Imagem mostra um microfone e um teclado sobre uma mesa.
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! Você ouve cada vez mais pessoas comentando sobre podcasts, mas ainda não entendeu bem o que é essa nova mídia em franco crescimento? Não se preocupe! Nesse artigo, você encontra tudo o que é preciso para não ter mais nenhuma dúvida sobre o que é podcast.

Podcasts podem ser ótimas fontes de informação e de diversão. Eles te acompanham em casa, no carro, no trabalho e em qualquer lugar. Sobretudo, você também pode ter o seu!




Primeiro, o mais importante

  • É notável o crescimento dos podcasts. Eles são como programas de rádio, mas extremamente democráticos: Qualquer um pode gravá-los e é possível ouvi-los a todo momento.
  • Existe uma enorme variedade de temas de podcasts. Você com certeza consegue encontrar um programa que te interesse e agregue conhecimento.
  • Um dos motivos do sucesso dos podcasts é o fato deles serem excelentes atividades secundárias, capazes de distrair alguém ocupado com outras coisas.

Tudo o que você precisa saber sobre podcast

A seguir, falaremos não apenas sobre o que é um podcast, como também traremos informações variadas sobre os porquês da mídia fazer tanto sucesso e como você pode nela se lançar.

Imagem mostra um homem ouvindo conteúdo do celular com um fone de ouvido.

Você consegue ouvir podcasts em qualquer lugar. (Fonte: Sammy-Williams / Pixabay.com)

O que exatamente é um podcast?

Você já imaginou ouvir programas de rádio a qualquer momento, sem horário para começar ou terminar, podendo pausar e recomeçar horas depois? É exatamente esse o sentido de um podcast.

Podcast é um programa em áudio gravado com uma ou mais pessoas e que pode assumir variados formatos: Narrativo, debate, jornalístico, musical, cômico e muitos outros. Ele fica disponível em tocadores que permitem acesso a qualquer hora, sem limite de tempo para ouvi-lo.

Devido à facilidade de acesso e à possibilidade de audição em qualquer lugar e a qualquer momento, os podcasts não param de crescer: Mais de 28 milhões de brasileiros já têm o hábito de ouvi-los regularmente.

Você sabia que o número de brasileiros que dizem ouvir podcasts cresceu 33% durante a pandemia de COVID-19?

Como ouvir um podcast?

A forma mais simples de ouvir um podcast é acessar os tocadores com as maiores bibliotecas de programas. Podemos destacar Spotify, Deezer, iTunes, Castbox e Sound Cloud. Há também agregadores que produzem seus próprios programas, como a Central Três.

Em cada um desses tocadores, você navega pelos podcasts mais escutados ou, caso queira ouvir um em específico, usa a ferramenta de busca.

A maior parte dos podcasts de sucesso possui perfis nas redes sociais e é possível acessar seus episódios mais recentes diretamente por lá. Você ainda precisará ter um tocador instalado.

Vale a pena ouvir podcasts?

Existem podcasts de variadas áreas, assuntos e formatos. Sempre que você deseja ter um conteúdo informativo, narrativo ou engraçado, consegue encontrar um programa ideal.

Ouvir podcasts é uma ótima atividade secundária.

O que faz do podcast um formato de tanto sucesso é o fato de que ele não pede por 100% da sua atenção. Você consegue ouvi-lo enquanto dirige, trabalha, limpa a casa, descansa ou exerce qualquer outra atividade. É ótimo como mídia secundária.

É possível ouvir podcasts em qualquer dispositivo eletrônico como computador, smartphone e tablet.

Muitos podcasts são de excepcional qualidade e conseguem te passar informações valiosas sobre assuntos da atualidade, notícias ou sobre as áreas que você tem mais interesse. Ouvi-los com frequência te agrega um grande conhecimento.

Alguns podcasts podem ser demasiadamente longos, apesar da possibilidade de pausá-los. É claro que eles não são uma boa ideia caso você não goste ou não consiga se concentrar em conteúdos sonoros.

Veja uma tabela com vantagens e desvantagens de ouvir podcasts:

Vantagens
  • Ótimos como atividade secundária
  • Há programas sobre variados assuntos
  • Podem ser ouvidos em qualquer lugar
  • Os melhores são muito informativos e úteis
  • Também podem ser divertidos
Desvantagens
  • Ruins para quem não tem paciência com conteúdo sonoro
  • Alguns programas são longos demais

Como ter o seu próprio podcast?

Você pode pensar em ir ainda mais além e começar o seu próprio podcast, uma vez que se trata de uma mídia muito democrática. Para isso, é preciso observar uma série de fatores:

  • Tema e formato: É importante que o podcast seja sobre um assunto específico e que você domine bem. É possível escolher um formato informativo, de debate ou mais livre, dependendo do que mais te agrada.
  • Equipamentos: A qualidade do áudio é fundamental em um podcast. Escolha um microfone capaz de dar uma qualidade técnica satisfatória às gravações e tenha um bom computador que aguente fazer a edição sem problemas.
  • Servidor: Há muitos servidores para hospedar seu podcast. Eles já fazem a redistribuição do conteúdo diretamente para os principais tocadores. Um ótimo exemplo é o Anchor, que é relacionado ao Spotify.

Nós recomendamos que você tenha um bom repertório de podcasts de qualidade para entender como produzir um programa de alto nível sobre o assunto que domina e com o formato que deseja!

Imagem mostra um computador com software de edição aberto e um microfone sobre uma mesa.

Tenha bons equipamentos antes de começar um podcast. (Fonte: Joe007 / Pixabay.com)

É possível ganhar dinheiro com um podcast?

Os podcasts estão em grande crescimento, mas atualmente apenas os programas mais famosos conseguem ter rentabilidade.

Para monetizar o seu podcast, é preciso construir uma sólida base de audiência e atrair patrocinadores ou parceiros dispostos a investir no programa.

Uma forma de arrecadar dinheiro que muitos podcasters procuram é o crowdfunding, financiamento coletivo. Porém, também é preciso construir uma audiência considerável antes de tentá-lo.

Resumo

Podcasts são como programas de rádio, mas com a diferença de que você pode ouvi-los a qualquer momento e onde quiser, não importa se com um computador, smartphone ou tablet.

Existem podcasts sobre variados assuntos e com diferentes formatos e, claro, você também pode começar o seu. Caso essa seja a sua vontade, invista nos equipamentos necessários e tenha um bom repertório para conquistar uma audiência.

(Fonte da imagem destacada: PIX1861 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas