível transportá-la para onde houver necessidade!

O preço é bastante acessível e o funcionamento muito simples, com a maior parte dos modelos sendo do tipo “plug and play”.

As únicas desvantagens são que a placa de som USB não consegue atingir uma real qualidade de áudio tão alta como modelos do tipo PCI, e que a reprodução em sistemas como 7.1 surround na verdade é apenas simulada, já que não há canais reais para isso.

Veja abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens da placa de som USB:

Vantagens
  • Melhora imediatamente o áudio de um computador em relação à placa original
  • É de fácil instalação, muitas vezes do tipo “plug and play”
  • Pode ser transportada com facilidade e usada em diversos computadores
  • O preço da maior parte dos modelos é acessível
Desvantagens
  • A reprodução de áudio em certos sistemas é apenas simulada
  • Não atinge a mesma qualidade sonora que placas do tipo PCI

Placa de som USB, onboard ou PCI?

Mencionamos acima que as placas de som do tipo PCI atingem qualidade sonora melhor do que as que se conectam por USB. Por que, então, não optar diretamente por elas?

Placas de som PCI têm esse nome por serem ligados por essa entrada à placa mãe de um computador. Isso torna seu uso em notebooks e computadores portáteis muito difícil. E faz com que seu transporte, um dos pontos fortes da placa de som USB, seja quase impossível.

Então, caso você queira uma qualidade de áudio melhor para um computador desktop específico, vale mais escolher uma placa PCI. Mas se você pretende ter um acessório portátil e que pode ser usado em notebooks, prefira a USB.

Placa onboard é como é chamada a que já vem com o computador, soldada à placa-mãe. Você deve ficar com ela caso não se importe que sua máquina reproduza áudio em melhor qualidade. Se está satisfeito com o que ela proporciona a filmes, games, músicas ou trabalho, não há porque desembolsar dinheiro extra!

Na tabela a seguir, comparamos os três tipos de placas:

Placa de som USB Placa de som PCI Placa de som onboard
Portabilidade Portátil Não é portátil Não é portátil
Qualidade do áudio Alta Muito alta Média
Recomendação Melhorar a qualidade de áudio em um notebook ou em computadores variados Melhorar a qualidade do áudio em um computador desktop específico Continuar com a qualidade do áudio original do computador

A Placa de som USB é uma boa opção para gamers?

Sem dúvida a placa de som USB é uma boa opção para gamers. Isso porque é um método bastante simples de melhorar a qualidade do áudio e a imersão na experiência do jogo.

Shigeru MiyamotoDesenvolvedor de games

“A música nos vídeo-games tem um grande propósito e ele incorpora os efeitos sonoros”

Quem costuma jogar usando um headset gamer tem a grande vantagem de poder conectar a placa de som USB diretamente a esse acessório. Assim, não importa onde você estará jogando, a qualidade realçada sempre te acompanhará!

Se você é um gamer que preza a qualidade do áudio e da música em seus jogos, adquira uma placa de som USB de qualidade. Com certeza não haverá arrependimento.

Quanto custa e onde comprar uma placa de som USB?

Há uma grande variação na qualidade das placas de som USB. Algumas são mais simples, servindo para apenas substituir uma placa onboard quebrada ou defeituosa, enquanto outras têm enorme qualidade. As primeiras podem custar menos de R$ 10, enquanto as segundas chegam a cerca de R$ 200.

Para adquirir uma placa de som USB, uma loja de informática ou especializada em games é uma boa opção. Nós recomendamos a compra pela internet, especialmente na Amazon brasileira. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar as placas de som USB

Se você chegou até aqui, já sabe as vantagens da placa de som USB e os porquês de adquirir uma. Agora, vamos falar sobre algumas questões fundamentais para te ajudar na escolha do modelo ideal. Selecionamos quatro:

Abaixo, nos aprofundamos um pouco em cada uma das categorias.

Relação sinal-ruído

Um dos maiores indicadores de qualidade de uma placa de som é a relação sinal-ruído. Ela mede o quanto de ruído, ou seja, se barulhos ou interferências negativas ou desnecessárias, um modelo produz ao decodificar os sinais indicados por um computador.

A relação sinal-ruído é medida em decibéis (dB). É considerado que a placa de som USB tem um bom número nesse aspecto quando ele está acima de 90. Confira essa especificação quando desejar um modelo capaz de reproduzir áudio em alto nível!

Imagem mostra uma placa de som USB ao lado de um microfone condensador.

Uma placa de som USB de qualidade terá uma alta relação sinal-ruído (Fonte: dmitrimaruta/ 123rf.com)

THD (Distorção Harmônica total)

Outro medidor de qualidade do áudio produzido por uma placa de som é a Distorção Harmônica Total.

Você provavelmente já reparou que dois dispositivos podem reproduzir o mesmo som de maneira muito diferente? Isso é causado pela distorção harmônica, calculada a partir de uma fórmula muito complexa, mas que vem da passagem de eletricidade e corrente no momento da reprodução.

Ao escolher uma placa de som USB, prefira aquelas que produzem uma menor distorção harmônica total. Assim, você estará ouvindo algo muito mais próximo do que foi planejado pelos músicos ou desenvolvedores de um produto!

Compatibilidade

Antes de efetuar a compra do modelo de placa de som USB escolhido, verifique se ele é compatível com o seu computador.

Se periférico e computador não tiverem entradas USB compatíveis, você precisará de um adaptador.

As entradas USB mudaram muito com o tempo, passando do simples ao 2.0 e chegando ao Type-C, muito usado atualmente.

Veja qual é o tipo de entrada USB disponibilizada no periférico e se é a mesma que o seu computador ou notebook oferece. Caso contrário, pode ser necessário fazer uso de um adaptador USB.

Plug & Play

Uma das principais vantagens que discutimos sobre a placa de som USB é a facilidade de instalação. Isso acontece porque muitos modelos não precisam de um software, podendo ser ligados diretamente ao computador e já começarem a funcionar. Chamamos dispositivos assim de “plug and play”.

Se você deseja levar a placa de som USB para vários lugares, usá-la em diversos computadores e quer rapidez e praticidade, é importante escolher um modelo “plug and play”. Um tempo pode ser perdido com instalações e atualizações em placas que não contem com essa facilidade.

(Fonte da imagem destacada: Vladyslav Zymovin / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.