Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

234Comentários coletados

Óculos de realidade virtual são uma das opções de entretenimento mais inovadoras do momento, pois com eles você pode sentir uma maior imersão em videogames em consoles ou computadores. Existem muitos modelos de óculos VR no mercado, com preços e características diferentes, então antes de tomar uma decisão de compra é uma boa idéia rever vários modelos e escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades específicas. Um dos óculos VR mais destacados do momento é o Oculus Quest 2. Um produto multifuncional que não requer um telefone celular ou PC para operar, já que os próprios óculos também contêm a unidade de processamento para suas experiências. Mais tradicionais são os óculos Fiyapoo FY-02, com os quais você pode transformar qualquer telefone celular em uma experiência VR altamente imersiva sem muitas complicações.




Óculos vr: nossas recomendações

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre Óculos vr

Antes de escolher um par de óculos deste tipo é importante que você leve em conta várias coisas como compatibilidade, resolução, controle remoto, som, etc. Portanto, neste artigo nós lhe apresentamos o seguinte guia para comprar os melhores óculos VR; talvez isto o ajude a comprar o mais apropriado.

Na Internet é possível encontrar óculos compatíveis com controles remotos, alguns até mesmo incluí-los no pacote, portanto você deve conhecer a funcionalidade e a importância destes. (Fonte: Halfpoint: 53460577/ 123rf)

Compatibilidade

Ao comparar os óculos VR você deve saber que nem todos são compatíveis com as mesmas plataformas, então mencionaremos os três mais comuns hoje em dia.

Primeiro de tudo, falaremos sobre os óculos VR que são compatíveis com o Windows. Estes podem ser conectados a computadores que têm o mesmo sistema operacional, para que você possa desfrutar de várias aplicações e jogos em realidade virtual. Alguns deles conectam-se via USB e o computador os detecta automaticamente.

Por outro lado, existem óculos VR que funcionam com dispositivos Android. Com eles você pode desfrutar de aplicativos e vários videogames disponíveis na Play Store. Além disso, podemos citar óculos de realidade virtual para consoles, por exemplo, os da Sony, que são atualmente os únicos nesta categoria.

Além disso, deve-se notar que também existem óculos que são compatíveis com vários dispositivos Apple, por exemplo, iPhone, então se você tiver um celular destes, você pode comprá-los.

Qualquer um destes óculos seria útil, no entanto, o principal é que você escolha o que se adequa ao tipo de equipamento ao qual você quer conectá-lo. Por exemplo, se você não tiver o PS4, você pode querer escolher um fone de ouvido VR para o seu computador, iPhone ou Android.

Resolução

Esta é uma das coisas que influenciam muito o preço de um fone de ouvido VR, já que aqueles com melhor resolução são às vezes mais caros. No entanto, você pode encontrar um que atenda às suas necessidades e ao mesmo tempo seja bom e barato, devido ao grande número de modelos no mercado.

Deve-se notar que em termos de resolução há vidros que oferecem até 1920 x 1080 p, outros chegam a 3840 x 2160 p, de modo que, se você for exigente, você pode escolher aquele que melhor exibe as imagens. Nós dizemos isto porque os jogos de vídeo, filmes ou aplicativos que você vê nos óculos VR têm diferentes níveis de qualidade em relação à resolução; se o conteúdo que você vê é 4K, você deve procurar por um poderoso óculos UHD.

Controllers

Na Internet você pode encontrar óculos compatíveis com os controladores, alguns até mesmo incluí-los no pacote, então você deve conhecer a funcionalidade e a importância destes.

Os controladores de óculos VR são geralmente sem fio e servem para controlar aplicativos e jogos de vídeo mais facilmente. Neste sentido, podemos também mencionar os controladores cujos movimentos são capturados por um sensor, para que o personagem do videogame mova suas mãos ou atire de acordo com o desejo do usuário. Isso fará você se sentir como se estivesse dentro do jogo.

É claro que nem todos os óculos VR são adequados para controles remotos, mas é algo importante mencionar se você está procurando um novo produto que seja confortável de usar.

Som

Antes de se perguntar quanto custa um ou outro modelo de fone de ouvido VR, você deve verificar se o fone de ouvido vem com fones de ouvido embutidos, porque se você realmente gosta dos efeitos sonoros dos videogames, é melhor que seu equipamento tenha este recurso.

Também é importante que você verifique o conforto do fone de ouvido, porque se ele tiver material acolchoado, seus ouvidos não vão doer quando você usá-lo.

Além disso, os efeitos sonoros que você ouve com o fone de ouvido VR devem ser de qualidade 3D, ou seja, imersivos, para que você possa desfrutar muito mais dos videogames.

Outro aspecto importante a saber sobre o som do fone de ouvido VR é que o tamanho do fone pode ser grande ou pequeno, dependendo das diferentes marcas e modelos existentes.

Alguns são fones de ouvido sem fio, outros são fones de ouvido intra-auriculares, então você terá que escolher aquele que melhor se adapte aos seus gostos. Deve-se notar que, se esses acessórios forem pequenos, eles também podem fornecer o mesmo som dos fones de ouvido grandes, ou seja, o tamanho não influencia sua qualidade.

Claro, há óculos que não vêm com fones de ouvido, mas eles têm um design que facilita o uso de fones de ouvido, pois deixam a área do ouvido livre quando você os coloca.

Peso

Vários óculos VR são 600 gramas ou mais e não são muito pesados para a maioria das pessoas, mas para uma criança, 300 gramas ou menos pode ser melhor, para que a criança se sinta confortável em usá-los.

Além disso, podemos dizer que óculos muito pesados não são recomendados para longos dias de jogo com seus amigos, entretanto, você pode decidir por qualquer modelo, dependendo das preferências ou necessidades que você tenha.

Como usar Óculos vr: o guia definitivo

A realidade virtual é uma experiência que alguns gostariam de desfrutar em algum momento de suas vidas, e os dispositivos que podem cumprir isso são os óculos VR. Se você comprou um headset VR, aqui está um guia passo a passo sobre como conectá-lo e usá-lo com sucesso.

PlayStation VR

A primeira coisa a fazer é descobrir a caixa e retirar todo o conteúdo em ordem. Localize o processador; este é um dispositivo preto, pequeno no tamanho de uma caixa e na parte de trás você verá três portas, HDMI TV, HDMI PS4, USB. Localize e conecte cada um dos cabos HDMI onde eles pertencem, a HDMI TV é conectada à TV e a HDMI PS4 é conectada ao seu console PlayStation 4.

Pegue o cabo USB que está incluído no conteúdo da caixa. Conecte-a na parte traseira do Processador VR e a outra extremidade na porta USB frontal do console PlayStation 4.

PlayStation Camera e onde você deve colocá-la

Conecte a PlayStation Camera na porta na parte traseira do console PlayStation 4 e posicione-a a uma altura de 1,4 metros acima do solo. Você deve manter uma distância de 2 metros entre você e a câmera. Para que a câmera possa focar bem e evitar futuros inconvenientes.

A realidade virtual é uma experiência que alguns gostariam de aproveitar algum dia. (Fonte: Ammentorp: 64919967/ 123rf)

Primeiro use

O processador VR tem portas na frente para que você possa conectar os cabos aos óculos de proteção. Você os verá quando deslizar a tampa do lado direito para trás.

Neste ponto, conecte os cabos dos fones de ouvido VR às portas do processador. Em seguida, localize o adaptador AC e o cabo de energia AC, prenda-os juntos e depois conecte-o na porta e plugue o cabo na tomada de energia. Ligue a TV, seu PlayStation 4 e depois seu fone de ouvido VR pressionando o botão circular na parte inferior. Com tudo ligado, o PlayStation 4 reconhecerá seus óculos VR e o ajudará com algumas configurações básicas.

Por outro lado, existem outros modelos de óculos VR que funcionam com smartphones e o processo de configuração e primeiro uso é fácil e muito semelhante, pois em poucos minutos você estará imerso em um jogo ou vídeo no mundo virtual.

Samsung Gear VR e 3D VR Shinecon

Você precisará remover cuidadosamente a tampa frontal, pois ao fazê-lo você verá clipes pendurados em cada lado dos óculos. Isto ajudará a manter seu telefone no lugar. Um se conectará à porta Micro USB do seu smartphone e o outro é uma medida de segurança destinada a evitar que seu telefone se mova ou caia enquanto usa os óculos VR.

Em seguida, coloque seu smartphone totalmente desbloqueado no clipe que tem o conector Micro USB e o outro clipe deve ser abaixado, para que seu smartphone esteja seguro.

Mundo Virtual

Coloque os óculos VR e ao mesmo tempo ajuste cada uma das alças de segurança que estão localizadas no lado esquerdo e direito. Em alguns momentos você poderá começar a usar os diferentes tipos de aplicações como imagens, vídeos e jogos.

(Fonte de imagens em destaque: Alphaspirit: 143331680/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas