Celular com o Chromecast no bolso da calça.
Ultima atualização: 3 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

32Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

Seja bem-vindo! Você sabe o que é Chromecast? Se não sabe esse é o artigo certo para você. Mas se você conhece esse acessório, também vai gostar de saber que ele mudou e muito.

O Chromecast é o produto ideal para quem deseja ter uma Smart TV, mas não pode pagar por uma. No entanto, existem alguns pré-requisitos para que o acessório funcione e vamos mostrar quais são eles.




Primeiro, o mais importante

  • O Chromecast tem versões que espelham na sua TV o conteúdo de dispositivos móveis, e a versão mais recente que tem interface própria.
  • Para funcionar, o Chromecast terá que acessar um sinal de Wi-Fi estável e a sua TV precisará ter uma entrada HDMI.
  • Centenas de apps são compatíveis com o Chromecast, desde os de filmes, música até os de jogos.

Chromecast: Tudo sobre o acessório de streaming do Google

Quem busca um Chromecast quer assistir seus filmes, séries e programas favoritos na TV, sem precisar pagar muito por uma Smart TV. Mas nem todos sabem como funciona e quais são as versões disponíveis. A seguir, você vai descobrir isso muito mais.

Homem segurando tablet com TV à frente.

Com o Chromecast, você pode espelhar o conteúdo do tablet na TV. (Fonte: CardMapr.nl/ Unsplash)

O que é Chromecast da Google e como ele funciona?

Originalmente, o Chromecast é um aparelho pequeno que, quando conectado à sua TV é capaz de reproduzir o conteúdo do seu celular, notebook ou tablet.

Para tanto, é preciso que a televisão tenha uma entrada HDMI e conexão Wi-Fi. Alé disso, como veremos ainda nesse artigo, hoje já existe uma versão do Chromecast que dispensa o uso do celular, tablet e notebook.

O que você pode fazer com o Chromecast?

Desde que foi lançado, em 2013, o Chromecast evolui muito. Hoje, o produto do Google abarca muito mais opções de aplicativos compatíveis. A seguir, você confere tudo o que é possível fazer com o Chromecast:

  • Ampliar a tela do seu smartphone: Ao clicar no botão "Transmitir" em qualquer app que seja compatível com o Chromecast , você poderá ver seus apps favoritos na sua televisão;
  • Fazer streaming de sites com seu laptop: Com o navegador Google Chrome, você pode reproduzir músicas, vídeos, fotos e outros conteúdos na sua TV;
  • Espelhar a tela do seu tablet na TV: Veja seus documentos, fotos e apresentações em uma tela maior.
  • Acessar apps nativos: Isso já pode ser feito diretamente na tela da TV, com um controle remoto.

Quais aplicativos são compatíveis com o Chromecast?

Qualquer aplicativo com o ícone de transmissão para o Chromecast pode ser espelhado na sua TV. Entre os apps mais populares estão os de:

  • TV e filmes: Netflix, Google Play, Prime Video, Disney+, TeleCine e HBO;
  • Áudio e música: Spotify, Deezer, TuneIn Radio, SoundCloud e Music Player;
  • Fotos e vídeos: Youtube, Chrome, Google Fotos e PlayPlus;
  • Jogos e diversão: Just Dance Now, Free TV Games Cast e Alien Invaders;
  • Esportes: Premiere, Esporte Interativo, NBA Game Time e Tennis TV.

O que é Chromecast 1, 2, 3 e Ultra?

Desde o seu lançamento, o Google já disponibilizou quatro versões do Chromecast. O Chromecast 1, de primeira geração, e o Chromecast 2, de segunda geração, não são mais produzidos. Veja as duas versões ainda disponíveis:

  • Chromecast 3: De terceira geração, essa opção permite reproduzir vídeos em resolução Full HD com 60 frames por segundo, o que aumenta a velocidade com que jogos e vídeos são carregados. Além disso, o Chromecast 3 possui Wi-Fi dual-band para conexão com frequência de 5 GHz;
  • Chromecast Ultra: Essa versão suporta resolução 4k, tem entrada Ethernet e a tecnologia MISO, que melhora a recepção do sinal de internet. Também oferece recursos como HDR e Dolby Vision, que garante uma resolução Ultra HD caso sua TV não reproduza em 4k.

O que é o Chromecast com Google TV?

No fim de 2020, a Google inovou e lançou o Chromecast com Google TV. Diferentemente das duas versões que mencionamos acima, esse modelo possui a Google TV e um controle remoto.

O Chromecast com Google TV conta com uma interface própria.

Com isso, não é mais necessário espelhar o conteúdo do celular na TV. O Chromecast com Google TV conta com uma interface própria, que já vem com aplicativos nativos, como Netflix, Hulu, Disney+, YouTube e Spotify.

Além disso, ao invés de usar o celular, notebook ou tablet para comandar o conteúdo reproduzido na TV, agora basta usar o controle remoto.

Vale a pena comprar um Chromecast?

Se você quer uma Smart TV, mas não pode ou não deseja gastar muito com isso, o Chromecast é sua melhor opção.

Por outro lado, é importante ressaltar que não é possível reproduzir conteúdos a partir do próprio Chromecast quando consideramos as versões 3 e Ultra.

Spotify na TV.

Com o Chromcast, você pode reproduzir músicas na TV. (Fonte: Samuel Regan-Asante/ Unsplash)

Para tanto, é preciso baixar os apps no celular ou computador e, só então, espelhar o conteúdo na tela da TV.

Agora, se você quiser acessar os apps diretamente na televisão, sem precisar baixá-los antes em um dispositivo móvel, precisará comprar o Chromecast com Google TV, que pode chegar a custar o dobro das outras versões.

Com isso em mente, nós condensamos as principais vantagens e desvantagens do Chromecast. Veja:

Vantagens
  • Compacto e discreto
  • Serve em qualquer TV que tenha entrada HDMI
  • Suporta centenas de apps e jogos
  • Preço baixo se comparado a uma Smart TV
  • Tem versão com Google TV e controle remoto
Desvantagens
  • As versões mais simples apenas espelham conteúdo baixados no celular, notebook ou tablet
  • Demanda sinal de Wi-Fi estável

Resumo

O Chromecast é um dispositivo que permite reproduzir na tela da TV os apps que você acessa no smartphone, notebook e tablet. Mas, na versão mais recente, você pode fazer isso diretamente na tela da TV.

Com isso, você pode assistir séries, filmes, ouvir música e até jogar videogame em uma tela maior. E isso sem gastar tanto quanto gastaria se fosse comprar uma Smart TV.

(Fonte da imagem destacada: dennizn/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas