Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Seja muito bem-vindo! “IP” é um dos termos mais falados quando o assunto é informática. Afinal, o que essa pequena sigla com apenas duas letras significa e por que ela é tão importante?

Se você tem essas dúvidas, fique conosco! Vamos te ensinar no decorrer do artigo tudo o que é preciso saber sobre IP. Além de entender o que a sigla significa, você saberá como ela influencia no seu dia a dia de uso da internet!




Primeiro, o mais importante

  • Qualquer dispositivo conectado a qualquer rede tem um IP, que serve para identificá-lo.
  • O IP pode ser fixo, ideal para quem quer navegar com mais velocidade sem se preocupar com privacidade e segurança, ou dinâmico, que diminui muito as chances de ataque ao seu computador.
  • Existem como disfarçar o IP. Essa é uma forma de, por exemplo, burlar restrições geográficas de conteúdo.

Tudo o que você precisa saber sobre IP

Nós pesquisamos as dúvidas mais comuns sobre IP e preparamos respostas completas para elas. Assim, você terminará a leitura do artigo sabendo tudo o que é preciso sobre o assunto!

O IP interno identifica computadores em uma rede interna. (Fonte: Pixabay / Pexels.com)

Afinal, o que é IP?

A sigla IP significa “internet protocol”, ou “protocolo de internet” em português.

O IP é uma espécie de documento de identidade de dispositivos em uma rede. Quando o seu computador está conectado à internet, ele possui um número que o identifica para servidores e outros terminais.

A importância do IP está na identificação de dados e de computadores pela internet. A cada site que você passa e a cada aplicativo que usa, fica um rastro que permite reconhecer o seu computador, além de outras informações como a sua localidade.

Você sabia que o IP começou a ser testado ainda na década de 1970, e que houve estudos preliminares sobre sua eficiência em 1974, no Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica em Nova York?

O que são IP interno e IP externo?

Existem dois tipos de IP: Interno e externo. Ambos possuem função de identificação, mas em relação a sistemas diferentes.

  • IP interno: Identifica dispositivos conectados a uma rede interna, ou intranet. Tais dispositivos podem ser computadores, smartphones, tablets, impressoras, scanners e afins. Os números são únicos e normalmente fixos.
  • IP externo: Identifica dispositivos conectados à rede mundial de computadores, a internet. Pode ser fixo ou dinâmico, dependendo da contratação do pacote com a operadora.

Cada dispositivo possui números diferentes de IP interno e externo.

Como descobrir o seu número de IP?

Existem formas diferentes de descobrir os seus números de IP interno e externo.

O IP externo deve ser descoberto através de um site ou serviço próprio para isso. Um exemplo é o “Meu IP”, que indica o número com velocidade e segurança. Uma rápida busca no Google te mostra outras alternativas.

Para descobrir o IP interno, por sua vez, há alguns passos que podem ser feitos. Abaixo, você encontra como fazê-lo em cada sistema operacional:

Windows:

  1. Aperte as teclas “windows” e “R” simultaneamente. Na caixa de diálogo que se abrir, digite “cmd” e pressione enter.
  2. O prompt de comando será aberto. Nele, digite “ipconfig” (sem as aspas).
  3. O endereço de seu dispositivo aparecerá no campo “Endereço Ipv4”.

Mac:

  1. Abra o menu Apple e clique em “preferências do sistema”.
  2. Clique duas vezes em “rede”.
  3. No menu preferências de rede, selecione “Ethernet”, para conexões a cabo, ou “WiFi”, para conexões sem fio. Logo após a seleção, você já verá o número de IP.

Android:

  1. Vá ao menu “configurações”.
  2. Selecione “conexões” e, em seguida, “WiFi”.
  3. No canto superior da tela, selecione “avançado”.
  4. Entre na aba “exibir mais”. Seu IP está ali.

IP fixo ou IP dinâmico: O que é melhor?

Dependendo da rede, o IP pode ser fixo, que se mantém sempre com o mesmo número a não ser que sofra uma alteração manual, ou dinâmico, que muda a cada vez que o computador é ligado.

O IP fixo tem vantagens relacionadas à identificação facilitada e reconhecimento imediato do seu computador por servidores e terminais. A geolocalização, por exemplo, acontece de maneira natural.

Por outro lado, ele é mais exposto e mais sensível a ataques, uma vez que pode ser visado por hackers. Quem gosta de navegar com mais privacidade deve sempre optar por um IP dinâmico.

Veja a seguir uma tabela que compara o IP fixo e o IP dinâmico:

IP fixo IP dinâmico
Como funciona IP é sempre o mesmo, a não ser que seja alterado manualmente IP muda sempre que o computador é ligado
Vantagens Mais facilidade de identificação do computador, aumenta a velocidade de conexão Maior segurança e privacidade durante a navegação
Desvantagens Está sempre exposto e é mais visado para ataques A dificuldade de identificação pode atrapalhar alguns serviços na internet

Como esconder o endereço IP?

Esconder o endereço IP pode ter várias utilidades: Permite que você acesse sites exclusivos para outros países, quebre barreiras de paywall e tenha total privacidade. São coisas que a navegação em aba anônima, por exemplo, não consegue fazer.

O uso de VPN é o jeito mais fácil de esconder um IP.

O jeito mais fácil de esconder o endereço IP é com o uso de um VPN, que consegue ocultar todos os dados de sua conexão através de criptografia. Existem opções pagas e gratuitas.

Você também pode optar por usar um Proxy ou por navegar com o browser Tor, conhecido por ser a porta de entrada para a famosa deep web.

Imagem mostra um notebook se conectando a um servidor de proxy.

Existem várias formas de disfarçar o IP. (Fonte: kevinandthepup / Pixabay.com)

Resumo

O IP é o documento de identidade de cada dispositivo conectado a uma rede. Existe o IP interno, que identifica os aparelhos em uma rede interna, e o IP externo, número identificador de cada eletrônico conectado à internet.

A funcionalidade do IP é enorme em identificar a atividade de cada dispositivo na internet, mas você pode eventualmente escondê-lo com ferramentas como o VPN, conseguindo assim maior privacidade na navegação.

(Fonte da imagem destacada: fauxels / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas