Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

56Comentários coletados

Se você pertence ao mundo da música, você já estará familiarizado com os pianos digitais. Embora não seja o mesmo que um piano tradicional, este instrumento tem muitas vantagens e grandes características. Você poderá tocar várias peças conhecidas, mas também terá a oportunidade de criar composições com diferentes melodias.

Agora, se você ainda quiser conhecer ou conhecer mais qualidades deste grande instrumento, nós o convidamos a continuar lendo. Siga-nos!




O mais importante

  • O piano digital tem 88 teclas e simula o som de um piano acústico, mas com tons diferentes. Muitos modelos têm teclas ponderadas que ajudam a obter um som natural o mais próximo possível de um piano de cauda.
  • As vantagens do piano digital são várias. Conexão via Bluetooth, a capacidade de gravar e armazenar músicas. Há também outras características que diferenciam o piano elétrico do teclado digital.
  • Antes de comprar um piano digital, é essencial olhar com muito cuidado para os critérios de compra que estabelecemos. A qualidade sonora, o nível de experiência do usuário, o fornecimento de energia ou as conexões farão a diferença na escolha de um modelo.

Piano digital: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o piano digital

Embora você já saiba que existem certos modelos de pianos digitais, você ainda pode ter algumas perguntas sobre eles. O piano digital é um dos instrumentos que é freqüentemente confundido com um teclado elétrico, por exemplo. No entanto, eles diferem em vários aspectos. Nós também lhe mostraremos as perguntas mais relevantes para que você possa entender mais sobre este instrumento.

chica con piano

Entretanto, você pode combinar vários tons, gravar músicas e até mesmo anexar fones de ouvido. (Fonte: Antonio Diaz: 102132916/ 123rf)

O que é exatamente um piano digital?

O piano digital ou piano elétrico simula o som de um piano acústico, mas com tecnologia mais moderna (1). A principal diferença em comparação com um piano clássico é que o piano digital tem uma qualidade timbre inferior.

Também, o piano digital pode ser usado com ou sem um suporte. Isto o torna ideal para adultos ou jovens que estão apenas começando a tocar o instrumento. Especialmente se eles querem transportar seu piano para mais de um local.

Que tipos de piano digital existem?

Várias marcas conhecidas projetaram vários tipos de pianos elétricos. Entre eles estão os pianos digitais com ou sem suporte, com mais de um pedal ou com diferentes vozes e melodias. Aqui está uma tabela na qual você pode distinguir melhor suas características, dependendo de sua faixa.

Piano digital Médio Alto-final.
Design Simples ou sem suporte Sofisticado e com suporte integrado.
Pedais Possibilidade de incorporar um Possibilidade de incorporar mais de um.
Performance Menos número de vozes e estilos Mais número de vozes e estilos.
Fonte de alimentação. Adaptador de energia ou baterias Adaptador de energia assim como baterias.
Dimensões Dimensões leves e pequenas Dimensões mais robustas devido ao suporte integrado.
Saídas de áudio extras Um Mais de um.
Preço Médio Alto

Quais são as vantagens dos pianos digitais?

Graças às novas tecnologias, o piano digital tem grandes vantagens que fazem deste instrumento um bom produto. Embora não tenha as mesmas características de um piano de cauda, ele pode simular muito bem o tom de um piano acústico. É adequado para pessoas que estão aprendendo a tocá-lo, bem como para pessoas que já têm experiência e não têm um grande espaço para ter um piano tradicional

Nesta tabela você pode ver melhor as vantagens e algumas outras desvantagens que o piano digital pode ter (2).

Vantagens
  • Não é necessária afinação
  • Reprodução de vários tons embutidos
  • Possibilidade de gravar músicas
  • Adaptado para incorporar fones de ouvido
  • Fácil de transportar
  • Conexão USB ou MIDI para conectá-lo ao computador ou a outros dispositivos.Possibilidade de incorporar os mesmos pedais que um piano de cauda
  • Incorporação de um metrônomo
  • Teclas ponderadas e sensíveis ao toque
  • Alimentação por bateria ou através de uma unidade de alimentação.
Desvantagens
  • Qualidade de Timbre inferior à de um piano de cauda.

O que são teclas ponderadas?

Uma das características essenciais de um piano digital é que alguns modelos têm teclas ponderadas incorporadas. Estes são responsáveis por reproduzir um som semelhante a um piano acústico (3).

Assim, o piano digital tem 88 teclas e é o mais próximo possível de um piano de cauda. Entretanto, os pianos elétricos produzem o som através de um mecanismo de martelo "artificial" sob cada tecla (1).

Também há teclas sensíveis à velocidade e ao toque. Estas teclas têm a possibilidade de ajustar sua sensibilidade ao estilo que você quer tocar.

Lydia Sag LegránProfesional en el campo musical
"O peso das teclas é decisivo para o balanceamento correto do teclado do piano. Em um piano elétrico, a sensação de peso é reproduzida por um mecanismo de martelo "artificial"

Qual é a diferença entre um piano digital e um teclado digital?

Embora o piano digital tente simular o som e a aparência de um piano acústico, muitas pessoas o confundem com um teclado elétrico. É verdade que pode haver alguma semelhança entre os dois, mas uma de suas principais diferenças é o número de teclas.

O piano elétrico tem 88 teclas, enquanto o teclado digital ou eletrônico tem até 76 teclas (especialmente as de alto nível) (3). Isto significa que o teclado digital não permite tocar qualquer música.

Aqui estão suas diferenças para ajudá-lo a entender (4).

Digital piano Teclado digital ou eletrônico.
Controle de intensidade de som. X
Número de teclas 88. menos de 88.
Teclas contrapesadas. X
Polifonia. Mais de 100 vozes. Menos de 100 vozes.
Design. Classic. Rock/pop.
Preço. Depende da faixa. Depende da faixa.

Como conectar o piano digital ao computador ou celular?

Uma das vantagens mais valorizadas dos pianos digitais é a facilidade com que eles podem ser conectados a qualquer dispositivo. Hoje em dia, a maioria dos pianos elétricos tem conexões e saídas/inputs embutidas. Além disso, eles também incluem software gratuito para configurar várias funções.

As conexões mais comuns são geralmente com computadores ou telefones celulares e tablets:

  • Conectando o piano digital a um computador: A conexão é bastante simples. Uma vez que o piano elétrico incorpora a entrada e saída apropriadas para facilitar esta ação. Entretanto, há também uma maneira de encaixar um adaptador através do áudio, caso o instrumento não tenha acesso ao cabo MIDI.
  • Conectando o piano digital a um telefone celular: A dificuldade de conectar o piano elétrico a um smartphone (Android ou Apple) depende das conexões que o instrumento tem integrado. Alguns modelos têm alto-falantes embutidos com uma conexão Bluetooth. Ao ligar o bluetooth do telefone celular e os alto-falantes ao mesmo tempo, eles devem se conectar como qualquer outro dispositivo. Entretanto, nós ainda podemos encontrar pianos digitais que precisam ser conectados através de cabos USB ou outros adaptadores.

Como gravar em um piano digital?

Para poder gravar suas músicas em um smartphone ou computador, você primeiro terá que conectar o piano digital ao dispositivo no qual você quer armazenar a gravação. Especialmente se você quer que sua peça seja salva em som de alta qualidade.

Quase todos os pianos elétricos vêm com seu próprio aplicativo para realizar várias funções além da gravação. Uma vez que você o tenha, você pode armazenar qualquer criação em alguns passos simples. Como você verá, isso também dependerá da aplicação que você usar. As indicações podem mudar. Mesmo assim, cada instrumento geralmente vem com um manual com suas respectivas instruções para facilitar o uso de várias de suas funções.

Critérios de compra

Se você estiver disposto a comprar um piano digital, não se esqueça de levar estes critérios de compra em consideração. Especialmente se você acabou de começar a aprender a tocar este instrumento e não sabe quais qualidades são mais importantes antes de comprar um piano elétrico. Portanto, não se preocupe - reserve um tempo para pesquisar cada um dos critérios de compra abaixo.

Nível de experiência

Se você está procurando por um piano digital, você já pode ter alguma experiência tocando este instrumento. Pianos elétricos são ideais se você é um iniciante, pois é bastante prático. Embora existam vários modelos, a maioria tem as mesmas funções e características.

Em qualquer caso, o piano digital é um bom instrumento para qualquer nível de experiência. Para iniciantes que não podem pagar um piano de cauda, para pessoas que têm mais prática e estão procurando criar melodias diferentes. Ou até mesmo precisar transportar o instrumento para outro local longe de casa.

Mujer tocando piano

Entretanto, se o seu nível de experiência em piano for mais profissional, você pode preferir o som de pianos acústicos. (Fonte: 114078079/ 123rf)

Qualidade do som

A qualidade do som de um piano digital é uma das características mais importantes. Há até algumas marcas que optam por reduzir o número de vozes e se concentram no som do piano (3, 5). Em geral, vários modelos já vêm com uma saída de fones de ouvido embutida para uma melhor apreciação do som

  • Alto-falantes estéreo embutidos: Dependendo do modelo, você pode encontrar alto-falantes com potência de saída de 15 W ou 20 W. Alguns incluem conexão bluetooth ou uma entrada extra para conectar o instrumento a um amplificador.
  • Volume: O nível de volume pode ser ajustado de diferentes maneiras, sem perda de qualidade. Especialmente nos modelos high-end.
  • Variedade de efeitos: Entre eles podemos encontrar: modulação,reverberação,refrão.
  • Pedais: A maioria dos produtos high-end já vem com 3 pedais integrados: ressonância, mudo e sostenuto.
  • Vozes: Todas elas incluem mais de 12 vozes, além do piano acústico.

Conexões

O piano digital tem a versatilidade de incluir várias adaptações. Isto é para facilitar a conexão com outros dispositivos ou para adaptar um amplificador. A variedade de entradas pode depender do nível da gama do produto.

No entanto, aqui estão algumas das principais conexões que a maioria dos pianos vem com, e que você deve procurar antes de comprar

  • Tomada para fone de ouvido.
  • Entrada de pedal.
  • Saída estéreo.
  • Saída USB-MIDI para conexão a um computador ou outro dispositivo.
  • Fonte de energia.
  • Alto-falantes Bluetooth.

Se você tiver dúvidas sobre como fazer certas conexões com outros dispositivos (via bluetooth ou cabos), todos eles vêm com um manual que facilitará o seu uso.

piano en disco

O piano digital tenta produzir o mesmo som de um piano acústico clássico. (Fonte: Inna Vlasova: 37882341/ 123rf)

Fonte de alimentação

Pianos digitais têm duas formas de fonte de alimentação. Por um lado, há aqueles que dependem apenas de uma fonte de energia. Por outro lado, existem modelos que são operados por bateria. É aconselhável verificar o tipo de bateria necessária para cada piano elétrico, já que alguns tipos não incluem tais baterias quando comprados.

Pianos digitais de alta qualidade geralmente têm ambas as fontes de alimentação, o que torna o instrumento mais prático. Ele pode ser usado tanto em casa quanto onde você precisar levá-lo com você.

Sumário

O piano digital tenta produzir o mesmo som de um piano acústico clássico. Além disso, graças às suas chaves ponderadas e sensibilidade, a qualidade do som é muito semelhante. Por outro lado, é uma boa escolha se você estiver aprendendo a tocar este instrumento. Da mesma forma, se você é um profissional, você poderá aproveitar cada uma de suas funções.

Se você não está muito claro sobre alguns conceitos-chave sobre o piano digital, não se esqueça de rever nossa lista de critérios de compra. Qualidade sonora, conexões e fornecimento de energia são essenciais para distinguir e escolher um modelo em particular. Em qualquer caso, aquela que você escolher será de grande utilidade para você se você for realmente apaixonado por música. Aproveite-a!

(Fonte de imagem em destaque: 23858453/ 123rf)

Referências (5)

1. Saula V, Sanchez A. Enseñanza-aprendizaje de teclado grupal en nivel universitario. Revista de investigaciones artísticas [Internet]. 2016Nov [cited 2021];4.
Fonte

2. Moruno Navarro FJ. El piano en la enseñanza musical en secundaria. Innovación y Experiencias Educativas [Internet]. 2009Feb [cited 2021];15.
Fonte

3. Román García S. La iniciación musical a través de un instrumento de teclado: una experiencia del sistema de educación musical Yamaha. [Internet] [thesis]. [Cádiz]: Universidad de Cádiz.; 2006 [cited 2021]. p. 202–5.
Fonte

4. YI JI. The Effective Application of Digital Piano in Piano Teaching . International Conference oContemporary Education, Social Sciences and Humanities. 2009Sep;:77–88.
Fonte

5. Sag Legrán L. El piano: análisis de sus elementos constitutivos y su función. REVISTA DIGITAL INNOVACIÓN Y EXPERIENCIAS EDUCATIVAS [Internet]. 2010Apr29 [cited 2021];29.
Fonte

Artículo de revista
Saula V, Sanchez A. Enseñanza-aprendizaje de teclado grupal en nivel universitario. Revista de investigaciones artísticas [Internet]. 2016Nov [cited 2021];4.
Ir para a fonte
Artículo de revista
Moruno Navarro FJ. El piano en la enseñanza musical en secundaria. Innovación y Experiencias Educativas [Internet]. 2009Feb [cited 2021];15.
Ir para a fonte
Tesis doctoral
Román García S. La iniciación musical a través de un instrumento de teclado: una experiencia del sistema de educación musical Yamaha. [Internet] [thesis]. [Cádiz]: Universidad de Cádiz.; 2006 [cited 2021]. p. 202–5.
Ir para a fonte
Artículo de revista
YI JI. The Effective Application of Digital Piano in Piano Teaching . International Conference oContemporary Education, Social Sciences and Humanities. 2009Sep;:77–88.
Ir para a fonte
Artículo de revista
Sag Legrán L. El piano: análisis de sus elementos constitutivos y su función. REVISTA DIGITAL INNOVACIÓN Y EXPERIENCIAS EDUCATIVAS [Internet]. 2010Apr29 [cited 2021];29.
Ir para a fonte
Resenhas