Imagem de um componente de computador.
Ultima atualização: 22 de julho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

9Horas investidas

2Estudos avaliados

52Comentários coletados

Para acessar a internet, seu computador precisa de um dispositivo responsável pela intermediação entre o computador e a rede. Quando a tecnologia não vem de fábrica, você precisa comprar uma placa de rede.

Além do acesso a internet, a placa de rede permite conectar e compartilhar dados entre dois ou mais computadores. O mais interessante é que essa placa pode ser interna ou externa. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




O mais importante

  • Uma placa de rede possui as seguintes funções: conexão com a rede de internet, intermediação entre dois ou mais computadores, compartilhamento de dados e conexão entre o computador e a impressora.
  • A placa de rede pode ser utilizada para expandir seu limite de conexão. Para essa finalidade, recomendamos que você escolha um modelo mais rápido. Essa velocidade é medida em megabits por segundo.
  • Existem diferentes modelos de placas de rede, sendo opções com ou sem cabo e compatíveis com as conexões Ethernet, fibra óptica e rede Wireless.

Placa de rede: nossa recomendação dos melhores produtos

A placa de rede não é nenhuma novidade no mercado, portanto você encontra muitas opções à venda. Para escolher o modelo ideal, você deve priorizar compatibilidade e tecnologia. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores placas de rede.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre a placa de rede

Com o avanço da tecnologia, novos produtos surgem diariamente no mercado, tornando seus antecessores obsoletos. Isso não é diferente com a placa de rede. Para escolher o modelo certo, você deve conhecer as características que os diferenciam. Neste guia de compra você encontra todas essas informações.

Imagem de uma mulher fazendo alterações em um computador.

A placa de rede pode ser interna ou externa. Fonte: RF._.studio/ Pexels.com

O que é e qual a função de uma placa de rede?

A placa de rede é o hardware responsável pela integração entre o computador e o servidor de internet. A placa pode ser conectada através de cabo de rede, mais conhecido como cabo Ethernet, ou através da conexão Wireless.

Este hardware também permite a troca de informações entre o computador e outros equipamentos eletrônicos, como a impressora, por exemplo. Você pode encontrar a placa de rede com outros nomes como adaptador de rede ou Network Interface Card.

Conheça as vantagens e desvantagens de uma placa de rede na tabela abaixo:

Vantagens
  • Opções com ou sem instalação
  • Diferentes opções de conexão
  • Pode ser utilizado para realizar o upgrade da conexão com a rede de internet
  • Conecta equipamentos não integrados
  • Ampla variedade de modelos e faixas de preço
Desvantagens
  • Alguns equipamentos oferecem velocidade reduzida

Quais são os tipos de placas de rede?

Atualmente, existem quatro tipos de placas de rede, o que muda entre elas é a conexão que pode ser através de cabo Ethernet, Wireless ou fibra óptica.

Os modelos conectados aos cabos Ethernet e Ethernet gigabit são os mais comuns e oferecem como diferenciais a segurança ao acessar rede de internet compartilhada e custo reduzido.

Em contrapartida o modelo com conexão Wireless tem como diferencial a velocidade de conexão. Essa velocidade é ainda maior em uma placa de rede com suporte a fibra óptica, o modelo mais moderno. Conheça mais características abaixo:

  • Ethernet: geralmente é compatível com o padrão RJ-45 com encaixe em slot PCI. A velocidade de transmissão pode ser de 10mb a 100 mb/s. Este modelo é compatível com qualquer modelo de computador desktop e servidor comum.
  • Ethernet Gigabit: embora seja similar ao modelo anterior, a placa de rede com essa conexão oferece velocidade de até 1GB/s. Alguns modelos são compatíveis com internet fibra óptica.
  • Wireless: a placa de rede com tecnologia Wireless não precisa ser conectada a cabos, aumentando o potencial de conectividade. Mas você encontra opção com conexão a cabo e antena, que aumenta a captação de sinal Wi-Fi. A velocidade média é de 54 Mb/s.
  • Fibra óptica: oferece troca de informações a impressionantes 10 a 100GB/s, embora nem sempre seja possível aproveitar todo o potencial, pois a rede alimenta um servidor ou switch antes de chegar ao computador.

Como devo instalar uma placa de rede?

Dependendo do modelo escolhido, a instalação da placa de rede pode ser simples e você mesmo pode realizar o encaixe da placa no slot PCI com o auxílio de uma chave de fenda para abrir e fechar o gabinete.

A maioria dos modelos são reconhecidos pelo computador instantaneamente, mas outros requerem a instalação através de um software próprio. Caso não queira realizar a instalação, opte por uma placa de rede com conexão USB, basta conectar e usar.

Como é medida a velocidade de uma placa de rede?

A velocidade de uma placa de rede pode ser medida em megabit e gigabit, unidades de medida utilizadas no processo de transferência de dados, sendo que quanto maior o número, maior a velocidade.

Os modelos de placa de rede com conexão Ethernet e Wireless utilizam o padrão megabit e os modelos com conexão Ethernet Gigabit e Fibra Óptica utilizam o padrão gigabit.

A placa de rede é compatível com qualquer computador?

Não. Para uma placa de rede ser compatível com um computador, é necessário checar duas variáveis: compatibilidade com o sistema operacional e compatibilidade nas dimensões do equipamento.

A incompatibilidade também pode acontecer entre a placa de rede e o roteador de internet, especialmente em modelos com protocolos e sinais avançados como em um roteador com conectividade fibra óptica.

Imagem de uma placa de rede.

A placa de rede deve ser escolhida com cuidado. S Sjöberg/ Unsplash.com

Qual a “função secreta” de uma placa de rede?

Além das funções mencionadas acima, a placa de rede possui uma “função secreta” que é identificar e individualizar o computador através do número de identificação de rede, também chamado de protocolo de internet ou apenas IP. É através do número de IP, que o computador é identificado e a atividade na internet armazenada.

Critérios de compra: como escolher a melhor placa de rede

Depois de conhecer as principais funcionalidades de uma placa de rede, gostaríamos de apresentar as principais características deste equipamento, que mudam de um modelo para o outro e podem fazer toda a diferença em sua experiência como usuário. Para não errar na compra, avalie os seguintes critérios de compra:

Compatibilidade com o computador

Conforme mencionamos anteriormente, é necessário certificar a compatibilidade entre o computador e a placa de rede. Em primeiro lugar, você deve analisar o sistema operacional, que pode ser Windows, Linux ou MacOS, e depois checar a versão do SO.

Avalie também as dimensões da placa de rede e escolha um modelo compatível com as dimensões do gabinete do computador. Por último, avalie a compatibilidade entre a placa de rede e o roteador da internet.

Com ou sem cabo

Lembra que a placa de rede pode conectar seu computador a rede de internet por diferentes meios? Você encontra modelos com ou sem cabos e forma de conexão pode influenciar diretamente na usabilidade do equipamento, portanto, reflita antes da compra.

Caso esteja em dúvida, recomendamos a compra de um modelo híbrido, ou seja, um equipamento que ofereça mais de um estilo de conexão, como cabo RJ45 e antena Wireless, por exemplo.

Conexão com a internet

Existem quatro tipos de placas de rede e a diferença entre elas é a conexão com a internet. Quem prioriza segurança, deve escolher a placa com conexão Ethernet ou Ethernet Gigabit.
Quem valoriza velocidade, deve apostar em uma placa de rede Wireless ou com conexão fibra óptica.

Transferência de dados

Este é um dos critérios de compra mais importantes para quem busca uma placa de rede que ofereça conexão estável e veloz. A transferência de dados entre os dispositivos pode ocorrer de maneira veloz ou não, dependendo da velocidade em megabit ou gigabit.

Mas você não precisa escolher a opção mais veloz. O ideal é escolher uma placa de rede com velocidade compatível com suas necessidades e com a conexão de internet que você possui em sua residência ou escritório.

Imagem de uma pessoa fazendo manutenção em um computador.

A placa de rede deve ser compatível com as especificações técnicas de seu computador. Tima Miroshnichenko/ Pexels.com

Protocolo de rede

O protocolo de rede se refere ao padrão utilizado na troca de informações entre os dispositivos. Suas opções são TCP/ IP e IPX/ SPX.

Mas não avalie apenas o protocolo de rede, mas os requisitos técnicos exigidos pelo sistema operacional do computador.

Resumo

Hoje você aprendeu informações técnicas e práticas sobre a placa de rede, o hardware responsável pela conexão entre o computador ou outro equipamento eletrônico com a rede de internet.

A escolha de uma placa de rede não é simples, pois envolve a análise de algumas características técnicas, no entanto, se você seguir nossa lista de critérios de compra, encontrará a opção ideal sem dificuldade. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: axonite/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas