
Como escolhemos
Para acessar a internet, seu computador precisa de um dispositivo responsável pela intermediação entre o computador e a rede. Quando a tecnologia não vem de fábrica, você precisa comprar uma placa de rede.
Além do acesso a internet, a placa de rede permite conectar e compartilhar dados entre dois ou mais computadores. O mais interessante é que essa placa pode ser interna ou externa. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Índice
O mais importante
- Uma placa de rede possui as seguintes funções: conexão com a rede de internet, intermediação entre dois ou mais computadores, compartilhamento de dados e conexão entre o computador e a impressora.
- A placa de rede pode ser utilizada para expandir seu limite de conexão. Para essa finalidade, recomendamos que você escolha um modelo mais rápido. Essa velocidade é medida em megabits por segundo.
- Existem diferentes modelos de placas de rede, sendo opções com ou sem cabo e compatíveis com as conexões Ethernet, fibra óptica e rede Wireless.
Placa de rede: nossa recomendação dos melhores produtos
A placa de rede não é nenhuma novidade no mercado, portanto você encontra muitas opções à venda. Para escolher o modelo ideal, você deve priorizar compatibilidade e tecnologia. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores placas de rede.
Guia de compra: o que você precisa saber sobre a placa de rede
Com o avanço da tecnologia, novos produtos surgem diariamente no mercado, tornando seus antecessores obsoletos. Isso não é diferente com a placa de rede. Para escolher o modelo certo, você deve conhecer as características que os diferenciam. Neste guia de compra você encontra todas essas informações.
O que é e qual a função de uma placa de rede?
Este hardware também permite a troca de informações entre o computador e outros equipamentos eletrônicos, como a impressora, por exemplo. Você pode encontrar a placa de rede com outros nomes como adaptador de rede ou Network Interface Card.
Conheça as vantagens e desvantagens de uma placa de rede na tabela abaixo:
Quais são os tipos de placas de rede?
Os modelos conectados aos cabos Ethernet e Ethernet gigabit são os mais comuns e oferecem como diferenciais a segurança ao acessar rede de internet compartilhada e custo reduzido.
Em contrapartida o modelo com conexão Wireless tem como diferencial a velocidade de conexão. Essa velocidade é ainda maior em uma placa de rede com suporte a fibra óptica, o modelo mais moderno. Conheça mais características abaixo:
- Ethernet: geralmente é compatível com o padrão RJ-45 com encaixe em slot PCI. A velocidade de transmissão pode ser de 10mb a 100 mb/s. Este modelo é compatível com qualquer modelo de computador desktop e servidor comum.
- Ethernet Gigabit: embora seja similar ao modelo anterior, a placa de rede com essa conexão oferece velocidade de até 1GB/s. Alguns modelos são compatíveis com internet fibra óptica.
- Wireless: a placa de rede com tecnologia Wireless não precisa ser conectada a cabos, aumentando o potencial de conectividade. Mas você encontra opção com conexão a cabo e antena, que aumenta a captação de sinal Wi-Fi. A velocidade média é de 54 Mb/s.
- Fibra óptica: oferece troca de informações a impressionantes 10 a 100GB/s, embora nem sempre seja possível aproveitar todo o potencial, pois a rede alimenta um servidor ou switch antes de chegar ao computador.
Como devo instalar uma placa de rede?
A maioria dos modelos são reconhecidos pelo computador instantaneamente, mas outros requerem a instalação através de um software próprio. Caso não queira realizar a instalação, opte por uma placa de rede com conexão USB, basta conectar e usar.
Como é medida a velocidade de uma placa de rede?
Os modelos de placa de rede com conexão Ethernet e Wireless utilizam o padrão megabit e os modelos com conexão Ethernet Gigabit e Fibra Óptica utilizam o padrão gigabit.
A placa de rede é compatível com qualquer computador?
A incompatibilidade também pode acontecer entre a placa de rede e o roteador de internet, especialmente em modelos com protocolos e sinais avançados como em um roteador com conectividade fibra óptica.
Qual a “função secreta” de uma placa de rede?
Critérios de compra: como escolher a melhor placa de rede
Depois de conhecer as principais funcionalidades de uma placa de rede, gostaríamos de apresentar as principais características deste equipamento, que mudam de um modelo para o outro e podem fazer toda a diferença em sua experiência como usuário. Para não errar na compra, avalie os seguintes critérios de compra:
- Compatibilidade com o computador
- Com ou sem cabo
- Conexão com a internet
- Transferência de dados
- Protocolo de rede
Compatibilidade com o computador
Conforme mencionamos anteriormente, é necessário certificar a compatibilidade entre o computador e a placa de rede. Em primeiro lugar, você deve analisar o sistema operacional, que pode ser Windows, Linux ou MacOS, e depois checar a versão do SO.
Avalie também as dimensões da placa de rede e escolha um modelo compatível com as dimensões do gabinete do computador. Por último, avalie a compatibilidade entre a placa de rede e o roteador da internet.
Com ou sem cabo
Lembra que a placa de rede pode conectar seu computador a rede de internet por diferentes meios? Você encontra modelos com ou sem cabos e forma de conexão pode influenciar diretamente na usabilidade do equipamento, portanto, reflita antes da compra.
Caso esteja em dúvida, recomendamos a compra de um modelo híbrido, ou seja, um equipamento que ofereça mais de um estilo de conexão, como cabo RJ45 e antena Wireless, por exemplo.
Conexão com a internet
Existem quatro tipos de placas de rede e a diferença entre elas é a conexão com a internet. Quem prioriza segurança, deve escolher a placa com conexão Ethernet ou Ethernet Gigabit.
Quem valoriza velocidade, deve apostar em uma placa de rede Wireless ou com conexão fibra óptica.
Transferência de dados
Este é um dos critérios de compra mais importantes para quem busca uma placa de rede que ofereça conexão estável e veloz. A transferência de dados entre os dispositivos pode ocorrer de maneira veloz ou não, dependendo da velocidade em megabit ou gigabit.
Mas você não precisa escolher a opção mais veloz. O ideal é escolher uma placa de rede com velocidade compatível com suas necessidades e com a conexão de internet que você possui em sua residência ou escritório.
Protocolo de rede
O protocolo de rede se refere ao padrão utilizado na troca de informações entre os dispositivos. Suas opções são TCP/ IP e IPX/ SPX.
Mas não avalie apenas o protocolo de rede, mas os requisitos técnicos exigidos pelo sistema operacional do computador.
Resumo
Hoje você aprendeu informações técnicas e práticas sobre a placa de rede, o hardware responsável pela conexão entre o computador ou outro equipamento eletrônico com a rede de internet.
A escolha de uma placa de rede não é simples, pois envolve a análise de algumas características técnicas, no entanto, se você seguir nossa lista de critérios de compra, encontrará a opção ideal sem dificuldade. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.
(Fonte da imagem destacada: axonite/ Pixabay.com)