Imagem mostra uma pessoa digitando em um notebook.
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

Seja muito bem-vindo! Você sempre ouve falar em ping, mas não sabe exatamente o que esse pequeno nome significa? Quer entender se ele é o culpado pela lentidão da sua internet? Fique conosco! A seguir, responderemos: Afinal o que é ping?

Um dos termos sempre presentes nas avaliações de conexões com a internet, o ping elevado é um sintoma de conexão ruim, não uma causa. Nas próximas linhas, você encontra as explicações.




Primeiro, o mais importante

  • Ao fazer o teste de ping, você descobre o quão bom está o funcionamento da sua internet. Ele mostra o tempo (em milissegundos) de transferência de pacotes para um computador ou site.
  • Também é possível testar o ping de conexões com periféricos ou com outros computadores. Isso pode ser muito útil, por exemplo, para avaliar o funcionamento de impressoras.
  • O problema do ping elevado indica uma internet ruim, mas pode ter causas variadas que vão desde barreiras e interferências no sinal wifi até excesso de downloads em andamento.

Tudo o que você precisa saber sobre o ping

Chegou a hora de conhecer todas as principais informações sobre o ping. Sente-se confortavelmente e leia com atenção todas as respostas que traremos!

Imagem mostra uma pessoa segurando um celular que mostra o resultado de um teste de velocidade de conexão.

O ping está diretamente relacionado com a velocidade da internet. (Fonte: Frederik Lipfert/ Unsplash.com)

Afinal, o que é ping?

Ping é a sigla de “Packet Internet Network Groper” (localizador de pacotes na rede de internet). Ele está presente em praticamente todos os sistemas operacionais usados atualmente.

O número do ping é a medida do tempo (em milissegundos) levado pela rede para enviar um pacote de dados. Dessa forma, quanto maior ele for, mais lenta está a conexão, e quanto menor, mais veloz.

A medida do ping não acontece apenas quanto à conexão de um computador à internet, mas também com periféricos como impressoras e scanners ou até mesmo outros computadores e celulares.

Você sabia que o ping foi usado pela primeira vez em 1983, em computadores do exército dos Estados Unidos, para diagnosticar possíveis problemas de rede interna?

Como o ping influencia a conexão com a internet?

Por ser apenas uma medida, o ping não é uma causa de problemas de conexão. Ele serve como um diagnóstico para a situação da rede, com um número muito alto indicando que há algo de errado.

Se você descobrir que o ping está muito alto, saberá que a velocidade de transferência de dados da sua conexão sofre com lentidão. Será hora de avaliar quais podem ser as causas do problema.

Lembre-se que é possível avaliar o ping de qualquer conexão: Sua impressora não está funcionando bem? Que tal ver se está tudo em ordem com a conexão entre ela e o computador?

Imagem mostra uma sala com várias pessoas usando notebooks.

Múltiplas pessoas conectadas prejudicam o ping de uma rede. (Fonte: Life-Of-Pix/ Pixabay.com)

Como descobrir o ping de uma conexão?

Vamos ensinar o passo a passo de como encontrar o ping para avaliar a sua conexão.

No Windows:

  1. Pressione as teclas "Windows" + "R" para abrir a caixa de diálogo "executar".
  2. Digite o comando "cmd".
  3. Digite "ping" e o número do IP do computador com o qual você deseja testar a conexão. Outra possibilidade é digitar "ping" e o endereço de um site.
  4. Observe o resultado apresentado em milissegundos.

No Mac:

  1. Abra a pasta "aplicações".
  2. Encontre o utilitário de rede.
  3. Abra a aba "ping".
  4. Digite o IP do computador com o qual você deseja testar a conexão ou o endereço de algum site.
  5. Observe o resultado apresentado em milissegundos

Quais são bons resultados para o teste de ping?

Para que você consiga entender os resultados do seu teste de ping, preparamos uma tabela:

Resultado do teste de ping Diagnóstico
Abaixo de 30 milissegundos Internet com excelente velocidade
Entre 30 e 60 milissegundos Internet com boa velocidade
Entre 60 e 100 milissegundos Internet com velocidade média
Acima de 100 milissegundos Internet lenta

O que pode causar o número elevado no resultado do teste de ping?

Várias causas são possíveis se você contratou uma internet com velocidade poderosa, mas não vê bons resultados no teste de ping:

  • Excesso de dispositivos conectados: Um grande número de dispositivos conectados a uma rede faz com que a velocidade máxima não seja alcançada.
  • Aplicativos usando a internet e downloads: Downloads em execução e aplicativos abertos que usam a internet, como navegadores ou jogos, ajudam a aumentar o resultado do teste de ping.
  • Distância do roteador: Se você usa o seu computador a uma grande distância do roteador, provavelmente não aproveita ao máximo a capacidade da rede.
  • Problemas de conexão: Caso nenhuma das causas citadas acima seja possível, provavelmente você está com problemas de conexão e precisa investigar os motivos.

Como melhorar o resultado do teste de ping?

Antes de tomar qualquer providência quanto à sua conexão, tente refazer o teste de ping desconectando outros dispositivos, parando qualquer download que esteja acontecendo e fechando programas que usam a internet.

A distância entre roteador e dispositivos é uma das possíveis causas para a lentidão da internet.

Se o resultado melhorar, você sabe que a conexão está funcionando de maneira apropriada. Caso ele continue ruim, porém, você pode ter um problema.

Você pode testar ligar diretamente o cabo do modem ao computador e observar se há melhorias. Se sim, o problema é que há alguma barreira ou interferência prejudicando o sinal do wifi.

O problema segue sem ser resolvido? Então nós sugerimos que você reconfigure o seu roteador. A continuação da lentidão da internet após esse passo deixará como solução apenas o contato com a provedora e a troca dos equipamentos.

Resumo

O ping não é uma causa de lentidão para a internet, mas sim um diagnóstico sobre a velocidade. É bastante simples fazer o teste e descobrir se a conexão está funcionando de maneira satisfatória.

Caso você encontre resultados ruins no teste de ping, é possível tentar muitas melhorias. O uso simultâneo em múltiplos dispositivos, downloads em andamento e aplicativos abertos consumindo internet são algumas das possíveis causas de lentidão.

(Fonte da imagem destacada: Pexels/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas