Imagem mostra um smartphone com o Spotify aberto.
Ultima atualização: 24 de maio de 2021

Seja muito bem-vindo! Você escuta cada vez mais a palavra “streaming” e quer entender o que ela significa? Fique conosco! Nas próximas linhas do nosso artigo, tiraremos todas as suas dúvidas!

O streaming é o presente e o futuro do entretenimento audiovisual e se relaciona a um novo modo de consumir filmes, séries, músicas e games. A seguir, você entende como essa revolução é possível!




Primeiro, o mais importante

  • A grande mudança do streaming é permitir que seja possível acessar qualquer conteúdo a qualquer momento, sem a necessidade de espera.
  • Apesar da tecnologia do streaming já existir a um longo tempo, ele pôde crescer e se tornar dominante devido ao aumento da velocidade média das conexões com a internet.
  • Plataformas de streaming como Amazon Prime Video, Spotify e Twitch ganham mais membros e assinantes a cada dia. Elas já possuem enorme força no mercado do entretenimento.

Tudo o que você precisa saber sobre streaming

Nós pesquisamos as dúvidas mais comuns sobre streaming e preparamos respostas completas para cada uma delas. Após a leitura, você se tornará muito bem informado sobre o assunto!

Imagem mostra uma televisão com o logo da Netflix.

Plataformas de streaming de vídeo revolucionaram o consumo de televisão. (Fonte: freestocks.org / Pexels.com)

Afinal, o que é streaming?

Até alguns anos atrás, era preciso fazer um download cada vez que alguém queria assistir a um filme ou a uma série. Até mesmo ouvir músicas já foi uma tarefa difícil, com horas e horas de espera.

O streaming elimina a necessidade do download, uma vez que a transferência dos dados acontece em tempo real. Assim, o arquivo do filme ou da música não ocupa espaço em seu computador. Tal tecnologia é possível graças à grande evolução da velocidade das conexões com a internet.

Cada vez que você acessa um conteúdo multimídia na internet e o consome sem fazer um download, apenas apertando um play, está usando um streaming.

Praticamente toda a internet hoje é composta por streamings, não apenas famosas plataformas como Netflix e Spotify.

Você sabia que uma forma muito primitiva de streaming já existia no século XIX, quando um sistema chamado Théâtrophone era usado por quem desejava ouvir ópera ao vivo pelo telefone?

Quais os principais exemplos de streaming?

Praticamente todo o entretenimento online funciona hoje por streaming. Quer assistir a um filme ou a uma série? Você recorre a ele. Ouvir uma música? Também! Ver um jogo de futebol ao vivo? Sim, também é via streaming.

As plataformas de streaming de vídeo, como Netflix e Amazon Prime, dominam o mercado de filmes e séries e já roubam a maior parte da fatia da televisão tradicional. O Spotify, streaming de áudio, tornou-se a forma mais comum de escutar música.

Transmissões ao vivo de games, em plataformas como o Twitch e o Youtube, funcionam via streaming (e não à toa os jogadores que transmitem são chamados de “streamers”). Abriu uma notícia em um portal e o conteúdo está em vídeo? É streaming!

Veja uma tabela com os principais tipos de streaming e as suas plataformas mais famosas:

Tipo de streaming Plataformas famosas
Streaming de filmes e séries Netflix, Amazon Prime Video, Disney +, MUBI
Streaming de áudio Spotify, Deezer, Apple Music
Streaming de games Twitch, Nimo TV
Streaming de vídeos curtos Youtube, Vimeo
Streaming de esportes DAZN, EI Plus, Premiere Play

Como funciona o streaming?

Como foi possível suplantar a necessidade do download e passar para a transmissão de dados em tempo real?

Um grande motivo é o avanço da velocidade das conexões com a internet. Para conseguir uma transmissão de dados que sustente uma exibição em tempo real de um game ou de um jogo de futebol, é preciso que as taxas de download e upload sejam excelentes.

Quando você aperta play em um conteúdo de uma plataforma de streaming, o seu computador ou smartphone envia um pedido de acesso para o servidor que armazena os dados. Tais dados são comprimidos em pequenos pacotes que, pouco a pouco, são enviados para quem solicitou o acessá-los.

Com um download, você precisa esperar todo o conteúdo chegar para acessá-lo. No streaming, as partes chegam aos poucos, em tempo real no caso dos eventos ao vivo, e graças à melhor velocidade de conexão, o seu computador consegue exibi-las sem qualquer problema.

Imagem mostra uma mulher na cama com um notebook e fone de ouvido.

O streaming permite a era do entretenimento personalizado. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Como o streaming influencia o consumo de conteúdo?

Até o surgimento da internet, para consumir um conteúdo (filme, série, música, etc) era preciso ou esperar uma exibição com horário marcado na televisão, rádio ou cinema, ou possuir uma mídia física (VHS, disco de vinil) que te permitisse o acesso a qualquer momento.

O streaming faz com que não seja mais necessário esperar o horário de exibição de um conteúdo.

Era a época que muitas pessoas consumiam o mesmo conteúdo simultaneamente.

A TV a cabo e a era dos downloads trouxeram uma diversificação ao consumo. Havia mais opções para assistir a filmes e músicas, ouvir músicas, até mesmo ver jogos de futebol.

A partir da melhoria das conexões com a internet mais velozes e do streaming, as probabilidades de consumo se tornam infinitas. As plataformas contam com imensos catálogos e as pessoas podem assistir ou ouvir ao que quiserem, quando quiserem.

O dinheiro que antes era destinado à compra de mídias físicas e à assinatura de serviços que ainda exibiam conteúdos com horário marcado, mas de maneira nichada (TV a cabo) passa a para a assinatura dos serviços de streaming.

Assim, quanto mais serviços de streaming uma pessoa assina, maior a possibilidade de entretenimento contínuo e imediato que ela recebe.

Resumo

O streaming faz com que baste dar play em conteúdo audiovisual para consumi-lo, eliminando a necessidade do download. Dessa forma, é possível se divertir a qualquer momento, sem esperar longas horas ou precisar de um horário marcado.

Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Spotify e Twitch crescem a cada dia, ganhando novos assinantes e aumentando seus catálogos. O streaming já é o presente do entretenimento e, com certeza, está presente no futuro.

(Fonte da imagem destacada: deepanker70/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas